Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Characidium sp.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Cinthia Emerich
avatar

Convidado Especial


Nome Real : Cinthia Emerich
Localização : Londrina - PR, Brasil
Mensagens : 69
Data de inscrição : 24/07/2009
Gostos : 7


MensagemAssunto: Characidium sp.   Ter 28 Dez 2010, 01:26Responder ao tópico


Characidium sp.


Characidium sp.

Nome popular: Mocinha, Charutinho, Darter Tetra
Nome científico: Characidium sp.
Família: Crenuchidae
Origem: América do Sul
Sociabilidade: São animais gregários, confrontos territoriais entre machos da mesma espécie e semelhantes podem ocorrer, mas não costumam ser muito agressivas.
pH: 5.5 a 7.5
Dureza da água: Mole a Média
Temperatura: 18 a 27ºC
Tamanho adulto: Os exemplares das espécies deste gênero não chegam nem a 10cm.

Alimentação: Na natureza se alimentam principalmente de insetos e suas larvas, ofereça alimentos vivos tais como artêmias, enquitréias e caramujos pequenos. Rações de fundo também são aceitas.

Dimorfismo sexual: Os machos costumam ser menores, mais finos, mais coloridos e apresentar marcas mais escuras nas nadadeiras. Além disso, possuem pequenos ganchos nas nadadeiras pélvicas, que são utilizados durante a reprodução, mas estes ganchos são muito pequenos para serem observados a olho nu.

Comportamento: Vivem a maior parte do tempo junto ao substrato, são extremamente curiosos.


Characidium sp.

Reprodução: Em um aquário com o pH da água variando entre 6.5 e 7.0 e o GH bem baixo, mantenha um grupo com pelo menos 4 indivíduos (costumam ocorrer brigas com mais frequência em grupos menores). A temperatura não deve ser muito alta, próxima aos 25ºC e a água deve possuir uma leve correnteza.

Ofereça abrigos para as fêmeas poderem se esconder e coloque uma boa quantidade de musgo. O macho persegue a fêmea e utiliza os ganchos presentes nas nadadeiras pélvicas para se prender a ela e garantir que seus espermatozóides fecundem os ovos liberados.

Separe os pais, pois eles não cuidam dos ovos nem dos filhotes e irão comê-los se tiverem a oportunidade.

Os ovos eclodem em cerca de dois dias e os alevinos demoram pelo menos mais dois dias para consumir o conteúdo do saco vitelino e passam a maior parte do tempo junto ao substrato. Nos primeiros dias, após o fim do saco vitelino, use infusórios na alimentação, depois passe para náuplios de artêmias e microvermes, conforme forem crescendo, alimentos maiores podem ser oferecidos.

Recomenda-se usar filtro interno de espuma ou então colocar perlon na entrada de água do filtro externo para evitar sugar os filhotes.

Tamanho mínimo do aquário: 50 litros

Outras informações:
A presença da mancha negra na base dos raios medianos da nadadeira caudal é o que diferencia as espécies deste Gênero de outras da mesma Família, Characidium quer dizer “similar à Charax” (o nome grego de um peixe).

Este é o Gênero com mais espécies dentro da Família Crenuchidae, já foram classificadas mais de 50 até o presente momento, muitas espécies são tão semelhantes que às vezes só podem ser corretamente identificadas com o auxílio de um microscópio. Esta é a principal razão da maioria das fichas trazer apenas o Characidum sp., referindo-se que se trata de uma espécie não identificada, dentro do Gênero Characidum.

O habitat destas espécies é muito variado, podem ser encontradas tanto em águas correntes como em águas mais paradas, o fundo pode ser de areia, troncos, seixos rolados.

O formato de seus corpos facilita suas vidas em águas mais movimentadas, eles inclusive usam as nadadeiras para “escalar” troncos e rochas, o que os ajuda a chegarem a locais que normalmente outros peixes não conseguiriam, isso porque as nadadeiras peitorais e pélvicas são bastante largas, proporcionando uma grande área para fixação do peixe ao substrato.


Characidium sp. utilizando as nadadeiras para se apoiar no tronco


Cinthia Emerich

Ficha Original

-- Assinatura --
Cinthia Emerich
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Characidium sp.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Destaques PeixeFauna :: Sekaiscaping-