Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

high power led smd

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

LMTT

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Luis Torrão
Gostos : 1

MensagemAssunto: high power led smd    Sab 26 Jun 2010, 01:09Responder ao tópico

Para que não conhece os high power led smd , são uns novos ledes com uma potencia incrível, um único led pode ir doa 10 aos 100w, neste caso testei um de 50w .
[url="http://img10.imageshack.us/i/50wled.jpg/"][/url]

Uploaded with [url="http://imageshack.us"]ImageShack.us[/url]

Estes led em questão funciona a uma tenção de 30V DC, 1.5 A coisa que para Portugal é complicado , tive de mandar fazer uma fonte de alimentação para isto .
Os ledes devem ser montado em dissipadores caso contrario ardem.
No meu caso adaptei algumas peças de outro holofote de ledes e um dissipador de PC para fazer a engenhoca, o resultado foi este.
[url="http://img638.imageshack.us/i/dscf0230r.jpg/"][/url]

[url="http://img709.imageshack.us/i/dscf0231p.jpg/"][/url]

[url="http://img714.imageshack.us/i/dscf0232f.jpg/"][/url]

Este lede tem 7000k de cor 4000lm , 50w equivalente a +200w vapor de mercúrio , existem outros com K diferentes mas pessoalmente optei por este.
Existem quietes de led+ transformador , e ate holofotes já montados .
O preço so posso dizer que é preferível comprar já o holofote montado que fica em cerca de USD99,99 + portes se bem que com menos K mas aceitável .
[url="http://cgi.ebay.es/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=350337213918&ssPageName=ADME:B:EOIBSA:ES:1123"]http://cgi.ebay.es/ws/eBayISAPI.dll?ViewIt...:EOIBSA:ES:1123[/url]

anibal

Gostos : 183

MensagemAssunto: Re: high power led smd    Sab 26 Jun 2010, 22:22Responder ao tópico

Boas

Desconhecia a existência deste tipo de leds, eu utilizo actualmente iluminação mista num dos aqua T5 e calha de leds pelo que li e pela ajuda do CableMan cá no forum parece-me uma boa solução, eventualmente irei evoluir só para leds num dos aqua.

Este projecto parece-me interessante, ia questionar preços mas já percebi que não vale a pena ir para um DIY pois não compensa.
Creio que o dissipador é o utilizado nos processadores pelo que deve aí haver calor que chega para manter a temperatura da água, basta fazeres mais uma "engenhoca"!
É bom ter sempre informação fresca sobre novas alternativas.
Abraço
Aníbal

Rui Rocha

Gostos : 68

MensagemAssunto: Re: high power led smd    Dom 27 Jun 2010, 11:31Responder ao tópico

Bem, isso dá uma luz excelente. O futuro está nos leds Razz

Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro

Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Gostos : 35

MensagemAssunto: Re: high power led smd    Qui 21 Out 2010, 23:06Responder ao tópico

Ganda led isso parece ser mesmo fixe.
As plantas dao-se bem?

Aquele Abraço Júlio Maia SHARKman

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

Nome Real : Adalberto Pereira
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: high power led smd    Qui 21 Out 2010, 23:12Responder ao tópico

Rui Rocha escreveu:

Na verdade o futuro esta nas lampadas de plasma, mas ainda so ha em potencias muito muito elevadas.
Mas, por W, teem sensivelmente o dobro da radiaçao luminosa dos LEDs.

Quanto a pergunta se é suficiente para as plantas, a resposta é SIM!!
esses 50W de LED equivalem, grosso modo, a cerca de 150W de HQI.

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: high power led smd    Sex 22 Out 2010, 00:24Responder ao tópico

Brutal, também desconhecia este tipo de Led.

Francisco Ramalho

Agms1091

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: high power led smd    Ter 01 Nov 2011, 20:49Responder ao tópico

Está fantástico, uma óptima solução de iluminação.

nelsomsdias

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: high power led smd    Ter 01 Nov 2011, 23:33Responder ao tópico

cable-man escreveu:
Rui Rocha escreveu:

Na verdade o futuro esta nas lampadas de plasma, mas ainda so ha em potencias muito muito elevadas.
Mas, por W, teem sensivelmente o dobro da radiaçao luminosa dos LEDs.

Quanto a pergunta se é suficiente para as plantas, a resposta é SIM!!
esses 50W de LED equivalem, grosso modo, a cerca de 150W de HQI.

ola

em que se baseia pra referir que estes 50 watts de led equivalem a 150 k de hqi?
como saber as equivalencias de x watt de 1 led comparando com uma t8 ou t5 ? ou mesmo as hqi? qual a referencia pra poder compara las em watts?ou a referencia que faz refere se aos lumens ?

cumps

Joel Bonifácio

Membro
Membro

Gostos : 10

MensagemAssunto: Re: high power led smd    Qua 02 Nov 2011, 19:21Responder ao tópico

onde é que se pode comprar esses tipo de led´s ?

Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro

Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Gostos : 35

MensagemAssunto: Re: high power led smd    Seg 07 Nov 2011, 19:12Responder ao tópico

Cable já dominas estas artes?
Tenho que passar ai um destas descidas até ao alentejo para tomarmos um café e falarmos melhor de uma calha de led´s para o meu reef de 2,00mx0,60mx0,60m, que aconcelhas?

