Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Meu Aqua em cima de um Móvel IKEA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

HC

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Meu Aqua em cima de um Móvel IKEA   Ter 02 Nov 2010, 11:29Responder ao tópico

Bem agora já está ... comprei o Móvel do IKEA ... vamos ver o que dá Smile

Vamos para a fase de montagem ... já que estou a começar ... o que me aconselham?

sluiz

Membro
Membro

Nome Real : Sérgio Luiz
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Meu Aqua em cima de um Móvel IKEA   Ter 02 Nov 2010, 11:39Responder ao tópico

se cortarem a "madeira" desses modelos ikea, verão que são ocos...e frágeis...
http://www.instructables.com/image/FXQ07KGF2H0OXJ1/Inner-Frame.jpg
http://img524.imageshack.us/img524/4305/ikeaexpeditinside2.jpg
o interior é resistente como...cartão...... Shocked
atenção...

HC

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Alguns são realmente assim ... mas não sei se se aplica a este ...   Ter 02 Nov 2010, 13:57Responder ao tópico

... consegue arranjar mais informação sobre o tipo de madeira que o IKEA usa?

é que eu ainda vou a tempo Smile o meu ainda não está montado Very Happy

Mais informação seria útil ... (site que pesquisou por exemplo) não só para mim mas para os restantes que já montaram os aquários.

Esta informação que fornece parece bastante útil ... mas gostaria de ver o contexto onde ela estava inserida ... se poder fornecer o link completo para a informação que acompanha as imagens agradecia muito.

Obrigado.

dariosilva

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Meu Aqua em cima de um Móvel IKEA   Ter 02 Nov 2010, 13:59Responder ao tópico

Eu já vi varias pessoas a falarem que já possuem o aquario à mais de 1 ano em cima destes moveis e ate agora nada aconteceu. Eu tenho o meu em cima dos cubos e quando montei coloqui-me em cima dele sentado e peso 85kg. Não vacilou e sempre que possivel verifico como eles estão.

sluiz

Membro
Membro

Nome Real : Sérgio Luiz

MensagemAssunto: Re: Meu Aqua em cima de um Móvel IKEA   Ter 02 Nov 2010, 19:38Responder ao tópico

por dentro é tipo cartão a fazer alvéolos de enchimento.
por fora é madeira moída mt fina e com revestimento imitando madeira:
http://www.pawesome.net/wp-content/uploads/2009/12/6a00d83451b49169e201287739dd76970c-800wi.jpg

o ikea diz que é feito de:
Descrição e medidas do produto:
Elementos principais: Aglomerado, MDF, Plástico ABS, Papel, Tinta acrílica impressa e gravada em relevo, Verniz acrílico incolor
Prateleira fixa: Aglomerado, MDF, Plástico ABS, Papel, Folha

claro que se o aquário ficar a meio do painel de um móvel o peso arrebenta (a longo prazo) com a madeira..
se ficar apanhado os painel laterais tem + resistência...

mbmp77

Membro
Membro

Nome Real : Marco Pinto

MensagemAssunto: Re: Meu Aqua em cima de um Móvel IKEA   Ter 02 Nov 2010, 20:47Responder ao tópico

Boa Noite Sérgio Luiz,

Acredito que os móveis IKEA tenham os materiais descritas e a sua estrutura seja a das fotografias postadas, mas como serão os móveis dos fabricantes de aquários caríssimos??

Agradeço teres postado as fotos para que exista mais informações relativamente aos móveis e à estrutura onde colocamos a casa dos nossos bichinhos, que é muito importante, sem dúvida.

Até ao momento como tenho dito nos meus post's, não tenho verificado qualquer problema, claro que tenho que ter alguns cuidados, como água, não abanar a estrutura.
Quando poder irei fazer o que foi postado pelo Cable-man e o Nuno Oliveira, comprar uma tábua grossa de 1,5 ou 2 mm e fixar na parte traseira, e talvez uns "L" nos cantos dos cubos... Acho que assim estará mais estável.

HC, de que tamanho é o teu aqua? Se pesar mais de 40Kg, não vou dizer para estares à vontade, apesar do meu pesar bem mais e até ao momento não ter problemas.
Também podes obter mais informações de outros membros com post idênticos às tuas dúvidas ou abrir um novo, vais ver que muita gente ajuda Wink

1 Abraço
Marco Pinto

appaf

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Meu Aqua em cima de um Móvel IKEA   Qua 03 Nov 2010, 12:58Responder ao tópico

Conheço quem tenha usado esses moveis e se tenha dado mal.
A estrutura em si aguenta com muito peso mas para manter a integridade não pode sofrer banhadas, se apanhar um pouco de agua o móvel vai começar a arquear.

