Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Melanotaenia herbertaxelrodi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Helder Oliveira
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Nome Real : Helder Oliveira
Localização : Zurique, Suiça
Mensagens : 559
Data de inscrição : 12/03/2010
Gostos : 30


MensagemAssunto: Melanotaenia herbertaxelrodi   Qua 30 Jun 2010, 19:14Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.


Melanotaenia herbertaxelrodi - photo© Neil Armstrong

Melanotaenia herbertaxelrodi
________________________________________
Allen, 1981
Lake Tebera Rainbowfish


Sumário da Espécie
Melanotaenia herbertaxelrodi pertence a um grupo de espécies de peixes Arco-íris, que povoam, nas Terras Altas, os Sistemas Fluviais dos Rios Kikori e Purari. Este grupo contém outras duas espécies, M. monticola e M. lacustris. Gerald Allen acredita que estas três espécies derivam provavelmente da mesma população ancestral de M. goldiei, espalhadas largamente pelas terras baixas e colinas no Sul da Nova Guiné. Melanotaenia herbertaxelrodi está mais relacionada com M. monticola do alto Sistema Fluvial Purari perto de Mendi, a cerca de 200 km a nascente da Bacia do Lago Tebera. Os machos são sobretudo amarelo vivo (por vezes esverdeado) com uma faixa médio-lateral azul-negra. As barbatanas dorsais, anal e caudal podem ser vermelhas ou amarelas. Durante a desova o macho tem uma faixa de azul intenso ou branca desde a primeira barbatana dorsal extendendo-se para baixo, por cima da nuca, até a ponta do focinho, enquanto a cabeça pode tornar-se quase toda negra. O resto do corpo é amarelo vivo com barbatanas avermelhadas.
Melanotaenia herbertaxelrodi pode chegar a um tamanho máximo de 12 cm, mas geralmente tem menos de 10 cm. Os machos são tipicamente mais profundos que as fêmeas e desenvolvem uma testa alta e um perfil de peito angulado que vão aumentando com o crescimento. O corpo começa a aprofundar-se depois que é atingido um comprimento de 45-50 mm SL ou cerca do inicio da sua maturidade sexual. Em adição, a parte central da primeira barbatana dorsal é mais longa nos machos e o bordo posterior da segunda é mais pontiagudo que nas fêmeas, apesar de esta diferença não ser tão aparente como em muitos outros membros do género Melanotaenia.



Melanotaenia herbertaxelrodi [wild-caught] - photo© Neil Armstrong

Distribuição & Habitat
Melanotaenia herbertaxelrodi foi colectada por Gerald Allen e Brian Parkinson em Setembro de 1980 de um pequeno riacho de água límpida a cerca de 4 km Este do Lago Tebera, por sua vez situado a cerca de 410 km Noroeste de Port Moresby, nas acidentadas Terras Altas Centrais de Papua Nova Guiné, sendo parte do Sistema Fluvial do Rio Purari. O Lago Tebera composto por várias pequenas lagoas interligadas, pântanos e nascentes que ocupam a bacia com cerca de 10 km de comprimento e 2 km de largura. Melanotaenia herbertaxelrodi são geralmente encontradas perto da linha de margem em vegetação alta ou superficial.
A procura por Melanotaenia herbertaxelrodi surgiu logo após Patricia Kailola, na altura curadora do Laboratório de Pesquisa das Pescas Kanudi (Kanudi Fisheries Research Lab) em Port Moresby, ter enviado uma fotografia a Gerald Allen de um estranho peixe Arco-íris colectado por Grant West no Lago Tebera. Apesar dos espécimes da fotografia estarem mortos e com cores desvanecidas, Gerald Allen apercebeu-se que era claramente uma nova espécie. Após colectar espécimes para uma identificação adequada, ele denominou-as Melanotaenia herbertaxelrodi em homenagem a Herbert R. Axelrod, que fundou a expedição de colecta.

Notas
Os primeiros espécimes vivos a entrar no Aquarísmo foram colectados por Gerald Allen em 1980 e foram levados de volta para a Austrália onde foram mais tarde reproduzidos e distribuídos pelo hobby.

Literatura
Allen, G. R. (1981) Central highland rainbows from Papua New Guinea, with descriptions of two new species (Melanotaeniidae). Tropical Fish Hobbyist 29 (5): 20-33, 68-81.
Allen, G.R. (1991) Field guide to the freshwater fishes of New Guinea. Christensen Research Institute, Madang, Papua New Guinea.
Kailola, P.J. (1987) The fishes of Papua New Guinea. A revised and annotated checklist. Vol. 1. Myxinidae to Synbranchidae. Research Bulletin No. 41. Department of Fisheries and Marine Resources, Port Moresby, Papua New Guinea.


Texto original
Texto traduzido por Helder Oliveira

Direitos de tradução reservados - www.peixefauna.com
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Melanotaenia herbertaxelrodi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Fichas Técnicas :: Peixes-