Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

ficha tecnica : Carpas Koi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Ricardo Leite
avatar

Membro
Membro


Nome Real : Ricardo Leite
Localização : espinho
Mensagens : 296
Data de inscrição : 30/07/2010
Gostos : 30


MensagemAssunto: ficha tecnica : Carpas Koi    Seg 13 Dez 2010, 23:22Responder ao tópico

Carpas Koi



koi Como hobby


No Japão as carpas koi são bastante populares onde são tratadas como arte/hobby a mais de dois séculos por serem um membro muito colorido e bonito da família das carpas.
Origem
(Cyprinus carpio) nome científico da carpa comum preta que foi espalhada durante séculos pela Euroásia e posteriormente transportada a mais de 2000 anos para o Oriente profundo onde passara pela Coreia, Japão e China, onde eram utilizadas como fonte de alimento para agricultores que os mantinham em tanques deste modo complementavam a sua dieta a base de arroz e vegetais.
Como seria de calcular a espécie foi correndo o seu curso reproduzindo se e como foram mantidas isoladas deram origem a mutações e nas carpas o mais relevante foi a sua coloração os agricultores deparando se com tal facto passaram a manter estas kois não pela fonte de alimento que representavam mas sim pela sua beleza, então os agricultores começaram a fazer criação selectiva destas espécies coloridas como um hobby ao qual os japoneses elevaram ao estatuto de arte pois os seus tanques fazem parte da cultura familiar de cada proprietário; este hobby começou entre 1840/1840 no Japão na região de Niigata onde nascem as verdadeiras KOI pensa se que é devido a qualidade da agua pois é rica em vitaminas, minerais e em argila que possui montmorillonite.


O que significa a palavra KOI?


É a palavra japonesa que descreve carpa quer seja selvagem quer sejam coloridas. Todavia a palavra predileta no Japão para definir carpas coloridas é Nishikigoi. Nishiki” significa uma peça de roupa cara e colorida. Nishikigoi é reconhecido como um símbolo nacional do Japão.

Nos países orientais as Carpas Koi e as tatuagens com desenhos de Carpas Koi são consideradas por costume um sinal de sorte. Devido ao significado japonês da palavra Koi que é, um símbolo de amizade e amor. O nome Koi vem da designação Japonesa original Nishikigoi.


Classificação
Em conformidade com a ZNA, as KOI são reunidas em cerca de 100 variedades, todavia a classificação mais comum contem apenas 16 variedades principais nesta imagem podemos ver 22 espécies em baixo da mesma encontram se os nomes das 16 principais variedades.



Fonte (http://www.cypruskoi.com/)

KOHAKU, TAISHO SANSHOKU, SHOWA SANSHOKU, BEKKO, UTSURIMONO
ASAGI, SHUSUI, KOROMO, KAWARIMONO, GOSHIKI
HIKARI-MUJIMONO, HIKARI-MOYOMONO, HIKARI-UTSURIMONO, KINGINRIN, KINGINRIN
TANCHO

As variedades
A primeira mutação nas koi, não foi registada mas especula-se que a primeira foi a carpa vermelha (Hookazuki) a partir da mutante carpa preta. Conseguida esta variedade vermelha foi produzida a primeira carpa branca e vermelha (Kohaku) que continua nos dias de hoje a ser a variedade de carpa colorida mais popular no seu país de origem.
Para além das colorações com origem em mutações, outras foram produzidas através de cruzamentos como por exemplo a carpa preta (Magoi) foi obtida a partir de um cruzamento das estirpes selvagens, castanhas/pretas e azuis/pretas.
Como não podemos precisar com exactidão as evoluções das linhagens de foram se desenvolvendo teorias sobre o aparecimento das diversas estirpes.
Este mapa exemplifica uma das teorias.

Fonte (http://www.koi.pt/images/CALK4Z5D.jpg)

Linhagens Recentes
Novas linhagens estão constantemente a ser criadas no Japão com base nos actuais conhecimentos de genética e com planos de reprodução avançados. Para aprimorar cada linhagem e também assegurar uma descendência sólida o que pode levar muitos anos; só então é marcada como uma nova variedade.

Um exemplo com frutos é a Kohaku/Goshiki que é um peixe com um padrão clássico de Kohaku (manchas vermelhas sobre um branco neve) durante cerca de 6 meses. Contudo gradualmente desenvolve cores de Goshiki (Koi com um padrão de 5 cores, vermelho, branco, preto, azul claro e azul escuro), as quais retêm durante 6 meses e posteriormente reverte outra vez para Kohaku.

