Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Macho ou Femea - Finalmente acabaram as dúvidas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Macho ou Femea - Finalmente acabaram as dúvidas   Qui 26 Ago 2010, 09:56Responder ao tópico

Há uns meses comprei, numa loja, 3 bettas (1 macho e 2 femeas), apesar de não ser para fazer criação, os mesmos foram colocados após algum tempo num aqua de 140l, juntamente com os meus discus, onde sempre se deram bem.
De há uns tempos para cá tenho andado com dúvidas, se 1 das femeas é não é afinal um macho, quer pela aparência, quer pelo comportamento (por vezes anda a abrir as "guelras" para o macho e este para "ela"), até agora não houve comportamentos mais agressivos (este não sei se é de desafio se de corte).
Apesar de as fotos não serem as melhores espero que dê para se vêr.

Indicações da esquerda para a direita
Alegada femea

Femea - Alegada femea - Macho

Macho - Alegada femea

Obrigado
Cump's
Nuno Moreira

Última edição por putogiro em Seg 21 Mar 2011, 19:54, editado 2 vez(es)

Rui Rocha

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 68

MensagemAssunto: Re: Macho ou Femea - Finalmente acabaram as dúvidas   Qui 26 Ago 2010, 10:23Responder ao tópico

2ª Foto, macho plakat ?

putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Macho ou Femea - Finalmente acabaram as dúvidas   Qui 26 Ago 2010, 10:37Responder ao tópico

Boas
A alegada femea encontra-se nas 3 fotos, na posição indicada ao cimo, apesar de as cores e não só, parecerem diferentes de foto para foto (nunca a consegui apanhar com as barbatanas totalmente abertas).
Noto que "ela" evita o macho, embora por vezes estejam perto, como numa das fotos, nunca presenciei comportamentos agressivos, embora haja muita vegetação e espaço para se manterem longe um do outro.
O facto de abrirem as guelras um para o outro é sinal de agressevidade ou de corte????
Cump's
Nuno Moreira

Rui Rocha

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Macho ou Femea - Finalmente acabaram as dúvidas   Qui 26 Ago 2010, 11:03Responder ao tópico

É o que te digo, na 2ª foto parece-me plakat mas na 3ª já não parece tanto.

É normal as fêmeas abrirem também os opérculos aos machos ou a outras fêmeas.

Santy

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Santiago
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Macho ou Femea - Finalmente acabaram as dúvidas   Qui 26 Ago 2010, 12:17Responder ao tópico

Vê se tem o ovopositor

Santy

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Macho ou Femea - Finalmente acabaram as dúvidas   Qui 26 Ago 2010, 13:52Responder ao tópico

ve se ela tem um ponto branco aqui como este:

DavidG

Membro Plus
Membro Plus

Gostos : 45

MensagemAssunto: Re: Macho ou Femea - Finalmente acabaram as dúvidas   Qui 26 Ago 2010, 20:16Responder ao tópico

Parece-me ser um macho plakat, como diz o Rui Wink

Podes fazer como diz o santy, mas nao me parece que irás ver Wink

Nuno Coelho

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Macho ou Femea - Finalmente acabaram as dúvidas   Qui 26 Ago 2010, 20:50Responder ao tópico

A mim também me parece um macho plakat, tinho tido alguns, por isso tenho quase a certeza.
Mas verifica o ovopositor

Nuno Coelho

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Macho ou Femea - Finalmente acabaram as dúvidas   Qui 26 Ago 2010, 20:54Responder ao tópico

Onde compraste? Por acaso não foi na Ornimundo?
Se for macho não te preocupes, compra mais algumas fêmeas, porque eles num aquário de 120L bem plantado, cada um ficará com um território e não se devem matar um ao outro. Digo eu...

DavidG

Membro Plus
Membro Plus

MensagemAssunto: Re: Macho ou Femea - Finalmente acabaram as dúvidas   Qui 26 Ago 2010, 20:56Responder ao tópico

Tendo esse espaço todo e sendo plantado também acredito que não Wink

Rui Rocha

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Macho ou Femea - Finalmente acabaram as dúvidas   Qui 26 Ago 2010, 22:44Responder ao tópico

Exacto Nuno, num aquário com algum espaço, eles não se incomodam. Falo por experiência própria.

putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Macho ou Femea - Finalmente acabaram as dúvidas   Sex 27 Ago 2010, 00:19Responder ao tópico

Obrigado pelas respostas, de dia voyu tentar vêr o ovopositor, os Betas foram comprados por brincadeira, e até agora tem-se dado bem.
Na loja (em Alverca), quando disse que julgava que uma das femeas era yum macho, ofereceram-se para trocar, mas voyu ficar com eles sejam o qyue forem, nem qyue tenha qyue os separar para oyutro aqyua.
Isto hoje é só sorte, 1º assaltaram-me o carro e royubaram o rádio, depois o pyuto mais novo partiu-me yum aqyua (felismente apenas tinha água, agora avarioyu-se o teclado, cada vez qyue se escreve um u, acrescenta-lhe um y e vice versa.
é melhor ir mas é para a cama antes que a coisa pior.

