Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

DANIO ZEBRA (BRACHYDANIO ZEBRA)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Freddy Valente

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Freddy Valente
Gostos : 0

MensagemAssunto: DANIO ZEBRA (BRACHYDANIO ZEBRA)   Seg 22 Nov 2010, 23:29Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas malta!
Venho aqui colocar alguma informação sobre esta espécia, para tal como eu possam conhecer mais e trocarmos ideias sobre estes bichinhos.

Danio Zebra

Nome científico : Brachydanio rerio

Tamanho Adulto: 5 cm

Facilidade de manutenção: muito fácil

Peixes de Comunidade: Sim, muito pacífico

Requisitos de Aquário:

O danio zebra é um peixe excelente para iniciantes, sempre activo, fácil para alimentar, pacífico e muito tolerante a condições menos ideais do aquário. Este peixe está no seu melhor quando mantidos num cardume de 6 ou mais, em água neutra a ligeiramente alcalina, com uma temperatura de cerca de 24º C (entre 26º e 28º para reprodução) e muito espaço para nadarem livremente. A alimentação pode incluir artémia viva ou congelada, grindal worms etc., mas eles passarão bem apenas com flocos.

Reprodução

Uma maneira extremamente fácil de obter algumas crias é o set-up de um pequeno reservatório de cerca de 5 a 10 litros, instalar um filtro de fundo e utilizar grandes pedras em vez de gravilha de aquário normal (eu uso berlindes no fundo de um aquário de 20L onde mantenho um termóstato de 25w, uma bomba de ar e 1 filtro de esponja).
Pessoalmente uso 1 processo muito básico e como tenho o aquário sempre a trabalhar é quase garantido que, havendo condições, de duas em duas semanas terão desovas.
O primeiro passo é colocar apenas a fêmea no vosso aquário preparado para a desova durante alguns dias (eu deixo de um fim de semana para o outro) alimentando-a entre 2 a 3 vezes ao dia (podem colocar mais que uma fêmea). Ao fim desse tempo colocar os machos. Eu li em qualquer lado que se deve colocar 2 machos por cada fêmea (gandas malucas) e reduzir a coluna de agua a 6 cm no máximo através de uma TPA para que haja uma renovação de água para que não haja contaminação dos ovos e durante este período reduzam a quantidade de alimento ou optem por não dar (é o que faço, não dou).
Passadas 24 ou 48 horas como vos der mais jeito retirem os adultos para o aquário onde os mantinham anteriormente, reduzam a corrente do filtro ao máximo ou desliguem o mesmo se não conseguirem reduzir o fluxo e não se esqueçam, se o vosso filtro for de caixa, de isolar a entrada de agua. Eu uso uma meia de senhora para o efeito.
Em alguns sítios, se pesquizarem na internet vão encontrar informação que vos diz que passados 2 dias já verão crias coladas aos vidros, mas eu só os vejo passados 3 a 4 dias.
Quando os virem não se preocupem logo com a alimentação no primeiro dia, pois eles ainda não irão comer. Podem optar por dar dáfnia, preparada durante o período de desova, ou micro-vermes ou então comida em pó que encontrarão em qualquer boa loja de aquariofilia.
No segundo dia já irão dar o primeiro alimento as vossas crias, optem por variar em cada vez que o fazem (2 a 3 vezes ao dia, em pouca quantidade para não contaminar a água).
Ao fim de alguns dias de os verem a nadar já podem ligar o filtro, o que vos vai ajudar a evitar as TPAs diárias o que reduz choques para os pequenos devido a diferenças dos parâmetros da água.
Depois é só velos crescer.

Senthil Kumar apresentou uma boa alternativa de método de desova.

Outra forma simples é apenas mantê-los noem seu aquário normal com o tipo habitual de areão. De vez em quando aspirar o areão e deixar a água repousar por 2-3 dias. Lotes de bebês, serão encontrados na água que se aspirou.

Um benefício adicional é que todos os resto que aspiràmos irão fornecer alimento suficientemente microscópico para as crias comerem nos primeiros dias.

Espero ter ajudado e aguardo troca de experiências.
Cumps!!!!

P.S. este texto contém expressões usadas em pesquisas pessoais acerca da espécie.
petfish.net; en.wikipedia.org; fishbase.org; astronaddict.blogspot.com; forumamordepeixe; seriouslyfish.com;

Última edição por Freddy.Valente em Qui 31 Mar 2011, 22:34, editado 2 vez(es)

estalecas

Membro
Membro

Nome Real : Vasco

MensagemAssunto: Re: DANIO ZEBRA (BRACHYDANIO ZEBRA)   Dom 12 Dez 2010, 17:20Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Muito bom topico... Ando a pensar numa especie para reproduzir num aqario de 20 ou 40 litros e ficou aqui mais uma opção!

Abraço,
Estalecas

Freddy Valente

MensagemAssunto: Re: DANIO ZEBRA (BRACHYDANIO ZEBRA)   Ter 21 Dez 2010, 21:24Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Obrigado!
Qualquer coisa estou ao dispor.

cumpz e boa aquariofilia!

Cláudia Araújo

Nome Real : Cláudia Araújo
Gostos : 114

MensagemAssunto: Re: DANIO ZEBRA (BRACHYDANIO ZEBRA)   Qua 22 Dez 2010, 18:53Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Viva Freddy Valente!!

