Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Melanotaenia kamaka

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Cláudia Araújo
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Nome Real : Cláudia Araújo
Localização : Ponte de Lima
Mensagens : 1686
Data de inscrição : 10/04/2008
Gostos : 114


MensagemAssunto: Melanotaenia kamaka    Qua 25 Ago 2010, 17:57Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.


Melanotaenia kamaka - photo© Günther Schmida

Melanotaenia kamaka

Allen e Renyaan, 1996
Kamaka Rainbowfish


Sumário da espécie
O Melanotaenia kamaka tem na parte superior uma coloração azul prateada, mudando para branco prata na metade inferior; a metade superior do corpo dos machos é frequentemente salpicado de prateado; as escamas do corpo têm um rebordo castanho escuro mais intenso em duas fileiras de escamas na linha lateral; os machos podem expandir melanofóros nessas duas fileiras, formando uma risca na linha lateral azul escura, na parte posterior do corpo, incluindo o pedúnculo caudal; uma mancha azul escura usualmente presente, especialmente em machos maduros, entre o canto superior do olho e a região abaixo da barbatana peitoral; a primeira barbatana dorsal, a pélvica e a anal são esbranquiçadas; a segunda barbatana dorsal e a caudal são translúcidas com derrame azulado; as barbatanas peitorais são translúcidas; a coloração das barbatanas das fêmeas é geralmente mais difusa e mais translúcida, comparando com os machos.


Além das diferenças de cor mencionadas acima, as fêmeas exibem muitas vezes uma risca difusa na linha lateral; com uma escama e meia de largura e estendendo-se desde o olho até à base da barbatana caudal. A forma das barbatanas, na diferenciação entre sexos, não é tão aparente como nos outros membros do género, mas tal como na maioria dos Melanotaenia, existe uma pronunciada diferença na profundidade corporal. Os machos aumentam a sua profundidade corporal com o avançar da idade. Podem alcançar um tamanho máximo de 8 cm, mas têm usualmente menos de 6 cm.

Distribuição & Habitat
Esta espécie, aparentemente, é restrita ao Lago Kamakawaiar (Lake Kamakawaiar), o maior de três lagos principais, e vários menores no interior da Baía Triton (Triton Bay), West Papua. Os lagos Triton são situados na costa meridional de West Papua, imediatamente a Este da península Bomberai e à cerca de 50km a leste do porto de Kaimana. Os lagos são rodeados por altas montanhas de pedra calcária e situam-se mesmo no interior da Triston Bay. Existem três lagos principais: Kamakawaiar, Lakamora e Aiwosa. Kamakawaiar (usualmente referido como Kamaka) encontra-se à menos de 5Km da costa e é separado do segundo lago, Lakamora, encontra-se somente à umas poucas centenas de metros do Lakamora. Os lagos não parecem ter qualquer corrente de saída e a drenagem é provavelmente subterrânea. As seguintes medições foram registados em Julho de 1995: temperatura da água 28,9ºC; pH 8,0 e Condutividade 220
µS/cm.

Observações
Heiko Bleher recolheu esta espécie em Junho de 1995 juntamente com Paola Pierucci e Patrick de Rham. A espécie foi denominada kamaka, nome usado pelos habitantes de Triton Bay para o Lago Kamakawaiar, the type locality.


Video:




Literatura
Allen, G. R. and S. J. Renyaan (1996). Three new species of rainbowfishes (Melanotaeniidae) from the Triton Lakes, Irian Jaya, New Guinea. Aqua, Journal of Ichthyology and Aquatic Biology 2 (2): 13-24.


© Copyright Adrian R. Tappin
Updated December, 2008.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

lino_51
avatar

Membro
Membro


Nome Real : Lino
Localização : Guarulhos
Mensagens : 153
Data de inscrição : 12/08/2013
Gostos : 2


MensagemAssunto: Re: Melanotaenia kamaka    Sab 07 Set 2013, 00:58Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Belo post, só faltou as fotos...
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Melanotaenia kamaka

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Fichas Técnicas :: Peixes-