Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Duvidas sobre Iluminação e Filtração

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Duvidas sobre Iluminação e Filtração   Qua 22 Set 2010, 13:22Responder ao tópico

Boas
Estou a pensar fazer umas mudanças cá por casa, ou seja passar para um aqua maior.
Até agora não tenho tido problemas com a iluminação ou a filtração, visto que sempre utilisei equipamentos que faziam parte de um Kit, agora estou a pensar (mandar) fazer um aqua, estando a pensar nas seguintes medidas: 150x70x60 (CxLxA), sei que vai ser um comunitário que terá Discus, mais alguma companhia e que vai ser plantado.
Agora as dúvidas:
Filtração - Quantos litros/Hora são necessários (630l brutos - +/-500l uteis)
Filtros - um ou dois (o que é melhor)
Marcas de filtros - quais as melhores.
UV - Até que ponto são benéficos.
Iluminação - Que potência é necessária (areão + 50cm de coluna de água)
Moonligts - quais as vantagens.

Agradeço as vossas respostas, sendo estas uma forma de acelerar as minhas próprias averiguações.
Neste momento estou em fase de estudo para saber das possibilidades de realizar uma coisa que há bastante tempo quero, principalmente no que toca a valores finais.
Com sorte temos aqua lá para o Natal.
Obrigado
Nuno Moreira

fjcb

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Fábio Barbosa
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre Iluminação e Filtração   Qua 22 Set 2010, 14:47Responder ao tópico

Bem vou ajudar pelo que penso...

Filtros - Dois
JBL CRISTALPROFI E1500 - 12 Litros Matérias Filtrantes (digam lá um que leve tanta matéria filtrante somente pelo dobro do preço a que se pode encontar este...já vem com matérias e ronda os 120 ou 130€...por MP se quiseres saber...
RESUN EF-1200 - Para dar mais litragens hora...não conheço a marca mas tanto pode ser este como outro que faça bastante Litragem/Hora por um preço razoável...SunSun etc este vi-o por 80€ aprox.
Marcas de filtros - Pelo que dizem eheim é eheim...as minhas escolhas acima tendem a ser na minha opinião boas escolhas preço/qualidade em relação aos L/H que acho aconselháveis para o aquário...
Iluminação - Acho que depende do tipo de plantas que pretendes e quantidade...Tens de ser mais específico...

mais uma vez...fiz escolhas de filtros consoante preço qualidade...já sei que vai haver pessoal quase a crucificar-me por não aconselhar eheim... :lol:

tudo depende do orçamento...assim também é dificil de definir bem o que aconselhar...

putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre Iluminação e Filtração   Qua 22 Set 2010, 17:26Responder ao tópico

Boas
Obrigado pela opinião, não acredito que te crucifiquem por dares a tua opinião, mas...
O orçamento é pouco, para o que quero, o que significa, que 1º tenho que vêr o indicado (por isso este tópico, ao mesmo tempo que estudo por fora), depois vejo os preços e se não chegar, espero mais um pouco.
Até agora não tinha pensado a sério nisto, porque não tinha onde o meter, essa situação já está quase resolvida, por isso comecei a pedir as vossas opiniões, tendo em atenção as experiencias e os conhecimentos que têm.
obrigado
Cump's
Nuno Moreira

putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre Iluminação e Filtração   Qua 22 Set 2010, 17:27Responder ao tópico

anibal

Membro Prata
Membro Prata

Gostos : 183

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre Iluminação e Filtração   Qua 22 Set 2010, 18:31Responder ao tópico

Boas

Estamos aqui para debater nunca para crucificar seja quem for.

E como não estou de acordo particularmente nas opções por filtros chineses e por triste experiência com estes aqui vai:

Eheim é Eheim, não é só marketing a afirmação, posso dizer-te que teho guardado um filtro com 40 anos em que os carvões dos motores se substituiam e funciona perfeitamente. Podes sempre optar pela Porche ou pela Fiat, mas que não saõ a mesma coisa não saõ!
Depois tens a JBL que compete na gama média com a Tetra e a Fluval, a Eheim tem alinha classic mais em conta. Os chinocas bastas reparares no consumo watts/hora, pois é que um filtro não é só caudal, é um pouco como cavalos em auto depois esquecemos binários, consumos e outras coisas.... Também é preciso saber como são medidos aqueles caudais, deixa o filtro uma semana a trabalhar e depois vai lá medir o valor que eles indicam!
Em 150 lts usaria 2 filtros até porque fazes manutenção alternada o que é muito positivo.
Iluminação: completamente de acordo com o FJCB, não esqueças contudo que tens de comprar substrato fértil para melhores resultados.
UV: aqui é que temos pano para mangas, mas para já não tem qualquer prioridade nas compras, preocupa-te mais em investir bem em filtragem e iluminação.

Pronto sem crucificações cá ficou uma opinião, tão sujeita a criticas quanto outras, mas é assim que ajudamos os membros a decidir!

Abraço

Helder Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Helder Oliveira
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre Iluminação e Filtração   Qua 22 Set 2010, 19:58Responder ao tópico

Boas malta

Bom, com essas medidas e fazendo contas a vida, eu acredito que apenas terás um volume de +/- 450L...

Não vou dizer muito pois a minha experiencia com discus é nula e vai continuar assim logo, nao posso aconselhar-te com precisão mas creio que 2 PRO III- 2075 te resolveiam a questao durante muitos e muitos anos....
O que posso dizer-te é que, como disse o Anibal, quem tem EHEIM sabe o que tem!

Iluminação, depende de tudo, mas sobretudo da carteira de cada um... as iluminação nao depende das plantas, as plantas é que vao depender do quanto quiseres gastar na iluminação... "quem nao tem cão, caça com um gato" ou seja, menos iluminação, menos escolha nas plantas.

UV, ja te respondeu o Anibal.

Moonlight, para fazer um aquario engaçadito e tal, para mostrar aos amigos quando vêm cá a casa, a minha calha tem moonlight!
Se é necessaria? Não ! Eu apenas pude investir numa calha com controlador electronico, moonlight com ciclo completo e que até simula o nascer do sol...

Tenhos outros aquarios com apenas o necessario e nao vejo diferença!

Espero ter-te esclarecido e ajudado a poupar uns trocos Wink

Abraço

@fjcb
acho que ninguem tem motivos para te sacrificar, cada um tem a sua opiniao e desde que nao se levantem falsos testemunhos ou rumores, somos livres de partilhar! Wink

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre Iluminação e Filtração   Responder ao tópico

Duvidas sobre Iluminação e Filtração

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-