Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Montagem: "Mary"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

antlou

Membro
Membro

Nome Real : António Lourenço
Gostos : 15

MensagemAssunto: Montagem: "Mary"   Qui 25 Nov 2010, 22:40Responder ao tópico

Montagem: “Mary“
Nos últimos anos tenho me dedicado aos anabantídeos.
Mas quando tive a oportunidade de montar um aquário de 1.5 mt pensei em discos…num aquário de agua salgada como a maioria de vocês pensaria. Confesso que também pensei….e muito. Mas depois pensei porque não uma espécie Africana ? Não de ciclideos mas …de uma espécie pouco vista no hobby, que já tenho mantenho à mais ou menos 2 anos e meio, uma espécie que atinge 30 cm (em aquário 15 a 20 cm), que não necessita de grandes cuidados, mas tem uma “história” por detrás dela e tem um comportamento especial. E segundo relatos tem uma grande longevidade!....Vão ficar para os meus netos !
E….é um Anabantideo !
Curiosos ?

Pronto estava decidido: vou montar um aquário com Ctenopomas… Kingsley. Vai ser um aquário mono-especie (em principio…não sei se resisto a não colocar outras espécies.........Não resisti !)
Ctenopoma Kingslaey é uma espécie que vive no nordeste do continente Africano A sua área de distribuição ocupa uma grande área que abrange vários países É um peixe que se pode encontrar em rios, lagos. É utilizado na alimentação humana.
Esta espécie está interligada a uma senhora da época Victoriana: Mary Henrietta Kingsley ( 1862-1900). Escritora e exploradora do continente Africano. Kingsley deu a conhecer à Europa Victoriana esta espécie e em troca deram o seu nome a este Ctenopoma. Ao tentar recolher informação sobre os meus peixes fiquei a conhecer um poucod a sua obra. Não vou entrar em pormenores mas aconselho a fazerem uma “busca” rápida na net sobre a fascinante vida desta mulher. Não se vão arrenpender.
Voltando à descrição da espécie posso dizer que é uma espécie que gosta de pouca luz (óptimo, não preciso de me preocupar muito em relação a este aspecto), é algo reservada mas gosta de espaços abertos. Neste ponto comecei a imaginar o que devia ser a aparência do aquário: uma zona densamente plantada mas com espaços abertos. Mas também gosta de refúgios. Eu tenho utilizado tubos em PVC nesta espécie. Pretendo utilizar estes tubos no novo aquário.
É uma espécie com poucos relatos de reprodução em cativeiro. E quando isso aconteceu foi por mero acaso. É uma espécie que não cuida dos ovos. Neste ponto, pensei, é difícil mas não resisto a tentar. Tenho que montar um sistema que permita, se os houver, recolher os ovos. O mais fácil era imaginar um sistema que criasse um certo movimento na água de forma a levar os ovos para uma determinada zona do aquário.
Por experiencia própria é uma espécie que salta com grande facilidade. No primeiro dia, ao chegar a casa encontrei todos (todos mesmo) no chão. A sorte deles, e minha, é que são Anabantideos. Por isso tenho que tapar bem o aquário.
Têm um comportamento de grupo. São capazes de esperarem em grupo que a “comida” se aproxime deles e depois movimentam-se todos juntos.
Como alguns outros Ctenopomas têm “espinhos” em dois sítios do corpo. Este facto faz com que não seja aconselhável o uso das normais “redes de aquariofilia” para os apanhar.
Outras informações sobre esta espécie podem ser facilmente encontradas na net.
Agora vou descrever o equipamento que vou utilizar na montagem do aquário. Neste ponto, quero avisar que não vou usar equipamento de “última tecnologia” mas sim o que me der mais garantias, à partida, de não causar problemas . Isto é, quanto menos tiver de mexer no aquário melhor. Segundo aviso: nos meus aquários raramente limpo os vidros e aspirar só o faço nos aquários de reprodução e nos bettas splendens. Gosto de aquários do tipo….”wild” !
TPA´s …só quando sou “obrigado” devido ao que estiver em causa !
Este meu “comportamento” não sei se vou conseguir manter neste caso, porque o aquário vai estar num local especial. Mas vou tentar !

