Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Um pouco de DIY by cable-man, LEDs

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

Nome Real : Adalberto Pereira
Gostos : 40

MensagemAssunto: Um pouco de DIY by cable-man, LEDs   Qui 04 Nov 2010, 22:40Responder ao tópico

Os LEDs teem vindo a crescer em popularidade por duas razoes princiais:
1 - Novidade, embora ja muito velhinhos é uma novidade a sua utilizaçao em iluminaçao
2 - Eficiencia, a sua eficiencia medida em cd/W e efectivamente neste momento superada apenas pelas lampadas de plasma (que teem um rendimento quase 100% superior aos LEDs).

Novidade
Os LEDs brancos, azuis e tudo pelo meio sao efectivamente uma novidade. Teem meia duzia ou uma duzia de anos, os azuis teem mais tempo mas de muito baixo rendimento. Estes LEDs que conhecemos actualmente com capacidade de projectar uma bola de 10cm de raio numa parede a 10 metros de distancia, sao novos.
So por curiosidade os primeiros LEDs azuis que apareceram foram utilizados pela VW nos paineis dos GOLF3 e Passat para sinalizaçao de maximos. O preço de cada um desses LED era na altura de cerca de 5 contos, 25 euro.

Os LEDs frios de alto rendimento, por "frios" entenda-se cor fria, teem menos tempo ainda, e entao os brancos, a ultima cor a ser conseguida, sao mesmo muito recentes.
Existem varias aplicaçoes industriais para este tipo de fonte luminosa, com os fabricantes a garantirem caracteristicas absolutamente fantasticas, é normal que haja um apetite por parte da industria em fazer aplicaçoes novas e colocar no mercado todos os dias uma lampada ou fonte de luz nova.
E novidade, gastam pouco, teem uma cor bonita, sao instantaneos a atingir o ponto maximo de luz e sao infinitamente regulaveis em intensidade desde o 0 ate 100% da sua capacidade.
O contra ponto disto, é que as caracteristicas anunciadas pelos fabricantesao apenas conseguidas SE os LED forem mantidos sob os pressupostos a que sao testados, e qualquer variaçao nestes, implica logo uma variaçao nas caracteristicas finais do LED, seja em brilho seja em tempo de vida seja ate em ângulo declarado de radiaçao.

Eficiencia
sao de facto uma das melhores fontes de luz que conhecemos hoje para aplicaçoes domesticas.
Sao finos, baratos, teem bons rendimentos luminosos, gastam pouco e sao duradouros.
Os rendimentos dos LED dependem de fabricante para fabricante.
é de notar no entanto, relaivamente ao rendimento, que LEDs de grand epotencia ou com grande radiaçao luminosa, nao sao sempre os de maior rendimento.
Um LED de xW com ycd de iluminaçao, pode ter um rendimento muito maior se o colocarmos a trabalhar num regime abaixo do maximo.
Sem entrar em valores, por exemplo para o mesmo LED temos muitas vezes tabelas deste tipo:
xI = ycd
2xI = 1.5Ycd
3xI = 2Ycd
ou seja, se considerarmos que com uma corrente x o LED tem um rendimento de 100%, com uma corrente 2x o rendimento ja e so de 75% e com uma corrente de 3x o rendimento é apenas de 66%.No entanto as caracteristicas do LED dizem que e um LED de xW = ycd, estes valores reflectem o valor maximo de nivel luminoso, nao o valor maximo de rendimento.
é preciso ter atençao estes factores quando se compra LEDs para iluminaçao, porque baixar 33% o rendimento de um LED, é muito,
e pode, dependendo da aplicaçao, mas pode compensar comprar 2 LEDs mais fracos que vao ser mais caros mas vao gastar no conjunto menos potencia para o mesmo nivel de iluminaçao.

