Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

[Artigo] Praga de caracóis, o que fazer ?!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Hugo Feio

Membro
Membro

Nome Real : Hugo Marques Feio
Gostos : 1

MensagemAssunto: [Artigo] Praga de caracóis, o que fazer ?!   Dom 26 Set 2010, 21:26Responder ao tópico

Que espécie são ?
A praga de caracóis mais comun são as physas sp. seguidas dos planorbis corneus, podendo também ser Melanoides tuberculata etc.
Umas imagens para fácil identificaçam :

Planorbis corneus

Fonte: http://www.aquahobby.com/gallery/e_Planorbis_Ramshorn.php

Physas sp.

Fonte: http://www.fishforum.com/invertebrates/parasite-snails-vs-apple-snail-babies-24968/

Melanoide tuberculata

Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8c/Melanoides_tuberculata_01.jpg

Como surgem nos nossos aquários ?
Estes, normalmente vêem agarrados ás plantas que compramos nas lojas, ou até mesmo depositam os seus ovos nas folhas das plantas, eclodindo depois nos nossos aquários.

Quais as vantagens de tê-los ?
Normalmente, trazem bastantes vantagens aos aquaristas, sendo óptimos indicadores de excesso de matéria orgânica no aquário, pois mais comida equivale ao aumento da população... Também, são benéficos para o substrato, em especial a Melanoides Tuberculata tende a enterrar-se no substrato, sendo óptimos para oxigenar a camada superficial do substrato.
Por experiência própria são óptimos para comer excessos de comida, especialmente em aquários de invertebrados, também são óptimos comedores de fungos que se possam desenvolver nos troncos.

Quais as desvantagens ?
Quando se transformam numa verdadeira praga alguns aquariófilos podem achar ligeiramente inestéticos, porém em especial os planorbis corneus, são muito bonitos, e não têm grande tendência em transformar-se numa praga...

Como reduzir uma praga ?
Para reduzir uma praga, pode colocar uma folha de alface dentro do aquário e ao fim de cerca de 1 hora retirá-la em conjunto com os caracóis que vierem nela, tendo atenção que esta técnica é apenas eficaz para reduzir a praga , e não exterminá-la por completo!

Como exterminar uma praga por completo ?
Num aquário de invertebrados, torna-se mais complicado, mas quando não se tem outros caracóis que possam ser "consumidos", aconselho Anentone helena "Snail eating snail" ou "Assassin snail", agora num aquário de peixes já existem outras hipóteses, tais como os bótias palhaço, e também a que menos recomendo visto que é mais químicos que se têm de meter no aquário, mas existe um produto da sera chamado SERA schneckopur, atenção que nenhuma destas duas medidas são compatíveis com os restantes invertebrados, sendo provável que se for usado com os mesmos acabe por os matar.

DavidG

Membro Plus
Membro Plus

Gostos : 45

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Praga de caracóis, o que fazer ?!   Dom 26 Set 2010, 22:30Responder ao tópico

Convém salientar que essa espécie de caracol planorbi é a "Red", de resto está bastante bom Wink Parabéns

Helder Oliveira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Helder Oliveira
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Praga de caracóis, o que fazer ?!   Seg 27 Set 2010, 20:14Responder ao tópico

Boas,

tendo em conta que o titulo necessitaria de um ajuste, talvez "Pragas de Caracóis, o que fazer ?!", porque esses caracois nao vêm de Praga... tens aí um bom começo de artigo.

Elabora la isso um pouco mais, mantem-te imparcial quanto ao uso de quimicos (porque nem todos sao tao fanaticos pelos "Bio") e vamos ver se pomos isso num lugar de destaque.

Com certeza alguem te cede alguns conhecimentos Wink

Abraço

Sérgio Torres

Nome Real : Sérgio Torres

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Praga de caracóis, o que fazer ?!   Seg 27 Set 2010, 20:32Responder ao tópico

Apenas adiciono os Gyraulus sp.! São aqueles pequenos irritantes que todos temos no aqua! Não são planorbis!

