Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Dois filtros externos, usando as mesmas entradas/saídas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

mbmp77

Membro
Membro

Nome Real : Marco Pinto
Gostos : 0

MensagemAssunto: Dois filtros externos, usando as mesmas entradas/saídas   Ter 05 Out 2010, 16:58Responder ao tópico

Boa tarde,

tenho um aqua de 150L, tenho uns 10 Platys e guppys, 4 coridoras e ottos e agora 4 escalares recém chegados... bem sei que está sub lotado... mais 1 tronco e algumas plantas (anubia, e outra de folha larga, não sei como se chama), mas o objectivo é só ficar com os escalares as coridoras e os otto.

Estava só a usar um filtro Tetra ex700, mas para melhorar a qualidade de vida comprei um outro filtro eheim 2013, para ajudar na tarefa, pois o Tetra é um pouco fraquinho, tem muito pouco fluxo (pode ter algum problema, terei que analisar posteriormente).

A minha dúvida é a seguinte: se em vez de ter os dois filtros, cada um com os seus 2 tubos de recolha e devolução de água ao aquário, se poderia ter apenas um tubo de recolha e um de devolução, sendo que, o de recolha, se dividiria em 2 usando um Y para fazer a admissão de água aos dois filtros.
Isto funciona ou não ?

1 Abraço

anibal

Membro Prata
Membro Prata

Gostos : 183

MensagemAssunto: Re: Dois filtros externos, usando as mesmas entradas/saídas   Ter 05 Out 2010, 17:50Responder ao tópico

Boas

Existem 2 soluções de instalação.
A normal com cada filtro a trabalhar autonomamente e com a recolha de água em cada um dos cantos do aquário.
A montagem em série em que o 1º filtro recebe carga tipicamente para limpeza mecânica e no segundo fica a parte química e biológica.

A saída do 1º alimenta a entrada do 2º. Isto implica filtros com caudais equivalentes para não existirem esforços diferentes em que por exemplo o 1º debita pressão a mais e o 2º não a consegue processar correctamente.
A tua solução diria que é mista e não apresenta complicações de maior, talvez uma sáida de caudal forte e a possibilidade de a saída de água ser privilegiada par o filtro mais potente ficando o outro com pouca alimentação.

Esteticamente ganhas na redução de tubagem. Pessoalmente uso filtros independentes, assim para um para manutenção sem afectar o ciclo do outro e isto acontece alternativamente. Por outro lado na altura da alimentação reduzo muito o caudal do filtro com a saída que fica na zona dos peixes se alimentarem e a comida não dispersa, garantindo que o outro filtro se mantém normalmente.

Decidir sobre este tipo de questões tem sempre muito de pessoal. Ficamos à espera que nos digas o que vais fazer.
Abraço

mbmp77

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Dois filtros externos, usando as mesmas entradas/saídas   Ter 05 Out 2010, 18:35Responder ao tópico

Neste momento tenho os filtros a trabalharem independentes cada um com a sua pinha e a sua saída de água. Tenho as entradas no canto esquerdo e as saídas da água do lado direito, pareceu-me a melhor maneira para conseguir um bom fluxo de água no aquário.

Além dos cabos não gosto muito de ver as duas pinhas e respectivos tubos em cima um do outro, mas não tenho outra possibilidade a não ser o que tinha em mente uzar apenas uma das pinhas para fazer a admissão de água ao filtro.

Para tentar anular o problema do ciclo, teria que colocar torneiras duplas, para deixar sempre um com fluxo.

Bem se alguem tiver mais alguma opinião ou ideia do que possa fazer aqui agradeço. Agradeço também, desde já ao Anibal pelo esclarecimento.

anibal

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Dois filtros externos, usando as mesmas entradas/saídas   Ter 05 Out 2010, 19:56Responder ao tópico

Boas
Podes sem dúvida utilizar as torneiras para fazer um by pass de água.
A minha questão prende com a velocidade a que os caudais se processam e particularmente a garantia de que ambas as bombas estão sempre com a cuba cheia.
Como sabes a velocidade varia com as matérias usadas e com o volume de detritos que se vão acumulando.
A saída nunca será problema pois podes teres os 2 chuveiros ao longo da parede de fundo que não levanta problemas estéticos.