Aquecimento, perdas de energia
Ao contario do afirmado por muita gente, os LEDs tambem desperdiçam energia.
Se entrarmos no campo dos maximos, a maxima potencia absorvida com a maxima radiaçao possivel de um LED antes de queimar, vemos mesmo que teem perdas muito significativas.
Estas perdas sao libertadas sob a forma de calor.
Uma iluminaçao que use muitos destes LEDs, precisa de um grande dissipador, ou de ventilaçao forçada ou ate mesmo dos dois.
Outra fonte de desperdicio e a fonte de alimentaçao. Pode-se diminuir ao se utilizar apenas 1 para o maior numero possivel de LEDs, mas ha casos em que nao e possivel utilizar apenas 1. Se eu tiver 10 candeeiros em casa, espalhados por 10 divisoes diferentes, nao vao estar todos ligados a mesma linha de 12V, a nao ser que tenha feito a casa de origem preparada para isso.

Chega de paleio, o que e' que eu quero:
1 calha de 60cm pequena, discreta, em LED e que me permita ter um aquario plantado com plantas de necessidade media de luz.
60*30*35cm, sao 63 litros de agua... nao sao, sao 50 ou menos.
Mas isso nao interessa nada, o que realmente interessa e' que o aquario tem 35cm de altura, descontando a terra ficam 30, e tem 30cm de largo.
O comprimento e absolutamente indiferente, uma vez que ao contrario das lampadas os LEDs podem ser adequados quase milimetricamnete aos aquarios, ficando 100% do comprimento do aquario iluminado, sem dead spots.

Preciso de LEDs de intensidade forte, com um raio de dispersao que me permita colocar a calha o mais baixo possivel e que iluminem os 30cm de largura do aquario.
Para uma altura 0 do vidro, 30cm de altura para 30cm de largo temos um angulo de 25º + 25º ou mais.
Para ter os topos dos vidros iluminados, para nao ver so sombras de peixes, é necesario um angulo mais aberto. No minimo 90, de preferencia 100 ou 120.

Vamos la ver o que ha:
http://www.leds.de/
http://www.leds.de/en/home/

ha isto:
http://www.leds.de/en/LED-strips-modules-oxid-oxid-oxid-oxid/High-power-LED-strips/

agora, analisando melhor o que realmente interessa:
http://www.leds.de/en/LED-strips-modules-oxid-oxid-oxid-oxid/High-power-LED-strips/High-Power-SMD-LED-strip-white-600mm-1200lm-12V.html
Current 1400 mA Notice
Voltage 12,00 V Notice
light efficiency 71 lm/W Notice
luminous flux 1200 lm
Color temperature 6000 K
color reproduction 70 Ra

http://www.leds.de/en/LED-strips-modules-oxid-oxid-oxid-oxid/High-power-LED-strips/Extreme-Line-Plus-white-8-Cree-Q5-LEDs-1440lm.html
Measures: 270x10x8mm
seriam precisas 2 para fazer os 60cm
caracteristicas do Q5, considerando 1440lumen/8 Q5 = 180Lumen cada:
I = 700mA * 16 = 11200mA - partindo do principio que estao ligados 2 a 2, I total = 5600mA, e se for 3 a 3 I = 3733mA
flux luminoso = 193 lm * 16 = 3088 Lumen total
Color temperature 3000 K Notice
color reproduction 80 Ra
Viewing angle 125º
86 lm/W

Destes dois, a diferença de preço + a diferença de consumo - a diferneça de fluxo luminoso = escolher os primeiros.

Escolher a fonte de alimentaçao:
Estes LEDs escolhidos trabalham a 12V DC, logo nao podem ser ligados a 230V AC directo.

Agora escolher a fonte de alimentaçao depende de como queremos ligar as fitas, eu quero ligar da forma que for mais barato.
Em paralelo = 12V @ (1400mA + 1400mA) = 36W de minimo ja com o coeficiente de cagaço
Em serie = 24V @ 1400mA = 36W de minimo ja com o coeficiente de cagaço

Ha isto:
http://www.leds.de/en/Accessories/Power-supplies/Power-supply-5000mA-12V-6-24V.html
e isto:
http://www.leds.de/en/Accessories/Power-supplies/Power-supply-5A-12V-IP67.html
e isto:
http://www.leds.de/en/Accessories/Power-supplies/Power-supply-2-5A-24V-IP67.html

Aqui ha muitos criterios para se escolher uma fonte, a mais bonita, a maior, a mais pequena....
Eu escolhi... a mais barata.

