Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Tylomelania sp. "Orange Flash"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

estalecas

Membro
Membro

Nome Real : Vasco
Gostos : 0

MensagemAssunto: Tylomelania sp. "Orange Flash"    Sex 10 Set 2010, 22:35Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Ola,
tenho tentado encontrar informação a cerca desta espécie Tylomelania sp. "Orange Flash" e tem sido bastante dificil...
Ha 2 dias atras adquiri 2 exemplares desta especie ja com cerca de 6 a 7cm e qual nao é o meu espanto quando passados apenas 2 dias comecei a ver pequenos caracóis semalhantes. Neste momento estão 2 novos exemplares com cerca de 1cm a percorrer o aquario...
Pelo que li esta especia nao é hermafrodita e penso que a femea forma e larga a cria ja com este tamanho de 2 em 2 semanas ou 4 em 4.

Abri este topico de maneira a dar a conhecer esta grande alegria que tive lol e para a malta deixar informações sobre esta especie. Estou a recolher info para complementar este topico, será postado brevemente.

Para ja fica aqui este LINK

Obrigado,
Estalecas

Última edição por estalecas em Sab 11 Set 2010, 00:13, editado 2 vez(es)

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Tylomelania sp. "Orange Flash"    Sex 10 Set 2010, 22:48Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas

Essa especie nao e hermafrodita, mas basta teres 2 exemplares para se reproduzirem, nao interessa que tenha de ser casal.
A reproduçao a femea tem os filhotes ja formados, vai largando um de cada vez, nao sei e de quanto em quanto tempo.
Tenta pesquisar em Sulawesis.

Um abraço
Fernando Bagatelas

soulless

Membro
Membro

Nome Real : Tiago Martins

MensagemAssunto: Re: Tylomelania sp. "Orange Flash"    Sab 09 Abr 2011, 21:02Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Estes sao espetaculares.... Aqui nas lojas nao encontro nada disso..

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Tylomelania sp. "Orange Flash"    Sab 09 Abr 2011, 22:07Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

soulless escreveu:
Estes sao espetaculares.... Aqui nas lojas nao encontro nada disso..

Boas

Nas lojas e complicado encontrares, ve aqui no forum a Oliaquadrim esta a fazer uma importaçao e acho que tem la.

Um abraço
Fernando Bagatelas

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Tylomelania sp. "Orange Flash"    Dom 10 Abr 2011, 00:02Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Sim o Oliveira costuma até ter disponíveis, entra em contacto com ele. Tenho dois exemplares que vieram de lá e o BAGA tem razão no que disse, basta teres dois que a natureza faz o resto.

http://www.peixefauna.com/f90-oliaquadream

Francisco Ramalho

Carlos Couceiro

Criador

Nome Real : Carlos Couceiro
Gostos : 79

MensagemAssunto: Re: Tylomelania sp. "Orange Flash"    Dom 10 Abr 2011, 15:28Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

BAGA escreveu:
Boas

Essa especie nao e hermafrodita, mas basta teres 2 exemplares para se reproduzirem, nao interessa que tenha de ser casal.

boas amigo Baga, acho que te perdeste por ai algures....

para bastar haver dois indivíduos independentemente de ser casal ou não, significa que são hermafroditas, passo a dividir as coisas

não hermafrodita - necessita de um macho e uma fêmea para haver fecundação

hermafrodita completo - possui os dois órgãos reprodutores e possuí a capacidade de autofecundação

hermafrodita incompleto - possui os dois órgãos reprodutores mas não possuí a capacidade de autofecundação sendo necessária a intervenção de dois indivíduos em cópula para se darem as trocas necessárias á fecundação de um ou dos dois indivíduos

no caso em especifico desta espécies, trata-se de hermafroditismo incompleto

soulless

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Tylomelania sp. "Orange Flash"    Dom 10 Abr 2011, 18:25Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

ok. vou lá ver isso.

soulless

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Tylomelania sp. "Orange Flash"    Dom 10 Abr 2011, 18:28Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

diz lá que a encomenda minima sao 10 unidades... isso é muito.vou ver se alguem aqui no forum tem dois que queira dispensar..

Caridina

Membro
Membro

Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Tylomelania sp. "Orange Flash"    Seg 11 Abr 2011, 08:16Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

De facto o carlos parece ter razão

Filipejsmonteiro

Membro
Membro

Nome Real : Filipe
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Tylomelania sp. "Orange Flash"    Ter 15 Nov 2011, 12:17Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Ora viva, como vai isso com as tylos amigo estalecas?!há mais reproduções?!
como tens os parametros da tua agua?!incluindo temperatura..

otrebor76

Membro
Membro

Nome Real : Paulo Brito
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: Tylomelania sp. "Orange Flash"    Ter 15 Nov 2011, 20:07Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

boas, desde já vou esclarecer umas duvidas. esta especie não é hermafrodita.
ponto 2: o estaleca ao dizer que poucos dias depois de as comprar já tinha 2 crias, vem nos deixar claro que tem duas fêmeas que foram compradas premiadas! precisas agora é de machos!
as minhas também foram adquiridas na oliaquadream que a nivel qualidade/preço é a melhor loja para invertebrados de que eu tenha conhecimento.
eu comprei um trio e tive de comprar noutra importação depois mais umas para ver se tinha sorte, pois aconteceu-me como o estaleca, tive 2 pequeninas mas depois disso mais nenhuma, daí a nova aquisição de um trio para o plantel!
quanto à procriação, elas em condições optimas têm uma cria por femea de 3 em 3 semanas. eu tive no inverno passado uma pausa longa e penosa, penso que elas têm ciclos de procriação?!
já agora meto uma foto das minhas tylos a atacar uma cenoura.

