Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Caracol Marisa Rotula

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

estalecas

Membro
Membro

Nome Real : Vasco
Gostos : 0

MensagemAssunto: Caracol Marisa Rotula   Ter 23 Nov 2010, 19:23Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas adquiri 2 exemplares desta especie ha uma semana atrás para um aquario de 20L com Red Cherrys e alevins de guppies e hoje reparei que possivelmente ha ovos desta especie no aquario vou deixar aqui umas fotos para se puderem me darem uma ajudinha.

Fauna:
- 2 Beaufortia leveretti
- Colónia de Red Cherry's
- 2 Ottocinclus
- 2 Marisa Rotula
- 3 Corydoras Pigmeu
- Alevins de Guppies

Aquario 20L:

Marisa Rotula:

Supostos Ovos: (Será?)

Cumprimentos,
Estalecas

Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : João Costa
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Caracol Marisa Rotula   Ter 23 Nov 2010, 20:46Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas,

N quero enganar ninguem, nunca tive Marisas apesar de gostar imenso delas.
Aproveito para te perguntar como estão as plantas no aqua?

Parece pelas imagens que vi na net, ovos de Corys.

Mas como te digo n sei ao certo Estalecas

Abraço

João

Carlos Couceiro

Criador

Nome Real : Carlos Couceiro
Gostos : 79

MensagemAssunto: Re: Caracol Marisa Rotula   Ter 23 Nov 2010, 20:52Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

boas

se estiverem envoltos de uma gelatina e agrupados, sim, são de marisas

mas atenção a essas plantas que as marisas são maquinas corta relva em formato de caracol

vai tendo atenção aos ovos, é espectacular conseguires ver o desenvolvimento dos pequenos caracóis e já formadas antes de saírem, andam dentro do ovos como se andassem dentro de uma esfera de vidro, é muito engraçado

Filipejsmonteiro

Membro
Membro

Nome Real : Filipe
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Caracol Marisa Rotula   Ter 23 Nov 2010, 21:01Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

belo nano Smile

estalecas

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Caracol Marisa Rotula   Ter 23 Nov 2010, 21:10Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Lool pois eu quando as comprei ja sabia que poderiam ser problematicas no que toca as minhas plantas mas como neste aquario so tenho musgo e aquela planta que vêm ao fundo que tem sido bastante comidas mas ela tb ja estava mais morta que viva...
Se derem cabo dela obtarei por uma anubia ou algo de folha mais ríga e veremos...
Quanto aos ovos eles estão agrupados num conjunto de folhas e parece ter uma gelatina em volta... ja usei um pouco de esha 2000 para evitar fungos.
Alguem me sabe dizer quanto tempo levam os pequenos a sair dos ovos em media?

Abraço,
Estalecas

Sérgio Torres

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Sérgio Torres
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Caracol Marisa Rotula   Ter 23 Nov 2010, 21:44Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Elas comem plantas!
Atenção pode ser das corys!
Desconheço o comportamento desses caracois!

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Caracol Marisa Rotula   Ter 23 Nov 2010, 22:39Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Ora aqui vai, são bonitos não há mínima dúvida!

Tenta colocar uma foto macro mais aproximada dos ovos pois eles apresentam uma cor branco-amarelada e numa das tuas fotos parece isso embora em outras apareçam com aspecto mais esbranquiçado!

Essa espécie de caracois pertence ao Género Pomacea ou Ampulária, mas a diferença está no seu tamanho que é menor!

Com toda a franqueza esses exemplares deveriam estar num aquário preparado para eles, com peixes compativeis em termos de parametros e outros factores, nunca num plantado, irá ser um desastre, como o que tive aqui em casa, as plantas foram todas comidas!

Lamento dizer-te isto, mas da mesma familia das marisas são as ampulárias douradas que normalmente não atacam plantas, e até com essas fui infeliz foi tudo em agosto o meu aqua parecia uma revolução, um tsunami tinha passado por ali, vai ver na minha assinatura estão lá as fotos na última página, dai para cá ainda não actualizei por falta de tempo, estão noutro aquario, reproduzem-se às dezenas é giro ver o crescimento, mas tens de fazer uma opção muito importante nesse teu aqua! Ou mantens ou as trocas na loja, e explicas a situação!

Agora é contigo! Abraço e espero ter ajudado!

estalecas

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Caracol Marisa Rotula   Qua 08 Dez 2010, 21:48Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Como alguns disseram anteriormente as marisas sao mesmo umas maquinas de comer plantas em formato caracol...
O primeiro agrupamento de ovos ja tem cerca de 15 dias e ainda nao consigo observar vida! Entretanto foram aparecendo outros agrupamentos de ovos e tive de colocar 1 anubia que mesmo esta tem sido massacrada e mais um pouco de musgo...
Parece que as marisas vao ter de saltar deste aquario...

Cumprimentos,
Estalecas

Quo

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Caracol Marisa Rotula   Sex 24 Dez 2010, 00:22Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

por acaso vou adquirir Marisa rotula, mas já sei ao que vou. eheh. mal li que ias comprar anubia porque achavas que nao iam comer, esboçei logo um sorriso Smile por isso mesmo estou interessado nas marisas, devem ser espetaculares em comportamento como as ampularias canaliculata.

estalecas

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Caracol Marisa Rotula   Sex 24 Dez 2010, 04:46Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Axo que so posso dizer que se elas andassem fora de agua despedia os jardineiros Razz lol

Neste momento continuam de boa saude num aquario com um Beta e com bastantes ovos embora nao tenha visto novos caracois e os ovos contuam sem mostrar vida...

Cumprimentos e Bom Natal,
Estalecas

Quo

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Caracol Marisa Rotula   Sex 24 Dez 2010, 09:18Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

às minhas corta-relva eu dou podas de plantas, alface, couve e outros legumes, pouca quantidade senao defecam tudo. e o problema é que nao cortam a relva ficava tudo desertico. as minhas comem esse musgo, aos bocados, pois é mais dificil digerir e também bambus, logo comem qualquer coisa.

Caracol Marisa Rotula

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Invertebrados :: Caracóis e outros-