Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Como escolher o melhor equipamento????

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

David Nunes

Membro Prata
Membro Prata

Gostos : 24

MensagemAssunto: Como escolher o melhor equipamento????   Seg 30 Mar 2009, 19:47Responder ao tópico

Viva,

Bem, este assunto é um pouco complicado, pois existe centenas para não dizer milhares de marcas de equipamentos de aquariofilia, o que dificulta a escolha de um equipamento!!
Os aquariofilistas mais experientes usam marcas caras e as vezes carissimas, que por vezes não são as melhores!!
Pessoalmente mantenho-me no nivel médio/bom!!!

Em relação ao aquario:

Existem aqueles denominados KIT´s de aquario que vou ser muito sincero com voçês, não prestam para nada!!! O Aquario em si é bom mas normalmente os acessorios deixam muito a desejar!!!

Quando se escolhe um aquario pela primeira vez, a nossa tendençia é comprar um pequeno aquario, o que é um erro, pois quanto menor for a litragem de um aquario, mais dificil é a sua manutenção!!
Aconselho aos iniciantes de aquariofilia a compra de aquario entre os 80 a 200lts!! Pois estes tornam-se mais estaveis e já permitem uma boa aprendizagem desta ciênçia!!

Os Equipamentos:

Tentem sempre comprar um filtro externo pois é mais estético, mais pratico e tem mais espaço para colocar matérias filtrante, não caiam na tentação de comprar as ditas Biobox pois com o tempo voçês acabam por se fartar daquele "matacão" preto no meio do aquario!!!
Recomendo sempre um filtro que faça no minimo 5 vezes a litragem do aquario (exemplo: aquario de 125lts -> filtro minimo 700 Lts/h)
Nos filtros externos recomendo a disposição das matérias filtrantes da seguinte forma:
Do mais grosso para o mais fino (exemplo: ceramica, esponja, lã de vidro)!!!

Quanto ao termostacto/Aquecedor, recomendo no minimo 1W por litro ou seja um aquario de 125Lts -> um termostacto de 125/150W chega (dependendo da marca)!!
Neste caso nem que usem um termostacto de 200W só ficam a lucrar, pois este liga menos vezes por dia logo poupam na electricidade!!

As bombas de ar, para mim são meramente ornamentais!! Pois o seu uso num aquario ""normal"" é quase nulo!!!
Podem ser facilmente substituidas por filtros internos com entradas de ar, ou com uma boa movimentação a nivel superfiçial do aquario!!!

A iluminação é vital para o correcto crescimento das plantas, a quem defenda que devemos ter 1W de luz por cada litro de agua!! No meu pareçer a iluminação tem a haver com o tipo de plantas, fertilizações e dimenções do aquario!
Antes de comprar um sistema de iluminação, tente se informar primeiro sobre as plantas que pretende comprar e aí procurar a melhor opção de iluminação!!

in: Angel-aqua blog

manant

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Manuel
Gostos : 0

MensagemAssunto: Potencia Resistência vs Consumo de Electricidade   Sex 23 Set 2011, 14:51Responder ao tópico

Apenas gostaria salientar uma pequena incorrecção referida no texto face à escolha da potência da resistência e a poupança na conta da electricidade.

No exemplo referido no texto, a vantagem na eventual escolha de uma resistência de 200W não é na poupança de electricidade, pois a conta da electricidade será exactamente a mesma quer tenha 100W ou 200W, pois o que interessa é a energia transmitida. Por exemplo, para transmitir 200 Joule (=Watt x segundo), a resistência 100W terá que funcionar 2 segundo enquanto que a de 200 apenas funcionar 1 segundo (energia transmitida à agua = 100Wx2seg = 200Wx1seg). É verdade que a de 200W funciona menos tempo, mas liberta mais energia por unidade de tempo, logo o consumo será igual.

O consumo de energia, aquele que ficará registado no contador de electricidade, depende essencialmente da temperatura definida no termostato e da temperatura da sala onde está o aquário. Quanto maior e a diferença, maior será o consumo de electricidade.

Para mim, no exemplo indicado, a vantagem da 200W está na melhor estabilização da temperatura face às eventuais descidas de temperatura na sala onde está o aquário (por exemplo no Inverno).

vico

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : VICO
Gostos : 0

MensagemAssunto: Filtro externo   Seg 23 Jan 2012, 20:54Responder ao tópico

No meu aquario de agua doce e fria, tenho medakas, buzios, e um limpa vidros (borboleta), tenho ainda uma planta natural (bola de musgo), uma bomba oxigenadora, uma bomba de filtragem. Mas quero comprar um filtro externo para meter no meu aquario de 40L, o que me recomendam??

Renato MS

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Renato
Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Como escolher o melhor equipamento????   Sex 24 Out 2014, 21:30Responder ao tópico

se podes escolha um do tipo cannister.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Como escolher o melhor equipamento????   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-