Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Iluminação DIV 1º aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Cristina

Membro
Membro

Nome Real : Cristina Viegas
Gostos : 0

MensagemAssunto: Iluminação DIV 1º aquário   Ter 10 Ago 2010, 14:25Responder ao tópico

Olá, depois de várias peripécias e ainda sem ter o aquário montado, venho mostrar a obra de arte DIV que tenho para iluminar o aquário, 4 lâmpadas T5 de 24 W, Sylvania Grolux 550 mm de comprimento, 2 de 10000 Kelvin e 2 para crescimento das plantas que não sei ver a graduação, foram aconselhadas na loja de aquariofilia onde as comprei.
As lâmpadas foram colocadas alternadamente numa base que fizemos com umas placas finas de madeira compradas na Leroy Merlin, balastros também comprados a conselho de quem nos ajudou na instalação, pois antes tinhamos comprado uns que vieram a não servir, enfim tem sido uma longa história de persistência (€) a preparação para o famoso aquário.
Essa base é uma espécie de tampa mas suspensa, fixa na parede com dois L de madeira e uma dobradiça comprida para a levantar quando for preciso.
Aguardo e desde já agradeço críticas, sugestões ou o que mais houver...
Aquário 65 cm largura x 45 cm largura x 40 cm altura= 117 litros

flower

Ricardo Monteiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Iluminação DIV 1º aquário   Ter 10 Ago 2010, 15:01Responder ao tópico

Consegues ver algo como HO 865, 842 ou 880 junto à parte metálica das lâmpadas?

Estética à parte, porque funcionalidade é mais importante, faltam-te reflectores individuais sobre cada lâmpada. Dependendo da qualidade do reflector, consegues aumentar o rendimento luminoso em até 80%.

Como estes não existem, a eficiência traduz-se em desperdício energético. Para lâmpadas t5 de 24 W consegue-se arranjar reflectores individuais por 6 euros e pouco.

Já agora, aproveito para sugerir que instalem um sistema de arrefecimento no espaço que sobra nas laterais dessa estrutura. Para isso basta comprar 2 a 4 ventiladores de PC, cabos e um transformador de 12 v. POde-se tb regular a velocidade de cada ventilador dependendo das opções de voltagem do transformador.

Cada lâmpada chega a atingir 75ºc. Como estão em contacto directo com a madeira, eu não ficava muito descansado quando tivesse de sair de casa deixando as luzes ligadas.

Helder Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Helder Oliveira
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Iluminação DIV 1º aquário   Qua 11 Ago 2010, 20:03Responder ao tópico

Ola Cristina,

parabens pelo esforço no DIY!

Básicamente o Ricardo já disse tudo, aqui vou reforçar a parte dos reflectores e ventiladores.

O aproveitamento das lampadas T5 cai em flecha a partir de uma temperatura ambiente de 35° C,
se nao ventilares isso, so vais perder "lampada".
Embora o teu aqua nao chegue a essa temperatura,
entenda-se Temperatura Ambiente como a temperatura no compartimento onde se encontram as lampadas.
Além de que uma ventilaçao ainda te puxa ar fresco para junto da superficie do aqua Razz

Não sei a quais lampadas te referes quando mencionas "crescimento das plantas" mas, com essas duas GroLux,
estas seriam as combinações escolhidas por mim

Sylvania Grolux / Philips de Luxe Pro 965
Sylvania Grolux / Osram Lumilux 880 Skywhite

Philips de Luxe Pro 965 vs Osram Lumilux 880
Ambas podem perfeitamente ser utilizadas sozinhas,
ficando neste acaso a Philips um ponto á frente no que toca a cores naturais devido ao seu mais elevado CRI (Colour Rendering Index)

Ambas Philips 965 e Osram 880 sao bastante semelhantes no que diz respeito a resultado final ( crescimento e cores naturais nas plantas)
embora a minha preferencia seja para Osram pelo valor de K ainda que tendo menos CRI que a Philips.

Abraço

Cristina

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Iluminação DIV 1º aquário   Qui 12 Ago 2010, 08:20Responder ao tópico

Obrigada a ambos pelas respostas.
Nessa lâmpada que digo não saber a potência só tem escrito SYLVANIA GROLUX FHO24w/T5/GRO.
Só nos aventurámos nesta opção de DIV perante as dificuldades em encontrar já tudo pronto e feito devido às medidas do aquário
Com um aquecimento desses como dizem, realmente não estou a gostar nada arriscar a ter assado de peixes sem falar no resto, eu só queria uma coisa simples e afinal...
Está difiícil mas vamos conseguir Wink

Convidad

Convidado

MensagemAssunto: Re: Iluminação DIV 1º aquário   Qui 12 Ago 2010, 22:32Responder ao tópico

Vou supor que isso vai ser um plantado Cristina.
Como tal aconselho vivamente a colocares CO2 de botija, tens ai 1W de luz por litro e a luz é quem manda, mais luz obriga a mais nutrientes N P K e CO2.

