Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

Gonçalo Sousa
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Gonçalo Sousa
Localização : Lisboa/ Costa da Caparica/ Vilamoura
Mensagens : 207
Data de inscrição : 19/04/2010
Gostos : 15


MensagemAssunto: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Qui 17 Jun 2010, 21:07Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Ora bem, depois de meses a juntar o material e a planear o que queria fazer, finalmente chegou a hora Very Happy . Já tenho outro aquário, mas não houve qualquer planeamento a nivel estético para esse, na altura apenas me preocupei em ler sobre os peixes e as necessidades, saltei um pouco de cabeça. E até porque não fazia ideia do que se podia fazer a nivel de layout com aquários.

O projecto é 100% fórum, o material foi comprado ou a patrocinadores. aqui há qualidade!

quero deixar um agradecimento público ao sergioveterano, ao kryptical e a um colaborador da naturline (cujo nome não sei infelizmente) que me ajudaram com dicas para o setup, e com a recolha de materiais.

Setup:

Aquário: 60x40x35 (82L)

Iluminação: -4x24W T5 HO (2x 6.500K ; 1x 10.000K; 1x Actinica)

Filtro: Eheim 2213

Termostato: EHEIM JÄGER 100W

Substrato: ELOS Terra Zero
ELOS Bottom Mineral (5L)
Substrato ADA Aquasoil Malaya (9L)

CO2 : Válvula solenóide + manómetro + botija 500g
Bubble Counter
Difusor Nano
CO2 drop-checker

Inertes: Rochas Seriyou stone

Flora:: Eleocharis parvula
Eleocharis accicularis
Rotala rotundifolia
Blyxa japonica (vou plantar daqui a pouco)
Rotala sp "green" (por arranjar)
Hemianthus micranthemoides
Hemianthus calitrichoides "cuba" (está para vir)

Fauna: ainda não decidi.. espero sugestões!

vamos então agora ao que interessa!


Para além das fotos da minha montagem, decidi acompanhá-las com algum texto. É importante referir que o que vou aqui escrever, não são verdades universais, são apenas fruto de pesquisas e a forma como procedi na montagem do meu aquário. espero que um dia possa ser útil para alguém.

Passo-a-passo:





Substrato:

-O substrato têm um papel importantíssimo num aquário plantado, quer seja para fixação de raízes, fornecimento de nutrientes, fixação de colónias de bactérias ou até simplesmente como elemento decorativo. Podemos dividir o substrato em duas camadas diferentes:
• Fértil
• Inerte

Inerte:
- A camada inerte tem como função principal a fixação de raízes das plantas no início da montagem. Neste substrato não existem nutrientes, a prioridade das plantas aqui é conseguirem alojar as raízes e depois ir em busca de um substrato fértil (se existente na montagem) logo na camada abaixo. Outra função importante do substrato inerte é isolar o substrato fértil da coluna de água. Isto é de extrema importância porque se o substrato fértil entra em contacto com a coluna de água, os nutrientes dissolvem-se e ficam disponíveis para as algas e aí temos um “boom” de algas, que ninguém deve apreciar Smile .

Fértil:
- Feitas as apresentações ao substrato inerte, pouco resta a dizer acerca do fértil. É um substrato rico em nutrientes, que serve para montagens de plantas mais exigentes e que se alimentam maioritariamente pelas raízes.

Esquematizando então para se perceber melhor:


http://www.portalnetuno.kit.net/artigos/substratogian1.jpg


Escolha do substrato:

a) Tamanho:
-Na hora da escolha do substrato inerte, será importante olhar à granulometria. Isto porque se a granulometria for inferior a 2 milímetros, corremos o risco do substrato se compactar demasiado estrangulando e atrofiando o crescimento radicular das plantas. Como no meio é que está a virtude, não podemos escolher granulometrias demasiado grandes (acima de 4mm) correndo o risco de o substrato não desempenhar correctamente o seu trabalho de “vedante” do substrato fértil para a coluna de água. Ou seja, substratos com granulações entre os 2 e 4mm serão o ideal.

b) Parâmetros do substrato:
- Devemos ter em atenção que existem substratos que podem afectar os parâmetros da água. No meu caso, o substrato escolhido irá alterar os parâmetros da água, mas foi uma escolha intencional, para ser mais propícia a um aquário plantado.

