Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

ricardo iria

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Ricardo
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Qua 23 Jun 2010, 04:22Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Gonçalo Sousa escreveu:
Até agora, o resultado está empatado, Algas 0 x 0 Gonçalo, (...)

lol!

Ricardo Monteiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Qua 23 Jun 2010, 13:32Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas

os subs ADA começam a libertar a carga que trazem com eles a partir do 4º-5º dia, daí os teus 10mg/L de no3.

Dois conselhos para ti: tpa's diárias, de 20% a 25%, e fotoperíodo em 5-6 horas diárias.

A justificação é simples: não tens ainda massa vegetal para teres esse volume de nitrogénio dissolvido em combinação com um número elevado de horas de luz. Resultado: algas!

Imperativo: manter no3 em níveis baixos e não abusar das horas de luz nesta fase.

Helder Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Helder Oliveira
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Qua 23 Jun 2010, 18:30Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Pois, com a falta de tempo nem li o que estava escrito para tras... e respondi pelos visto erradamente...

De qualquer modo, ja conseguiste atrair o Ricardo Monteiro para o teu tópico e segundo as criticas Razz ele é um expert na area de fertilizantes... aproveita!!!

Como te disse por MP, eu nao conheço esses substratos, logo, nao posso falar sobre eles.

Abraço

Gonçalo Sousa

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Gonçalo Sousa
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Qua 23 Jun 2010, 21:53Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Ricardo Monteiro escreveu:

Boas

os subs ADA começam a libertar a carga que trazem com eles a partir do 4º-5º dia, daí os teus 10mg/L de no3.

Dois conselhos para ti: tpa's diárias, de 20% a 25%, e fotoperíodo em 5-6 horas diárias.

A justificação é simples: não tens ainda massa vegetal para teres esse volume de nitrogénio dissolvido em combinação com um número elevado de horas de luz. Resultado: algas!

Imperativo: manter no3 em níveis baixos e não abusar das horas de luz nesta fase.

Obrigado pela ajuda Ricardo. é o que tenho feito, talvez vá encurtar na frequência de TPAs, tenho feito de 3 em 3 dias apenas, vou começar a fazer diárias. quanto às horas de luz estão em 6,5h por dia. até agora não há nada de preocupante felizmente. mas vejo os ottos bastante entretidos, por isso algumas pra lá andarão

Ricardo Monteiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Qui 24 Jun 2010, 01:22Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Outro conselho: mede com regularidade o GH da tua água.

Se notares alguma alteração para além dos 4 graus alemães registados agora, não te preocupes com isso. É tudo uma questão de se equilibrar consumos de ferts com tpa's em função do tempo que a dureza total demorar a atingir o seu nível mais elevado.

Depois destroca-se isto por miúdos.

Gonçalo Sousa

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Qui 24 Jun 2010, 01:26Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

os fertilizantes vão mexer com o meu gH só quanto estiver a fertilizar com micros certo? com TPA's vão de certeza, a minha água de torneira é bastante alta em termos de gH e kH.

o que estou a pensar fazer agora a curto prazo é, arranjar mais plantas, depois os fertilizantes (estava a pensar comprar de dissolução os macros e seachem flourish micro para micronutrientes), começar as fertilizações levemente à medida que subo o fotoperiodo, e ir percebendo o que elas comem. para já, a blyxa parece-me estar a começar a ressentir-se, visto que uma ou outra folha estão numa espécie de "melt".

o que achas?

Ricardo Monteiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Qui 24 Jun 2010, 09:04Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Nunca percebi nenhuma relação directa entre o uso de determinados micros e uma eventual subida do GH. A acontecer, esta dever-se-á a outros factores um tanto inesperados.

Com GH de 4 não se pode dizer que a água saia da rede com uma dureza considerável. Nesse valor ela é considerada como sendo mole a medianamente dura. Com um Gh de 15 pode-se considerar que se tem uma água dura......

Quanto aos ferts... pra que vais comprar de dissolução? Se gostares de ter mais trabalho, força !

Micros eu recomendo usar 2 diferentes, porque aquilo que um tem, já falha no outro, e vice-versa. De momento uso o seachem flourish e o tropica nutrition, e complementam-se bem.

Blyxas não tem muito que saber: é subs rico em baixo, luz forte em cima e co2 pelo meio... hahahha

Gonçalo Sousa

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Qui 24 Jun 2010, 15:19Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Bom, acho que a nível de micros, se contiverem Mg, influencia no gH, salvo erro. a minha água costuma sair com pH 7,5 e gH e kH na ordem dos 11º ..

quanto aos fertilizantes ia comprar de dissolução porque me aconselharam por ser mais barato. qual seria o trabalho que falas?

pois, o seachem flourish e o torpica nutrition são os mais referenciados de micros Smile

pois se calhar estão a ressentir-se por causa das horas de luz, porque de resto tenho tudo

Ricardo Monteiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Qui 24 Jun 2010, 17:47Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Não me parece que o Mg que se possa adicionar seja assinalável para uma subida de Gh...

