Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto
 

O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

David Nunes

Membro Prata
Membro Prata


Localização : Viseu
Mensagens : 1012
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 24


MensagemAssunto: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   Seg 30 Mar 2009, 19:52Responder ao tópico

O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!

O item mais importante a se considerar ao criar peixes em aquários, são os peixes em si. Animais totalmente dependentes de nós para ficarem vivos e saudáveis, os peixes recomendam cuidados necessários e respeito, além de ser nosso total dever oferecer as melhores condições possíveis de vida para eles.



- Não popule seu aquário muito rapidamente um erro comum de muitos aquariofilista. Se vocês colocarem muitos peixes de uma só vez no aquário, não haverá colônia de bactérias suficientes para lidarem com o aumento excessivo e rápido de dejetos que os novos habitantes vão produzir. Com isso, a amônia e o nitrato poderão alcançar facilmente níveis tóxicos, sendo estás extremamente mortais .Quando vocês têm um aquário recém-montado, a grande variedade de peixes nas lojas especializadas pode ser tentadora, mas vocês devem ter paciência e esperar pelo período correto para a ciclagem total do aquário, sem peixes, em primeiro lugar. Ciclar significa deixar seu aquário ficar maturado, estabilizado. É preciso esperar alguns dias ou semanas, antes de colocar qualquer fauna. Nesse meio tempo, bactérias benéficas vão se desenvolver, cobrindo todas as superfícies dentro do aquário, desde o vidro até o substrato, incluindo as matérias filtrantes. Essas bactérias podem ser adicionadas logo ao montar seu aquário, aumentando a rapidez do tempo de ciclagem do mesmo, mas isso deve ser feito criteriosamente para não haver problemas.Existem produtos para adicionar tais bactérias à água do aquário, como também existem produtos que formam um floco em que as bactérias se multiplicam rapidamente até se espalharem pelo aquário. Mas enquanto as bactérias se multiplicam, a qualidade da água mudará drasticamente de livre de amônia para altos níveis da substância e, após isso, ficará com altos níveis de nitrito.Enquanto as bactérias não existirem em grande número para baixarem os níveis do nitrato e da amônia, vocês NÃO devem adicionar peixes, porque muito provavelmente eles morrerão envenenados pelas substâncias tóxicas. A amônia é alimento para as bactérias, mas extremamente letal para os peixes. E a ciclagem sem peixes é a melhor maneira de ciclar um aquário corretamente, alimentando as bactérias com amônia, mas não expondo os peixes à esse perigo. Amônia pura (disponível em algumas lojas) pode ser adicionada diariamente para alimentar a colônia de bactérias e fazer com que as mesmas se desenvolvam rapidamente sem o problema de expor seus peixes.Quando chegar ao ponto das bactérias consumirem toda a amônia diariamente (Amônia=0) e o nível de nitrato estiver bem baixo, este é o momento de adicionar aos poucos os seus peixes. Um aquário demora em média 2 semanas para estar ciclado efetivamente e deverá ser populado vagarosamente para evitarmos problemas com níveis altos de amônia.




- Não dê comida em excesso, o Excesso de comida é uma das maiores causas de mortes de peixes. O tipo de peixe que vocês terão no vosso aquário determinará a quantidade e o tipo de comida que vocês terão de disponibilizar para os mesmos. Como uma regra geral, peixes pequenos como Tetras e Guppies necessitam de pequenas quantidades de comida durante o dia. Essa quantidade poderá chegar a 3 vezes ao dia se o seu sistema de filtragem for bom e as trocas parciais forem constantes. Peixes maiores podem ser alimentados numa quantidade menor de vezes. Apenas uma ou duas vezes ao dia já estará bom. Peixes muito grandes (maiores que 60 cm) devem ser alimentados apenas uma vez ao dia. Existem outras considerações a serem levadas em conta, e nisso inclui o quão o peixe é activo e também se ele é carnívoro ou herbívoro. Peixes herbívoros ganham na sua nutrição plantas e algas que podem consumir diariamente. Como resultado disso, eles acabam por se alimentar constantemente. Mollies e ciclídeos Mbuna, do Lago Malawi, são exemplos de peixes herbívoros.Peixes carnívoros estão adaptados para lidarem com grandes pedaços de carne ricos em proteína, mas geralmente consomem muito mais do que necessitam. Peixes predadores que se alimentam de outros peixes devem ser alimentados pelo menos duas vezes por semana. Oscars e Piranhas são exemplos de peixes carnívoros.