Como a despesa do projecto seria para simplificar apenas um T na recolha de água eu faria um experiência preferencialmente num fim de semana que estivesse em casa e assim ia controlando as circulações no interior das bombas.

Em termos de funcionamento nada põe em causa a tua ideia. O importante é assegurar que nenhuma das bombas possa gripar por trabalhar em seco.
Mas seria interessante que nos fosses dando informações sobre este projecto pois poderá interessar a outros membros.

Abraço

mbmp77

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Dois filtros externos, usando as mesmas entradas/saídas   Ter 05 Out 2010, 20:29Responder ao tópico

Os caudais são diferentes, verdade devido a várias considerações. O tempo a que estão a correr o ciclo, as matérias filtrantes são diferentes, o Tetra filtração mecânica e biológica, o Eheim filtração biológica e química e claro o débito de cada um.

Relativamente a admissão da água aos filtros, teria que utilizar um T ou Y onde a entrada teria que ter um diâmetro maior, para que o caudal pudesse ser distribuído entre os dois filtros, e este deve ser o meu maior problema, depois de encontrar esta peça tenho a certeza que o sistema pode funcionar muito bem.

Assim que tiver novidades postarei aqui os resultados e os materiais que foram usados.

1 Abraço

Vilhena

Membro
Membro

Nome Real : Nelson Vilhena

MensagemAssunto: Re: Dois filtros externos, usando as mesmas entradas/saídas   Ter 05 Out 2010, 21:06Responder ao tópico

Ora viva, eu neste momento tenho assim ligado os meus dois filtros, estavam os dois avariados mas consegui arranjar um, e fiz esta ligação para aproveitar os dois.
Futuramente estou a pensar liga-los a uma bomba.

anibal

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Dois filtros externos, usando as mesmas entradas/saídas   Ter 05 Out 2010, 21:09Responder ao tópico

Boas

Podes sempre montar torneiras na saída do T ou Y de forma a controlares os caudais que passam para os 2 filtros e em função da capacidade de cada um, ma isso será pelo método experimental puro e duro.
Começas por dar o máximo ao de maior caudal e depois reduzes estes e aumentas o outro, demora mas vai equilibrar.
Claro que ao fim de uns dias o comportamento dos filtros altera-se pelo seu processo de filtragem e de retenção de partículas.
Parece-me ser o calcanhar de Aquiles do projecto esta gestão de caudais.

O ideal seria construíres uma sump, mas isso implicaria furações no aquário e espaço para a sua instalação. Claro que em termos de tubagens e equipamentos davas um enorme salto estético e qualitativo.
abraço

José Martins

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : José Martins
Gostos : 55

MensagemAssunto: Re: Dois filtros externos, usando as mesmas entradas/saídas   Ter 05 Out 2010, 23:00Responder ao tópico

Boas,

Talvez te seja uma ajuda a avaliar esse tipo de montagens de filtros é o que é descrito no site da Eheim/Japão

Nesse site é-nos apresentado uma serie de possibilidades de associações de filtros e bombas para a filtragem de um aqua.

(pena é estar em japones, mas valha-nos os esquemas)

http://www.eheim.jp/subfilter_top.html

http://www.eheim.jp/subfilter_feature.html

http://www.eheim.jp/pdf/sub-filter_4type_manual.pdf

http://www.eheim.jp/pdf/sub-filter_how_to_use.pdf

http://www.eheim.jp/pdf/subfilter_set_2213,2215.pdf

Esse tipo de associações de filtros tem como objectivo base criar uma longa cadeia de massas filtrantes sem aumentar os caudais de saida e sem criar grande agitação no aqua evitando assim a perca de CO2 nos aquas plantados.

mbmp77

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Dois filtros externos, usando as mesmas entradas/saídas   Ter 12 Out 2010, 19:21Responder ao tópico

Ainda não foi possível postar aqui mais informações do projecto que estou alinhavar, mas já tenho o que penso ser necessário, falta-me apenas uma mangueira de maior diametro e estará no bom caminho para terminar o projecto.

