Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

ANENTONE HELENA - Foto de várias gerações

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: ANENTONE HELENA - Foto de várias gerações   Qua 30 Jun 2010, 18:39Responder ao tópico

Regressado de férias fui tratar dos aquas, num deles onde costumo ter umas 20 helenas, reparei na existencia de umas coisas pequenas enterradas no areão, fui vêr e verifiquei que havia pelo menos duas helenas com cerca de 2 mm cada, isto num pequeno canto do aqua, desconheço no resto, infelizmente já tinha aspirado o fundo pelo que é provavel que tivessem ido algumas embora sem eu reparar, mas o que interessa é que ao fim de cerca de 7 meses, finalmente tive uma criação própria, da 1ª vez tinham vindo alguns ovos com uma parede de musgo que comprei e cerca de 1 mês depois dei com cerca de 40 helenas com perto de 4mm, desta vez a criação é toda caseira.
:cheers: Very Happy :cheers:
O mais giro é que tenho um ph que varia entre 5,5 e 6,5, agora no regresso das férias estava entre os 5,0 e os 5,5, será que é por isso????
Cump's
Nuno Moreira

Última edição por putogiro em Dom 29 Ago 2010, 18:28, editado 1 vez(es)

Filipejsmonteiro

Membro
Membro

Nome Real : Filipe
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: ANENTONE HELENA - Foto de várias gerações   Qui 05 Ago 2010, 23:31Responder ao tópico

boas Nuno,

tenho 4 helenas num aquário bem recente com crystal red, e pra já não tenho nem ovos nem crias..a minha duvida era precisamente com o ph, ou as durezas também, podes-me dizer a que Kh tens a tua agua??não sei se tem haver com isso, mas só por curiosidade..
neste momento tenho o meu ph um pouco alto, mas amanha já começo a fazer tpa com mais frequência com agua do minipreço pra ver se começa a baixar..

o que dás de comer ás tuas helenas?

abraço,

Filipe

putogiro

MensagemAssunto: Re: ANENTONE HELENA - Foto de várias gerações   Sex 06 Ago 2010, 09:09Responder ao tópico

Boas
Sobre o Kh, não te sei dizer, porque de momento não tenho testes, não me lembro quais eram os valores mas sei que até à uns 3 meses estava bom e recomendava-se.
Sobre a alimentação das minhas Helenas só do melhor e variada para não enjoarem, 2ª 4ª e 6ª comem melanoides, às 3ª 5ª e sabados Phisias, aos domingos costumam comer uns caracois pequenos e achatados (nunca sei o nome deles) que aparecem pelo aqua e dos quais elas muito gostam. Atenção que por uma questão de qualidade toda a comida é apanhada por elas.
Porquê não sei mas as adultas passam o tempo embrulhadas umas com as outras (aos pares), embora pelo facto de ter visto já algumas juvenis com diferenças grandes no tamanho a ponto de poder dizer que são de 3 gerações diferentes leva-me a calcular o que elas estão a fazer aos pares.
Sobre o PH, atenão que ele apenas está assim porque tenho grandes dificuldades em o ter mais alto. A água da torneira sai-me a 6,5 e com a carga orgânica dos aquas o PH manten-se nos 6 e às vezes se me descuido um bocado até baixa desses valores, por isso pelo que vi elas resistem a uma grande amplitude do PH, pelo que convem mantelo em valores indicados para a restante fauna.
Sobre a criação delas, apesar de me terem aparecido uns ovos no filtro e em algumas plantas, não sei de que serão mas penso que sejam das Helenas, pelo que pude vêr nenhum chegou a eclodir, elas gostam muito de se enterrar no areão e penso que seja aí que põem os ovos que acabam por eclodir, mas olha que pelo que li podem passar vários meses até veres o resultado dessas posturas, de qualquer forma há muitop pouca informação sobre reprodução de Helenas, e quem conseguio (como tem sido o meu caso) é mais uma questão de sorte do que de saber.
Cump's
Nuno Moreira

