Peixefauna
Bem-vindo(a) Ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto
Cão e Companhia

Como limpar o aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

ScalareFan34

Membro
Membro

Gostos: 15

MensagemAssunto: Como limpar o aquário   Qui 05 Ago 2010, 02:58Responder ao tópico

Boas

Eu tenho um aquário de 120 litros, e para quem tiver dúvidas de como limpar aquários desta dimensão, eu ajudo-vos.

Primeiro, desliguem todos os aparelhos eléctricos(motor, filtro, termostato, etc.). Depois, vem a parte mais crítica: Tirar os peixes do aquário. (Atenção, só critico para os que têm peixes agressivos, como tubarão bala. No meu caso, no meu aquário tenho 11 peixes: Dois escalares pequenos, dois tubarões bala(um pequeno que comprei anteontem e um já com pelo menos 25 centímetros), 5 peixes de cardume, um limpa-vidros e um gurami opalino.) Com os mais pequenos, pegue numa rede, apanhe-os e transfira-os para um aquário temporário. Como os maiores, para não saltarem para o chão, pegue um "tupperware" e encha-o de água, mas primeiro esterilize-o para não envenenar o peixe com detergente e apanhe-o. Depois, feche o recipiente e transporte-o para o aqua temporário.
A seguir, tire todas as decorações, pedras e plantas e ponha-as um tanque de limpeza (Uma banheira limpa serve.)
Depois, tire toda a água e todo o areão.(O areão vai para o tanque e a água vai fora.)
A seguir, desmonte o aquário. primeiro, tire as tampas, depois os aparelhos, etc. Depois de tudo estar armazenado, leve o aquário MUITO CUIDADOSAMENTE para a banheira, e deixe-o numa posição segura, para não cair e ACONTECER O PIOR.
Depois, comece a lavar as peças e as decorações do aquário.(Lave APENAS com água, sabão ou detergente mal tirado dos objectos pode envenenar os peixes) A seguir faça a parte mais penosa: lavar o areão.
Depois de tudo lavado, monte o aquário de novo. Instale os aparelhos e ponha a grelha. Depois cubra a grelha de areão.(Faça o efeito de profundidade com o areão).
Volte a pôr a água no aquário. NÃO PONHA JÁ OS PEIXES!!!
Primeiro, meça o PH até ficar neutro.
Após isso, espere pelo menos 10 minutos e só depois ponha os peixes, para dar tempo á água de se habituar ao ambiente natural.

Eu sei que algumas partes não parecem nada profissionais, Mas acreditem: Já tenho este aquário há 7 ANOS, e sei que isto não afecta os peixes de forma alguma.

joaquimalves

Membro
Membro

Gostos: 5

MensagemAssunto: Re: Como limpar o aquário   Qui 05 Ago 2010, 17:43Responder ao tópico

boas

só uma pergunta de quanto em quanto tempo fazes isso?

ScalareFan34

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como limpar o aquário   Qui 05 Ago 2010, 18:00Responder ao tópico

Eu faço 1 vez por mês.

anibal

Membro Prata
Membro Prata

Gostos: 183

MensagemAssunto: Re: Como limpar o aquário   Qui 05 Ago 2010, 18:22Responder ao tópico

Boas Scalare

Acredito que como dizes que nunca tiveste problemas nestas lavagens, mas limpezas de aquários não são como as domésticas e um aquário equilibrado com um volume razoável de água "vive" muito tempo só baseado em TPAs. Não referes a cubicagem do teu aqua pelo que tenho de pensar que estará longe de 200 lts, um valor que considero razoável para o controlar com segurança, mesmo assim nem em aquários pequenos usaria tal método!

Lavar inertes e troncos com sabão? como asseguras a ausência de resíduos? basta lavar bem em água corrente!
Porque raio tenho de ter um ph neutro? o ph tem directamente a ver com a fauna existente, tenho aqui algumas espécies que com essa ligeireza toda já teriam passado ao Céu dos peixes, que creio não ser a barriga dos gatos como se diz relativamente aos pardais!
Os testes a nitritos e nitratos não se fazem após algum tempo? Acredito que a seguir à montagem dêem zero, mas repete-os alguns dias depois!
Então as plantas e o substrato fértil onde entram?
Depois existe um sistema muito complexo denominado de Ciclagem, tem um ciclo como pelo radical da palavra se percebe e perfeitinho demora um mês!
Então todo o processo bioquímico do filtro externo que é também demorado, vai directamente para lavagem , incluindo aí cerâmicas e bioballs?
Como vez não posso estar mais em desacordo com o teu radicalismo, nem aos meus betas faço lavagens tão drásticas dos seus contentores individuais.
Tens o mesmo direito que eu enquanto membro de expor as tuas ideias, mas lembra-te que somos lidos por muitos e é nossa obrigação ter consciência do impacto que as nossas afirmações possam gerar.