Convidad

Convidado

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Praga de caracóis, o que fazer ?!   Seg 27 Set 2010, 20:39Responder ao tópico

Se calhar até vieram de Praga, teríamos de perguntar mas não sei se eles vão responder Very Happy
Adiante, o artigo é interessante, uns caracóis serão pragas outros não, depende também da quantidade e do gosto de cada um, eu pessoalmente não arrisco, antes achava piada a eles mas desde que descobri que são os principais transmissores de vermes das guelras e das escamas prefiro não os ter.

Hugo Feio

Membro
Membro

Nome Real : Hugo Marques Feio
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Praga de caracóis, o que fazer ?!   Ter 28 Set 2010, 12:52Responder ao tópico

É verdade, Sérgio, assim que puder actualizo o artigo...

fjcb

Membro
Membro

Nome Real : Fábio Barbosa

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Praga de caracóis, o que fazer ?!   Ter 28 Set 2010, 20:46Responder ao tópico

ta fixe o artigo Wink

Rui Rocha

Gostos : 68

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Praga de caracóis, o que fazer ?!   Qua 29 Set 2010, 10:10Responder ao tópico

O artigo está bom, mas imediatamente se salienta que os caracóis são de Praga, Rep. Checa. Very Happy

BETE

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Praga de caracóis, o que fazer ?!   Ter 19 Out 2010, 23:18Responder ao tópico

por favor me ajudem os caracois Physas estao comendo minhas plantas o que eu faço a ideia do alface da certo pra elas?? se der o que eu vou fazer com elas?? rsrs . nao tenho coragem de matalas é uma vida aquatica pois é.

fjcb

Membro
Membro

Nome Real : Fábio Barbosa

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Praga de caracóis, o que fazer ?!   Qua 20 Out 2010, 10:39Responder ao tópico

oferece Very Happy

BETE

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Praga de caracóis, o que fazer ?!   Qua 20 Out 2010, 19:53Responder ao tópico

rsrs acho que este é o unico jeito mesmo rsrsrs.

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Praga de caracóis, o que fazer ?!   Qua 20 Out 2010, 21:50Responder ao tópico

Boas

Ve se consegues arranjar umas Helenas.

Um abraço
Fernando Bagatelas

Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro

Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Gostos : 35

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Praga de caracóis, o que fazer ?!   Dom 24 Out 2010, 10:54Responder ao tópico

as helenas sao uma optima solução
controlam a praga efectivamente, so se ve uns de vez em quando mas nao em numero suficiente para serem considerados praga.

-- Assinatura --
Aquele Abraço
Júlio Maia SHARKman

www.nadaveiro.pt

Administrador do Núcleo Aquariofilia Distrito Aveiro

BETE

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Praga de caracóis, o que fazer ?!   Dom 24 Out 2010, 14:11Responder ao tópico

mas elas pegam as ampularias tambem certo????

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Praga de caracóis, o que fazer ?!   Dom 24 Out 2010, 17:57Responder ao tópico

Boas
Só enquanto as ampulárias são pequenas
Cump's
Nuno Moreira

nexa

Membro
Membro

Nome Real : vanessa

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Praga de caracóis, o que fazer ?!   Sex 14 Out 2011, 02:58Responder ao tópico

ola , eu estou com um problema a mt que tenho caracóis no aquário mas não usava plantas verdadeiras! agora que uso os caracóis estam devorando tudo o que posso fazer?! a uns tempos um sr que tem uma loja vendeu-me um liquido que se colocava no aquário para esse controlo mas matou caracóis e os peixes também!? como posso fazer para acabar com os caracóis sem prejudicar os peixes?

bjinho

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Praga de caracóis, o que fazer ?!   Sex 14 Out 2011, 05:07Responder ao tópico

Olá Vanessa, é alguma das espécies descritas no artigo, ou não? Na minha opinião colocas umas Helenas para te devorarem esses caracóis ou então a técnica da alface comigo resulta!

nexa

Membro
Membro

Nome Real : vanessa

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Praga de caracóis, o que fazer ?!   Sab 15 Out 2011, 00:38Responder ao tópico

ola vera tudo bem? olha desculpa a ignorância mas o que sao helenas e onde posso arranjar?