As carpas podem alcançar cerca de 120 cm em idade adulta e com uma longevidade surpreendente que ronda os 70 anos de vida em condições ambientais ideais. Podemos também encontrar registos de carpas com cerca de 200 anos.

Proporcionando um ambiente propicio algumas KOI podem alcançar os 50 cm em cerca de 2 anos.


Lagos para kois

Os lagos devem atingir uma dimensão de 3 metros cúbicos de água e uma profundidade mínima de 50 cm (lembre se que elas podem atingir este porte em dois anos) a profundidade ideal será um metro ou mais.


Parâmetros da água


Oxigénio Superior a 6 mg / L de água

Temperatura Entre 1° e 30°C

pH Entre 6.5 e 8.5

Amónia Máximo de 0.02 mg / L de água

Nitritos Máximo de 0.2 mg / L de água

Nitratos Máximo de 50 mg / L de água



Alimentação


A alimentação da Carpas é diversa e podem ser é variada e podem se considerar omnívoras. O seu menu pode incluir larvas de mosquito, artémias, dáfnias, pequenos peixes, plâncton, minhocas, outros invertebrados, matéria vegetal diversa ou uma boa ração industriais (Também comem pão, alface, laranjas, entre outros). A alimentação deve ser apropriada à altura do ano em qualidade e quantidade, pois o consumo de alimento é maior no verão , devido as temperaturas elevadas e das épocas frias o consumo diminui podendo mesmo estagnar (não se deve alimentar com temperaturas a baixo de 8ºC devido a descida do metabolismo). O alimento pode flutuar o que incentiva a vinda a superfície ou também podem ser treinados para virem comer à mão.

Reprodução

As kois são ovíparas e reproduzem se em águas estagnadas, fazem posturas em vegetações densas em águas pouco profundas. Aqui ficam com uns vídeos que demonstram como as carpas são criadas em cativeiro e a selecção dos alevins na quinta do senhor Momotaro.

reprodução



(neste video podem ver os ovos e com mais detalhe o sistema usado para a reprodução )




selecçao dos alevins (apartir do minuto 3.30)






A selecção dos reprodutores depende dos objectivos que cada um queira obter, podem ter em conta o corpo, a cor, o padrão, o tipo de escama. Uma fêmea com cerca de 1 kg pode fazer posturas de 125.000 a 150.000 ovos de uma a três desovas no período de reprodução que é entre os meses de Março e Julho.
As posturas distam cerca de uma semana, pode se estimular a reprodução aumentando a exposição de luz diária (16 horas durante o dia e 8 horas de noite) e também pelo aumento da temperatura o ideal será 22/25ºC.

É também possível fazer inseminação artificial com uma colheita de ovas e sémen com a fertilização

O intervalo das posturas é de cerca de uma semana. O estímulo para a reprodução dá-se pelo aumento das horas de luz diária (16 horas de dia e 8 horas de noite) e pelo aumento da temperatura da água (inicia por volta dos 15ºC, sendo a temperatura ideal 22 – 25ºC).
É possível realizar inseminação artificial com colheita de ovas e sémen com a fertilização “in vitro” ou condicionada, esta é relevante como método pois aumenta as taxas de fertilidade, aperfeiçoa as técnicas de selecção, contudo requer técnicas apropriadas. A eclosão dos ovos ocorre passados 3 – 6 dias da fertilização e as crias começam a alimentação por volta do 3.º dia, a diferenciação faz-se a partir dos 2 anos ou assim que atinjam 25 cm, sendo os machos mais precoces que as fêmeas atingem a maturidade aos 3 – 5 anos.
Durante o período de reprodução os machos desenvolvem tumefacções nos opérculos e nas barbatanas peitorais que formam superfícies ásperas que tem como finalidade estimular as fêmeas durante a corte, em que o macho roça e golpeia levemente a fêmea.
As fêmeas por sua vez identificam se com o aumento do abdómen durante esta época, devido a produção de ovas, usualmente um dos lados é maior que o outro.

Ricardo Leite
Voltar ao Topo Ir em baixo 

biel28
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Localização : sao gonçalo
Mensagens : 22
Data de inscrição : 15/11/2011
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: ficha tecnica : Carpas Koi    Sex 09 Dez 2011, 13:42Responder ao tópico

lindas carpas
Voltar ao Topo Ir em baixo 

ficha tecnica : Carpas Koi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Água Fria-Lagos-