A estrutura.
Os LEDs nao podem ficar suspensos no ar, logo é necessario algum tipo de estrutura para os segurar...
Olha la ela aqui tao bonita:
http://www.leds.de/en/LED-strips-modules-oxid-oxid-oxid-oxid/High-power-LED-strips/Aluminium-case-set-600mm.html

604*26mm, os LEDs teem 9mm de lado, descontando as beiras e os feitios.. e gaja para dar para la enfiar 2 fitas lado a lado.

Quando chegarem, logo vemos Smile

Agora, quem estiver interessado, tem de esperar pelas cenas dos proximos capitulos.
Uma semanita, talvez menos, para ca chegar a encomenda.

Gameiro

Membro
Membro

Nome Real : Fabio Gameiro
Gostos : 75

MensagemAssunto: Re: Um pouco de DIY by cable-man, LEDs   Qui 04 Nov 2010, 23:14Responder ao tópico

boa explicaçao e excelente dyi so podia vindo de quem vem Wink

so um pequeno reparo, supostamente sera um plantado de agua doce certo? se for esse o caso deveria estar na zona de agua doce e nao salgada hehe =P

mto bom cable, mantem-nos informados Wink

boa sorte.

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Um pouco de DIY by cable-man, LEDs   Qui 04 Nov 2010, 23:21Responder ao tópico

bem... A ideia era ser para agura doce, mas a verdade e que se aplica tambem aos salgados, possivelmente so para os corais mais simples e pelo sim pelo nao com ajuda de uma actinicasita T5...

Estava aprocura da secçao DIY de baixo para cima, esta foi a primeira que apareceu, nem percebi que era de agua salgada Smile

Mas sim, este e melhor trocar para a area de agua doce, sff.

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Um pouco de DIY by cable-man, LEDs   Ter 16 Nov 2010, 01:07Responder ao tópico

Dia santo:

Tal como eu pensei, cabem Smile :

Ha coisas boas e mas, os LEDs veem montados numa linha de aluminio, a parte de tras dos LEDs é aluminio, nao é fita flexivel.
Ao contrario do que eu esperava, pela curta experiencia que fiz so para medir a luminosidade, esta porra aquece mesmo, e é impossivel estarem a funcionar fora do aluminio. quer dizer... possivel é, mas por pouco tempo.

Liguei as duas fitas, medi 1 metro de distancia e medi a luminosidade... 1100 LUMEN!!!
Bem sei que estavam decalarados 1200 por fita, mas nao esperava nem 500.
1100, a 1 metro de distancia.
Em lux, e como é para um aquario com 35cm de altura, estou a contra com uns 1800 lux. Nao experimentei, foi so memso ligar e desligar, tenho de os fixar ao dissipador para fazer mais testes.

Por hoje é so, agora arranjar uns suportes para isto.
Uma coisa garanto, o dissipador e bem catita Smile

Morteiro

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Um pouco de DIY by cable-man, LEDs   Sex 14 Jan 2011, 00:47Responder ao tópico

Foi pena ter esquecido este tópico, porque estou a achar super interessante e proveitoso para num futuro inventar algo também.

Será pedir muito fotos e demais informação restante para verificar a eficácia e saber o resultado numa aquário, já que, desde Novembro já deu para tirar alguma ilação da coisa.

Fico a aguardar

Neon Tetra

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Um pouco de DIY by cable-man, LEDs   Dom 16 Jan 2011, 22:53Responder ao tópico

Ainda bem que foste desencantar este tópico. O tópico é super interessante. Vamos lá cable-man mostra lá a tua calha. Este rapaz é cheio de trukes...Está a funcionar ?

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Um pouco de DIY by cable-man, LEDs   Dom 19 Ago 2012, 23:32Responder ao tópico

Olá, Tenho um aquário de 60 de comprimentos e 30 de altura. Não tenciono colocar plantas exigentes. Tenho em mente Anubias...musgos...cabombas, tenho uma calha de 8W que comprei no chinês, mas já sei que é pouco, para o tamanho do aquário. Gostava de saber quais Leds usar, onde posso comprar e quanto custam mais ou menos.