Abraço
Aníbal

ScalareFan34

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como limpar o aquário   Qui 05 Ago 2010, 18:29Responder ao tópico

Boas

Obrigado pelas dicas Aníbal, fico muito agradecido. Mas onde está a parte em que eu disse que se lavavam as peças com sabão? Deves ter interpretado mal! Eu disse que só se devia lavar as peças com água, pois sabão ou detergente mal tirado poderia envenenar os peixes!Mas desde já, obrigado pelas dicas.

anibal

Membro Prata
Membro Prata

Gostos: 183

MensagemAssunto: Re: Como limpar o aquário   Qui 05 Ago 2010, 18:37Responder ao tópico

Boas

Erro de leitura minha, está lá bem claro que nada de detergentes, aqui ficam as desculpas.
Não tens que agradecer os comentários, estamos cá para comentar, ajudar e aprender e pontos de vista diferentes só enriquecem a informação que outros poderão entender como útil.

Abraço
Aníbal

DavidG

Membro PLUS
Membro PLUS

Gostos: 45

MensagemAssunto: Re: Como limpar o aquário   Qui 05 Ago 2010, 22:05Responder ao tópico

Faz o que o anibal diz e todos viverão melhores Wink

joaquimalves

Membro
Membro

Gostos: 5

MensagemAssunto: Re: Como limpar o aquário   Sex 06 Ago 2010, 10:07Responder ao tópico

boas

eu acho que estas a ter uma trabalheira.

pois nos meu aquarios nunca fiz isso que tens vindo a fazer basta fazer uma muda de agua 1 vez por semana e resultado muito bom (criaçoes com fartura)

Nuno Moreira

Super Membro
Super Membro

Gostos: 227

MensagemAssunto: Re: Como limpar o aquário   Sex 06 Ago 2010, 11:41Responder ao tópico

Pois...
Com esse método, os peixes são sobmetidos a um grande stress, as bactérias vão-se quase todas, e quem tem espécies maiores e mais sensiveis, tem problemas acrescidos, para além de que em alguns casos com algumas espécies que poêm ovos, com caracois (ex. Helenas) ou com camarões, isso é impraticável, pois vão-se perder a maior parte das crias, no caso das helenas até alguns dos adultos se não houver muito cuidado a escolher o areão pois enterran-se neste.
No entanto admito que em algumas situações, com aquas e espécies pequenas e pouco populosas e principalmente sem plantas, que isso é possivel de trazer beneficios, mas eu não estou convencido sequer a experimentar.
Cump's
Nuno Moreira

eric56

Membro
Membro

Gostos: 30

MensagemAssunto: Re: Como limpar o aquário   Dom 29 Ago 2010, 13:40Responder ao tópico

cara se eu fisese isso acho que meus peixeis irião morrer todos tenho o meu aqua a 1 ano e eu nunca fis issu fais asim roca 10% da agua pro semana e eles vivem felises Very Happy

Rodolfo Silva

Old School PeixeFauna
Old School PeixeFauna

Gostos: 141

MensagemAssunto: Re: Como limpar o aquário   Dom 29 Ago 2010, 14:21Responder ao tópico

Bom ha aqui pano para mangas eh eh

isto é quase um manual de como nao se deve fazer ( desculpa Joao Duarte ) mas por outro lado temos a indicaçao de que o faz a 7 Anos e agora? sera sorte?

Bem o Joao nao da as medidas exactas mas sendo um aquario de 1,20 ja leva uma litragem simpatica onde da para fazer algumas aventuras alem de estabilizar melhor

Nao menciona o tipo de filtros nem materias filtrantes nem o tempo que demora a lavar as respectivas coisas

Assim so posso mesmo dizer tens tido mesmo muita sorte Very Happy alem de teres uns peixes bastante resistentes

Repensa la isso nem que seja so para poupares agua e trabalho Wink

Abraço

Helder Oliveira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como limpar o aquário   Dom 29 Ago 2010, 15:34Responder ao tópico

Eu nao vou fazer muitos comentarios para nao encher mais a lista...

Vou apenas dizer que amanha vou tentar esse procedimento com os meu dois aquarios, o de 720L e o de 480L !

Nao sei se posso com eles, mas sou um tipo muito decidido e cheio de coragem! Very Happy

Rodolfo, nao é um aqua com 120cm, é com 120L... e onde vive um peixito com 25cm...

Abraço

Convidad

Convidado

MensagemAssunto: Re: Como limpar o aquário   Dom 29 Ago 2010, 18:55Responder ao tópico

João Duarte, admiro-te pela santa paciência que tens acredita.

Espero que nunca partas o aquário no meio desses transportes.
O meu de 360 Litros mesmo que quisesse não o podia tirar, é em vidro de 10mm e pesa mais de 60 Kilos além disso não cabia na banheira pois tem 90 por 80.

Nunca tives-te problemas com o filtro ?

eric56

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como limpar o aquário   Seg 30 Ago 2010, 14:44Responder ao tópico

cara que aquario gigante Shocked queria ter um dese hehe Razz

Rui Rocha

Membro
Membro

Gostos: 68

MensagemAssunto: Re: Como limpar o aquário   Ter 31 Ago 2010, 10:58Responder ao tópico

ScalareFan34 escreveu:
Boas

Depois, vem a parte mais crítica: Tirar os peixes do aquário. (Atenção, só critico para os que têm peixes agressivos, como tubarão bala.

O tubarão bala agressivo? Que experiências tiveste acerca da agressividade deste peixe?

Como limpar o aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Equipamentos e Manutenção-