Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Melanotaenia iris

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Helder Oliveira
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Nome Real : Helder Oliveira
Localização : Zurique, Suiça
Mensagens : 559
Data de inscrição : 12/03/2010
Gostos : 30


MensagemAssunto: Melanotaenia iris   Dom 04 Jul 2010, 09:52Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Melanotaenia iris
________________________________________
Allen, 1987
Strickland Rainbowfish

Sumário da Espécie

Melanotaenia iris é muito relacionada com M. goldiei, uma espécie largamente distribuída a Sul da Nova Guiné, mas difere no padrão de cor e tendo mais raios macios na segunda barbatana dorsal (17 a 20 versus 12 a 17, geralmente 14 to 16) e mais escamas cobrindo o subopérculo -preopérculo (cerca de 30 a 40 versus 15 a 25). A natureza da faixa médio-lateral também difere entre as duas espécies, esta é contínua e uniformemente  larga ao longo da parte lateral de M. iris, mas em M. goldiei está ausente ou muito desmaiada na parte anterior, num comprimento de cerca de 8 a 10 escamas, para reaparecer por baixo do inicio da barbatana dorsal macia, tornando-se mais larga no pedúnculo caudal.
Os machos adultos são azulados na parte dorsal traseira e brancos no ventre, têm uma faixa médio-lateral azul-escuro vivo (cerca da largura de 2 escamas) com uma serie de faixas estreitas vermelho – laranja por entre cada fila de escamas nas suas margens superior e anterior, uma destas, particularmente proeminente dividindo a faixa médio-lateral longitudinalmente. As barbatanas medianas são azul-cinza escuro com com o bordo branco, as pélvicas são brancas e peitorais translúcidas. Desconhecem-se as cores das fêmeas.



Strickland River - photo© Graham Weston


Distribuição & Habitat
Povoam os afluentes altos do Sistema Fluvial do Rio Strickland no Sudoeste de Papua Nova Guiné. O Rio Strickland é um afluente principal do Rio Fly.

Notas
Conhecida apenas dos cinco (5) espécimes colectados por D. Gwyther em 1984 do Rio Logatyu, um afluente montanhoso do Rio Strickland perto de Wankipe, Papua Nova Guiné. Presentemente desconhecidas no aquarismo. A espécie foi denominada íris (Latim: deusa do arco-íris) com referencia á denominação popular da família á qual pertence.

Literatura
Allen, G. R. (1987) Melanotaenia iris, a new freshwater rainbowfish (Melanotaeniidae) from Papua New Guinea with notes on the fish fauna in head waters. Japanese Journal of Ichthyology 34 (1): 15-20.
Allen, G.R. (1991) Field guide to the freshwater fishes of New Guinea. Christensen Research Institute, Madang, Papua New Guinea

Texto original  
Texto traduzido por Helder Oliveira

Direitos de tradução reservados - www.peixefauna.com
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Melanotaenia iris

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Fichas Técnicas :: Peixes-