Excelente informação que nos brindaste sobre a criação destes lindos peixes. Very Happy

Só falta aí umas fotos.....não se arranja? Wink

Aí passava a 10 ⭐

Abraços

Freddy Valente

MensagemAssunto: Re: DANIO ZEBRA (BRACHYDANIO ZEBRA)   Qui 23 Dez 2010, 21:56Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

boas Claudia!
tentarei arranjar fotos das varias etapas na proxima desova. ta pra breve.
so ainda nao foi por falta de espaço.

cumpz a todos

Cláudia Araújo

Nome Real : Cláudia Araújo
Gostos : 114

MensagemAssunto: Re: DANIO ZEBRA (BRACHYDANIO ZEBRA)   Sex 24 Dez 2010, 14:17Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Viva Freddy!!
Vamos ficar a espera dessas novidades...

Abraços

Noé Miterhofer

Membro
Membro

Nome Real : Noé M.E.P.L. Costa
Gostos : 47

MensagemAssunto: Re: DANIO ZEBRA (BRACHYDANIO ZEBRA)   Seg 03 Jan 2011, 15:20Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Viva Freddy!!!!

Tambem tinha interesse sobre a reprodução desse peixe, nunca tinha visto um artigo sobre esse assunto. Otimo topico!! Tentarei a desova.

Feliz 2011

Freddy Valente

MensagemAssunto: Re: DANIO ZEBRA (BRACHYDANIO ZEBRA)   Seg 03 Jan 2011, 22:49Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas!
Obrigado Noé!
Boa sorte ai e vai dando novidades.

Cumpz!!!

Noé Miterhofer

Membro
Membro

Nome Real : Noé M.E.P.L. Costa
Gostos : 47

MensagemAssunto: Re: DANIO ZEBRA (BRACHYDANIO ZEBRA)   Ter 04 Jan 2011, 10:55Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Tive varios Freddy, um cardume desses em um tanque de 100 litros aproximadamnte, mas vou tentar como tu diz.

Jamb

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: DANIO ZEBRA (BRACHYDANIO ZEBRA)   Ter 18 Jan 2011, 00:59Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Aqui uso um método diferênte, os meus danios não desovam só no fundo! Faço a reprodução usando um pequeno lago com cascata, este tem 1500l com 80cm. de profundidade na parte mais funda. A água do lago é bombeada (captação no fundo do lago, 2000l/h) para dois reservátórios (caixas d'agua) um de 1000l e o outro com 500l. A água retorna ao lago depois de passar pelo filtro biológico, o mesmo tem 150l de capacidade, sendo formado por cacos de cerâmica no fundo e agrião (Nasturtium officinale) plantado na superfície, indo cair na cascata. Mantenho muitos aguapés (Eichhornia crassipes) tanto no lago como nos reservatórios. Tenho 16 danios zebra no lago, sendo 6 albinos. Depois de muita observação desenvolvi um sistema próprio de reproduzi-los que venho colocar aqui, pois pode ser do interesse de outros membros.

Meus danios prefrem desovar por sobre as raizes dos aguapés, as femêas sobem para a parte alta das plantas onde os bulbos se encontram, ficando praticamente fora d'agua e desovam ali, logo os machos fazem o mesmo para fertilizar os ovos. Então, a cada 3 dias recolho as plantas e troco por outras que estavam no reservatório de 500l. Assim, de 3 em 3 dias ocorre o nascimento de alevinos no tanque. Notei também que há uma espécie de preferência reprodutiva entre os albinos e não-albinos, ou seja os albinos prefêrem reproduzir entre si e os não-albinos fazem o mesmo!!! Dessa forma tenho alevinos das duas variedades em abundância. O tanque de 1000l é usado p/ fase final de crescimento dos alevinos.

Fatalmente alguns ovos caem ao fundo do lago, desses parte eclode no próprio lago e parte é levada pela bomba até os tanques, eclodindo nos mesmos. Também ocorre eclosão entre os pés de agrião no filtro. então todo dia recolho alevinos no lago, filtro e tanque de 1000l, e os transfiro p/ o tanque de 500l.

Notei também que por estarem num lago com bastente espaço e fartura de alimento, eles praticamente não atacam as crias, sendo comum ver alevinos recém nascidos se alimentando junto aos adultos sem serem importunados.

Alimento os alevinos com infusórios e ração em pó que eu mesmo produzo. A água é tratada com folhas de amendoeira e praticamente não há perda de crias!

Como moro no sul do Brasil, estou construindo um sistema p/ aqucimento solar no sistema lago/tanques para usar no inverno. Do inicio da primavera, até o final do outono tenho alta taxa de reprodução com este método, produzindo alguns milhares de alevinos durante esse período. Isso com apenas 16 matrizes!

Qualquer dúvida é só perguntarem que estarei disposto a esclarecer!

Freddy Valente

MensagemAssunto: Re: DANIO ZEBRA (BRACHYDANIO ZEBRA)   Ter 01 Mar 2011, 23:44Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Pois com essas condições até eu fazia filhos de 3 em 3 dias.

Brincadeiras a parte.
Vera!
Como prometido estão para breve as fotos.

Cumpz

lino_51

Membro
Membro

Nome Real : Lino
Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: DANIO ZEBRA (BRACHYDANIO ZEBRA)   Ter 17 Set 2013, 19:43Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Muito legal seu post e ótimas dicas...parabéns

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: DANIO ZEBRA (BRACHYDANIO ZEBRA)   Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

DANIO ZEBRA (BRACHYDANIO ZEBRA)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Fichas Técnicas :: Peixes-