Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

2ª Tentativa Criação de Bettas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

Santy

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Santiago
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: 2ª Tentativa Criação de Bettas   Qua 12 Jan 2011, 19:21Responder ao tópico

Não os voltei a juntar pois a fêmea tem as barbatanas todas estragadas Sad

De saúde está bem pelo que vejo, mas penso em esperar mais algum tempo ou meter a outra fêmea?que acham?

Sandra Sophia

Criador

Nome Real : Sofia
Gostos : 60

MensagemAssunto: Re: 2ª Tentativa Criação de Bettas   Qua 12 Jan 2011, 19:28Responder ao tópico

Olá

Eu a ti tentava daqui a uma semana ou duas, assim que ela tivesse boa,
se não desse só depois tentava com uma nova fêmea.

boa sorte
Wink

Santy

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 2ª Tentativa Criação de Bettas   Qua 12 Jan 2011, 19:49Responder ao tópico

Pois deve ser o que vou fazer. Mas vou continuar a mostrar a fêmea ao macho Very Happy

Santy

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 2ª Tentativa Criação de Bettas   Dom 16 Jan 2011, 20:09Responder ao tópico

Comprei um macho grande vermelho. Já o meti no aquário de criação, e tinha metido a fêmea dentro dum copo para ele a ver, e já estava fora do copo!voltei a prende-la, ai a marota Razz

Santy

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 2ª Tentativa Criação de Bettas   Seg 17 Jan 2011, 19:47Responder ao tópico

O ninho está mesmo muito grande O.o vou mostrando a fêmea ao macho e esperar pelo momento certo

mario dias

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: 2ª Tentativa Criação de Bettas   Seg 17 Jan 2011, 22:45Responder ao tópico

boa noite amigo, eu não tenho muita experiencia com bettas mas consegui que eles acasalasem, foi asim eu coloquei um casal em cada aquario, a femea sempre dentro do copo e a soltaba de 2 em 2 dias, pasado uma semana retireia e pasado 3 dias voltei a colocarla junto do macho, um aceitou e andou muito calmo junto a ela pasado umas horas ja estavam a acasalar, com o outro foi diferente, ele comesou a atacarla eu a retirei e pasado uns dias voltei a colocar junto ao macho e em poucas horas ele a matou, por isso um conselho que te dou é que se ele a rejeitar a primeira não insistas. boa sorte

Sandra Sophia

Criador

MensagemAssunto: Re: 2ª Tentativa Criação de Bettas   Seg 17 Jan 2011, 23:11Responder ao tópico

O melhor sempre é, cada vez que soltamos a fêmea nunca os deixar-mos sozinhos, estar sempre a ver, e não ir embora e pronto, depois estes actos podem dar em mortes.

Eu sempre que solto alguma fêmea estou sempre lá a ver a atitude do casal, se andarem muito tempo à pancada ou que comecem a danificar as barbatanas um ao outro separo logo,
não quero estar a massacrar os peixes. Se der logo dá, se não der passados uns dias volto a tentar.

Wink Wink

Santy

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 2ª Tentativa Criação de Bettas   Ter 18 Jan 2011, 12:49Responder ao tópico

Vou ver se é esta tarde Very Happy vou solta-los e ficar a ver

Santy

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 2ª Tentativa Criação de Bettas   Ter 18 Jan 2011, 20:26Responder ao tópico

Até agora andam calmos...tenho vigiado, mas nada de ovos Sad

Tenho ovos de artémia, vou ter nobilfluid para a semana, tenho comida em pó, posso dar gema de ovo, será o suficiente??

