Peixefauna
Bem-vindo(a) Ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto
Cão e Companhia

Como reproduzir o peixe Betta Splendens

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

Betta-Online

Recém chegado
Recém chegado

Gostos: 1

MensagemAssunto: Como reproduzir o peixe Betta Splendens   Dom 01 Mar 2009, 11:28Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Tal como tenho na página http://betta-online.blogspot.com/search/label/Metodos

1 - Primeiro de tudo, arranjar um casal de betta do seu agrado. (esta era fácil )

2 - Colocar o macho num aquário, com água cerca de 10cm de altura, tapado, e com água parada.
Adicionar algumas plantas de superfície, e esperar que o macho faça um ninho de bolhas na superfície. Pode também ajudar o macho, colocando um pedaço de esferovite escavado por dentro ou algo dentro desse género, para que o ninho fique consistente. Se o macho não tiver começado a fazer ninho, passado 1 dia ou mais, pode sempre mostrar-lhe um espelho para ele ficar espicaçado e começar a definir território. Pode também mostrar-lhe uma fêmea, claro, sempre separada do macho.

3- Assim que o macho tenha ninho feito, esperamos mais uns dias, sempre a alimentar bem ambos os peixes. Eu dou diáriamente artémia,larvas e granulado.
Aqui podemos colocar a fêmea dentro do aquário, por exemplo, dentro de uma garrafa de plástico cortada, para que fique separada do macho.

4- Quando notarmos a fêmea com riscas na vertical ( pode também significar stress por causa do macho ) e que a fêmea já não foge do macho chegou a altura de a soltarmos no aquário.
Isto claro, se o ninho de bolhas já for consistente.
Levantamos com cuidado o bocado cortado da garrafa, para que a fêmea fique já em contacto com o macho e esperamos.
Há quem goste de ficar a observar, a ver se corre tudo bem. Eu pessoalmente deixo-os lá um par de horas, e quando volto, já está feita a postura de ovos já colocados no ninho.
Deixo também musgo no aquário, para que a fêmea se possa esconder do macho sempre que queira, para não ficar muito magoada, pois o acasalamento pode tornar-se bastante violento. Coisas de peixes...

5-O acasalamento é feito da seguinte forma: o macho depois de convencer a fêmea a ir para baixo do ninho, dão um abraço...e a fêmea liberta os ovos, já fertilizados pelo macho, durante o abraço.
O macho irá sempre apanhar os ovos, entre cada abraço e a fêmea ficará como que morta...mas não está, pois dentro de momentos irá haver mais um abraço. Existem fêmeas que também ajudam a colocar os ovos no ninho, mas atenção, convém observar esta parte, pois também podem tentar comer os ovos.

6 - Quando acabarem os abraços, devemos retirar a fêmea, pois o macho irá vê-la como uma ameaça para os ovos. O macho a partir de agora vai cuidar dedicadamente os ovos todos, sempre a colocar bolhas debaixo dos ovos. Não se deve alimentar o macho durante o tempo em que estiver com os ovos ou recém eclodidos.

7 - Os ovos devem eclodir entre 24h ou 48h, e o macho continuará a pegar nos alevins que caem do ninho e recolocá-los lá. Isto sem parar. Devemos deixar a luz acesa durante este tempo todo, para o macho não perder o instinto.

8 - Pessoalmente, deixo o macho com os alevins, durante os primeiros 4 ou 5 dias, a partir daí, retiro o macho e dou-lhe uma boa alimentação que ele bem merece, após todo este esforço.
Coloco também uma pedra difusora de ar, para movimentar a água, mas nada em excesso.
Já experimentei também não colocar nada, e não vi nada de anormal. Mas a movimentação da água, serve também para não se criar uma película à superfície, impedindo que os jovens bettas consigam respirar, o que será fatal.

