Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Que testes comprar?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Fraz__

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 0

MensagemAssunto: Que testes comprar?   Qua 06 Out 2010, 10:06Responder ao tópico

Bom dia

Preciso da vossa ajuda para escolhar uns testes de analise de agua, eu vi uns salvo erro da Sera que consistia numa fita que media quase todos os parametros, desde pH a NH3/NH4, NO2, NO3, GH, KH, testes estes a volta dos 16.00€ serao estes testes eficazes?? alguem me consegue aconselhar algum ??

Obrigado

anibal

Membro Prata
Membro Prata

Gostos : 183

MensagemAssunto: Re: Que testes comprar?   Qua 06 Out 2010, 11:24Responder ao tópico

Boas

Pessoalmente acho que a fiabilidade de um teste de fita é inferior aos de colorimetria.
É um bocado como aqueles robots de cozinha que fazem tudo sozinhos e ainda arrumam a louça. Como indicadores rápidos ok, para precisão deves comprar os kits de líquidos e aí tens várias opções de marcas pelo que não comento, digo-te contudo que nem sempre se justifica compara os mais caros e existem um conjuntos de 3 testes com um preço mais acessível.
As tiras tem uma validade mais curta e isso deves ver caso optes por comprar e devem ser muito bem conservadas para não absorverem humidade e deteriorarem-se.

Abraço

Fraz__

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Que testes comprar?   Qua 06 Out 2010, 13:40Responder ao tópico

Boas anibal,

Acabei de comprar um teste de NO3 da SERA com o metodo de colorimetria, ja tinha adquirido os de NH3/NH4 e de NO2 da marca WAVE, simplesmente quando faco o teste de NH3/NH4 dame cor preta, e a escala e de rosa a azul , sera que dei 11€ pelo frasco e nao vou obter nenhum resultado com aquele teste? ja aconteceu alguma situacao parecida

Abraco

anibal

Membro Prata
Membro Prata

Gostos : 183

MensagemAssunto: Re: Que testes comprar?   Qua 06 Out 2010, 17:44Responder ao tópico

Boas
Não conheço a marca em causa, mas vamos por partes.

Vê a validade dos teste que estará na caixa externa, se está dentro do prazo não será por aí.

Em seguida vais usar o teste em 2 águas diferentes.
Tirada directamente da torneira e anotas o resultado.
Depois uma água engarrafada que uses em tua causa.
Por fim a do aquário.

Se não encontrares variações o teste está avariado.
Atenção segue cuidadosamente as instruções de utilização, quer a quantidade de água quer o n.º de gotas e o tempo de espera.

Abraço e fico à espera de resultados

Fraz__

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Que testes comprar?   Qui 07 Out 2010, 11:30Responder ao tópico

Boa Anibal,

Efectuei ontem os testes de NH3/NH4 tal como tinhas recomendado, e da precisamente a mesma cor nos 3 testes das diferentes aguas, cor PRETA, quando a escala e de rosa a azul, vou a loja reclamar a devolucao do dinheiro, em relacao aos outros parametros e o seguinte:

NO3 - 10 mg/l
NO2 - 0.05 mg/l
pH - 7.4
Temperatura da agua - 27ºC

Recordo que tenho o aqua a cerca de 6 dias, com as 4 valisnerias, 3 anubias e 2 platis, filtro biobox2 bomba de 650l/h.

Ainda nao sei os parametros seguros, certamente ajudas-me a intrepertar estes valores.

Mais uma vez obrigado

Abraco

otrebor76

Membro
Membro

Nome Real : Paulo Brito
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: Que testes comprar?   Qui 07 Out 2010, 16:41Responder ao tópico

eu tb prefiro os de solução que dão colorometria para graduação. dão um pouco mais de trabalho, mas... até sai mais barato se formos inteligentes!
tenho apenas 2 testes em casa são ambos da sera, e são os de kh e ph. adquiri seringas tipo de uso hospitalar e com graduação precisa, e em vez dos 5ml de água e o nº proposto de gotas, uso metade de cada, o que me leva a que o teste dê o dobro de utilizações!
no entanto, como o anibal refere a sua utilização não é tão prática quanto as tiras reactivas...

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Que testes comprar?   Responder ao tópico

Que testes comprar?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-