Se não for pedir muito claro Embarassed

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Um pouco de DIY by cable-man, LEDs   Ter 25 Set 2012, 11:50Responder ao tópico

Isto promete, bela explicação tens jeito para a coisa, realmente esses meninos têm muito bom aspeto e mandam uma potencia luminosa muito boa, penso que são do tipo 5050 smd, pelo tamanho e pelas fotos, os 3528 são bem mais pequenos e dão 3x menos potencia luminosa.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Um pouco de DIY by cable-man, LEDs   Ter 25 Set 2012, 17:21Responder ao tópico

Lá desenterraram um tópico da antiguidade! Razz Razz

David Rosario

Membro
Membro

Nome Real : David
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Um pouco de DIY by cable-man, LEDs   Ter 25 Set 2012, 21:39Responder ao tópico

MiguelAngelo escreveu:
Olá, Tenho um aquário de 60 de comprimentos e 30 de altura. Não tenciono colocar plantas exigentes. Tenho em mente Anubias...musgos...cabombas, tenho uma calha de 8W que comprei no chinês, mas já sei que é pouco, para o tamanho do aquário. Gostava de saber quais Leds usar, onde posso comprar e quanto custam mais ou menos.

Se não for pedir muito claro Embarassed
Acho que para essas plantas 10 high power LED de 1W=1000Lm seja suficiente. No Ebay encontras a bom preco,compra com 6000/6500K

Francisco,
Estes sao high power LED,sao superiores aos 5050 smd. Neste caso vem ja montados num "circuit board" mas existem tambem montados em star PCB ou so o emiter. Sao leds que aquecem muito dai ser necessario dissipadores de calor que sao pecas em aluminio com formas especificas para o efeito.

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Um pouco de DIY by cable-man, LEDs   Qua 26 Set 2012, 02:48Responder ao tópico

os LEDs 5050 sao uma boa ideia de markting, mas nada mais.
Na verdade sao 3 leds normais enfiados numa unica pastilha.
Iplica que o consumo é efectivamente 3x mais, mas a luz nao é 3x mais uma vez que uns emissores se sobrepoem aos outros.

Os LEDs do exemplo sao LEDs de alto rendimento, estao especificadas as caracteristicas deles no artigo

10LED de 1W para anubias e musgos em 30cm de altura???
Se fores socio da EDP, tudo bem, caso contrario, 2 LED de 1W ou 60cm de fita de 120LED/m de LED normal.

davii

Membro
Membro

Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Um pouco de DIY by cable-man, LEDs   Qua 26 Set 2012, 14:40Responder ao tópico

pois pq ao final do mes a fatura vai ser grande

David Rosario

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Um pouco de DIY by cable-man, LEDs   Qua 26 Set 2012, 21:28Responder ao tópico

cable-man escreveu:

10LED de 1W para anubias e musgos em 30cm de altura???
Se fores socio da EDP, tudo bem, caso contrario, 2 LED de 1W ou 60cm de fita de 120LED/m de LED normal.

So falei em 10 LED porque ja li outros topicos do MiguelAngelo e sei que ele nao quer ficar so por essas plantas e nao acho que mesmo para essas plantas seja demasiado.

Em relacao ao comentario da EDP acho muito descabido.
Se tivesse esse aquario com essas plantas mas em vez de LED,tivesse de por lampada T5,o que utilizaria?

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Um pouco de DIY by cable-man, LEDs   Qua 26 Set 2012, 22:18Responder ao tópico

1 X 18W T8 ou 1 x 13W T5 HE.
Isto, para manter anubias, musgos e restantes da mesma necessidade de luz.
10W de LED sao equivalentes, por baixo, a 24W T5 HO. o que para as plantas em causa, em 30cm de altura, é obviamente demasiado.
Se é para plantas diferentes, nao foi questionado. Apenas respondi ao que me foi perguntado.

posso dizer que em 45cm de altura tenho anubias e musgos e em 50cm de altura ja tive crinum thaianum, anubias e vallisneria gigantea.
ambos debaixo de 120LED/m de LED normalissimo.
chega, sobra e é economico.