A alteração ficará em 35€, bem ninguem disse que este hobby era barato :p
As peças foram dois Y, com uma entrada de 19mm e duas saídas de 13mm c/ torneiras, acho que será suficiente para dividir o caudal pelos dois Filtros, na saida Tb vai ter o mesmo Y. Para interligar a mangueira única de entrada e outra para a saida, leva duas peças, uma das peças é de rosca dupla e a outra é uma ligação a mangueira, estas peças são necessárias visto ter que alterar o tipo de entrada do Y, pois está preparado para ligar directamente a uma torneira e não a uma mangueira.

Até breve.

1 Abraço

mbmp77

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Dois filtros externos, usando as mesmas entradas/saídas   Dom 24 Out 2010, 16:52Responder ao tópico

Boa tarde,

Finalmente depois de 3 ou 4 semanas sem conseguir por em prática o projecto de colocar dois filtros a funcionar apenas com uma entrada e uma saída no aquário.

Os materiais utilizados foram os seguintes:
Gardena System (AKI):
Sistema Y com torneiras (1 entrada 19mm, 2 saídas 15mm)
União de rosca
Ligação de mangueira com rosca interna
Y simples de 3 saídas de 15mm.

4 mts tubo cristal 15mm
2,5 mts tubo cristal 19mm

Em cima informo que gastei ou o orçamento estava por 35€, mas não chegou ficou em 25€ apenas.
Foram eliminadas duas tubagens dentro do aquário, e encaminhamento até aos filtros externos (Tetratec Ex700 e Eheim Classic 2213). Tinha um Filtro UV a passar apenas pelo Ex700 e agora a água que sai dos dois filtros antes de entrar no aqua passa no UV.
Não detecto qualquer problema de admissão de água aos Filtros visto ter utilizado um tubo de diâmetro de 19mm que chega perfeitamente para a distribuição da água pelos filtros através de tubo de 15mm.

A maior dificuldade detectada nesta implementação foi realmente ferrar os filtros visto ter que ferrar os dois em simultâneo e a passagem de água no tubo de 19mm foi difícil.
Relativamente à manutenção dos filtros estão completamente autómatos, e em caso de avaria ou de manutenção no mesmo o aquário ficará sempre a funcionar com um. Em caso de ser necessária a substituição de algum dos filtros também é possível a sua utilização nesta implementação.

Seguem algumas das fotos com a implementação do Projecto:

Entradas da admissão aos Filtros com o Tubo a entrar dentro do Aqua:

Sistema pronto a funcionar já com as saídas dos Filtros ligadas ao Filtro UV:

Está a Funcionar... Barulhos Zero como antes desta alteração:

Apenas detecto um maior caudal de saída na flauta no aquário, pelo que estou neste momento a usar como tubo de saída e não como flauta, os buracos teram que ter um diâmetro maior neste momento tem 4mm.

Qualquer dúvida, esclarecimento, conselhos ou opiniões, estarei ao vosso dispor.

1 Abraço

mbmp77

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Dois filtros externos, usando as mesmas entradas/saídas   Dom 24 Out 2010, 16:57Responder ao tópico

Ups, as Fotos não foram... Bem vou tentar só por as fotos aqui no forum.

mbmp77

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Dois filtros externos, usando as mesmas entradas/saídas   Dom 24 Out 2010, 17:15Responder ao tópico

Bem acho que estas fotos vão ajudar a ilustrar o texto anterior.

1 Abraço

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Dois filtros externos, usando as mesmas entradas/saídas   Responder ao tópico

Dois filtros externos, usando as mesmas entradas/saídas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-