Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Problemas com de Betta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Noé Miterhofer

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Noé M.E.P.L. Costa
Gostos : 47

MensagemAssunto: Problemas com de Betta   Dom 12 Dez 2010, 22:14Responder ao tópico

Hoje nasceu os alevinos de Betta, já tive mais de 5 ninhadas de Betta mas em nenhuma consegui um sucesso, qual o problema? Question

Noé Miterhofer

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Problemas com de Betta   Dom 12 Dez 2010, 22:16Responder ao tópico

Desculpe, coloquei dois topicos com titulo errado, santa pressa!!!!
"Problemas com alevinos de Betta"

Sandra Sophia

Criador

Nome Real : Sofia
Gostos : 60

MensagemAssunto: Re: Problemas com de Betta   Dom 12 Dez 2010, 22:20Responder ao tópico

Olá Noé,

Olha será que poderias dar mais dados concretos desta tua criação? aquário, ph, temperatura, quando nasceram, como fazes as tuas criações passo a passo?

assim poderemos ajudar-te melhor

Ricardo Leite

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Ricardo Leite
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Problemas com de Betta   Dom 12 Dez 2010, 22:36Responder ao tópico

concordo com a sandra poe aqui o set up do aquario de criaçao

Noé Miterhofer

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Problemas com de Betta   Seg 13 Dez 2010, 13:01Responder ao tópico

Gente, o aquario tem capaciade para 10 litros, mas como os filhotes nasceram só deixo metade assim os filhotes estão nadando me 5 litros de agua, com 3 tipos de plantas: Elodea, aguape e alface-d'-agua, o aquario até o momento está sem aparelho mas quando eu vou tranferir os filhotes para um outro aquario maior colocarei o aquecedor. Aqui na cidade tenho problemas em compra de comida para alevinos, pois tem poucas opções, tem a comida para alevino, artemia eclodida e para eclodir (ovo), tubefix. Alimentos caseiros que eu tenho e farinha de ovo e ovo cru, os dois ricos em proteina tambem tenho no meu tanque de carpa, muito, mais muito é blodwverme, acho que é assim que escreve.
Obrigado, Very Happy

Noé Miterhofer

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Problemas com de Betta   Seg 13 Dez 2010, 13:12Responder ao tópico

Gente, Comprei o macho na terça passada, ele é vermelho e é crowtal, coloquei no tanque com uma fêmea que tinha verde, coloquei na quarta, o macho fez um ninho enorme!!!
Até na sexta que soltei a fêmea, ocorreu o abraço nupcial, tirei a fêmea, coloquei a no aquario individual. Os filhotes estão nascendo hoje.

Sandra Sophia

Criador

MensagemAssunto: Re: Problemas com de Betta   Seg 13 Dez 2010, 13:48Responder ao tópico

Boas Noé

Olha pelo que nos falaste quando os alevins nascem não tens aquecedor, só depois quando os mudas para um maior é que colocas o aquecedor, certo? se assim for estás a fazer mal, deverás ter sempre o aquecedor, e deverás colocar uma bomba de ar com pedra difusora baixinha para não fazer grande movimento na água, depois terás de ter o PH a 7,0, e terás de ter sempre o aquário tapado. estes são alguns dos requisitos importantes inicialmente.

Olha tu tens o pai com eles? terás que tirar o pai assim que vires alguns alevins a nadar na horizontal, se não ele poderá começar a come-los.

Olha não sei se já leste este tópico:
http://www.peixefauna.com/bettas-f75/reproducao-de-bettas-t42.htm

boa sorte
Sofia
Wink

Noé Miterhofer

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Problemas com de Betta   Seg 13 Dez 2010, 13:57Responder ao tópico

Eu vou tirara o pai Sandra, sei disso. Eu tenho pedra porosa resolve o caso?

estalecas

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Vasco
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Problemas com de Betta   Seg 13 Dez 2010, 17:35Responder ao tópico

Eu tentei reprodução de bettas tb num aquario de 10L e com menos volume de agua, o macho construi o ninho de bolhas, houve o abraço nupcial embora só á 3ª tentativa pois com a agitação no aquario devido ás investidas do macho na femes nas primeiras 2 vezes acabram por destruir o ninho. Os alevins acabaram por nascer após 3 ou 4 dias mas nao consegui ver que nadassem na horizontal e durante a noite do 4ºdia quando pensava acordar e retirar o macho dei conta que o macho comeu todos os filhotes pois a unica vida no aquario era ele. Posso tb acrescentar que o macho durante todo o processo nao se alimentou por escolha propria e como tudo demorou mais que o normal poderia estar faminto e comeu os bebes embora houvesse comida no aquario (baby shrimp).