-- Assinatura --
Aquele Abraço
Júlio Maia SHARKman

www.nadaveiro.pt

Administrador do Núcleo Aquariofilia Distrito Aveiro

Rui

Membro
Membro

Nome Real : Rui Canaveira
Gostos : 5

MensagemAssunto: Re: high power led smd    Seg 07 Nov 2011, 19:44Responder ao tópico

Uau mas que intensidade... bem porreiro e por acaso até é acessivel para o nivel de luz que dá. Também quero ehehe

Cumprimentos

fxbrito

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: high power led smd    Qui 22 Mar 2012, 18:32Responder ao tópico

já pedi dois de 20W ao "chinoca" de HK,

vamos ver no que dá!!!

LMTT

Nome Real : Luis Torrão
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: high power led smd    Qui 22 Mar 2012, 19:03Responder ao tópico

Boas pessoal, já passou algum tempo desde que abri este tópico e já posso dar algumas conclusões plausíveis.
No caso deste led e digo no caso deste porque desde então aparcarem uma quantidade grade com temperaturas de cores diferentes conclui os seguintes pontos.
Nem todas as plantas se dão muito bem com este tipo de luz, não tem propriamente a ver com a quantidade de luz ou não mas com o tipo de espectro, plantas como musgos e ricia e provavelmente outras não se desenvolvem como esperado.
Plantas como Eleocharis parvula, blyxa japónica, rotala rotundifolia e provavelmente muitas outras não representa qualquer problema.
Apesar de boa luz nos de 50 w nos inferiores a isso já é meio despercebido pelo menos nos que eu vi.
A luz é muito dirigida e pode ser complicado aplica-la correctamente no aquário, depende das dimensões.
A melhor solução que tive de iluminação que resolve todos os problemas que apontei é uma solução mista resolve o problema das plantas na totalidade, não necessito de tanto tempo de iluminação como se tivesse só florescentes e a luz é deveras muita luz, ou seja considero estes ledes uma alternativa as HQi mistas com florescentes.
No meu caso estou com 2 pll de 36w + p led de 50w e dá para iluminar sem qualquer problema um aquário de 90 x 40 x 40 ou mesmo 100x40x40 desde que com reflectores.
O que se poupa na electricidade é no tempo de iluminação mais curto, e nos watts por litro necessários .
Posso mais tarde tirar umas fotos para o pessoal ver .

Carlos Couceiro

Criador

Nome Real : Carlos Couceiro
Gostos : 79

MensagemAssunto: Re: high power led smd    Sex 23 Mar 2012, 02:24Responder ao tópico

boas, manda vir essas fotos Wink

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: high power led smd    Sex 23 Mar 2012, 10:21Responder ao tópico

Boas,

Um dos "problemas" que os LEDs ainda têm é a enorme concentração de luz. Isso tem vindo a ver trabalhado com a aplicação de ópticas e até mesmo de reflectores que ajudam a dispersar e a distribuir a luz.

Abraço

fernandodelgado

Membro
Membro

Nome Real : Fernando Delgado

MensagemAssunto: Re: high power led smd    Sex 30 Mar 2012, 07:46Responder ao tópico

Viva!!

Em primeiro lugar quero dizer que não percebo nada de leds nem de electrónica mas estou a tentar perceber. Tenho estado a seguir o tópico com atenção até porque tenho um nano-reef e estou a começar a embrenhar-me num projecto de leds. Neste aqua , um Boyu TL550 tenho luz a menos (2 pll de 24 W para cerca de 100 l de água). Tenho lido que os leds quando em boa combinação dão uma luz mais semelhante ao espectro solar do que qualquer outra iluminação utilizada e há por aí vários aquariófilos com reefs bem grandes e com corais duros que são muito exigentes em termos de luz, com muita saúde.
Penso que se colocar duas calhas de leds a perfazer 27w cada com 6 leds brancos e 3 azuis em cada uma, terei uma luz adequada. O que me dizem?

Obrigado.

Abraço

João Rui

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Re: high power led smd    Qui 19 Abr 2012, 22:37Responder ao tópico

Caro LMTT, para começar parabéns pelo projecto.
Em segundo lugar, o seu problema de distribuição de luz pelo aqua por causa da luz direccional do led, pode ser resolvida com uma lente de angulo. Não sei qual é o angulo de incidência desse Led, mas tem por exemplo lentes que lhe fazem 140º o que para esse aqua seria suficiente.

Também já fiz algumas experiências com leds, se bem que com watts muito inferiores, e realmente algumas plantas não têm o desenvolvimento normal, mas ao contrário de si, musgos desenvolvem muito bem, a diferença do que percebi é que tem 50w talvez para um aqua de 50 litros, e eu tenho 5w para 30l, e a única planta que se queixou foi a HZ.

Vá postando as conclusões a longo prazo, já que isto dos leds ainda tem muito que se lhe diga na aplicação da aquariofilia, e temos, ou pelo menos eu tenho muito que aprender e experimentar.

Cumprimentos

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: high power led smd    Responder ao tópico

high power led smd

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Soluções Caseiras ::   DIY-