Vamos lá então à descrição do que eu vou usar:
Aquario: comprimento: 1.5 mt Largura: 0.5 mt Altura: 0.6 mt. Com travessas Francesas. Forrado a vinil preto mate (ainda não está decidido)
Estrutura de suporte: em ferro. Por agora vai ficar assim
Filtro: Eheim Classic 2217. Para mim a série Classic desta marca é a mais viável. Mas se calhar vou ter que investir mais em filtragem…..à medida que os peixes crescerem.
Aquecimento: Eheim 300 w
Circulação de agua: quero que aja uma média/forte movimentação de água na superfície e a meio do aquário. Por isso se houver necessidade vou colocar um aparelho de circulação de agua
Iluminação: De momento não vai ter. No local vai ter luz natural. As espécies tanto vegetais como dos peixes não têm grandes necessidades por isso vou aguardar para ver.
Decoração: areão preto, madeira, pedras do Rio Zaire (coincidência ? naahh, não acredito, mas foi o que me “venderam”) e ……tubos de PVC.
Especies vegetais: Valliesnerias, anubias, musgo e fetos de java. Vou tentar plantar várias espécies destas quatros plantas..…..e algumas trepadeiras.
Peixes: …Brycinus longipinnis (apareceu a oportunidade de ter esta especie e não resisti) e…. Ctenopoma Kingsley . As grande vedetas desta montagem. Como é um peixe com pouca cor vamos ver a reacção dos “transeuntes” Se vierem com a “historia” que não se vê peixe nenhum……”conto-lhes” a importância da Kingsley ….a tal Mary a exploradora de Africa do Séc. XIX……o que acham? Resultará ?
Vamos lá à montagem…..”Mary” ….Kingsley
À outra coisa, isto vai ser uma maratona e não um “sprint”…..

Ps: Desculpem o testamento….

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Sex 26 Nov 2010, 11:58Responder ao tópico

Boas Antonio

Fiquei curioso com esta montagem, por isso vamos ver se te apressas.
Vai pondo fotos da montagem.

Um abraço
Fernando Bagatelas

Rui Choças

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Sab 27 Nov 2010, 18:48Responder ao tópico

Olá António!!

Também fiquei curioso não na montagem do aquário, mas na espécie...
Venham de lá essas fotos!

Abraço

Ricardo Leite

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Ricardo Leite
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Seg 29 Nov 2010, 01:58Responder ao tópico

também estou ansioso por ver esse aqua

antlou

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Seg 29 Nov 2010, 13:31Responder ao tópico

Obrigado pelo vosso interesse pela Kingsley .......Mary Kingsley Cool
Neste momento já estão colocados os inertes: leca, areão, rochas, PVC, madeiras . Logo coloco as fotos.
Estava a contar colocar ontem, mas aconteceu um imprevisto....não achei o cabo de ligação ao PC.... Rolling Eyes
Neste momento já tenho as plantas.Umas vieram de outros aquarios meus, comprei 2 fetos de java e o resto vieram do.....António Violante.
Obrigado António !
De plantas já estou "servido". Penso que dá para criar uma zona densamente plantada.
Nos próximos dias vou começar a encher o aquario. Quero fazer aos poucos porque não sei como as madeiras vão se "comportar". Devido ao tamanho não deu para as manter mergulhadas em agua.
Cumpr.
António

antlou

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Seg 29 Nov 2010, 14:38Responder ao tópico

Cá vão as primeiras fotos. Ainda na fase de montagem.
1º a limpeza:
Leca:

Madeira:

Areão:

Pedras:

Colocação da teca e por cima areão:

Já com as madeiras,algumas rochas e tubos PVC

Algumas considerações:
Para a proxima tenho que diminuir o tamanho das fotos.....é a 1ª vez
O uso da leca foi um sistema que usei à muitos anos em plantados e lembrei-me de usar neste. Combinado com um tubo de elevação vai funcionar como filtro também.
Coloquei uma 1ª camada de areão e depois uma fina camda de turva/húmus. A seguir outra camada de areão.
Os tubos de PVC vão ficar o mais escondidos possivel. A minha experiencia tb me diz que em pouco tempo (alguns meses...) ficam cobertos de musgo.
Vou colocar mais pedras para esconder mais o PVC.
Do lado esq. onde vão ficar os tubos de filtro vai ficar a maior parte das plantas altas. Aliadas com o tronco vão fazer uma zona mais densa Segue o tronco e depois uma parte mais aberta À direita do aquario plantada com sagitaria subulata que vou tentar manter com pouca altura
Este aquario vai ser visto dos 2 lados.
Nos proximos dias vou começar a encher o aquario.
Por agora é tudo.

antlou

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Dom 05 Dez 2010, 02:08Responder ao tópico

Final da 1ª fase da montagem "Mary K.":

