Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

comprei um filtro atman 3337 qual a sequencia das midias filtrantes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

maumsilva
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Cotia
Mensagens : 1
Data de inscrição : 03/09/2010
Gostos : 0


MensagemAssunto: comprei um filtro atman 3337 qual a sequencia das midias filtrantes   Qua 08 Set 2010, 15:30Responder ao tópico

Bom dia a todos

Adquiri um Atman 3337 e estou com um pouco de dificuldade na montagem (sequencia das midias filtrantes)

de acordo com o Manual (desenhos da caixa !), na bandeija de baixo fica as ceramicas e na bandeja de cima as esponjas... e o carvão coloco em Qual?

mas analizando o filtro, a agua vai direto para baixo e sobe filtrando....
qual é a posição correta ?

é necessário colocar algo mais que aquelas esponjas ? tipo um perlon para ajudar ?

o fundo do filtro fica um espaço... não coloca nada ??

Agradeço esclarecimentos..

Abraços
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Fernando Bagatelas
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


MensagemAssunto: Re: comprei um filtro atman 3337 qual a sequencia das midias filtrantes   Qua 08 Set 2010, 15:46Responder ao tópico

Boas

Nao conheço esse filtro, mas eu punha as esponjas na parte de baixo que e para apararem logo o maior numero dedetritos, retirava o carvao e substitui-a por ceramicas.

Um abraço
Fernando Bagatelas
Voltar ao Topo Ir em baixo 

anibal
avatar

Membro Prata
Membro Prata


Localização : lisboa
Mensagens : 1304
Data de inscrição : 24/03/2010
Gostos : 183


MensagemAssunto: Re: comprei um filtro atman 3337 qual a sequencia das midias filtrantes   Qua 08 Set 2010, 17:54Responder ao tópico

Boas
Indiferentemente da marca de filtro e com excepção dos que utilizam recargas (apesar da sequência ser igual) as massas filtrantes apresentam a seguinte sequência:

Filtragem mecânica: Tem por objectivo reter os detritos sólidos aspirados pelo filtro.
Utilizam-se esponjas, existindo aqui diferentes densidades que retêm as impurezas em função do seu "calibre". As de menor densidade deverão formar a 1º barreira. O perlon é também outro material utilizado nesta fase.

Química: Aqui actuam produtos que alteram a composição da água recebida do aquário permitindo reter parcialmente alguns dos compostos que deterioram a água como é o caso dos nitritos, ou ajudam a critalinizar a água, aqui existem resinas que auxiliam neste processo. A oferta é extensa pelo que devem optar pela conjugação de matérias que lhes permitam obter os resultados pretendido.
Ainda nesta zona é muito usual recorrer ao carvão activo . Em casos de acidificação da água podem optar por colocar turfa, esta contribui ainda dar uma tonalidade amarelada à água, coloração típica de alguns biotipos.

Biológica: Chegámos ao topo da cadeia de filtragem, é a vez dos microrganismos benéficos para um aquário efectuarem o seu laborioso trabalho. Essas colónias necessitam de um local de fixação para tal podemos optar pela cerâmica ou por bioballs, que são os materiais mais comuns neste ciclo.
Fácil será compreender que este processo biológico não deve ser interrompido pois os microorganismo rapidamente morrem deixando de desempenhar o seu papel. assim não é aconselhável desligar um filtro externo, mas sim se necessário cortar o caudal de saída deixando que a água seja movimentada no interior do "canister".

Ao efectuar a limpeza de um filtro devemos utilizar a água do mesmo para a colocar temporariamente num outro recipiente com as cerâmicas ou as bioballs. Asseguramos assim a sobrevivências destas colónias, essa mesma água deverá ser colocada no interior do filtro aquando do se arranque,
A limpeza dos restantes elementos filtrantes deve ser efectuada com água corrente e nunca recorrendo a qualquer tipo de detergente. Normalmente o perlon é substituído por outro novo pois tem um custo bastante baixo, mas poderá ser também lavado e reutilizado.

Um filtro não é a "varinha mágica" de um aquário, ajuda muito, mas não esqueçamos a importância de efectuar regularmente TPAs ao aquário, sempre em função do volume total de água, do número de peixes e do seu tipo.


Abraço
Aníbal
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Conteúdo patrocinado





MensagemAssunto: Re: comprei um filtro atman 3337 qual a sequencia das midias filtrantes   Responder ao tópico

Voltar ao Topo Ir em baixo 

comprei um filtro atman 3337 qual a sequencia das midias filtrantes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-