Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Férias,como fazer?!?!?!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

ruib

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Férias,como fazer?!?!?!   Ter 13 Jul 2010, 12:30Responder ao tópico

Ola hoje pensei como iria fazer quando for de ferias e tenho de deixar comida em exeço nos piriquitos e nos hamsters,mas nos peixes nao da para fazer isso por isso pergunto como costumam fazer quando vao de ferias???

HenryC

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Henrique Carola
Gostos : 5

MensagemAssunto: Re: Férias,como fazer?!?!?!   Ter 13 Jul 2010, 14:37Responder ao tópico

Olá ruib!!!
Existe à venda um doseadores de comida.
Eu não tenho nenhum nem nunca vi nenhum, mas pelo que li nas lojas de animais online acho que funciona com um relógio.
E também existe umas pastilhas que se fixam ao vidro próprias para quando o pessoal está de férias.
Os alimentadores podes encontrar por volta dos 20 a 30€, pelo que sei teêm um senão, a humidade pode "ensopar" a comida e bloquear a comida.
As pastilhas são mais económicas entre os 5 e 6€ compras uma caixita de 10. As pastilhas vão se desfazendo aos poucos conservando os nutrientes.
Eu nunca utilizei nenhuma destas soluções porque tenho quem o faça por mim quando estou fora.
Espero que te tenha pelo menos ajudado em alguma parte.

Abraço

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

Nome Real : Adalberto Pereira
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Férias,como fazer?!?!?!   Ter 13 Jul 2010, 15:44Responder ao tópico

Nao sei quais os peixes que tens, nem quanto tempo de ferias estamos a falar, mas a melhor e mais saudavel opçao pode passar simplesmente por nao fazer nada.

Essas pastilhas, nunca lhes vi grande urtilidade, e nao garanto que funcionem com todos os peixes.
Com tropheus, por exemplo, nao funcionam de certeza. ou as rebolam ate acabarem com elas em 2 minutos, ou nunca lhes ligam nenhuma e passam fome como se nao la tivesses deitado nada.
Para outros peixes, nao sei.

Os alimentadores, ha de diversos tipos.
Os mais baratos alimentam de 12 em 12 horas, a caixa da comida tem uma abertura doseavel, e da 2 voltas por dia.
Cada vez que a abertura esta para baixo, larga uma quantidade de comida pre definida.

Existem electronicos, programaveis em numero e quantidade de comida a dar de cada vez.
este spoden-se programar para ate 4 tempos de descarga, em cada descarga poem dar 1 ou 2 doses de comida.

Se vais de ferias 1 semana, deixa os bichinhos a vontade e esquece isso. Eles nao morrem nem passam fome.

Gonçalo Sousa

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Gonçalo Sousa
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Férias,como fazer?!?!?!   Ter 13 Jul 2010, 16:06Responder ao tópico

rui, desculpa mas vou ter que te roubar o tópico..

então e se for de férias um mês? o que me aconselham?

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

Nome Real : Adalberto Pereira
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Férias,como fazer?!?!?!   Ter 13 Jul 2010, 17:16Responder ao tópico

para 1 mes... j e melhor um alimentador, ou pedir a alguem que deite comida.

ATENÇAO!!!!
SE pedirema alguem para deitar comida, deixam as doses diarias divididas em tampas de refrigerante ou copos de shot ou coisa assim, e digam paara deitar SO de 2 em 2 dias.

E muito facil alguem que nunc ateve peixes matar os peixes com excesso de comida.

Filipejsmonteiro

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Filipe

MensagemAssunto: Re: Férias,como fazer?!?!?!   Ter 13 Jul 2010, 18:03Responder ao tópico

aqui tens um exemplo de um alimentador, enquanto tiver ligado á corrente tá sempre a trabalhar. alimenta de 12 em 12h, de 24 em 24h..as vezes que quiseres..

Smile

cumps,

Filipe.

Gonçalo Sousa

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Gonçalo Sousa

MensagemAssunto: Re: Férias,como fazer?!?!?!   Ter 13 Jul 2010, 18:50Responder ao tópico

cable-man escreveu:
para 1 mes... j e melhor um alimentador, ou pedir a alguem que deite comida.