Cump's
Nuno Moreira

DavidG

Membro Plus
Membro Plus

MensagemAssunto: Re: Macho ou Femea - Finalmente acabaram as dúvidas   Sex 27 Ago 2010, 00:23Responder ao tópico

Isso está mesmo mau, tira as teclas dessa zona e volta a colocar Wink
E boa sorte no sonho xD

Santy

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Macho ou Femea - Finalmente acabaram as dúvidas   Sex 27 Ago 2010, 10:47Responder ao tópico

Bem isso sim é um grande azar...

já nao te digo boa noite porque ja deves ter acordado xD mas espero que a tua sorte hoje melhore..

putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Macho ou Femea - Finalmente acabaram as dúvidas   Sab 28 Ago 2010, 23:21Responder ao tópico

Boas
Desde já agradeço todas as resposatas e explicações que me foram dadas, graças a elas, já sei que em vez de 1 macho e 2 femeas tenho 2 machos e 1 femea, por sorte até agora eles têm-se dado bem, pelo que fico apenas com 1 duvida separar os machos ou arranjar mais 1 ou 2 femeas e esperar que continuem a dar-se bem.
Vi as 2 "femeas" e como só 1 tinha o ovopositor, conclui que era 1 macho e 1 femea.
Cump's
Nuno Moreira

DavidG

Membro Plus
Membro Plus

MensagemAssunto: Re: Macho ou Femea - Finalmente acabaram as dúvidas   Dom 29 Ago 2010, 00:00Responder ao tópico

Pareces ter um aqua bem plantado pelas fotos, nesse caso compravas mais fêmeas, 140lt é bastante bom Wink

putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Macho ou Femea - Finalmente acabaram as dúvidas   Seg 21 Mar 2011, 18:42Responder ao tópico

Boas
Já passaram 6 meses, entretanto os "alegados machos" pegaram-se tive que os separar, pois já quase não tinham barbatanas, depois disso já se passaram uns 4 meses, a femea da 1ª foto morreu, eu comprei mais uns Bettas a um membro aqui do forum, desses ainda tenho 2, pensava que seriam mais um casal.
A semana passada decidi tentar que acasalassem, agarrei num cubo da vodafone, cortei-lhe uns 6 cm de altura, cortei parte da tampa para fazer de divisória e pus a caixa dentro de um dos aquas para manter a temp., tentei todas as combinações, mas nenhum dos alegados machos se decidia a fazer o ninho, a unica excepção, era o macho da 2ª foto (o que está mais longe, com as barbatanas maiores), este era o unico que tentava fazer o ninho, e não era esquisito, fosse com quem fosse, ele começava a fazer o ninho.
Lembrei-me então que me tinham falado no ovopositor, fui ver e só um (o tal) é que não o tinha, dois outros alegados machos, pareciam ter o ovopositor.
Para evitar as guerras que ultimamente eram vulgares, mesmo entre os que pareciam ter o ovopositor. Farto de tanta guerre entre eles, acabei por pôr os dois da 2ª foto juntos, o macho comprovado na parte maior, como ele começou a fazer o ninho, ontem decidi-me a arriscar voltei a juntá-los, com alguma atenção para não se voltarem a tentar matar, ficou tudo calmo, nem houve agressões, hoje cheguei a casa e reparei num comportamento invulgar, vi com mais atenção e estavam a acasalar, repetiram-no várias vezes, apesar do ninho ser pequeno, eles juntavam os ovos mesmo ao de cima de água ao lado do ninho.
Ou seja para concluir este testamento, que já vai longo, não era um macho mas sim uma femea.
Agora se como macho já era bonito, imaginem lá como é para femea, e ainda se diz que as femeas de Bettas não tem cores, então vejam bem as cores da femea da 2ª foto.
Cump's
Nuno Moreira

Sandra Sophia

Criador

Nome Real : Sofia
Gostos : 60

MensagemAssunto: Re: Macho ou Femea - Finalmente acabaram as dúvidas   Seg 21 Mar 2011, 21:30Responder ao tópico

Bem Nuno, nem sei o que te diga, de facto para fêmea parece ser bem linda Very Happy

Olha não consegues umas fotos actuais? de todos e todas Very Happy

E espero que tenhas sorte numa próxima tentativa Wink

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Macho ou Femea - Finalmente acabaram as dúvidas   Responder ao tópico

Macho ou Femea - Finalmente acabaram as dúvidas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Anabantideos :: Bettas-