Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Synodontis Eupterus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

HenryC

Membro
Membro

Nome Real : Henrique Carola
Gostos : 5

MensagemAssunto: Synodontis Eupterus   Sex 16 Jul 2010, 11:51Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

(Imagem Fonte: www.foro.acuarios.es)

Nome comum: Synodontis

Nome Científico: Synodontis Eupterus

Família: Mochokidae

Habitat: África Central

pH: 6,8 a 8,0

Temperatura: 22ºC - 30ºC

Dureza: 8 a 18

Tamanho Máximo: 20 cm

Sociabilidade: Grupo

Agressividade: Pacífico, mas pode-se tornar territorial

Manutenção: Fácil

Zona do Aquário: Fundo

Aquário Mínimo: 150 Lt.

Alimentação: Onívoro. Os adultos vão comer uma grande variedade de alimentos desde pequenos alimentos vivos a rações em flocos ou granulado.

Características: Apresenta corpo roliço, semelhante às corydoras, porém maior. Na boca, apresenta três pares de barbilhões, alguns ramificados. Os juvenis mostram uma cor acastanhada clara com listras negras, enquanto os adultos adquirem uma cor acastanhada clara ou acinzentada com pontos acastanhada ou negros. Peixe pacífico, sendo agressivo com os outros, apenas quando invadem seu território. Não são predadores, mas devoram ovos de outros peixes, alevinos e invertebrados. Como outros Synodontis, apresenta o nado invertido com a nadadeira dorsal virada para baixo e o ventre para cima. Costuma escavar o substrato, procurando restos de comida, sendo bons limpadores de fundo, mas também uns destruidores do substrato, chegando a arrancar as plantas e a fazer pequenas crateras. Prefere água um pouco mais perto de neutra ou levemente alcalina, com alguma corrente. Intolerante aos nitratos, devem ser feitas TPAS mais frequentes para sua manutenção. Alguns sites relatam expectativa elevada de vida (de 18 a 25 anos).
O seu nome Synodontis vem de, syn = junto; odontis = dentes, o que se pode dizer dois dentes e eupterus, bom de barbatanas.

Reprodução: Não é conhecida a sua reprodução em cativeiro. Podem-se diferenciar o sexo naturalmente pela papila genital que cai no sexo masculino, enquanto as fêmeas são sem corte.

ricalves

Membro
Membro

Nome Real : Ricardo Alves
Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: Synodontis Eupterus   Sex 16 Jul 2010, 22:06Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas,

Tenho um destes prai á dois meses e não sabia o nome deles nem nada (na loja também não sabiam nada) agora fiquei a saber algumas coisas .

Bom post...

Cmpts

HenryC

Membro
Membro

Nome Real : Henrique Carola
Gostos : 5

MensagemAssunto: Re: Synodontis Eupterus   Seg 19 Jul 2010, 09:41Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas ricalve!!!

Pois eu quando adquiri 2 exemplares, que foi quando me iniciei estava como tu mas pesquisei muito em livros e pela net e lá me desenrrasquei. Se procurares existem uns post meus a perguntar se alguém sabia alguma coisa sobre esta espécie...
Sempre que precisares de ajuda é só perguntares.
Posso te já adiantar que eles gostam muito de um tronco e que se tornam um limpador exelente, mas vasculha o substrato todo e o meu arrancava as plantas, agora neste momento já não tenho nenhum.

Abraço

José Martins

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : José Martins
Gostos : 55

MensagemAssunto: Re: Synodontis Eupterus   Ter 20 Jul 2010, 00:06Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

-

Última edição por jamartins em Ter 20 Jul 2010, 00:12, editado 1 vez(es) (Razão : duplicação do post. editado para remover a duplicação.)

José Martins

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : José Martins
Gostos : 55

MensagemAssunto: Re: Synodontis Eupterus   Ter 20 Jul 2010, 00:09Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas,
mais uma foto de um desses exemplares:
este ja o tenho desde 1994/1995

Very Happy

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Synodontis Eupterus   Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Synodontis Eupterus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Fichas Técnicas :: Peixes-