Filipejsmonteiro

Membro
Membro

Nome Real : Filipe

MensagemAssunto: Re: ANENTONE HELENA - Foto de várias gerações   Sex 06 Ago 2010, 14:38Responder ao tópico

bem, ganda cardápio!! Smile

pelo que já li delas, gostam de colocar os ovos em locais duros, tipo pedras ou no plástico do filtro por exemplo..depois de eclodirem é que se escondem no areão , só mais tarde(meses), com alguns milímetros de tamanho é que se deixam ver!o que tu vês delas andarem enroladas, é mesmo a actividade sexual delas no seu auge! Smile

este é o especto dum ovo das helenas..

alguma novidade vai dizendo, farei o mesmo!

abraço,

Filipe

putogiro

MensagemAssunto: Re: ANENTONE HELENA - Foto de várias gerações   Dom 29 Ago 2010, 18:34Responder ao tópico

Boas

Aqui está uma foto com as várias gerações de Helenas nascidas cá em casa, os diversos tamanhos e a comparação com uma moeda de 0,01 € - São 10 tamanhos, os mais pequenos têm cerca de 1,5 mm.

Cump's
Nuno Moreira

Sérgio Torres

Nome Real : Sérgio Torres
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: ANENTONE HELENA - Foto de várias gerações   Dom 29 Ago 2010, 18:40Responder ao tópico

Bonita foto! Melhor só mesmo perfiladas!

Helder Oliveira

Nome Real : Helder Oliveira

MensagemAssunto: Re: ANENTONE HELENA - Foto de várias gerações   Dom 29 Ago 2010, 19:06Responder ao tópico

é engraçado que faz uns tempos criei um topico porque as minhas adultas se enterravam e o Antonio Oliveira (aquaoli) relatou que as dele fazem o mesmo e depois aparecem filhotes...

Ontem andei a plantar e ao mexer no substrato desenterrei pequenotes 5 de tamanhos diferentes também. mas nunca cheguei a ver os ovos...

Abraço

P.S. parabens pela bela colheita Very Happy

Engbite

Membro
Membro

Nome Real : José Afonso Pires
Gostos : 34

MensagemAssunto: Re: ANENTONE HELENA - Foto de várias gerações   Seg 30 Ago 2010, 17:43Responder ao tópico

Viva,

Eu tenho Helenas em dois dos meus aquários e já vi ovos nos cantos dos aquários (pequenos "ovos estrelados"), mas as Helenas são de crescimento lento e NÃO são hermafroditas.

Conclusão:
- Convém ter no mínimo um grupo de 4 para haver a probabilidade de se fazerem casais
- Convém alimenta-las convenientemente, no meu caso Planorbis (caracóis pequenos e achatados ) dos quais elas gostam bem, porque se não forem alimentadas convenientemente podem se comer umas às outras e o que muitas vezes pode parecer um acasalamento não é.

Em relação a tempos, por contas que fiz e por conversas que tive com quem também as tem, entre o momento de estarem enroladas e o aparecimento dos primeiros filhotes pode demorar entre 4 a 5 meses.

Outro conselho, mas este é generalizado para quem tem caracóis de qualquer tipo, é o uso de "Decalcit" uma vez por mês na água da TPA para que mantenham as conchas em boas condições (nas Helenas: bom contraste entre as cores e sem mancha branca no bico) e para que haja um bom desenvolvimento e proliferação(também convém vitaminas).

O enterrar na areia, acho que tem mesmo haver com os hábitos das Helenas, não directamente com a procriação...já coloquei Helenas sozinhas e enterram-se sempre...

Cumps

PS - Espero que o meu testemunho seja útil

Helder Oliveira

MensagemAssunto: Re: ANENTONE HELENA - Foto de várias gerações   Seg 30 Ago 2010, 18:07Responder ao tópico

Bem, entao ja me considero sortudo porque só comprei 3 com cerca de 2cm e ja passeam crias pelo aqua.... Very Happy

Quanto aos 4-5 meses que falas, nao posso confirmar, infelizmente só posso desmentir...
Vivem ca em casa à cerca de 3 meses e meio, andaram pelo aqua cerca de duas semanas e só depois se enterraram. por essa altura criei este topico

http://www.peixefauna.com/caracois-e-outros-f65/anentome-helena-enterra-se-no-substrato-t3748.htm?highlight=anentome+helena

e esta semana já descobri crias com cerca de 9-10mm. Não sei se crescem devagar ou não, não tenho qualquer experiencia de criação com elas e ja sou sortudo por terem nascido cá... mas se forem de crescimento lento podem fazer as contas a quanto tempo levam a chegar a esse tamanho Wink

Isto é o que posso relatar.