HC

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Meu Aqua em cima de um Móvel IKEA   Qua 03 Nov 2010, 13:37Responder ao tópico

@mbmp77 ... o móvel deve pesar aproximadamente 70kg (60lts + o resto) se aguenta com o teu tb aguanta com o meu Smile (vamos ver Very Happy)

@mbmp77 e @appaf ... tencionava colocar uma placa de acrílico entre o aquário e o móvel para impedir a agua directamente no móvel ou uma esponja de campismo ... será que "resolve" as quedas de agua?

Já montei o móvel e (tal como o dariosilva) sentei-me em cima dele ... não peso 85kg Very Happy mas estou lá perto Very Happy ... e parece estável ... acho que vou começar com este móvel e pedir a um amigo carpinteiro para fazer um em madeira igual Smile

dariosilva

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Meu Aqua em cima de um Móvel IKEA   Ter 26 Abr 2011, 16:11Responder ao tópico

Eu até agora nada de mal tenho contra o movel, tenho a preocupação de não estar a abanar nem apanhar agua.

nelsomsdias

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Meu Aqua em cima de um Móvel IKEA   Ter 26 Abr 2011, 16:19Responder ao tópico

as vezes a preocupaçao nao chega Smile e dao se os desastres desse modo ...
no minimo reforcem o movel com toros de madeira , pois como osluiz disse e mostrou, essa madeira é fragil, nao resiste a agua ...e onde ha aquarios ha agua portanto atençao
mais vale prevenir que remediar ....

chicoferreira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Meu Aqua em cima de um Móvel IKEA   Seg 04 Jul 2011, 23:12Responder ao tópico

boa noite pessoal!
estou a pensar em utilizar estes cubos do ikea como movel de aquario e como tal gostaria de saber como se estao a aguentar os vossos?
Cumps
Francisco

mbmp77

Membro
Membro

Nome Real : Marco Pinto

MensagemAssunto: Re: Meu Aqua em cima de um Móvel IKEA   Qua 06 Jul 2011, 09:41Responder ao tópico

Bom dia Chico Ferreira,

tive o meu aquário de aprox. 160L, durante 1 ano em cima deste móvel, e sem nada a apontar, tendo sempre muito cuidado para não estar em contacto com a água.

Neste momento já não tenho o aquário em cima deste móvel, por motivos de segurança, visto que o peso máximo aconselhado pelo fabricante são poucos Kg. Caso o aqua não tenha mais de 60L, tenho a certeza que se aguenta bastante bem, claro tendo sempre em atenção água em contacto com o móvel.

1 Abraço

mspereira

Membro
Membro

Nome Real : Manuela Pereira

MensagemAssunto: Re: Meu Aqua em cima de um Móvel IKEA   Ter 27 Set 2011, 12:54Responder ao tópico

Boas!

Estou a pensar em pôr um aquário de 120X40X50 num móvel IKEA Expedithttp://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/70103085/, deitado claro!

Acham que aguenta o peso??? Alguém já tem experiência com um aquário desse tamanho nesses móveis??

Obrigada!!

Sandra Sophia

Criador

Nome Real : Sofia
Gostos : 60

MensagemAssunto: Re: Meu Aqua em cima de um Móvel IKEA   Ter 27 Set 2011, 13:00Responder ao tópico

Boas,
eu tenho um móvel desses com dois aquários em cima á uns 2 anos, um de 50L e outro de 60L, até agora está tudo bem,
a única coisa que tens de ter cuidado é não deixar cair água em cima.

Agora colocares um aquário tão grande em cima desse móvel aconselho-te a reforçar o móvel, não sei se aguenta tanto peso.

força Wink

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Meu Aqua em cima de um Móvel IKEA   Ter 27 Set 2011, 13:27Responder ao tópico

mspereira escreveu:
Boas!

Estou a pensar em pôr um aquário de 120X40X50 num móvel IKEA Expedithttp://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/70103085/, deitado claro!

Acham que aguenta o peso??? Alguém já tem experiência com um aquário desse tamanho nesses móveis??

Obrigada!!