ATENÇAO!!!!
SE pedirema alguem para deitar comida, deixam as doses diarias divididas em tampas de refrigerante ou copos de shot ou coisa assim, e digam paara deitar SO de 2 em 2 dias.

E muito facil alguem que nunc ateve peixes matar os peixes com excesso de comida.

pois, daí estar a pensar num alimentador automático.. e ainda estou com mais medo por causa das algas e do que pode acumular-se em termos de carga orgânica.. alguma dica nesse aspecto? o que devo fazer é baixar o fotoperiodo para 6h para ver se meto as plantas a consumir o mínimo.

Filipejsmonteiro escreveu:

aqui tens um exemplo de um alimentador, enquanto tiver ligado á corrente tá sempre a trabalhar. alimenta de 12 em 12h, de 24 em 24h..as vezes que quiseres..

Smile

cumps,

Filipe.

Obrigado Filipe! sabes-me dizer se o compartimento consegue aguentar uma quantidade de comida suficiente para 1 mês?

anibal

Membro Prata
Membro Prata

Gostos : 183

MensagemAssunto: Re: Férias,como fazer?!?!?!   Ter 13 Jul 2010, 19:36Responder ao tópico

Boas

Eu costumo utiliza os alimentadores da Eheim mas atenção com o tipo de comida colocada no alimentador, preferencialmente deve ser granulado, Se forem flocos e estiver sujeito à humidade do interior do aquário corre-se o risco desses flocos se aglutinarem formando um "monte", daí também o cuidado com a localização do alimentador, isto apesar de alguns modelos terem uma pequena turbina que tenta minimizar o problema.
A quantidade que o alimentador pode disponibilizar depende claro do nº de peixes existentes, mas uma ligeira dieta ao longo de um mês não será prejudicial.

A minha experiência leva-me a não deixar um aquário sem qualquer controle durante 1 mês, pode acontecer qualquer problema com os filtros, o aquecimento ou morte de peixes que se forem grandotes entretanto degradarão muito a água, pelo que acho importante poder ter alguém que semanal ou até quinzenalmente passe por casa e faça um controle do sistema, podes mesmo deixar uma lista com as verificações a efectuar e aí até mesmo poderão dar alimento mais diferenciado como o congelado, já preparado em unidoses.
Abraço
Anibal

Filipejsmonteiro

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Filipe

MensagemAssunto: Re: Férias,como fazer?!?!?!   Qua 14 Jul 2010, 01:01Responder ao tópico

Gonçalo, como diz na embalagem, o recipiente tem capacidade para 100gramas, a não ser que tenhas um aquario com muitos peixes, eu acho que dá perfeitamente!!!

convém fazeres o teste antes de ires de férias para teres noção da quantidade de comida que cai na agua, e assim abres ou fechas a saída de alimento, consoante a necessidade.

em relação á humidade no interior do compartimento, com este alimentador não tive problemas até á data, visto a saída de alimento ficar virada para cima no fim de cada volta, mas a chamada de atenção do anibal é de ter em conta!

abraço,

Filipe

Santy

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Santiago
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Férias,como fazer?!?!?!   Dom 18 Jul 2010, 23:09Responder ao tópico

dar a comida é facil, mas para quem nao tem filtros e essas maquinices para os peixes mudar a água já e complicado

anibal

Membro Prata
Membro Prata

Gostos : 183

MensagemAssunto: Re: Férias,como fazer?!?!?!   Dom 18 Jul 2010, 23:28Responder ao tópico

Boas

Creio ser mais uma questão de gosto e dedicação do que de complicações, essas ultrapassam-se basta querer. Claro que existem muitos equipamentos que facilitam em muito a vida do aquarista, mas com imaginação e algum investimento os resultados são sempre compensadores.
Já agora dar comida pode não ser tão fácil como isso, pensa em alevins de algumas espécies e terás mais trabalho pela frente do que a alimentação de um bebé!

Abraço
Aníbal

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Férias,como fazer?!?!?!   Responder ao tópico

Férias,como fazer?!?!?!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-