Santy

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 2ª Tentativa Criação de Bettas   Qua 19 Jan 2011, 21:12Responder ao tópico

Até hoje á tarde nada Sad separei a fêmea vou tentar em breve outra vez ou meto a outra fêmea. o ninho estava grande e agora está a desaparecer Sad

antlou

Membro
Membro

Nome Real : António Lourenço
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: 2ª Tentativa Criação de Bettas   Qua 19 Jan 2011, 21:33Responder ao tópico

O macho pode ter um ninho e tudo o resto ok mas.....sem femea ovada.... não acontece nada..entendes? com esta, com outra ou com qualquer femea.
A dificuldade nesta fase é conseguires o momento certo em que tens tudo preparado, o macho bem alimentado e com ninho e ...a femea ovada.
Porque senão o macho vai maltratar ela porque vai vê-la simplesmente como um betta no seu territorio....com um ninho feito.
Boa sorte

Santy

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 2ª Tentativa Criação de Bettas   Qua 19 Jan 2011, 22:57Responder ao tópico

A fêmea está ovada, e não há muita agressividade Very Happy, só não acontece Sad

antlou

Membro
Membro

Nome Real : António Lourenço
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: 2ª Tentativa Criação de Bettas   Qua 19 Jan 2011, 23:25Responder ao tópico

desculpa a insistência mas como sabes que ela está ovada? ovipositor bem visivel,volume na barriga. Vês isso?
1 femea cheia + 1 macho saudavel com um ninho pelo menos a femea desova.....nem que seja para comer os ovos.
Isso pode acontecer (é raro) qdo os peixes são novos.
Os ovos são um pouco dificeis de ver.Se a femea se encontra escondida e o macho não sai debaixo do ninho é porque já desovou.

Santy

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 2ª Tentativa Criação de Bettas   Qui 20 Jan 2011, 21:00Responder ao tópico

Para ver se está ovada, olho para a barriga e vejo se está inchada, está um pouco sim, e o ovopositor está bem á mostra tambem. Vou esperar e ver

Santy

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 2ª Tentativa Criação de Bettas   Dom 23 Jan 2011, 15:34Responder ao tópico

Troquei de fêmea, decidi deixar a outra no bem bom a repousar Very Happy

A nova fêmea é menos timida, tem as riscas na vertical que nunca vi na outra fêmea, e anda com o macho, nem se esconde...espero que seja para hoje a postura Very Happy vou ficar a ver hehehehe
Comprei hoje mais 2 saquetas de Sera Artemia mix

Santy

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 2ª Tentativa Criação de Bettas   Dom 23 Jan 2011, 16:46Responder ao tópico

Bem..isto aqui em casa anda tudo trocado....Vou hoje a ver como andava isto na caixa, e não é que vi 29 alevinos já a nadar normalmente???enfim como pude não reparar em tal coisa...a minha sorte foi que a fêmea nova só teve lá algumas horas senão ficava sem nenhuns... Até aqui, tudo bem, ou mais ao menos

Mas ao tirar o macho do aquário dos alevinos, ele começou a nadar tombado, no fundo, toquei no vidro e levantou-se...Agora anda mais ao menos normal. O que pode ter sido?A temperatura do aquario dos alevinos estava a 23 graus e a do aquario onde o meti está a 17, será um choque térmico?

Não quero perder o pai dos meus alevinos Sad

já meti comida em flocos e até em granulado, só um pouquinho, e ele não come Sad

Santy

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 2ª Tentativa Criação de Bettas   Dom 23 Jan 2011, 20:45Responder ao tópico

Já contei 36 pelo menos, devem haver mais no musgo hehe. daqui a pouco tempo já lhes vou dar papa Very Happy

Quanto ao macho, agora está normal, mas já esteve deitado no fundo! não sei o que se passou Sad

Sandra Sophia

Criador

MensagemAssunto: Re: 2ª Tentativa Criação de Bettas   Dom 23 Jan 2011, 22:31Responder ao tópico

Olá

Isso são boas notícias, parabéns Very Happy

Manda lá umas fotos se poderes, estamos curiosos Very Happy

Santy

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 2ª Tentativa Criação de Bettas   Seg 24 Jan 2011, 19:26Responder ao tópico

Obrigado Very Happy

A sera artemia mix já está para eclodir há mais de 24 horas e até agora nada, será por ter a temperatura abaixo de 20º?será que vai eclodir??