Conclusão: Poderá ter falhado por ter sido a primeira vez do casal e minha o que mostrou alguma inesperiencia de ambos no processo mas nao lhes podemos tirar o merito.

ou

Porque tudo isto aconteceu num aquario de 10L sem termostato, sem pedra difosora e tampa o que poderia fazer com que houvesse diferenças de temperatura do dia para a noite e dificultasse a oxigenaçao e a estabilidade do ninho...

Ou seja, neste momento para voltar a fazer criação irei pelo menos usar uma tampa, termostato, luz, musgo e pedra difosora quando necessario pois acho que pelo que li isto é o minimo para se conseguir uma boa reprodução, isto é, se assegurarmos que fazemos o necessario para que corra bem tudo irá ser mais produtivo.

Cumprimentos,
Estalecas

Sandra Sophia

Criador

MensagemAssunto: Re: Problemas com de Betta   Seg 13 Dez 2010, 19:16Responder ao tópico

Boas,

Noé, sim é a mesma coisa.

Estalecas, é verdade as primeiras vezes são quase sempre para aprender, e ver quais foram os erros Very Happy
mas uma coisa: nunca se deve alimentar o macho a partir do momento que se junta o casal, deve-se só voltar a dar comida depois de ter sido retirado dos alevins, passados os 3 ou 4dias (porque ao lhe dar comida estamos a incentiva-lo a comer os alevins), por isso é que é sempre aconselhado alimentar bem o casal uns dias antes de os juntar.

Wink Wink

antlou

Membro
Membro

Nome Real : António Lourenço
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Problemas com de Betta   Seg 13 Dez 2010, 19:52Responder ao tópico

Nóe..o teu problema de alimentação dos alevins nas primeiras semanas resolve-se dando todos os dias agua do teu tanque das carpas. Retiras um copo de agua com a pedra difusora (na minha opinião não precisas dela para mais nada) onde tens os alevins. E recolhes um copo de agua do teu tanque das carpas e colocas nos alevins.
E ai perguntas como , antlou ?
....com a pedra difusora !!
mas em sentido contrário: do copo para o aquario !
fácil , né ?
E perguntas tu porque, antlou ?
porque a agua das carpas está normalmente cheia de infusórios e algas que é a comida natural deles.
E se tiveres...tartaruga...melhor ainda ! esqueces as carpas e passas a recolher a agua delas.
E podes juntar (mas com muito cuidado mesmo) a gema do ovo cozida diluida em agua.
Mas pouca quantidade....."agua de carpa" é menos arriscado Smile Very Happy
Se tiveres numa zona quente nem precisas de aquecimento, nós cá é que precisamos.
Boa sorte com os pequenos
antlou

Noé Miterhofer

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Problemas com de Betta   Ter 14 Dez 2010, 10:48Responder ao tópico

António, eu não coloco aquecedor aqui não só no inverno, pois a água noturna passa dos 20 graus com folga. Já a diurna passa dos 40 nesses dias de verão aqui no Brasil .
Então a minha ultima pergunta: precisarei de aquecedor?
Abraços,

antlou

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problemas com de Betta   Ter 14 Dez 2010, 13:34Responder ao tópico

Olá Nóe a tua "folga" (20 e poucos...) é a temperatura que mantenho os meus
O teu problema deve ser ao contrário: como baixar a temperatura .Estou a brincar não te preocupes com isso. Basta que controles para não aumentar muito.
Por isso até num alguidar crias bettas ai onde vives. :cheers: Basketball
já agora, em que região vives ?
abraço
antónio

Noé Miterhofer

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Problemas com de Betta   Ter 14 Dez 2010, 13:37Responder ao tópico

Moro em Minas Gerais, na região sudeste do Brasil, aqui inverno quente e pouco seco e varão muito quente e umido, Minas não é banhado pelo mar.

Sandra Sophia

Criador

MensagemAssunto: Re: Problemas com de Betta   Ter 14 Dez 2010, 13:37Responder ao tópico

Eu sou da opinião que as altas oscilações de temperatura podem prejudicar os peixes.
Não é nada bom à noite ter 20º e durante o dia 30º por exemplo.

Noé Miterhofer

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Problemas com de Betta   Ter 14 Dez 2010, 13:39Responder ao tópico

Sandra, como eu então abaixo a temperatura, e qual delas a diurna ou a noturna que devo abaixar?

