Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Reprodução de Bettas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

RDG
avatar

Membro
Membro


Localização : Ponte de Sor
Mensagens : 58
Data de inscrição : 05/04/2008
Gostos : 0


MensagemAssunto: Reprodução de Bettas   Qui 10 Abr 2008, 14:19Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Reprodução de Bettas

Para reproduzir bettas vai ser preciso peixes sexualmente maduros e bem alimentados, sendo que a fêmea deve estar “gordinha” e com um ponto branco na barriga, o que indica que ela está com ovos, pronta para desovar.




O macho deve ser um pouco maior que ela para facilitar o abraço nupcial, e reagir agressivamente à presença de outros de sua espécie. Após ter escolhido o casal coloque o macho em um aquário de no mínimo 20 litros totalmente sem substrato e decoração


O fundo do aquário deve ser preto, para facilitar a visualização dos ovos pelo casal de Bettas (deve-se colar uma cartolina preta em baixo do aquário), a altura da água deve ser menor que 12 cm evitando que a pressão mate os alevins.


Após ter posto o macho no aquário, coloque a fêmea dentro do aquário num pote/recipiente (exemplo: um frasco de maionese bem lavado) com a água da mesma altura da do aquário para facilitar a visualização da fêmea pelo macho.


O macho vai cortejar ela abrindo as barbatanas, e começar a fazer o ninho de bolhas onde serão depois mantidos os ovos. Às vezes ocorre do macho não fazer ninho, isto pode acontecer por vários motivos: baixa temperatura (a temperatura ideal é 28 °C), imaturidade, aquário sem tampa (que pode desmanchar o ninho por causas das correntes de ar), entre outros factores. Procure saber a causa do problema para resolvê-lo.Depois de o ninho estar pronto solte a fêmea (o ninho está pronto quando para de “crescer” (loool) o que pode levar mais de dois dias).


O macho vai persegui-la e dar lhe umas pancadas, é um pouco violento, portanto separe apenas se ela apanhar muito, e caso isto ocorra tente soltar ela novamente mais tarde. Geralmente o acasalamento ocorre no máximo 24 horas depois da fêmea ter sido solta, com raras excepções. O macho abraça a fêmea para ela expelir os ovos que são imediatamente fertilizados.




Nos primeiros abraços são expelidos poucos ou até nenhum ovo, mas logo começam a sair vários, que são recolhidos gentilmente com a boca pelo pai, às vezes até pela mãe e são colocados no ninho de bolhas.




Ao todo são dados vários abraços, e a desova pode demorar até 4 horas, mas fique atento pois após a desova terminar a fêmea vai ficar em um canto do aquário ou tentar se esconder, então retire-a pois o macho vai bater nela na tentativa de defender os ovos. Após isto o pai vai se dedicar exclusivamente ao ninho, e para facilitar o trabalho dele uma luz deve ficar ligada (inclusive de noite) até ele ser retirado do aquário.


O macho pega os ovos com a boca que caem no fundo do aquário e recoloca-os no ninho, muda os ovos de lugar para oxigenação e come os fungados evitando assim que os bons funguem também.




A eclosão dos ovos ocorre de 24 a 48 horas, após a eclosão o macho devolve ao ninho os filhotes que caem no fundo.




Neste período os alevins não precisam de alimentação, pois todas as suas necessidades nutricionais serão supridas pelo saco vitelino.




Após dois ou três dias quando o saco vitelino for totalmente absorvido, os alevins começam a nadar na posição horizontal, este é o momento de retirar o macho e começar a alimentar os alevins. A iluminação já pode ser desligada à noite.




Quando iniciar a alimentação coloque uma bomba de ar com pedra difusora (porosa) bem fraca para evitar muita movimentação na água. Isto é necessário, pois os alevins não conseguem respirar o ar como os adultos, porque o labirinto ainda não está formado.
A alimentação dos alevins é composta por artêmia salina, infusórios e micro vermes.


Após os alevins completarem duas semanas de vida comece a fazer Tap diárias de 50 % de água, e a cada troca aumente um centímetro da altura da água até encher o aquário. (A água da troca deve ter a mesma temperatura e pH da do aquário evitando assim qualquer choque para os alevins).
Quando estiverem com mais de um mês alimente com ração para alevins, mas continue fornecendo artêmias.


Conforme forem crescendo aumente o tamanho das artêmias e comece dar à mesma alimentação dos adultos.
Os alevins podem ser separados por tamanho em vários aquários para evitar canibalismo e quando conseguir diferenciar o sexo dos alevins separe os machos


Sites pesquisados: www.fmbettas.com.br
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Mistic
avatar

Membro
Membro


Nome Real : Filipe Ferreira
Localização : Penafiel
Mensagens : 192
Data de inscrição : 20/04/2008
Gostos : 15


MensagemAssunto: Re: Reprodução de Bettas   Dom 20 Abr 2008, 21:33Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boa explicaçao... eu nao a teria feito melhor...
Ja sei isso tudo na teoria porque na pratica os peixitos nao se decidem... Very Happy

Cumprimentos...
Voltar ao Topo Ir em baixo 

samus
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Coimbra
Mensagens : 22
Data de inscrição : 20/04/2008
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: Reprodução de Bettas   Seg 21 Abr 2008, 12:13Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

muito bom, qualquer pessoa que leia isto está apto para reproduzir bettas
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Daniel Brigolas
avatar

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna


Nome Real : Daniel Brigolas
Localização : Lisboa
Mensagens : 2544
Data de inscrição : 02/04/2008
Gostos : 664


MensagemAssunto: Re: Reprodução de Bettas   Sex 25 Abr 2008, 00:33Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Isso não é bem assim. lol!