Boas

Eu nao arriscava a por um aquario de 120+40+50, isso sao 240 litros brutos, o que dara 200 litros reais, logo 200 kilos, mais o peso do aquario, areao , decoraçao, etc.
Ainda por cima queres por o movel deitado, é que o movel foi feito para estar de pe, logo se estiver deitado nao deve de ter a mesma resistencia.
Gasta mais uns euros e compra um movel em condiçoes, é que se tens o azar de o movel se partir, ficas sem movel, sem aquario e mais os estragos que a agua te vai fazer em casa.
Por exemplo se tiveres pisos de madeira ou cortiça imagina como vao ficar com 200 litros de agua em cima, e se moras num andar pensa como ficara a casa do vizinho de baixo.
Acho que nao vale a pena arriscar.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

hugovcd

Membro Plus
Membro Plus

Gostos : 33

MensagemAssunto: Re: Meu Aqua em cima de um Móvel IKEA   Ter 27 Set 2011, 13:38Responder ao tópico

vá ao max mat e compre umas tábuas e faça um móvel.. É fácil e fica bem mais resistente...

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Meu Aqua em cima de um Móvel IKEA   Ter 27 Set 2011, 13:51Responder ao tópico

Boas
Tenho um aqua de 100l em cima de um movel semelhante a esse mas mais pequeno, vai para 2 anos e até agora não houve problema, inclusivé mudei de casa e voltei a montar o movel e tudo *****, a unica coisa que fiz logo desde o inicio foi arranjar uma tábua da largure e do comprimento do movel e colocá-la entre o movel e o aqua (a tábua foi forrada a plástico preto - nem se nota).
Agora lembra-te que a maior parte da resistencia deriva da forma como o peso é suportado e não tanto do material de que é feito o movel.
Posto isto, se reparares a força do suporte do movel são as 2 madeiras de fora que ficam ao alto (as mais largas)
Nota que o movel é mais comprido que o aqua, ou seja não vai aproveitar essa maior resistência, pelo menos de um dos lados vai ficar apoiado em 2 parafusos, enroscados em aparite.
Depois o aqua tem pelo menos 40cm de largura o movel tem apenas 39cm.
Se puseres o aqua em cima desse movel, pelo menos ensina os peixes a viver fora de água, porque o movel não vai aguentar, ainda se fosse um aqua com o mesmo peso e as mesmas medidas da "superficie/base" do movel, agora assim nem tentes.
Cump's
Nuno Moreira

mspereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Meu Aqua em cima de um Móvel IKEA   Ter 27 Set 2011, 13:55Responder ao tópico

Boa tarde,

Obrigada pelas sugestões.

Esses caminhos...reforço do móvel, comprar outro, etc já considerei.

Por isso, mantenho a pergunta, a ver se alguém já usou este móvel com um aquário desta litragem...

Agradeço à Sandra ter manifestado a sua experiência com este móvel, mas como ela usa com aquários menores, não dá para o meu caso.

Se alguém tiver usado no móvel Ikea Expedit um aquário com 240 L, que me confirme se teve bons resultados ou não. De qualquer forma penso fazer o reforço do móvel, com alguns barrotes, etc, pois é um móvel que já tenho há tempos e não foi comprado para este fim. O dano maior era mesmo se fosse a baixo e partisse o aquário, pois de resto não há problemas desses que foram referidos (chão de madeira..vizinhos..etc).

Obrigada a todos pelos alertas e respostas rápidas!!

mspereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Meu Aqua em cima de um Móvel IKEA   Ter 27 Set 2011, 14:01Responder ao tópico

Nuno, sim, tens razão há ali uma diferença de 1 cm na largura, daí que estava a pensar colocar barrotes atrás para suportar essa diferença e repartir o peso, e também uma prancha ao tamanho do móvel exactamente por causa da largura do aqua ser ligeiramente menor que a do móvel, e assim ainda ir apoia nos dois lados daquelas painéis laterais mais largos.

Com este reforço atrás e em cima não dará? É que o aquário foi comprado em segunda mão e estava num móvel aparentemente mais frágil que este...