Luiz Henrique

Membro
Membro

Gostos : 31

MensagemAssunto: Re: 2ª Tentativa Criação de Bettas   Ter 25 Jan 2011, 15:07Responder ao tópico

Olá Santy,

Ovos de artêmia precisam de temperatura acima de 20ºC e água salobra para eclodir, além de bastante oxigenação. Faça infusórios também, coloque uma folha seca de alface em um recipiente com água sem cloro, e espere uns 4 dias, vai ficar um cheiro desagradável, mas ali existirão milhares de protozoários que os alevinos de peixes conseguem comer, com uma pequena seringa ofereça algumas gotinhas 2x a 3x ao dia, você notará a presença de uma espécie dum muco no aquário, aderido em mangueira de ar, planta, etc.., nesse muco ficarão os protozoários, entretanto, pode ocorrer de algum filhote de Betta se enroscar nesse muco e morrer, então terá de se atentar a isso!!! Boa sorte!!! Abraço,

Luiz Henrique Cool

Santy

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 2ª Tentativa Criação de Bettas   Ter 25 Jan 2011, 19:20Responder ao tópico

Obrigado luiz pelas dicas Very Happy, já tenho infusórios desde ontem a preparar.. Vou tentar outra vez eclodir artémia visto que não eclodiu devido á temperatura. E se colocasse um aquecedor de 5 w dentro da garrafa com os ovos?

Luiz Henrique

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: 2ª Tentativa Criação de Bettas   Qua 26 Jan 2011, 17:20Responder ao tópico

Olá Santy,

Não sei quantos litros de água vai nessa garrafa, o padrão é usar 1 w/L de água, se colocar aquecedor, recomendo, usar até menos de 1 w/L de água, para evitar superaquecimento. Boa sorte com seus Bettas!!! Abraços Very Happy

Santy

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 2ª Tentativa Criação de Bettas   Qua 26 Jan 2011, 19:31Responder ao tópico

Obrigado Very Happy

Tenho os ovos desde ontem á 1 da noite a eclodir e até agora está tudo igual, mas é normal aparecerem bocados castanhos e outros mais brancos?será a "casca" que está a sair? a temperatura já está a mais de 20º pois meti a garrafa junto de um aquecedor de barras. Aqui alguem tem experiencia com a Artemia mix da sera?

Santy

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 2ª Tentativa Criação de Bettas   Qui 27 Jan 2011, 20:17Responder ao tópico

Boas Very Happy eclodiu alguma artémia já, será melhor esperar que ecloda mais ou dou já??? Como vou separar as cascas e os ovos nao eclodidos da artemia viva?

Luiz Henrique

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: 2ª Tentativa Criação de Bettas   Sex 28 Jan 2011, 14:20Responder ao tópico

Geralmente as cascas e ovos não eclodidos bóiam na garrafada e os náuplios de artêmia ficam nadando principalmente em direção à fonte de luz. Sugestão: Use uma rede de náilon de malha bem fina (que permita a captura dos náuplios sem deixá-los escapar por entre a trama da malha), com uma lanterna, lâmpada, etc... crie uma fonte de luz em local diverso de onde estão os ovos não vingados e cascas de ovos, os náuplios se agruparão nesse local, capture-os com a redinha ou com o auxílio de uma mangueirinha de ar aspire esses náuplios até coá-los na redinha, conseguindo-se assim a captura somente dos náuplios. Mais uma dica: lave a redinha com água doce para evitar a introdução de água salgada no aquário dos alevinos dos bettas, e se possível faça bioencapsulamento desses náuplios, deixando-os numa solução de água doce por uns 10 mins com algumas gotinhas de alguma produto multivitamínico ou em água verde rica em fitoplancton, aumentando assim o valor nutricional dos náuplios a serem oferecidos aos alevinos de Bettas. Mande fotos, se possível, abraços,

Luiz Henrique

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: 2ª Tentativa Criação de Bettas   Responder ao tópico

2ª Tentativa Criação de Bettas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Anabantideos :: Bettas-