- Não deixe a iluminação excessivamente ligada, uma causa comum de problemas com algas. Sem contar com o fosfato, amônia e o nitrato! Se vocês têm com frequência problemas de algas, vocês simplesmente devem ter a iluminação do aquário ligada por um periodo de 8 a 12 horas, a iluminação especial para aquários é desenvolvida para ser mais brilhante que as lâmpadas comuns e é muito comum que as lâmpadas encorajem uma resposta particular no crescimento das plantas ou corais no aquário, como também podem realçar as cores dos peixes. Qualquer tempo acima dessa quantidade poderá causar problemas com algas. Se vocês estão a utilizar uma iluminação especial para as plantas de seu aquário, verifique se vocês possuem a quantidade correta de plantas que possam beneficiar totalmente dessa luz, não havendo excessos para as algas. Isto significa que vocês deverão ter pelo menos uma população de 70% do aquário feito de plantas. Uma ou apenas 2 pequenas porções de plantas juntamente com 10 horas de iluminação, significa problemas com algas. Portanto, ou aumente a quantidade de plantas no aquário ou diminua a quantidade de luz disponível no mesmo. Os peixes, em geral, não se incomodam tanto em relação à iluminação, mas a maioria deles prefere uma iluminação mais branda, mais fraca. Se vocês não têm plantas ou corais no aquário, vocês podem deixar o aquário sem iluminação e sem problemas, deixando-o apenas com a iluminação do ambiente que está em sua casa. Quatro horas ou menos de iluminação diária dificultará, e muito, o aparecimento de qualquer tipo de alga e os peixes estarão totalmente confortáveis com a luminosidade do ambiente em qualquer horário. Mas lembre-se, nunca deixe a iluminação ligada 24 horas por dia, 7 dias por semana!




- Não escolha apenas o mais barato, existem algumas coisas que são vitais para o bom funcionamento de um aquário. O filtro, o aquecedor e um kit de testes de boa qualidade são essenciais para evitarmos desastres no aquário. Os filtros devem ser capazes de realizar o seu trabalho e até um pouco mais. Escolha um filtro com um grande espaço para as matérias filtrantes. Para ficar mais tranqüilo, instale um filtro acima da litragem do aquario, assim poderá manter seus peixes vivos sem maiores problemas. A necessidade de um aquecedor de boa qualidade e que seja preciso é óbvia – muitos dos aquaristas mais experientes já tiveram problemas de super aquecimento como também de baixas temperaturas da água nos seus aquários.Quando for comprar um aquecedor, verifique se ele tem uma faixa de aquecimento em que se agrupem os peixes que vocês têm ou que deseja ter. Os Discos necessitam de um aquecedor que aqueçam a água a uma temperatura de 29ºC !Os aquecedores modernos são controlados por micro chips e são mais precisos que os antiquados aquecedores formados por duas placas de metal. E fique atento aos kits de teste para a água do seu aquário. Muitos deles são diferentes entre si, mas geralmente os mais precisos são os mais caros, pois detectam as menores variações nos parâmetros da água. Detalhes pequenos, mas muito importantes para a detecção de amônia e nitrato, letais para os peixes.




- Não exagere na quantidade de peixes, com excepção de algumas espécies, você nunca deve colocar muitos peixes no seu aquário. Tudo se resume às bactérias e, se não existirem em quantidade suficiente no seu aquário para consumirem a amônia gerada pelos peixes, os mesmos acabarão envenenados com a própria amônia que produzirem. Ter peixes em excesso geralmente causa problemas como agressividade, doenças e crescimento irregular. O oxigênio acabará por ser todo consumido pelos peixes e o seu aquário se encontrará numa situação delicada. Um peixe a mais e a biologia do filtro pode se degradar totalmente ou o filtro pode parar com o excesso de sujidade, fazendo com que todos os peixes venham a morrer. A quantidade ideal de peixes pode variar muito. Geralmente esta informação é calculada pela área total do seu aquário, mas normalmente leva-se em conta a seguinte classificação:




- peixes tropicais: no máximo 1 cm de peixe para cada 1.5 litros


- peixes de água fria: 2.5 cm para cada 5 litros


- marinhos (peixes e invertebrados): 2.5 cm para cada 18 litros


- marinhos (somente peixes): 2.5 cm para cada 9 litros


- fontes / lagos : 25 cm para cada 455 litros.