9 - Nos primeiros 3 ou 4 dias, os alevins não precisam ser alimentados, pois possuem um saco vitelino com alimento. Mas podemos adicionar desde o primeiro dia, água verde ou comida líquida, (por exemplo, Nobifluid da JBL) pois vai criar sujidade na água e microorganismos, dos quais os bettas se vão alimentar.
Comida líquida dou várias vezes ao dia.

10- A partir dos 10 dias, mais ou menos, podemos começar a eclodir artémia, pois os bettas adoram. Quem não quiser dar artémia recém eclodida, pode dar comida em pó.

11 - A partir de certo momento, vamos notar que há alguns dos bettas com o dobro do tamanho dos outros. Será altura de os mover para outro aquário, evitando que comam os irmãos mais pequenos.
Lembre-se sempre de ter o aquário tapado para criar húmidade, pois os alevins vão formar o sistema de labirinto, que lhes permite respirar oxigénio fora de água.
Vá subindo o nível da água, algo como 2 ou 3cm diáriamente. Não se preocupe com a água estar verde ou suja, pois eles aproveitam isso para se alimentar.

12- Quando o aquário já estiver cheio (não demasiado cheio ) , podemos começar a efectuar trocas de água habituais.

13- Chegou agora a altura, a partir dos 3 meses, em que vamos ter que separar os machos das fêmeas e dos outros machos também, pois os machos são extremamente territoriais e vão começar a lutar entre si, podendo danificar barbatanas e mesmo matar-se. As fêmeas podem ficar sempre juntas no mesmo aquário. Mesmo aqui, passados 3, 4 ou mesmo 5 meses, vão haver algumas diferenças de tamanho entre todos os irmãos, mas isso sempre foi assim na natureza. Hão de chegar lá.

Estas são apenas as minhas opções e que resultam bem, mas existem muitas outras técnicas e teorias que também podem ser viáveis.

Ervilhita

Membro
Membro

Gostos: 0

MensagemAssunto: Re: Como reproduzir o peixe Betta Splendens   Ter 10 Mar 2009, 18:51Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Gostei muito deste topico.
Comprei ontem um betta macho porque tenho duas betas muito gordas (uma mais que outra) e penso estarem ovadas.
O macho ja começou a fazer o ninho de bolhas mas estou á espera que fique maior.

Na minha opiniao se o topico tivesse fotos iria ajudar muito.
Continua com o bom trabalho e obrigado por partilhares a tua experiencia

Betta-Online

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Como reproduzir o peixe Betta Splendens   Qua 11 Mar 2009, 08:53Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Já agora, tenho uns vídeos :

Betta-Online

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Como reproduzir o peixe Betta Splendens   Qua 11 Mar 2009, 08:56Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Ervilhita escreveu:
Gostei muito deste topico.
Comprei ontem um betta macho porque tenho duas betas muito gordas (uma mais que outra) e penso estarem ovadas.
O macho ja começou a fazer o ninho de bolhas mas estou á espera que fique maior.

Na minha opiniao se o topico tivesse fotos iria ajudar muito.
Continua com o bom trabalho e obrigado por partilhares a tua experiencia

Posta umas fotos! Vais juntá-los em que aquário?

Ervilhita

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como reproduzir o peixe Betta Splendens   Qua 11 Mar 2009, 17:24Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Vou junta-los num aquario pequeno com 20l. O rapaz nao se decidiu a fazer o ninho, entao coloquei a femea dentro de uma garrafa. Ele ficou todo doido a mostrar-se e elea ficou receptiva mas ele mesmo assim nao faz o ninho das bolhas Sad

Betta-Online

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Como reproduzir o peixe Betta Splendens   Qui 12 Mar 2009, 13:15Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

A que temperatura está a água?
Os meus, basta a temperatura subir um pouco mais, fazem logo ninhos, questão de uma tarde está feito.

Depois é que coloco lá a fêmea para se irem ambientando.