Falo do trabalho de ter de se fazer as concentrações pesando os químicos e medindo litros, decilitros ou ml de água destilada - estamos a falar de pós para dissolução, certo? Para além de que ferts líquidos são mais fiáveis à partida, que químicos sobre os quais não conhecemos a sua taxa de pureza.......

De resto, é dar tempo às plantas. Como comentei acima, mantinha no máximo dos máximos 6 horas diárias, sempre com o No3 debaixo de olho. Compreendo que uma pessoa queira ver o aqua mais composto de verde, mas nesta fase é mesmo importante ter alguma paciência e deixar que as plantas se instalem, fornecendo luz e nutrientes, doucement.....

Gonçalo Sousa

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Qui 24 Jun 2010, 18:59Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

bom, nesse aspecto tens razão. se calhar começo primeiro por os de embalagem. quais me recomendas? tendo em conta que o substrato fabrica por si só o NO3, e como ainda não tenho quase peixes nenhuns os fosfatos estão muitíssimo baixos, e depois claro, o potássio que não há como medir mas tenho que fornecer.

nesse aspecto já aprendi a ter bastante paciencia. neste momento quero ver o aquário mais verde, mas é no sentido de arranjar mais plantas para não ter problemas de algas..

Helder Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Qui 24 Jun 2010, 19:25Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

No Interzoo deste ano a JBL ja apresentou o teste de potássio deles. Ja esta no catálogo alemao da marca.
Já ha muito que existem no mercado testes de K, as marcas "comuns" é que nunca se interessaram por ele.

Abraço

Ricardo Monteiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Qui 24 Jun 2010, 20:37Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

É verdade, já existem algumas marcas a comercializar testes de K, apesar de desconhecer os preços. Não é para mim o teste mais importante; basta que se aprenda a reconhecer carências de potássio para não se precisar do teste para nada...

Ferts de macros são mesmo para queimar, por isso uso os mais baratos que encontro. Faço sempre uns testes à agua para determinar qual a sua concentração, visto que esta nem sempre coincide com o anunciado pelo fabricante.... Sou da opinião que só vale a pena gastar mais um bocado em micros, Fe e K....

O David Nunes vende soluções já preparadas de no3 e po4... K.... depende de qt quiseres gastar.........

Helder Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Qui 24 Jun 2010, 20:49Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Concordo com o Ricardo acerca do teste de K, mas identificar carencias também se aplica a outros elementos. Very Happy
De qualquer modo, se calhar por nao ser o teste mais importante é que os fabricantes nunca tiverem interesse nele.

Em relaçao ás soluçoes de macros, se bem preparada e bem conhecido e testado o aquario, ja é adicionado potássio suficiente.
A minha adiciona NO3, PO4, K e Mg e futuramente irei juntar os micros na mesma soluçao...
(mas isso é discussao para outro local)

Abraço

Ricardo Monteiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Qui 24 Jun 2010, 21:34Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Helder Oliveira escreveu:

De qualquer modo, se calhar por nao ser o teste mais importante é que os fabricantes nunca tiverem interesse nele.

Hélder, acho que era mesmo pelo seu custo de fabrico que depois fazia com que tivesse de ser vendido a um preço excessivo para um simples teste de água doce.

Lá o devem ter conseguido fabricar mais barato agora.

Helder Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Qui 24 Jun 2010, 21:39Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Talvez, nunca li muito sobre isso, e tambem nao tenciono comprar Very Happy....

Encontrei uma loja na Alemanha que vende todos os testes mais o aparelhometro para comparar as cores, o que me pareceu muito mais exacto do que estarmos a comparar as olho nu e estou inclinado para o comprar p'ras minhas brincadeiras.

Abraço

Gonçalo Sousa

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Sex 25 Jun 2010, 19:21Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Ricardo Monteiro escreveu:

O David Nunes vende soluções já preparadas de no3 e po4... K.... depende de qt quiseres gastar.........

O David Nunes é cá do forum? bom, eu não me importo de pagar mais, se a qualidade vier incluída. por isso diz-me o que sugeres Smile

Gonçalo Sousa

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Dom 27 Jun 2010, 22:19Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

bom pessoal, já agora se me quiserem sugerir alguma espécie para cardume, estou a procura de sugestões!

Soulgirl

Membro
Membro

Nome Real : Sandra
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Dom 27 Jun 2010, 23:31Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Os nariz de bebado fazem um efeito muito giro porque andam sempre juntos! Wink

Mas podes sempre optar pelos tradicionais neons. Também fica bonito em grandes números, embora pelo que tenho lido não fazem tão bem cardume.