- lago com Carpas ornamentais leve sempre em consideração o tamanho do peixe quando adulto.




Lembre-se deste detalhe importante.




- Não pare de ler e aprender! A partir do momento que vocês tiverem o vosso primeiro aquário e começarem a aprender os cuidados para se criar peixes, sua educação começará. Mas não se preocupe, pois não é como ir à escola. É muito mais divertido! Sem sombra de dúvidas, vocês começarão a criar vários tipos de peixes e plantas, tentando aprender um pouco de tudo. Em vez de ficar na base da tentativa e do erro, o melhor é sempre estudar muito e ganhar experiência lendo a maior quantidade de material que puder, tanto em livros como na internet. Todos os aquariofilistas ou criadores experientes, já foram um iniciante a tempos atrás e, muito de seu conhecimento veio dos estudos dos seus peixes e plantas preferidos em livros, revistas e outras fontes. Conforme vocês forem ganhando experiência, vocês podem querer ter sua própria criação de peixes. E, estudando novamente, poderá obter crias de sua espécie favorita. Só assim você poderá fazer com que isso realmente aconteça. Muitos dos experts mundiais são simples aquariofilistas que estudaram tudo o que podem, aplicando os novos conhecimentos à experiência que já possuem de longa data. Dessa maneira, vocês poderão ser rapidamente um crack em aquariofilismo. E tornarem-se um destaque no que vocês mais gostam de fazer pode ser muito gratificante!




Traduzido do artigo original "Coisas que os aquaristas NÃO devem fazer!" de Marcos Ricardo
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Cláudia Araújo
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Nome Real : Cláudia Araújo
Localização : Ponte de Lima
Mensagens : 1686
Data de inscrição : 10/04/2008
Gostos : 114


MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   Seg 30 Mar 2009, 21:10Responder ao tópico

Muito bom, obrigado por partilhares Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo 

David Nunes

Membro Prata
Membro Prata


Localização : Viseu
Mensagens : 1012
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 24


MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   Seg 30 Mar 2009, 21:25Responder ao tópico

Viva,

É pouco grande!!! mas tem muita informação de qualidade
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Rodolfo Silva
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : Entroncamento/Caldas da Rainha
Mensagens : 3527
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   Seg 30 Mar 2009, 21:51Responder ao tópico

Viva

Uma boa posta sem duvida Obrigado David
Voltar ao Topo Ir em baixo 

David Nunes

Membro Prata
Membro Prata


Localização : Viseu
Mensagens : 1012
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 24


MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   Seg 30 Mar 2009, 21:59Responder ao tópico

Viva,

Sim esta é de Bacalhau Noreuguês lol!
EHEHEH
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Rui Rocha
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Localização : Oliveira do Hospital - Odivelas
Mensagens : 834
Data de inscrição : 06/01/2009
Gostos : 68


MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   Qui 02 Abr 2009, 09:19Responder ao tópico

Sempre importante ler alguns aspectos desse artigo. Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Nuno Duarte
avatar

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna


Nome Real : Nuno Duarte
Localização : Soalheira e Viseu
Mensagens : 3372
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 79


MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   Qui 02 Abr 2009, 09:53Responder ao tópico

Oi David.
Bolas escreves-te pa carago, Very Happy Razz Razz Razz Razz Razz
Boa postadela.

-- Assinatura --
Montagens:
DragonRoot II
Voltei novamente
Corysland
Dragonroot I

Se queres que comentem o teu tópico, tenta comentar o dos outros membros Wink
AdminístradorPeixeFauna
Voltar ao Topo Ir em baixo 

David Nunes

Membro Prata
Membro Prata


Localização : Viseu
Mensagens : 1012
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 24


MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   Sab 04 Abr 2009, 12:02Responder ao tópico

Rui Rocha escreveu:
Sempre importante ler alguns aspectos desse artigo. Very Happy

Obrigado pelo comentario!!!