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Meu Aqua em cima de um Móvel IKEA   Ter 27 Set 2011, 18:27Responder ao tópico

Boas
É assim digam o que disserem, qualquer movel dá para levar um aqua, independentemente do tamanho deste, desde que o movel seja devidamente reforçado.
O problema é que normalmente gasta-se mais nos "reforços" do que num movel novo, e digamos que o aspecto com que fica, nem sempre é o melhor.
Nesse caso o que me mete mais receio é mesmo o facto dos apoios verticais não ficarem por baixo da placa horizontal, mas se dizes que o reforças como deve ser...
Eu aconselho o reforço vertical do movel e a colocares uma tábua entre o aqua e o móvel, a todo o comprimento deste.
Como disseram anteriormente são 240l brutos, o que equivale +/- 1 240kg, eu não concordo com o acrescentar o peso do areão, dos troncos, etc. Porque estes artigos também ocupam espaço, ou seja se metes 30 kg de areão, metes - 30l de água, por isso se acrescentas peso, também o retiras, o peso do aqua, é presiso não esquecer que é uma medida exterior, só deviam acrescentar com o peso do aqua, se as medidas do volume fosem as medidas internas.
é lógico que o areão o vidro os troncos têm uma densidade maior do que a água, mas como compensação o aqua nunca é cheio até cima, normalmente ficam entre 5 e 10cm em vazio, ou seja entre 24 e 48l de água que não são colocados.
Mas eu insisto é um risco muito grande principalmente pelo que coloquei a negrito, por isso não aconselho, mas, reforçado deve aguentar.
Para tirar dúvidas podes vêr este projecto, http://www.peixefauna.com/t6383-o-projeto-desde-o-inicio-de-movel-aqua-1506055.
Todas estas questões sobre o movel levaram-me a uma dúvida de que ainda ninguém falou.
Para um aqua dessas dimenções convém ter um filtro externo!
Já viste que ficarias com um movel tão grande, sem teres onde pôr sequer o filtro, sim porque não conheço nenhum filtro com capacidade para esse aqua, que caiba nesse movel e olha que arrumação para as coisas do aqua, também é muito pouca, depois as marias implicam porque fica tudo à mostra, e porque o objectivo do aqua é embelezar a casa e não desarrumá-la.
Tudo isto são coisas importantes, mas a decisão é tua. Espero que tudo corra bem, mas de qualquer forma depois dá o feedback, caso avances ou nãoe como evolui o projecto, principalmente com fotos.
Cump's
Nuno Moreira
Cump's
Nuno Moreira

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Meu Aqua em cima de um Móvel IKEA   Ter 27 Set 2011, 18:56Responder ao tópico

Boas

Ja que estas tao decidido a usar esse movel, faz antes uma esperiencia:

O aquario devidamente montado deve de ter cerca de 300kg, nao sei quanto é que pesas, mas arranjas 3 amigos que contigo pesem por volta dos 300kg e sobem para cima do movel e deixam-se la estar um bocado a ver se acontece alguma coisa.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA

AdminístradorPeixeFauna

mspereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Meu Aqua em cima de um Móvel IKEA   Ter 27 Set 2011, 20:19Responder ao tópico

Se estivesse decidida não colocaria aqui a questão!!! Estou decida em fazer levantamento de informações e de experiências nessa matéria!!

Obrigada a todos! Mas já agora por favor!!! EU SOU UMA MENINA!! PORTANTO NÃO ME FALEM COMO SE EU FOSSE UM GAJO, Tá???

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Meu Aqua em cima de um Móvel IKEA   Ter 27 Set 2011, 20:27Responder ao tópico

Boas Manuela

Peço desculpa pela troca de sexo, mas fiquei convencido que era um Manuel.

Como as meninas sao mais leves que os gajos tens de arranjar 4.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA

AdminístradorPeixeFauna

mspereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Meu Aqua em cima de um Móvel IKEA   Ter 27 Set 2011, 20:35Responder ao tópico

Pois boa ideia!! Fazer uma party em cima do móvel! Shocked

mspereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Meu Aqua em cima de um Móvel IKEA   Ter 27 Set 2011, 21:47Responder ao tópico

Alguém aqui pediu para depois ir informando e colocando fotos.... Mas calma lá!! Isto ainda vai demorar!!!

Preciso de ajuda! Ainda só tenho aquário em si, tenho ainda de escolher o filtro, o substrato fértil o inerte, o termostato, etc etc... O aquário já cá está, mas não basta. E eu sou nova nisto dos aquário, embora já tenha lido bastante. Preciso de ir falando aqui convosco e ir trocando opiniões e ouvindo críticas.. E só daqui a não sei quanto tempo é que chegarei à prática.

Alguém numa mensagem falou no filtro... aí está também um assunto de que me interessa falar. Eu já coloquei também aqui no forum dúvidas sobre os substratos (na respectiva) área, mas não me respondeu ainda ninguém! Por isso intrometi-me aqui!! Smile

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Meu Aqua em cima de um Móvel IKEA   Responder ao tópico

Meu Aqua em cima de um Móvel IKEA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  As Nossas Montagens :: Comunitários-