Com as plantas, com o termoestato, o filtro 2217 e uma bomba no filtro de fundo 1000 lt/h. totalizando 2000 lt/h.Optei por juntar as 2 saidas de agua no mesmo canto fazendo assim uma corrente forte.
Não se vê muito bem na foto mas o tronco é bastante largo para "quebrar" a movimentação da agua. Fazendo uma area do aquario (lado direito deste lado) mais calma.
E pronto só falta os Ctenopomas e companhia para se entrar na fase gloriosa: sentar-me defronte ao aquario e ler o livro da Mary K. sobre as suas viagens em Africa.
Mas antes disso falta os Kingsley .......da Mary Cool

Lirio

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Liliana

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Dom 05 Dez 2010, 11:52Responder ao tópico

antlou escreveu:
Montagem: “Mary“ ?
Vamos lá à montagem…..”Mary” ….Kingsley
À outra coisa, isto vai ser uma maratona e não um “sprint”…..
Ps: Desculpem o testamento….

Boas António,

Testamentos assim ....podes continuar, muito bem... já ri!! a tua aventura promete ainda por cima vindo de uma pessa como tu, tenha pena é de não ter acompanhado mesmo, mesmo, desde o princípio Smile o pessoal está ansioso pela Maria.... ai sorry, Mary K...
agora uma boa maratona requer manter um bom ritmo, bora lá com isso :cheers: :cheers:

Liliana

antlou

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Seg 06 Dez 2010, 22:40Responder ao tópico

Ainda bem que gostaste Liliana desta minha aventura e da ....Mary K.
porque pelos comentários (é mais pela falta...) acho que foste das poucas que apreciaram

Agora vai começar a aventura dos novos "condóminos" Smile
Neste ponto de situação fico mais preocupado porque vou começar a por em risco os meus peixes. E alguns já os tenho à alguns anos.E com muita dificuldades posso a vir conseguir arranjar peixes destas especies. A única preocupação que tenho é a temperatura está com demasiados "picos" para tantos litros. Não devia estar a acontecer.
O termoestato está à saida do filtro. Pode ser uma causa. Se calhar devia ter colocado 2 de 150 em vez de um de 300w. Mas não sei.....vou pensar no que possa ser.
Amanhã vou começar pelos Brycinus L. . Já os tenho à 15 dias. São 10 e ambientaram-se bem.
Neste momento estão com outros peixes africanos: Steatocranus Casuarius.O que é uma "mistura" que não me agrada muito...pelo menos em tão pouco espaço.
Vamos ver como corre a mudança.
Amanhã coloco fotos desta introdução na montagem "Mary K."

Se alguem quiser dar uma opinião, comentário, uma critica....estejam à vontade ! Façam de conta que são membros de um forum de aquariofilia Cool

Cumprimentos meus e da ....M. K.

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Seg 06 Dez 2010, 22:49Responder ao tópico

Boas Antonio

Continuo a acompanhar a montagem e continuo curioso por ver o resultado final, ate agora estou a gostar do que vejo, o aquario esta bom, agora e esperar que as plantas se vao desenvolvendo.
Agora fico ha espera dos inquilinos.

Um abraço
Fernando Bagatelas santa

antlou

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Ter 07 Dez 2010, 22:53Responder ao tópico

Os teus desejos "Baga"são ordens para nós os dois: Eu e para a Mary
Por isso......dia 7 de Dezembro 2010 grandes acontecimentos na montagem "Mary K."
Após uma acesa discusão entre mim e a ....Kingsley. Ela queria que os seus Ctenopomas fossem os 1ºs. e eu...os …Brycinus longipinnis . Mas pronto teve que ser e ela concordou (muito depressa para o meu gosto....).
Se calhar foi qdo coloquei a hipotese de "entrar em jogo" com os meus ctenopomas acutirostre...uns leopardos.

(nota do autor (mas pouco, que isto é tudo copiado..ass.Mary): Esta conversa toda é para ver se ficam curiosos com estes fantásticos peixes...adiante que se faz....tarde)

Bem segue a 1ª foto:
uma panoramica geral já com os primeiros habitantes.
Pode não parecer mas estes Brycinus tem entre 5 a 7 cm. E foi uma agradavel supressa. Assim que os coloquei ganharam um dourado por cima das zonas pretas: os olhos e uma risca preta na cauda.Têm um ligeiro contorno azulado.A agua como eu queria está com um tom acastanhada. O dourado deles sobresai no tom acastanhado da agua. E duas supresas agradaveis: são dos peixes de cardume melhores que eu conheço.O aquario tem 1,5 mt e eles juntam-se todos num espaço de 20cm....nem sequer se separam em dois grupos.
E não é que ocuparam mesmo a zona do aquario que eu queria. 5*
A 3ª surpresa foi que onde havia 10 aparaceu 11!
Vamos lá então às fotos e...aos videos !!!! Ah! pois! a Mary K. merece tudo! Agora vocês....não sei não...vão lá se informar sobre os Ctenopomas que depois falamos..