Se calhar tiravas a fêmea durante um ou dois dias, digo eu, pode ser que ele faça ninho. Se tivesses outro macho mostravas-lhe também para ele ver que há concorrência Razz

Ervilhita

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como reproduzir o peixe Betta Splendens   Qui 12 Mar 2009, 18:47Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Retirei a femea, tenho a temperatura a 29º, mais ja seria um cozido, ou achas que deveria aumentar?

Betta-Online

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Como reproduzir o peixe Betta Splendens   Qui 12 Mar 2009, 23:22Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Não, 29º é óptimo. Arranja um espelho para ele se ver um bocado , tipo durante uma hora ou assim, pode ser que fique espicaçado e comece a criar um ninho.

catxafire

Membro
Membro

Gostos: 34

MensagemAssunto: Re: Como reproduzir o peixe Betta Splendens   Seg 08 Jun 2009, 13:27Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

boas tenho a femea dentro do aquario do macho mas separada pela tal garrafa a uns dias,o macho la anda de volta do ninho e tal...mas sempre que se lembra da femea abre a goela e la vai ele a carga...mais ou menos quanto tempo é que demora a habituaçao do macho a femea?e ja agora como sei que o ninho esta concluido?
cumprimentos

catxafire

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como reproduzir o peixe Betta Splendens   Dom 14 Jun 2009, 00:05Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

bem,a femea morreu...se calhar devido ao stress do macho a investir apesar de separada pela garrafa...nao sei,mas gostava que alguem me soubesse esclarecer a minha questao anterior pois gostava de voltar a tentar...quero ficar esclarecido antes de investir noutra femea e fazer asneira de novo :s

Betta-Online

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Como reproduzir o peixe Betta Splendens   Seg 15 Jun 2009, 22:19Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas,

primeiro é esperar que o macho tenha um ninho construído, não sei dizer qual é o tamanho ideal, mas convém que seja algo de jeito.

Depois colocas a fêmea separada como fizeste... mas deixas lá mais que 1 dia , para ele aumentar o ninho.

Também convém que a fêmea esteja inchada dos ovos...senão não vai largar ovos nenhuns.

Se assim for, deixas a fêmea separada do macho para aí uns 2 dias e se o ninho estiver lá na mesma, podes soltá-la. Mas isso convém ires vendo o processo para não a matar...
Arranja sítio para ela se esconder dele também e tapa o aquário.

catxafire

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como reproduzir o peixe Betta Splendens   Seg 15 Jun 2009, 22:27Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

obrigado amigo quando puder vou voltar a tentar nova experiencia.

cumprimentos

tioayres

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como reproduzir o peixe Betta Splendens   Sex 26 Jun 2009, 13:03Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Citação :
Vá subindo o nível da água, algo como 2 ou 3cm diáriamente. Não se preocupe com a água estar verde ou suja, pois eles aproveitam isso para se alimentar.

12- Quando o aquário já estiver cheio (não demasiado cheio ) , podemos começar a efectuar trocas de água habituais.
Gostaria de que "se possível" explicasse melhor esse processo.
Não ficou claro quanto tempo se passará nesse procedimento e penso que se abre a possibilidade de a amônia e o nitrito ficarem altos e a qualidade da água cair bastante chegando a matar os alevinos, ou não?

NB.: Estou aqui compartilhando e aprendendo, porisso fiz a pergunta, certo?

Betta-Online

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Como reproduzir o peixe Betta Splendens   Ter 07 Jul 2009, 11:36Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Até encher o aquário.

Vais adicionando água aos poucos...até atingir praticamente o topo, depois eles já estarão maiores e podes trocar mais água de cada vez.

Sim, pode haver amónia mas é para isso que serve ires adicionando água.

Riqui

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como reproduzir o peixe Betta Splendens   Sab 11 Jul 2009, 18:26Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

tenho um peixe betta,ja comprei a fêmia mais so que ele nao quer faser o ninho o que eu fasso??????????????????

Como reproduzir o peixe Betta Splendens

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna ::  ::  :: -