Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Ajuda com Elementos filtrantes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

rafael rapello

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Rafael
Gostos : 0

MensagemAssunto: Ajuda com Elementos filtrantes   Dom 18 Jul 2010, 21:25Responder ao tópico

Boas Todos.
Estou com muitas duvidas em relação ao aquarismo devido a minha pouca experiencia.
Portanto aqui vai mais uma questão.
Eu possuo um filtro externo HF 600.
E como possuo alguns kinguios (peixinhos dourados) e eles fazem muita sujeira, decidi procurar por soluções para melhorar a filtragem.
Acabei vendo que muitas pessoas colocam ceramica dentro do filtro para melhorar a filtragem.
Só que em todas as fotos que eu vi as pessoas colocam a ceramica como ultimo elemento filtrante, e deixam o perlon com carvão como primeira filtragem.
Só que isso suja muito o perlin e na minha visão acaba sendo inutil a ceramica.
vou fazer um esquema para ficar mais facil

O que é feito

perlon - carvão - ceramica

O que imagino

Ceramica - perlon - carvão

Minha pergunta é se existe uma ordem na disposição dos elementos filtrantes ou se isso não faz diferença.

abraços

anibal

Membro Prata
Membro Prata

Gostos : 183

MensagemAssunto: Re: Ajuda com Elementos filtrantes   Dom 18 Jul 2010, 22:29Responder ao tópico

Boas
Claro que existe, a tua proposta seria como ter uma máquina de lavar roupa cuja programação começaria por secar a roupa passando de seguida ao enxaguamente e por fim à lavagem, imagina como ficaria a roupa!
A filtragem começa por ser mecânica, daí o perlon e as esponjas filtrantes entre outros processos mecânicos. depois química e finalmente biológica.
De uma forma simples podemos dizer que:
A 1ª permite reter as sujidades resultantes principalmente de dejectos, daí ser necessária uma manutenção intensa com lavagem ou substituição desses produtos.
A fase "química" utiliza carvão activo; resinas e outros produtos especialmente destinados a condicionar as características da água, reduzindo ph; retendo nitritos e nitratos, por exemplo.
Por ultimo a biológica onde as cerâmicas e as bio-bolls permitem a fixação e actividade de microorganismos importantes na manutenção da qualidade da água. Estas matérias nunca devem ser objecto de lavagem com água corrente mas apenas passadas por água retirada do próprio aquário, caso contrário morrem de imediato e perde-se todo o processo que as mesmas vieram laboriosamente construindo no interior dos nosso filtros.
No caso dos teus kinguios a que alguns chamam "porquinhos" 🐷 pela enorme sujeira que produzem, tens uma grande necessidade de uma forte componente mecânica e claro uma boa ajuda para nitratos e nitritos. Há quem utilize 2 filtros em serie sendo o 1º mecânico e consequentemente sujeito a um ciclo de limpeza muito mais curto que o 2º (químico e biológico).
Mas fica ainda um conselho, complementa a capacidade filtrante ( nos kinguios a potência ideal do filtro será de 10/1, isto é por cada 10 litros de água 100 litros de capacidade no filtro) com um elevado serviço de TPAs, aí terás kinguios felizes.

Abraço
Aníbal

Última edição por anibal em Dom 18 Jul 2010, 22:50, editado 1 vez(es)

rafael rapello

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Rafael
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Ajuda com Elementos filtrantes   Dom 18 Jul 2010, 22:45Responder ao tópico

Boa Anibal,
quase todas as minha perguntas no forum foi você que me respondeu.

Cool

Realmente eu nao sabia e para mim não fazia a menor diferença da disposição dos elementos filtrantes.

agora vou reposicionar meu filtro
Embarassed

Realmente esses peixes precisam de muita capacidade filtrante, estou vendo que a potencia de 6/1 alem das TPAs constantes não sao suficiente.

abraços

anibal

Membro Prata
Membro Prata

Gostos : 183

MensagemAssunto: Re: Ajuda com Elementos filtrantes   Dom 18 Jul 2010, 23:43Responder ao tópico

Boas

Tenho todo o gosto em ajudar qualquer membro desde que sinta que estou a contribuir para melhorar os seus conhecimentos. Julgo que compreendeste as razões que obrigam à ordem dos materiais e isso é que foi importante.

6/1 não é mau, não será por aí que vais ter problemas, o ideal seria construir uma sump cuja manutenção seria muito fácil pois não passa de um aquário aberto só com as diferentes divisórias com as massas filtrantes e respectiva bomba.
A manutenção do filtro será mais frequente e trabalhosa, mas atenção não falámos do volume do aquário e da quantidade e tamanho dos Kinguios, se exagerares na população não haverá filtragem que resista e os teus peixes não vai "brilhar"!

Abraço

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ajuda com Elementos filtrantes   Responder ao tópico

Ajuda com Elementos filtrantes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-