Foto1: Como podem ver concentram-se na zona mais aberta
http://img18.imageshack.us/img18/1710/dsci0003ba.jpg

foto2:Esta é a zona mais densamente plantada e onde sencontra os tubos em PVC. Não os vêm pois não?......é mesmo para não verem). http://img444.imageshack.us/img444/3428/dsci0002mz.jpg
Nesta zona só aparecem qdo assustados. Mas rapidamente voltam para a zona aberta
Segue-se agora 2 pequenos videos: Reparem como andam em cardume. Não sei se conseguem ver mas são peixes relativamente grandes....Penso que acertei em cheio na escolha deles.
Apreciem e paguem as pipocas à saida......

View My Video

Segue o 2º:
View My Video

Se não conseguirem ver o video...amanhã tento colocar por outro lado

Nt...pssss Fernando o santa não existe !
Assinado: Mary K.

Lirio

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Liliana

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Qua 08 Dez 2010, 00:11Responder ao tópico

Boas,

Sim senhor, eles são muito bonitos e parecem estar, um cadinho nervosos, intimidados talvez, ou a querer dar o melhor angulo para a câmara, Smile ...

consegui ver ambos os filmes, como não conhecia estes meninos fui pesquisar pois no video e nas fotos não se vêm bem, e parece-me que estar tudo a correr pelo melhor... tens aí uns belos exemplares....
Daqui a quanto tempo vais introduzir os outros? uma semana? até parece que percebo disto, mas destes últimos também vou fazer umas pesquisas...

abraço,
Liliana

antlou escreveu:

Nt...pssss Fernando o santa não existe !
Assinado: Mary K.

Diz aí à tua Maria, que ela anda enganada, o Santa existe pois... é que para quem concorda muito rapidamente e depois não acredita na magia... hmmmm

antlou

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Sex 10 Dez 2010, 00:04Responder ao tópico

Ok Liliana já consegui que fizesses uma pesquisa desta interesante espécie.
É pena que o nosso hobby não aproveite mais especies oriundas de Africa.Tirando Ciclideos, killies e uma ou outra especie há um vazio tremendo.

Adiante, voltando ao tópico e ao "mundo" da ...Mary Kingsley Cool ....já fizeram uma pesquisa sobre esta Senhora? viram a quantidade de especies novas que deu a conhecer? por ex de repteis. Naquela época para uma mulher...é "obra"!
Bem...adiante (lá vão 2...) preciso de uma opinião do "pessoal" dos plantados Smile
A luz foi um pormenor que não me preocupei mas agora estou haver que o devia ter feito.Pelo menos no Inverno
Tendo em conta o aquario em questão a largura a altura e as plantas já inseridas o que aconselham ? Neste momento tem 2 lampadas de 1,5 mt de luz"branca". Já pensei num sistema de projectores.
o que acham de CO2 ? Acham que é necessario?
Dêem lá uma opinião.... Very Happy

Bartolomeu Silva

Nome Real : Bartolomeu Silva
Gostos : 60

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Qua 09 Fev 2011, 00:03Responder ao tópico

Boas António,

Grande projecto, não sei como não tinha reparado antes! Como é que vai o menino?
Apesar de tardia ainda serve alguma opinião quanto as plantas?

Cumps,

Bart

antlou

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Qua 09 Fev 2011, 12:11Responder ao tópico

Olá
O "menino" está na fase da juventude ! Apareceu algumas algas, principalmente nos vidros devido (penso eu) às plantas ainda não estarem a desenvolver-se em "velocidade de cruzeiro".
Tenho algumas especies de peixes novas. Todas daquela região.
E hoje juntei uma ampularia. Procurei uma que tivesse a cor natural delas, mas não encontrei.
Tenho que fazer uma actualização do tópico.
Todas as dicas e opiniões são bem vindas. Smile
Venham elas.

Bartolomeu Silva

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Qua 09 Fev 2011, 13:15Responder ao tópico

É isso mesmo, uma actualização para vermos essas belezas...