David Rosario

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Um pouco de DIY by cable-man, LEDs   Qua 26 Set 2012, 22:51Responder ao tópico

Tem toda a razao cable-man,exagerei na dose... e muito! Embarassed
Mas nao acha que 2 LED nao sera pouco? (Tendo em conta os LED do ebay que normalmente tem entre 90 a 100 Lm).

So um pormenor que me esqueci:
Enquanto uma lampada T5Ho 24W tem 1950 lumens,os 10 LED×1W em questa tem 900/1000 lumens.

David Rosario

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Um pouco de DIY by cable-man, LEDs   Qua 26 Set 2012, 23:41Responder ao tópico

T5HE 13W=1130 Lumens T8 18W=980 Lumens.

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Um pouco de DIY by cable-man, LEDs   Qui 27 Set 2012, 00:17Responder ao tópico

Ainda gostava de ver uma lamapda de 24W HO a mandar 1950 lumens Smile
4*24W T5HO, nao tenho a certeza que tenham essa potencia luminosa, muito menos 1 lampada.

Essas contas nao sao simples de se fazer, e basta este pensamento para o ilustrar:
1 lamapda é redonda e comprida.
a mediçao é feita num ponto com 2 ou 3cm a 1m de distancia.
sem grandes contas, esses 2 ou 3cm representam para ai 1º dos 360º que a lampada irradia luz.

os 1950 de uma t5, sao calculados/medidos como?
sao medidos num ponto de 2cm, e depois multiplicados pelos 360º e pelo comprimento total da lampada?
Sinceramente esses numeros que as marcas das lampadas mandam sao engraçados e bonitos, mas na pratica representam apenas a imaginaçao da marca em inventar metodos de mediçao.

pega num luximetro, liga uma calha de 4*24W t5 e passado uma meia hora de ela estar ligada, mede a radiaçao a 1metro de distancia.
a 1 metro, 1 lux = 1 lumen
depois dize-me qualquer coisa.

tenho ca uma calha com um LEd de 70W, em lumens com potencia de 100% = 2740 lumen.

um led de 1W, tem uma radiaçao de 100 lumen com que lente? se for de 5 ou 10 ou se calhar ate 15º, acredito.
com uma lente de 80º duvido muito.

para fazeres ideia, tenho ca em casa destes LEDs (NAO sao chineses do ebay):
http://www.leds.de/en/High-Power-LEDs/Cree-High-Power-LEDs/Cree-XP-G-R5-white-340-Lumen.html?listtype=search&searchparam=Cree%20XP-G%20R5
Fluxo luminoso @ 1A = 370Lumen

Medi agora, sem lente (125º) = 100 lumen
a 50cm = 400 Lux
Claro que se eu meter uma lente, o fluxo aumenta, mas fico com luz em menos espaço porque ela concentra.

Essas contas nao sao faceis de fazer, e sinceramente os numeros que as lamapdas anunciam... sao para efeito meramente decorativo das caixas.

Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro

Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Gostos : 35

MensagemAssunto: Re: Um pouco de DIY by cable-man, LEDs   Sex 14 Dez 2012, 18:18Responder ao tópico

ai os led's, ando as turras com a minha calha um dia destes faço-lhe um refresh e coloco la uns led's.

-- Assinatura --
Aquele Abraço
Júlio Maia SHARKman

www.nadaveiro.pt

Administrador do Núcleo Aquariofilia Distrito Aveiro

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Um pouco de DIY by cable-man, LEDs   Sab 15 Dez 2012, 01:25Responder ao tópico

Para salgados é mais dificil, mas para água doce já tens muita coisa boa, vale a pena.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

David Rosario

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Um pouco de DIY by cable-man, LEDs   Sab 15 Dez 2012, 01:37Responder ao tópico

Francisco Ramalho escreveu:
Para salgados é mais dificil, mas para água doce já tens muita coisa boa, vale a pena.
Muito pelo contràrio,os led começaram a ser utilizados inicialmente nos salgados,hoje em dia jà se vê mais aquàrios de àgua doce com iluminação led.
Encontra-se muita coisa tanto para um como para outro. Tens temperaturas de côr e cores para todos os gostos.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Um pouco de DIY by cable-man, LEDs   Responder ao tópico

Um pouco de DIY by cable-man, LEDs

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Soluções Caseiras ::   DIY-