Nuno Duarte escreveu:
Oi David.
Bolas escreves-te pa carago, Very Happy Razz Razz Razz Razz Razz
Boa postadela.

Pois as vezes da-me para isto!!! Não sei deve ter sido algum tipo de inspiração!!! lol!
Voltar ao Topo Ir em baixo 

eric56
avatar

Membro
Membro


Nome Real : Eric matheus Vieira Palermo
Localização : são paulo
Mensagens : 252
Data de inscrição : 27/08/2010
Gostos : 30


MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   Seg 30 Ago 2010, 15:03Responder ao tópico

hehe ajudou muito obrigado Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo 

hugoafonso
avatar

Membro
Membro


Nome Real : Hugo Afonso
Localização : Mafamude Vila Nova de Gaia
Mensagens : 118
Data de inscrição : 25/08/2010
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   Seg 06 Set 2010, 09:07Responder ao tópico

Está um post muito bem elaborado. Parabens

Abraço
Hugo Afonso
Voltar ao Topo Ir em baixo 

João Marujo
avatar

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   Seg 06 Set 2010, 11:34Responder ao tópico

Excelentes dicas para quem está a começar!

Parabéns pelo post!
Voltar ao Topo Ir em baixo 

hugoafonso
avatar

Membro
Membro


Nome Real : Hugo Afonso
Localização : Mafamude Vila Nova de Gaia
Mensagens : 118
Data de inscrição : 25/08/2010
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   Seg 06 Set 2010, 12:02Responder ao tópico

Domm escreveu:
Excelentes dicas para quem está a começar!

Parabéns pelo post!

Amigo, imprime porque dá imenso jeito, acredita, ja tenho a minha versao impressa.

Abraço
Hugo Afonso
Voltar ao Topo Ir em baixo 

anibal
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Localização : lisboa
Mensagens : 1304
Data de inscrição : 24/03/2010
Gostos : 183


MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   Seg 06 Set 2010, 13:08Responder ao tópico

Boas David

Os excelentes artigos que tens postado, vêem merecendo uma receptividade e aplauso de todos. Contudo no meu entender pecam pela extensão, quando o pessoal hoje apenas se debruça sobre o resumo condensado do resumo de sei lá o quê?

A minha sugestão seria a de desdobrares o tópico que apesar de toda a coerência que reúne nos diferentes pontos, seria repartido por 3 ou 4 tópicos ,tipo: "O que um Aquariofilista nunca deve fazer Parte I Excesso de povoamento; Parte II Excesso de alimentação, isto da forma que entendas ser a mais interessante.
Verdade que sobra mais trabalho para ti, mas facilita a vida ao leitor e mesmo a pesquisa.

Abraço
Aníbal
Voltar ao Topo Ir em baixo 

xica
avatar

Membro
Membro


Nome Real : Solange N
Localização : Curitiba - Brasil
Mensagens : 285
Data de inscrição : 27/02/2010
Gostos : 31


MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   Seg 06 Set 2010, 21:38Responder ao tópico

Acho q o mais interessante q se pode fazer é abrir uma sala para publicação destes artigos.
Fica tudo em um mesmo local. Uma biblioteca, digamos assim. E se algum dos membros quiser publicar um artigo, entra em contato com a equipe do fórum e manda o artigo para avaliação. Depois posta o artigo nesta sala específica.
Quanto mais informação de qualidade, melhor.
E não sei se pq gosto de ler, não achei o artigo extenso.
Até.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Rodolfo Silva
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : Entroncamento/Caldas da Rainha
Mensagens : 3527
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   Seg 06 Set 2010, 21:59Responder ao tópico

Viva xica

A ideia era essa mas inflizmente temos muito poucos artigos de qualquer maneira esta se a ponderar isso

Se quiseres começar a participar com alguns sao sempre bem vindos Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo 

xica
avatar

Membro
Membro


Nome Real : Solange N
Localização : Curitiba - Brasil
Mensagens : 285
Data de inscrição : 27/02/2010
Gostos : 31


MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   Ter 07 Set 2010, 10:45Responder ao tópico