Abraço

putogiro

MensagemAssunto: Re: ANENTONE HELENA - Foto de várias gerações   Seg 30 Ago 2010, 18:14Responder ao tópico

Na questão do tempo que vai da altura em que estão "enroladas" e aparecerem os primeiros filhotes, acho que ninguém me pode ajudar.
Porque desde que atingiram o estado adulto, na altura tinha cerca de 40, mas acabei por vender algumas, ficando com +/- 20 num aqua de 100l, isto hÁ 8 meses, elas andam sempre "enroladas", tenho vários casais, e estão sempre 2 a 2, talvez por isso tenha o filtro, as rochas e até as anúbias, sempre cheios de ovos.
Nesta ultima contagem contei 60 depois de uma busca exaustiva e de ter verificado todas as plantas, ter retirado o tronco e as rochas e revolvido o areão (uma pequena alteração/limpeza), mesmo assim ao fim de cerca de 15 minutos já haviam mais umas 5, isto para além de não contabilizar as mais pequenas (na foto), que foram apanhadas no filtro. Além destas ainda tenho mais 2 aquas com mais uma dúzia delas.
Num dos aquas estou a fazer criação de ampulárias (5 adultas - de há um mês para cá que quase todos os dias me aparecem novos cachos de ovos), já tenho algumas com cerca de 1cm de diametro, e as Helenas não lhes fazem mal, talvez por este aqua (140l), serve de criação de melanoides e outros caracois pequenos e achatados, para depois as Helenas se alimentarem.
Cump's
Nuno Moreira

Helder Oliveira

MensagemAssunto: Re: ANENTONE HELENA - Foto de várias gerações   Seg 30 Ago 2010, 18:25Responder ao tópico

já te passei o meu testemunho... Razz

Outra coisa que posso afirmar é que ao contrario do que se escreve pela net, nem sempre as botias comem as helenas! Eu tenho os dois no aquario e como disse, as helenas até fazem criação...

Não ha alimento extra para nenhuma, ambas comem o que ha no aqua e mais nada.

Abraço

Fabiano Diniz

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: ANENTONE HELENA - Foto de várias gerações   Sex 08 Out 2010, 20:33Responder ao tópico

Tenho uma criação caseira de helenas num aqua de 25l comprei 5 ao se passar seis meses tenho mais de 100 e elas continuam a se reprodizir. Os parametros da água é de PH 7,2 a 7,5 e a temperatura entre 28º a 30º outros testes como kh e dh eu não realizo e se alimentam apenas de outros caramujos ( physa e planorbs) que procuro manter sempre em grande quantidade no aqua. Abçs

Mistic

Membro
Membro

Nome Real : Filipe Ferreira

MensagemAssunto: Re: ANENTONE HELENA - Foto de várias gerações   Qua 10 Nov 2010, 20:04Responder ao tópico

Boas...

Deixo aqui também o meu testemunho...Esta é para o nosso amigo putogiro que vai ficar contente com a novidade...

Aqui algum tempo compre algumas ampularias ao amigo putogiro e penso que ja deram frutos no aquario em que estao instaladas...

Encontrei hoje numa das plantas ovos que penso serem das helenas...

Deixo aqui uma foto ta desfocada mas da para perceber...

Comentem

Fabiano Diniz

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: ANENTONE HELENA - Foto de várias gerações   Qua 10 Nov 2010, 22:55Responder ao tópico

.

PEIXESCARLOS

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Carlos Sousa

MensagemAssunto: Re: ANENTONE HELENA - Foto de várias gerações   Sex 17 Fev 2012, 23:09Responder ao tópico

Boas a todos,

Já agora aproveito para esclarecer uma dúvida, é possível ter Helenas com Camarões, é que eu neste momento tenho várias fêmeas de camarões ovadas e já bastantes crias com apenas dias e gostaria de saber se as Helenas não atacam as pequenas crias.