Ainda mantens só os 2 tubos de 1.5m. Que tipo de projectores estavas a pensar?

antlou

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Qua 09 Fev 2011, 13:30Responder ao tópico

sim, neste momento ainda tenho as duas lampadas de 1.5 mt
Estava a pensar em comprar uma Jad PL-1500. O que achas ?

Bartolomeu Silva

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Qua 09 Fev 2011, 13:48Responder ao tópico

Ficas mais bem servido Wink e sem um grande investimento para 1,5m

antlou

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Qua 09 Fev 2011, 16:20Responder ao tópico

tb espero e achei o preço bom.

Cá vai um set up da Mary Kingsley...rápido:

aquario :comp.: 1.5 mt
larg: : 0.5 mt
alt.: 0.6 mt
Aquecimento: 300w
filtragem: eheim 2217
bomba 1000 lt/h a fazer de filtro de fundo (leca)
Peixes: Ctenopomas Kingsley
Brycinus Longipinnis
Tetra do congo
e últimos a entrar: Anomachoromis Thomasi

há de tudo um pouco: anabantideos, ciclideos etc. Smile dos rios Africanos
Inverterbrados: 1 ampularia

Plantas: Musgo e feto de Java, valisnerias, elodeas, Sagitaria subulata, ceratophyllum e anubias

Neste momento as Valisnerias, o musgo de java e as anubias estão óptimas. A Sagitaria está a desenvolver-se lentamente para pena minha que estava a contar com ela para fazer uma especie de tapete. Mas ainda estou com a esperança.

Os peixes estão a corresponder às minhas expectativas. Os Ctenopomas são os Reis com os seus +- 12 cm. Ocupam a parte mais escondida a meio e mais perto da superficie. Se eu soubesse não tinha colocado tantos tubos....
Os tetra e os Brycinus mais na superficie e nas zonas mais abertas.
E em baixo..é territorio dos ciclideos:Anomachoromis Thomasi
Em relação aos A. Thomasi ainda são pequenos e vou ver como acupam esta area depois de formarem casais. só depois vejo se devo ou não introduzir mais alguma especie.

fica a faltar as fotos....e as vossas opiniões

Bartolomeu Silva

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Qui 10 Fev 2011, 02:12Responder ao tópico

Venham de la essas fotos...

Não conhecia Ctenopomas... achei os acutirostris e os ansorgii um espectáculo...

antlou

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Qui 10 Fev 2011, 10:22Responder ao tópico

bartmsilva escreveu:
Venham de la essas fotos...

Não conhecia Ctenopomas... achei os acutirostris e os ansorgii um espectáculo...

São peixes muito interesantes, algo parecidos com os ciclideos.Pouco vistos nas lojas.
Os acutirostris tem um comportamento de grupo super interesante.
Habitam a zona média,zona escuras de plantas/madeiras.
Os anjorgii são peixes mais de fundo.

E são anabantideos !
Este tópico tb serve para se falar destas especies menos vistas por cá.

Bartolomeu Silva

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Qui 10 Fev 2011, 10:34Responder ao tópico

Mas os Kingsley também devem ser espectaculares ao vivo... As fotos não devem fazer jus à beleza deles..

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Qui 10 Fev 2011, 11:15Responder ao tópico

Só agora tive tempo para ler com toda a calma o teu testemunho e gostei muito! Very Happy

Aproveito para te pedir se tiveres tempo para fazeres um artigo sobre o teu peixe favorito, esperando que seja um testamento que nos permita ficar elucidados sobre essa espécie Ctenopoma Kingslaey com fotos e um video se puder ser! Estou a ser muito exigente? Eu sei mas adoro todos os peixes, claro que tenho os meus favoritos, mas pelo que li gostas de escrever, portanto aqui fica o meu desafio! Razz

Vou continuar e seguir o teu tópico com curiosidade e desejo-te muita sorte!

Noé Miterhofer

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Noé M.E.P.L. Costa
Gostos : 47

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Sab 12 Fev 2011, 10:25Responder ao tópico

Boa sorte no projeto e parabens pela iniciativa Antonio!!! Manda umas fotos aualizadas!!

Noé Miterhofer

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Noé M.E.P.L. Costa
Gostos : 47

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Seg 21 Mar 2011, 14:01Responder ao tópico

Antlou, como esta o projeto? A tempos que não atualiza.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Responder ao tópico

Montagem: "Mary"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Anabantideos :: Gouramis, Colisas e outros-