Boa sorte e fico a espera de fotos do plantado.

Cumprimentos

Ricardo Monteiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Iluminação DIV 1º aquário   Sex 13 Ago 2010, 08:40Responder ao tópico

Helder Oliveira escreveu:
O aproveitamento das lampadas T5 cai em flecha a partir de uma temperatura ambiente de 35° C

A Philips já fabrica lâmpadas de 6500k cujo rendimento luminoso é constante mesmo após a barreira dos 35º-38ºC até aos 90ºC (ou pelo menos dizem eles), conseguindo ainda manter-se as mesmas nas classes 1A e 1B para o IRC. Custam quase o triplo de uma lâmpada normal com a mesma potência, mas acredito que façam a diferença.

Cumprimentos

Helder Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Iluminação DIV 1º aquário   Dom 15 Ago 2010, 16:55Responder ao tópico

@Ricardo

É provavel, nao me tenho dedicado muito ao assunto pois eu proprio uso T8.

de qualquer modo, como referiste, a ventilaçao é sempre um "must have" em qualquer armadura do genero e pela certeza, mais vale prevenir que remediar...

Abraço

Cristina

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Iluminação DIV 1º aquário   Ter 17 Ago 2010, 21:41Responder ao tópico

Já comprámos 4 reflectores, (12,80€/.) assim as lâmpadas não ficam em contacto directo com a madeira, realmente parece aquecer muito menos, esperemos que assim possa funcionar sem perigo de super aquecimentos... as ventoinhas logo se vê mais tarde.
Sobre colocar ou não CO2 idem idem, pode esperar para depois de tudo montado, não?
Ainda falta comprar o temporizador, também não sabemos o que escolher, alguém pode ajudar nisso?
Depois falta também escolher e comprar algumas plantas de fácil manutenção dada a falta de experiência no assunto, não vamos para grandes dificuldades logo no início para finalmente conseguirmos montar o aquário.
Algumas sugestões?
Desde já obrigada.

Ricardo Monteiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Iluminação DIV 1º aquário   Ter 17 Ago 2010, 22:05Responder ao tópico

Olá

pouquito a pouquito vai-se fazendo. Wink

Na montagem de raíz de um aqua aparecem sempre questões que são normais ao iniciar e que depois com a experiência vamos desfazendo. Isto para dizer que a resposta Às nossas dúvidas passa muitas vezes por uma questão de gosto pessoal, à medida da experiência que e conhecimento que o hobbie nos proporciona - e ainda bem que assim é!

Temporizadores eu uso dos mais baratos, analógicos, quero eu dizer. Estes podem ser programados em períodos de 15 minutos, e é a limitação que eu lhes vejo. Costumo usar temp. digitais quando há necessidade de programar algo com maior precisão.

Quanto ao resto, não te vou dizer para investires num sistema pressurizado de co2 porque não sei o que pretendes fazer do teu aqua. É claro que o uso de co2 torna tudo diferente, pois permite-nos perceber melhor quais são as necessidades e consumos das plantas, e é sempre um estímulo garantido à nossa curiosidade científica.

Deixa-me dizer-te que com o sistema de iluminação que montaste, co2 bombar desde o início era a cerejinha no topo...

E se estão reunidas estas condições, porque não começar desde logo com plantas agradáveis de ver?, mesmo que estas necessitem de um cuidado básico a nível de nutrição, mas com um desenvolvimento muito mais interessante.

Cumprimentos

Cristina

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Iluminação DIV 1º aquário   Qui 19 Ago 2010, 23:35Responder ao tópico

Olá Ricardo Monteiro

Obrigada pela resposta.

Só para ter uma ideia, sabes dizer-me +- quanto custaria colocar CO2? Tenho lido aqui e ali tópicos sobre CO2 mas realmente parece-me tudo ainda um pouco complexo... mas vamos aprendendo, e com a prática depois acredito que algumas dúvidas vão desaparecendo enquanto outras vão surgindo.

Estou a pensar ter plantas agradáveis de ver, algumas informações dizem que sem substracto fértil mas com fertilizações sólidas colocadas a distâncias estratégicas é suficiente, para isso já comprei 20 kg de areão, quando comprar as plantas terei que comprar também os fertilizantes.

Cumprimentos

Cristina

Convidad

Convidado

MensagemAssunto: Re: Iluminação DIV 1º aquário   Sex 20 Ago 2010, 08:27Responder ao tópico

Bem Cristina, a questão do CO2 é devido a potencia de iluminação que tens.