Sandra Sophia

Criador

MensagemAssunto: Re: Problemas com de Betta   Ter 14 Dez 2010, 13:43Responder ao tópico

LOL a que tiveres mais alta não é? Very Happy
isso podes ir colocando umas garrafas de água pequenas congeladas nos aquários, e vais vendo se ela baixa e se se mantém.

Noé Miterhofer

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Problemas com de Betta   Ter 14 Dez 2010, 13:47Responder ao tópico

Sandra, A noite eu poderia deixar o aquario aberto? Sólembrando que o meu aquario fica fora de casa. A ideia da garrafa pode ser boa vou testar. Very Happy Very Happy

Noé Miterhofer

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Problemas com de Betta   Ter 14 Dez 2010, 13:48Responder ao tópico

Qual seria a temperatura ideal, Sandra?

Sandra Sophia

Criador

MensagemAssunto: Re: Problemas com de Betta   Ter 14 Dez 2010, 13:55Responder ao tópico

O aquário por regra geral tem de estar sempre tapado, mas tu aí podes deixar só um bocadinho a tampa aberta à maneira de ele não saltar, para ajudar também a que baixe a temperatura.

A temperatura ideal para a criação será os 28º, para bettas adultos eu sugiro sempre 26º

Noé Miterhofer

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Problemas com de Betta   Ter 14 Dez 2010, 14:00Responder ao tópico

Sandra, tu disse que betta salta? Os meus nunca saltaram. Os filhotes estão bem comendo o saco vitelino. Amanhã acrecenterei o infusorio. Você acha que o aquario tem de ficar 28 graus a noite e de dia?

antlou

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problemas com de Betta   Ter 14 Dez 2010, 14:05Responder ao tópico

Desculpem me meter....mas deixa estar como está.
Os meus nos Verão chegam a essas temperaturas.
Desde que o aquario não tenha pouca altura está tudo bem.
a ideia da garrafa de agua congelada ...? isso é que é um choque termico.
De certeza que a temp. não baixa de repente dos 40º para os 20º.
Pensa mas é na reprodução, a temperatura está boa.
O problema de destapar ou não tem haver com o facto dos bettas poderem saltar fora do aquario e da formação do labirinto dos alevins.

Sandra Sophia

Criador

MensagemAssunto: Re: Problemas com de Betta   Ter 14 Dez 2010, 14:11Responder ao tópico

Falo dos bettas grandes, podem saltar com os aquários sem tampa,
agora os dos alevins também têm de ficar tapados:
"A tampa não pode ser retirada, a fim de evitar-se modificações bruscas na temperatura, o que poderá prejudicar o labirinto em formação e causar a morte dos alevins. A formação do labirinto inicia-se por volta da terceira e da quarta semana, terminando aos três meses de idade."

A temperatura em qualquer aquário tem de estar sempre no mesmo valor, dia e noite.

antlou

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problemas com de Betta   Ter 14 Dez 2010, 15:43Responder ao tópico

Sandra Sophia escreveu:
...
A temperatura em qualquer aquário tem de estar sempre no mesmo valor, dia e noite.

....Não é bem assim...aliás na pratica é impossivel e é desejável que não o esteja.
num aquario nada é constante. Podes tentar influenciar alguns factores por exemplo luminosidade, temperatura, etc. mas o termo de comparação é sempre a natureza ...que nunca é constante.

Sandra Sophia

Criador

MensagemAssunto: Re: Problemas com de Betta   Ter 14 Dez 2010, 16:02Responder ao tópico

"....Não é bem assim...aliás na pratica é impossivel e é desejável que não o esteja.
num aquario nada é constante. Podes tentar influenciar alguns factores por exemplo luminosidade, temperatura, etc. mas o termo de comparação é sempre a natureza ...que nunca é constante."

Mas a temperatura sempre soube e me disseram que tem de se manter sempre na mesma, agora se varia por causa da iluminação por exemplo, isso é outro assunto né.

Outro factor é as mudanças de estação, que entre inverno e verão pode alterar 1 ou 2 graus, mas não é nada de grave.

Na altura da monção em países como Brasil, é que à temperaturas mais drásticos, e algumas espécies de peixes gostam disso, até mesmo só para se reproduzirem precisam disto.

Mas nos nossos aquários e mais com bettas, as temperaturas tem de se tentar manter na mesma temperatura.

Mas cada um pode ter uma ideia diferente, eu falo por experiência e pelo que aprendi.
Wink

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Problemas com de Betta   Responder ao tópico

Problemas com de Betta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Anabantideos :: Bettas-