Filipejsmonteiro

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Filipe

MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Seg 28 Jun 2010, 00:54Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Gonçalo, tudo muito bom! mas eu colocava o termostato por trás dumas plantas altas que aí tens boas pro efeito .. Wink
só pra tar mais escondidinho..

continua a colocar fotos Smile

cumps,

Filipe

Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

Nome Real : Nuno Duarte
Gostos : 91

MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Qui 01 Jul 2010, 10:21Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Bons dias. Quero dizer que este é possivelmente um dos tópicos com mais informação "saudável" que esta no forum de fotos e vídeos, pelo qual quero desde já deixar os parabéns a todos os intervenientes deste tópico.
Depois dizer ao Gonçalo que a sua introdução ( setup) está magnifico, deu-me um prazer enorme ler o 1º post .
Tecnicamente acho o layout bom mas tb acho como alguém referiu que a disposição das pedras/plantas pedia ali uma pedras de maiores dimensões.
Peixes: Trigonostigma espei ( paradinhos), Danio kyathit "Red" ( mexaricos)
Parabens pelo aquario mas venha lá mais uma actualização

Rui

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Rui Canaveira
Gostos : 5

MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Qui 01 Jul 2010, 19:02Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Ola Gonçalo tudo bem?
Então já sabes que fauna vais meter? eu acho que dar uma opinião em relação aos peixes de cardume é um pouco injusto porque cada um tem os seus gostos mas se me permites para ai ficavam a matar umas rasboras ou então umas iriatherina werneri que se dão lindamente aos parametros de agua que tens! Mas e os peixes fulcrais quais vão ser?

Mete ai umas fotos com actualizações que já deve ter mudado alguma coisa Wink
E depois fala ai como tens fertilizado e tpa´s

Abraço e continua com esse bom trabalho

Gonçalo Sousa

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Sex 02 Jul 2010, 19:16Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

só para deixar uma pequena actualização, com mais plantas acabadas de plantar

a qualidade da foto é que não é muita por ter sido tirada com telemóvel

Gonçalo Sousa

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Sex 02 Jul 2010, 19:29Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Nuno Duarte escreveu:
Bons dias. Quero dizer que este é possivelmente um dos tópicos com mais informação "saudável" que esta no forum de fotos e vídeos, pelo qual quero desde já deixar os parabéns a todos os intervenientes deste tópico.
Depois dizer ao Gonçalo que a sua introdução ( setup) está magnifico, deu-me um prazer enorme ler o 1º post .
Tecnicamente acho o layout bom mas tb acho como alguém referiu que a disposição das pedras/plantas pedia ali uma pedras de maiores dimensões.
Peixes: Trigonostigma espei ( paradinhos), Danio kyathit "Red" ( mexaricos)
Parabens pelo aquario mas venha lá mais uma actualização

Obrigado Nuno Very Happy ainda bem que gostaste.

em relação à pedra até concordo sim, podia existir uma maior, mas na altura não consegui imaginar bem as dimensões do aquário. mas entretanto vou aguardando, desenvolvendo as plantas e depois logo vejo as alterações.

quanto aos peixes são boas sugestões! gostei dos danio kyathit, estou a pensar entre eles e os hemigrammus rhodostomus

Gonçalo Sousa

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Sex 02 Jul 2010, 19:31Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Rui escreveu:
Ola Gonçalo tudo bem?
Então já sabes que fauna vais meter? eu acho que dar uma opinião em relação aos peixes de cardume é um pouco injusto porque cada um tem os seus gostos mas se me permites para ai ficavam a matar umas rasboras ou então umas iriatherina werneri que se dão lindamente aos parametros de agua que tens! Mas e os peixes fulcrais quais vão ser?

Mete ai umas fotos com actualizações que já deve ter mudado alguma coisa Wink
E depois fala ai como tens fertilizado e tpa´s

Abraço e continua com esse bom trabalho

Olá Rui! está tudo optimo e contigo?
ainda não decidi o cardume, mas o aquário já conta com um apistogramma nijsseni lindo (já só havia um na loja, esperei demasiado tempo para os comprar..) e 4 ottos, depois tenho de pensar num cardume.

os peixes fulcrais vão ser um trio de nijsseni Very Happy . quanto à fertilização não houve nada, só TPA's diárias e CO2 com fartura

abraço

Rui

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Rui Canaveira
Gostos : 5

MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Sex 02 Jul 2010, 23:03Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Comigo tambem esta tudo bem!
ja comprei a calha igual a tua ehheh!
não sei é quando vou começar a montagem!
Excelente apistos nijsseni acho lindos! Tens que postar umas fotos Wink

Abraço e continua assim

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: As Nossas Montagens :: Arquivo As Nossas Montagens-