A luz é que manda, se subimos a luz temos de subir a fertilização e ao co2, agora num aquario sem co2 é conveniente ter pouca luz para as plantas crescerem mais devagar, plantas que crescem mais devagar significa que consomem menos nutrientes, se consomem menos nutrientes significa que consomem menos co2, se consomem menos co2 as plantas vão conseguir ir captar o carbono ao kh.
Se subires a luz está o caldo entornado, as plantas não conseguem retirar o carbono suficiente ao kh e havendo falta de co2 as plantas param de crescer e se as plantas param de crescer as algas vão tomar conta do aquario.

Num aquario de 100 L 24W em T5 é o limite caso não coloques co2.

As pessoas andam ao contrario, num carro para andarmos colocamos gasolina e depois é que podemos acelerar, não adianta tentar acelerar se não tivermos gasolina no deposito que não vamos a lado nenhum.

Um abraço

Ricardo Monteiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Iluminação DIV 1º aquário   Sex 20 Ago 2010, 10:20Responder ao tópico

Cristina escreveu:
Olá Ricardo Monteiro

Obrigada pela resposta.

Só para ter uma ideia, sabes dizer-me +- quanto custaria colocar CO2? Tenho lido aqui e ali tópicos sobre CO2 mas realmente parece-me tudo ainda um pouco complexo...

Por 120 euros já compras um sistema completo: garrafa de 2kg, solenóide, manómetros, tubagens, e em alguns casos mesmo, difusor.

Cristina escreveu:

Estou a pensar ter plantas agradáveis de ver, algumas informações dizem que sem substracto fértil mas com fertilizações sólidas colocadas a distâncias estratégicas é suficiente.

Eu tenho uma opinião contrária. Acho que quando começamos com isto, e temos pouco conhecimento de fertilizações, devemos ter sempre um substrato fértil como primeiro sustento das plantas. Repara que ao optares por não colocar subs só estás a aumentar o grau de dificuldade: vai ter de haver um maior rigor com as ferts na coluna de água, o que até é perfeitamente viável para alguns tipo de plantas, mas quando já temos alguma experiência no assunto. Wink

Helder Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Iluminação DIV 1º aquário   Sex 20 Ago 2010, 17:37Responder ao tópico

Ola Cristina

Num aquario, é verdade que qualquer planta cresce em qualquer terreno, isto deve-se ao meio onde estão, a agua, mas ainda mais verdade é que nem todas crescem mesmo modo!

O feijão cresce em cima de um pouco de algodão embebido em agua, mas nao cresce do mesmo modo que se fosse plantado na terra! O algodão serve apenas para o segurar enquanto ele cresce com o que pode retirar da agua.

Tu podes manter um bom/ excelente plantado so com areia, mas começa logo por aí... Algumas plantas crescem melhor em granulado mais fino enquanto para outras até cascalho serve, o caso da Egeria 'densa' por ex. que por ventura até é uma planta de agua fria...

Claro que para manteres um Plantado sem substrato fertil, mas mesmo plantado, nao só com duas valisnerias, duas egerias e um punhado de musgo, tens que ser muito mais exacta e atenciosa do que se tiveres tudo na mao para poupares trabalho, e terás que ter em conta que não ha 2 aquarios iguais, e muito menos 2 plantas iguais!

Como o Ricardo disse, o rigor na fertilizaçao não pode faltar.
Claro que podes esquecer um dia, mas uns dias e o teu aqua depressa cai em desiquilibrio e não é facil voltar a equilibrar, muitas vezes monta-se tudo de novo...

Os ferts solidos vao ajudar com certeza, alguns até muito bons e apurados para determinado tipo de planta, mas por vezes so dás conta que necessitas deles quando a planta mostrar sintomas por vezes irreversiveis.

Ja nao falo no CO2, porque isso é mesmo um "must have"...

Não quero deste modo influenciar-te a comprar substratos, caros ou baratos, mas como como ja tinha comentado em outro topico, ter ou nao ter, faz a diferença!

Conheço bons plantados so com areia e maus plantados com caros substratos... tudo vai depender sobretudo do proprietario do aquario!