Carlos Couceiro

Criador

MensagemAssunto: Re: Tylomelania sp. "Orange Flash"    Ter 15 Nov 2011, 20:41Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Paulo

ainda bem que chegaste a essas conclusões em relação a esta espécie, mas olha que penso não ser sempre assim em todas as tylos, mas como não tenho a certeza....

otrebor76

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Tylomelania sp. "Orange Flash"    Ter 15 Nov 2011, 23:36Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

eu notei foi o seguinte (lembraste das super yellow que me enviaste?) consegui numa certa altura ter criação juntando o trio com essas. separei depois para ter criação de orange puras, e tornei a deixar de ter criação.
carlos sobre o hermafroditismo, tenho duvidas que o que tenhas dito seja correcto, necessitaria de confirmação. o que conheço é o caso de hermafroditas que têm os dois orgãos reprodutores, não havendo distinção de sexos mas que necessitas de 2 individuos e após o coito ambos estarão fertilizados. No entanto é possel acontecer auto-fertilização de 1 elemento, embora pouco provavel. Os hermafroditas insuficientes que é o caso de alguns peixes, em que no seu ciclo de vida primeiro assumem um género e depois mudam para o outro, não havendo posteriormente mais trocas de sexo. Existem outros animais que têm ambos os orgãos sexuais, e que por influência do meio (ou necessidade seja melhor termo) assumem um sexo ou outro conforme a sua necessidade. sendo que isto é um processo que leva tempo.

Carlos Couceiro

Criador

MensagemAssunto: Re: Tylomelania sp. "Orange Flash"    Ter 15 Nov 2011, 23:45Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

claro que sim, o que dizes é bem verdade, mas tambem alguns pontos ja fogem do tema, senao puderiamos falar de reprodução assexuada por Partenogénese

otrebor76

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Tylomelania sp. "Orange Flash"    Ter 15 Nov 2011, 23:51Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

o que eu queria dizer é que se elas fossem hermafroditas (qualquer das suas formas), bastaria um par delas, alguns meses e haveria criação, desse por onde desse.
não é o caso. com um bocadinho de azar, mesmo com 3 ou 4 especimens, não acontece nada.
ps: carlos se fosse esse o caso ficava feliz! tinha comprado só uma e cortado ela aos bocados... hehe

Carlos Couceiro

Criador

MensagemAssunto: Re: Tylomelania sp. "Orange Flash"    Ter 15 Nov 2011, 23:55Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

sim, mas eu digo que nesta especie é o caso que falas, pois já o comprovaste,mas o grupo das tylos é vasto, e nao sei até que ponto nao poderá dar-se o caso de bastarem duas em certas especies

nao confundas partenogenese com fragmentação

otrebor76

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Tylomelania sp. "Orange Flash"    Qua 16 Nov 2011, 00:05Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

lol, desculpa. my bad.
estava a fazer confusão com as estrelas do mar.
fiz noite e ainda não fui à cama. vou deixar de fazer posts e dormir antes que comece a dar abébias! lol
quanto às tylos, outubro é uma boa época para elas. vi este mês já umas 5 crias pequenas, logo são coisinhas recentes!

Carlos Couceiro

Criador

MensagemAssunto: Re: Tylomelania sp. "Orange Flash"    Qua 16 Nov 2011, 00:46Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

epa, quando tiveres a mais, fala cmg, é uma especie que tenho interesse

Filipejsmonteiro

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Tylomelania sp. "Orange Flash"    Qua 16 Nov 2011, 01:03Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

otrebor76, diz-me lá tu então as condições da agua onde tens as tuas tylos?!
então e elas cruzão yellous com orange?!

otrebor76

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Tylomelania sp. "Orange Flash"    Qua 16 Nov 2011, 11:18Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

as condições da água não são vistas há um ano. mas aqui na madeira a água é mole (Gh e KH baixos) ph da água na altura do tpa é de 7,5 a 8.
as tylos cruzam entre si. pois na altura eu apenas consegui tirar criação juntando as 3 orange com as 2 super yellow do carlos. depois disso eu adquiri mais um trio de orange.
mas já vi num site internacional um gajo que fazia importação e delas às 100 unidades e as vendia a 9 a 10 dolars, por isso penso que seja nos EUA e pelas fotos que ele mostrou, vinham amarelas junto com as orange...

a página desse forum para os interesados: plantedtank -tylos

Filipejsmonteiro

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Tylomelania sp. "Orange Flash"    Qua 16 Nov 2011, 14:21Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

que matagal de tylos!! Very Happy

obrigado pela informação!

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Tylomelania sp. "Orange Flash"    Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Tylomelania sp. "Orange Flash"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Invertebrados :: Caracóis e outros-