Depois na altura quando é suposto os bettas fazerem o ninho. ou as fêmeas ficarem com as riscas, ou haver uma boa relação entre macho e fêmea. Há sempre alguma coisa que não corre como estava na teoria. Razz
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Mistic
avatar

Membro
Membro


Nome Real : Filipe Ferreira
Localização : Penafiel
Mensagens : 192
Data de inscrição : 20/04/2008
Gostos : 15


MensagemAssunto: Re: Reprodução de Bettas   Sex 02 Maio 2008, 13:34Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Deman...

Tou a ver que a boca era para mim lol.... Pena os meus bettas que nao sabem ler lol...

Cumprimentos amigo Wink
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Daniel Brigolas
avatar

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna


Nome Real : Daniel Brigolas
Localização : Lisboa
Mensagens : 2544
Data de inscrição : 02/04/2008
Gostos : 664


MensagemAssunto: Re: Reprodução de Bettas   Sex 02 Maio 2008, 16:48Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Lol é para todos, todos ja tiveram problemas na reprodução de betas.

Razz Razz
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Riqui
avatar

Membro
Membro


Localização : Salvador-BA
Mensagens : 43
Data de inscrição : 10/07/2009
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: Reprodução de Bettas   Sab 19 Set 2009, 23:22Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

puxa que esplicaçao,eu aposto que qualquer pessoa que nao concegue reproduzir seu betta,quando ler essa esplicaçao nao vai ter duvina nenhuma............


e um praser ter vc aqui!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Última edição por Riqui em Ter 09 Mar 2010, 17:53, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo 

willlians
avatar

Membro
Membro


Localização : Rio de Janeiro
Mensagens : 52
Data de inscrição : 14/11/2009
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: Reprodução de Bettas   Seg 30 Nov 2009, 23:29Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Parabéns suas fotos ficaram lindas, um abraço.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Rodbuffara
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Florianopolis
Mensagens : 1
Data de inscrição : 07/04/2010
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: Reprodução de Bettas   Qua 07 Abr 2010, 13:15Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Bem , eu repruduzo Bettas , naum uso aquario com fundo preto, e algumas outras especificaçoes acima citadas, mais a explicação mesmo que resumida foi bem dada.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Rodolfo Silva
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : Entroncamento/Caldas da Rainha
Mensagens : 3527
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


MensagemAssunto: Re: Reprodução de Bettas   Qua 07 Abr 2010, 18:28Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas

Grandes artigos e fichas que o RDG fazia... Onde andas tu, vê se voltas

Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo 

george castor
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : george leandson
Localização : mauá
Mensagens : 5
Data de inscrição : 27/06/2010
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: Reprodução de Bettas   Ter 29 Jun 2010, 04:14Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

a minha maior duvida eh como criar as artemias salinas !!!!
ninguem em lugar nenhum explica isso !!!!


abraço !!!
Voltar ao Topo Ir em baixo 

anibal
avatar

Membro Prata
Membro Prata


Localização : lisboa
Mensagens : 1304
Data de inscrição : 24/03/2010
Gostos : 183


MensagemAssunto: Re: Reprodução de Bettas   Ter 29 Jun 2010, 10:50Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas George

Já reparaste que o forum tem um botão de Buscar? basta escrever artémia no campo de pesquisa e neste caso particular a informação é enorme, existem as mais variadas possibilidades de fazeres um DIYs com garrafas pet de uma forma simples e económica, daí não te dar mais informação, apenas um conselho usa garrafas lisas como as da Cola para que os ovos não fiquem retidos nas paredes, se não quiseres ter muito trabalho vai até:

http://www.peixefauna.com/fichas-tecnicas-f2/alimentos-vivos-artemia-salina-t1160.htm?highlight=art%e9mia

Abraço
Anibal
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Dre_Nah
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Localização : SÃO PAULO
Mensagens : 12
Data de inscrição : 02/07/2010
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: Reprodução de Bettas   Sab 03 Jul 2010, 03:22Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Os meus bettas naum fazem o abraço nupcial ! PQ?
Voltar ao Topo Ir em baixo 

george castor
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : george leandson
Localização : mauá
Mensagens : 5
Data de inscrição : 27/06/2010
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: Reprodução de Bettas   Dom 04 Jul 2010, 19:06Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

anibal...

bem eu jah procurei por lah mas mesmo assim muito obrigado !!!!
to começando agora e fiko meio perdido !!!!

abraço !!!
Voltar ao Topo Ir em baixo 

joao28
avatar

Membro
Membro


Nome Real : João André
Localização : Aveiro
Mensagens : 87
Data de inscrição : 19/02/2012
Gostos : 1


MensagemAssunto: Re: Reprodução de Bettas   Sex 02 Mar 2012, 22:23Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Muito bom, parabéns pelo artigo.


Cumps
João André
Voltar ao Topo Ir em baixo 

pauloo6
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Rolândia PR
Mensagens : 1
Data de inscrição : 27/03/2013
Gostos : 1


MensagemAssunto: Re: Reprodução de Bettas   Qua 27 Mar 2013, 05:52Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Alguem poderia ajudar ,
Na minha cidade não tem ovos de atemia para vender, como fasso para alimentar minha futuras larvas de betta ?
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Conteúdo patrocinado





MensagemAssunto: Re: Reprodução de Bettas   Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Voltar ao Topo Ir em baixo 

Reprodução de Bettas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Anabantideos :: Bettas-