Abraço

P.S. muitos dos vendedores na lojas nao percebem patavina, e outros nem sabem como lá foram parar!
Tens aqui muita malta experiente, muito mais que eu, e que te pode ajudar nas decisoes para que nao cometas
erros, basta perguntar! Wink

Convidad

Convidado

MensagemAssunto: Re: Iluminação DIV 1º aquário   Sex 20 Ago 2010, 21:30Responder ao tópico

Os substratos são uma fonte de nutrientes para as plantas, a areia não, portanto plantados em areia sem fertilização na coluna de agua acabam mal, isto não quer dizer que plantados com base em substratos férteis também não necessitem de fertilização, mas no entanto admitem mais erros.
Da mesma maneira que a terra dos vasos esgota os nutrientes o substrato também esgota, nos vasos de nossa casa ou fertilizamos a agua do regador ou então trocamos a terra, caso contrario as plantas começam a morrer aos poucos.
Com isto quero dizer que passado um ano substrato fértil ou areia é quase a mesma coisa, a nossa sorte são os cocos dos nossos amigos peixes que ficam a sedimentar no fundo fertilizando o mesmo, seja areia ou substrato fértil.

Mas ha um nutriente que todos ignoram, o CO2, se a luz for pouca existe a hipotese de a planta se habituar a retirar o mesmo do dureza carbonatada, mas se a luz for forte não ha volta a dar, temos de injectar CO2 na agua, e podem esquecer a tabela que relaciona o CO2 com o PH e KH que fica muito longe da realidade.

Por isso digo, querer fazer as plantas crescer depressa com muita luz é boa ideia mas a fonte principal de nutrientes é o CO2, sem CO2 vai sair asneira, lembrem-se que até o homem é principalmente constituído por carbono.

Cristina

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Iluminação DIV 1º aquário   Seg 23 Ago 2010, 11:51Responder ao tópico

Obrigada a todos pelas respostas, vamos tentar seguir as indicações dadas.

Existe alguma marca de substrato fértil e de CO2 que seja mais indicada para o caso?

Obrigada

Convidad

Convidado

MensagemAssunto: Re: Iluminação DIV 1º aquário   Seg 23 Ago 2010, 22:18Responder ao tópico

Para isso acho melhor pedires ajuda na área dos plantados. Wink

Um abraço

Ricardo Monteiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Iluminação DIV 1º aquário   Seg 23 Ago 2010, 23:17Responder ao tópico

Oi

Acho que o CO2 não tem marca... brincadeirinha Wink Razz

A sério.. existem umas garrafas descartáveis aí com 70g de co2 ... depois tens os sistemas pressurizados para brincar a sério. Basicamente é isto.

Quanto aos subs, tudo depende de qt se quiser gastar. Não vou estar a falar de marcas, especialmente das que não conheço; claro que tenho a minha opinião, e se decidires ir para um bom substrato podemos voltar a falar disto.

Se contar para alguma coisa, acho que devias fazer jus à iluminação que tens aí e tirar todo o proveito dela, indo pelo menos para um sistema pressurizado. Wink Experimenta,

Já sabes que dúvidas com fertilizações e essas coisas está sempre aqui alguém para ajudar.

Cristina

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Iluminação DIV 1º aquário   Sex 10 Set 2010, 22:04Responder ao tópico

Entre várias ideias e leituras sobre iluminação, seria muito má ideia retirar duas lâmpadas e deixar só duas acesas? Assim poderia não usar CO2?
Obrigada.

Cristina

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Iluminação DIV 1º aquário   Seg 13 Set 2010, 22:40Responder ao tópico

Ninguém diz nada, espero que não seja nada comigo, este forum anda muito deserto ou é impressão minha?

Morteiro

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Iluminação DIV 1º aquário   Seg 13 Set 2010, 23:03Responder ao tópico

Deves tentar ter pelo menos 0,5w por cada litro de água... a partir daí usa todas ou menos 1 ou 2, tu é que decides. Mas se tiveres 1w por litro melhor. Para suprir faltas de CO2 deverás então ter a luz ligada no máximo 10 horas, devendo a preferência para 8, assim as restantes horas as plantas irão fazer a respiração e como tal irá consumir o O2 e converter em CO2, de resto, tal como todos os seres vivos que terás no aquário.

Como já te disseram se tiveres "carcalhol" para comprar um sistema de CO2 pressurizado então verás a diferença nas plantas... as mesmas ficarão mais vistosas e também irão crescer mais e melhor, sem falar que será também mais rápido todos os aspectos anteriores. Mas também encontras aqui como fazer DIY de CO2... assim vais praticando até decidires avançar para um sistema mais pro.

Julgo que já te disseram anteriormente que deves também precaver a temperatura dessas lâmpadas, mas pergunto eu também... esses casquilhos são adequados ao aquarifilismo? É que a água evapora e vai ficar no topo a sua condensação. Uns furos com uma broca e uma ventoinha daquelas dos pc's fará a reposição do ar que pelo frio, deverás para isso optar preferencialmente pela introdução de ar mais fresco, porque o ar quente será empurrado mais facilmente do que o inverso. Será mais eficaz.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Iluminação DIV 1º aquário   Responder ao tópico

Iluminação DIV 1º aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-