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Praga de caracóis, o que fazer ?!   Sab 15 Out 2011, 20:37Responder ao tópico

São caracóis que comem outros caracois. Quem tem é um colega nosso, o Putogiro ou então tentas arranjar numa loja aí nos açores ou pela net! Wink

gina_1992

Membro
Membro

Nome Real : Georgina Dias

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Praga de caracóis, o que fazer ?!   Dom 23 Out 2011, 15:39Responder ao tópico

Gostava muito de ter alguns Melanoide tuberculata alguem tem para mandar?

xica

Membro
Membro

Nome Real : Solange N
Gostos : 31

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Praga de caracóis, o que fazer ?!   Seg 24 Out 2011, 15:34Responder ao tópico

Tenho aqui nos aquários caramujos que vieram "de brinde" junto com plantas.
Pseudosuccinea columella e Physa sp, primeira e segunda foto respectivamente.

Bons algueiros e excelentes ajudantes na limpeza do aquário. Como qualquer animal, quanto melhores as condições oferecidas (preponderante a oferta de alimento e falta de predadores) maior será a população.
Nada tenho contra eles, mais me auxiliam que atrapalham, além de terem um comportamento muito interessante.
Além de helenas, outros predadores são bótias (embora nem todos os aquários tenham condição de recebe-las), um peixe cujo nome popular é "mocinha" (não lembro o científico) e camarões, que se alimentam dos ovos.
Outras medidas são de manutenção mesmo, como alimentar os peixes sem escessos, boas sifonagens e retirada de material vegetal em decomposição.
Até.

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Praga de caracóis, o que fazer ?!   Qua 25 Abr 2012, 21:45Responder ao tópico

alguma das pragas atrás, se alimenta de plantas de aquário?

xica

Membro
Membro

Nome Real : Solange N
Gostos : 31

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Praga de caracóis, o que fazer ?!   Qui 26 Abr 2012, 02:24Responder ao tópico

Noite.
Bete, serão physas mesmo?
Tenho em meus aquários e eles não se alimentam de plantas saudáveis.
Pode por foto?
Até.

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Praga de caracóis, o que fazer ?!   Qui 26 Abr 2012, 18:39Responder ao tópico

Eu tenho bastantes Melanoide tuberculata no meu aquário de ciclídeos e como têm mais vantagens de desvantagens, coloquei alguns que consegui apanhar, no meu aquário plantado.
Não faz mal pois não? (camaroes cereja, ancistrus, colisas, comedor de algas siamês, ampulárias e cobra kuhli)

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: [Artigo] Praga de caracóis, o que fazer ?!   Qui 26 Abr 2012, 19:09Responder ao tópico

Boas
Os caracois a que costumam chamar pragas são caracois inofensivos para as plantas saudáveis, todos eles são nenéficos para os plantados, porque comem restos de comida, algumas algas e no caso dos melanoides tuberculata, revolvem o substrato o que ajuda as plantas. Eles são chamados de pragas porque se reproduzem muito depressa, principalmente em aquas de pessoal mais inesperientes, visto que normalmente é quando se dá mais comida do que o nessessário, isto costuma preceder um boom de caracois.
O unico senão destes caracois é o aspeto inestético que dão ao aqua, pois alguns andam principalmente nos vidros.
As "pragas" mais comuns são: Melanoides tuberculata; Physia SP; uns pequenos pequenos e achatados (à volta de 0,5cm de diametro) semelhantes aos planorbis, mas de que não me lembro o nome e também há quem considere os planorbis como sendo um das "pragas".
Nenhuma destas espécies "ataca" plantas saudáveis.
Há produtos quimicos que podem matá-los, mas os restantes invertebrados também não se costumam dar bem com eles, tal como alguns peixes se não houver cuidado suficiente com as doses aplicadas.
Os bótias, são bons para comer os caracois, mas a partir de certo tamanho começam a ser prejudiciais às plantas, pois são algo brutos).
Pelo que sei existe também uns peixes balão de água doce/salobra que comem os caracóis mas, julgo que a partir de certo tamanho, comem também outros peixes (disseram-me, nunca tive).
Depois há as helenas, os chamados caracois assassinos, que comem outros caracois e peixes doentes ou principalmente mortos. Para mim mais do que exterminadores de "pragas" as helenas são óptimas para controlar outras espécies de caracois, impedindo que se transformem em pragas.´
De qualquer forma a melhor maneira de controlar as chamadas "pragas", são os aquáriofilistas, quando conseguem evitar os excessos de alimentação dada aos peixes.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Invertebrados :: Caracóis e outros-