Dia, Rodolfo.
Se hover meia dúzia de artigos é um começo. Qtos artigos será q há espalhados aqui no fórum? E não daria para removê-los para uma única sala e iniciar a "biblioteca"?
Tenho apenas um artigo publicado em outro fórum. Se o pessoal de lá não se importar, coloco aqui tbém.
Até.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Arthur de Andrade
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Arthur de Andrade Pimenta
Localização : Linhares
Mensagens : 10
Data de inscrição : 15/09/2010
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   Qua 15 Set 2010, 16:49Responder ao tópico

David qual é o melhor especie de peixe para começar a criação ?
Eu posso coloca dois casais diferentes no mesmo aquario de uma vez só ?


obg e espero sua resposta Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo 

anibal
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Localização : lisboa
Mensagens : 1304
Data de inscrição : 24/03/2010
Gostos : 183


MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   Qua 15 Set 2010, 17:37Responder ao tópico

Boas Arthur

Seria mais correcto abrires um tópico com esta tua questão, pois estás a sair do tópico.

Vai às dúvidas e abre então ,mas diz que tipo de aquário tens capacidade: ph; plantado para que as nossas respostas vão mesmo ao encontro do que pretendes.
Abraço
Aníbal
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Arthur de Andrade
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Arthur de Andrade Pimenta
Localização : Linhares
Mensagens : 10
Data de inscrição : 15/09/2010
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   Qua 15 Set 2010, 23:43Responder ao tópico

Sim ok
vlw
Voltar ao Topo Ir em baixo 

thaismr
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Thaís Mendes Ramalho
Localização : Rio de Janeiro
Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/09/2010
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   Seg 20 Set 2010, 21:24Responder ao tópico

Muito obrigada, este tópico ajudou-me muito. Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo 

nuno t duarte
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : nuno t duarte
Localização : lagos
Mensagens : 16
Data de inscrição : 05/10/2010
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   Qua 13 Out 2010, 05:45Responder ao tópico

Boa amigo
Continua grande ajuda os novatos agradecem Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo 

mbmp77
avatar

Membro
Membro


Nome Real : Marco Pinto
Localização : Setúbal
Mensagens : 93
Data de inscrição : 05/03/2010
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   Qui 14 Out 2010, 19:56Responder ao tópico

Boa Noite,

muito bom, simples e concreto sem grandes rodeios... o que o torna um pouco incompleto, pelo que concordo plenamente no que o Aníbal disse, de se dividir por partes, e cada um podia acrescentar algo da sua experiência, o que me parece muito interessante.

Muitos Parabéns e Obrigado

1 Abraço
Marco
Voltar ao Topo Ir em baixo 

hucosta
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Carnaxide
Mensagens : 39
Data de inscrição : 21/06/2011
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   Ter 21 Jun 2011, 11:15Responder ao tópico

Muito bom

excelente para quem está a começar....

duvidas mesmo de principiante

as dimensões do meu aquario são 50 x 25 x 25

O filtro que tenho é um Elite stingray 10 ( para aquarios até 38 l )

Está neste momento vazio à excepção de umas quantas plantas de plastico e areão de decoração.

Não tenho nem bomba de =2, nem aquecedor nem iluminação...Só natural indirecta.

Está desabitado à cerca de uma semana....que devo fazer com ele...

começar tudo de novo, com plantado natural e ter uns neons de agua fria (cerca de 10)?

adquirir material e tentar fazer um ambiente para uns poucos peixes de agua quente?

Agradecia alguns conselhos....
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Anna_000
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Sesimbra
Mensagens : 19
Data de inscrição : 07/07/2011
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   Seg 11 Jul 2011, 19:27Responder ao tópico

Adorei o post, aprendi imenso Wink
Voltar ao Topo Ir em baixo 

LightStriker92
avatar

Membro
Membro


Nome Real : Ricardo Alexandre
Localização : Viseu
Mensagens : 281
Data de inscrição : 20/05/2011
Gostos : 3


MensagemAssunto: Re: O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!   Seg 11 Jul 2011, 22:13Responder ao tópico

Grande post. Aprendi algumas coisas novas
Voltar ao Topo Ir em baixo 

O que um Aquariofilista NUNCA deve fazer!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-