Obrigado.

putogiro

MensagemAssunto: Re: ANENTONE HELENA - Foto de várias gerações   Sex 17 Fev 2012, 23:26Responder ao tópico

Boas
Eu tenho camarões em todos os meus aquas, nalguns tenho wild's noutros tenho ibéricos. Também tenho Helenas em todos os aquas. Há 3 semanas em 2 deles contei pouco mais de 100 helenas, já as vi por diversas vezes a comerem camarões, não as posso criticar porque eu também gosto, mas nunca vi uma helena matar um camarão. Aliás eles são demasiado rápidos para qualquer tipo de caracol que eu conheça.
As helenas apenas atacam presas mais lentas ou que já estejam mortas.

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: ANENTONE HELENA - Foto de várias gerações   Sex 17 Fev 2012, 23:42Responder ao tópico

Boas

Tenho Helenas em 8 aquarios, todos eles com camaroes, nao tenho tantas como o Nuno, mas umas 10/12 por cada aquario tenho, nunca vi nenhuma atacar camaroes,vejo-as a comelos mas sao os que morrem.
Quanto a comerem outros caracois, ai sao dignas do nome"caracol assasino", limpam tudo.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

PEIXESCARLOS

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: ANENTONE HELENA - Foto de várias gerações   Sab 18 Fev 2012, 15:52Responder ao tópico

Hoje fui à Aquoporto e adquiri 2 Neritinas e 2 Ampuláris e fui à Mania dos peixes e adquiri 4 Helenas e coloquei todos eles no aqua de Camarões.

PEIXESCARLOS

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: ANENTONE HELENA - Foto de várias gerações   Sab 18 Fev 2012, 18:01Responder ao tópico

Boas, já removi as neritinas e as ampularias do aquario das helenas...

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: ANENTONE HELENA - Foto de várias gerações   Ter 26 Jun 2012, 17:45Responder ao tópico

Boas, eu tambem tenho umas helenas, 6 em concreto e nao sabia o que lhes dar como alimento, a cerca de 2 dias comprei umas ameijoas, abri uma, lavei bem e pus no aqua, no dia a seguir as helenas tinham limpo aquilo tudo. o betta tambem agradeceu o petisco, mas será que fiz mal em alimenta los com ameijoa?

se comprar uma colonia grande de physas ou planorbis será que nao se extinguem?

preciso das vossas dicas

putogiro

MensagemAssunto: Re: ANENTONE HELENA - Foto de várias gerações   Sex 06 Jul 2012, 23:27Responder ao tópico

Boas
Não te preocupes com a alimentação das Helenas, elas conseguem baixar o seu ritmo de vida conforme a alimentação que têm, além disso são caçadoras, necrófobas e ainda se alimentam de detritos e restos de comida.

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: ANENTONE HELENA - Foto de várias gerações   Sab 07 Jul 2012, 00:35Responder ao tópico

Obrigado, eu de momento tenho 5 no aqua, as vezes enterram se de dia e de noite andam a passear, ainda agora as vi a passear. as vezes o que faço é por uma ameijoa no aqua e no dia a seguir as helenas estao la e pouco sobra da ameijoa.

agradeço o esclarecimento,
Rui

putogiro

MensagemAssunto: Re: ANENTONE HELENA - Foto de várias gerações   Sab 07 Jul 2012, 01:30Responder ao tópico

Boas
As helenas devem ser do mais "inteligente" que se tem no aqua, ainda há semanas atrás, num aqua em que devo ter umas 40, me salvaram o aqua.
Tive um problema no filtro e não dei por nada, apenas quando vi grande parte das helenas nos vidros quase ao cimo da coluna de água é que fui vêr o que se passava e deparei com o filtro externo avariado, se não tivessem sido elas, só dava pelo problema quando visse os mortos, assim dei com o problema sem ter qualquer baixa.

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: ANENTONE HELENA - Foto de várias gerações   Sab 07 Jul 2012, 02:13Responder ao tópico

No meu caso eu sei quando é que tenho que fazer uma tpa ou limpar o filtro com base nesse comportamento tambem.

de facto, são seres muito uteis!

ANENTONE HELENA - Foto de várias gerações

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Invertebrados :: Caracóis e outros-