Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Melanotaenia irianjaya

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Catarina Pinheiro
avatar

Membro
Membro


Localização : BRaga
Mensagens : 101
Data de inscrição : 30/09/2009
Gostos : 0


MensagemAssunto: Melanotaenia irianjaya    Qui 01 Jul 2010, 22:11Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.


Melanotaenia japenensis - photo© Gerald Allen

Allen, 1985
Irian Jaya Rainbowfish

Resumo da espécie
A Melanotaenia irianjaya tem uma coloração geral malva com reflexos prateados. Existe uma banda médio-lateral larga azulada, que é mais proeminente na parte traseira do corpo. As barbatanas anal e dorsal são avermelhadas com margens estreitas brancas. A barbatana caudal é avermelhada e possui margens pretas distintas nas margens superior e inferior. Nesta espécie não é comum ter os raios médios da barbatana dorsal e anal mais longo do que os outros raios; esta característica é geralmente associada ao género Glossolepis. Os machos atingem um tamanho máximo de 12 cm, mas as fêmeas costumam ter habitualmente menos de 10 cm. Contrariamente a muitos rainbows, os machos desta espécie não possuem o alongamento pronunciado dos raios das barbatanas dorsal e anal. Os machos possuem cores mais vivas e corpos mais largos e profundos do que as fêmeas.

Distribuição e habitat
O Melanotaenia irianjaya foi recolhido por Gerald Allen e Heiko Bleher em 1982. Foram originalmente encontrados em leitos de rios que corriam na Baia de Bintuni, West Papua. Foi também encontrado na península de Bomberai, imediatamente a sul do Vogelkop e ao longo da Bintuni Bay. O habitat consiste em correntes típicas de florestas tropicais, sendo que a água varia de ligeiramente turva e com correntes lentas sobre terreno liso até uma água clara e com correntes moderadamente rápidas fluindo sobre colinas. A temperatura e os valores de pH variam dos 27~28°C e 7.3~7.8, respectivamente. Os peixes são encontrados em áreas com relativamente poucas plantas aquáticas, sobre fundos de gravilha ou areia, e muitas vezes sob troncos submersos.

Notas
Os primeiros espécimes vivos foram recolhidos por Heiko Bleher em 1982 e distribuídos para comercialização para aquários em 1983.

Literatura
Allen, G. R. (1985) Three new rainbowfishes (Melanotaeniidae) from Irian Jaya and Papua New Guinea. Revue française d'Aquariologie 12 (2): 53-62.
Allen, G.R. (1991) Field guide to the freshwater fishes of New Guinea. Christensen Research Institute, Madang, Papua New Guinea.

Texto original
Texto traduzido por Catarina Pinheiro
Direitos de tradução reservados - www.peixefauna.com
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Melanotaenia irianjaya

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Fichas Técnicas :: Peixes-