Montagem:

-Na altura de montagem, a ordem que escolhi foi:

a) Substrato fértil:

Começo por aplicar uma camada de substrato fértil e preencher uniformemente pela base do aquário e com uma régua ou esquadro vou alisando para se distribuir bem.




combinei ELOS Terra Zero e Elos Bottom Mineral, este é o resultado. Ficou aproximadamente com 1cm de altura depois de bem espalhado


Por capricho posso afastar um pouco o substrato fértil da zona de vidro para que não se notem duas camadas distintas


b) Substrato inerte:

Passo então ao substrato inerte, preencho a base toda, e com a ajuda de um esquadro ou régua, aliso, dando sempre uma maior altura na parte de trás. 4 a 5 cm na frente e 10 a 12 cm na parte de trás. A altura exacta que se dá, e até o próprio alisamento é da vontade do hardscapper, ele terá que decidir o que lhe agrada mais e o que vai de encontro com o que tinha imaginado na cabeça. Mas regra geral, menos altura na frente e mais altura atrás irão gerar uma sensação de profundidade.




c) Hardscape:

Nesta minha montagem, o hardscape é composto somente por rochas, seriyou. Para esta montagem idealizei a existência de uma rocha principal, a “main stone”, é dela que vai partir o resto da montagem, começo então por colocá-la em primeiro lugar seguindo a regra de ouro. Esta regra consiste em dividir imaginariamente o aquário em 3 partes e colocar no primeiro terço o elemento. Se quisermos ser mais precisos, pegamos no comprimento total do aquário e dividimos por 1,618 e temos a zona de ouro exacta.


Depois começo por colocar as outras pedras de menores dimensões (mas da mesma “espécie”) para dar um ar natural e uma harmonia ao hardscape.




após a finalização do primeiro lado, vou passar ao lado direito, aqui utilizo outra pedra grande, para algum destaque, mas não tão grande como a “main stone”, e depois procedo da mesma forma, coloco pedras de menores dimensões e tento arranjá-las de forma a trazer um aspecto natural.






d) Montagem de equipamentos

Filtro:

-O coração do nosso aquário, sem ele não há sucesso, por isso é importante escolher o filtro acertado para evitarmos problemas futuros. O filtro possui três tipos de filtragem:

• Filtragem Física (ou mecânica) – São utilizadas esponjas ou outros materiais como lã de vidro para filtrar detritos da água.

• Filtragem Biológica – Esta secção do filtro destina-se a alojar o maior número possível de colónias de bactérias. Estas bactérias são responsáveis pela manutenção do nosso aquário livre de compostos como Amónia (NH3) e Nitritos (NO2) ciclando estes compostos azotados até ao produto final de Nitratos (NO3).

• Filtragem Química – Secção que contém, por exemplo carvão activado. Este é responsável por anular compostos perigosos que a Filtragem Biológica não consegue interconverter, como metais pesados, concentrações de medicamentos após algum tratamento, entre outros.

-O filtro deve possuir uma boa capacidade de L/h, fazendo entre 3 a 5 vezes o volume do aquário. No meu caso, tenho um aquário de litragem bruta 80L e o filtro faz 440 L/h; estando acima das 5 vezes.



e) Iluminação
-Este considero dos pontos mais importantes, não tem só a função de nos permitir contemplar os habitantes, mas ao fim ao cabo equilibrar o aquário. E como é que isso é feito? Permitindo o crescimento e desenvolvimento das plantas. Quando estas estão de boa saúde, produzem oxigénio, consomem nutrientes da coluna de água (não permitindo espaço para as algas crescerem), entre outros efeitos.

Temperatura:
-É medida em Kelvin (K). Indica o espectro de emissão de cada lâmpada.

-A faixa ideal para plantados situa-se entre os 5.000K e os 8.000K, é neste espectro que as plantas apresentam o melhor comportamento e o aquário um aspecto mais natural. Em plantados considero ser importante um equilíbrio de espectros, por isso nesta montagem tentei abranger o espectro mais largo possível, sendo assim tenho duas lâmpadas de 6.500K (que vou futuramente alterar uma para a temperatura de 4.500K) uma de 10.000K, e uma actinica (de cor azul; que em princípio vou alterar para uma de 8.000K). Lãmpadas de espectro mais azulado, promovem o crescimento horizontal das plantas, enquanto que espectros mais avermelhados promovem crescimento mais vertical. Por isso considero importante um equilíbrio de espectros.

-Relativamente ao número de W/L, vou ter na maior parte do tempo do fotoperiodo 2x24W (apróx. 0,6W/L) e para fazer picos de luminosidade vou ter 4x24W (apróx. 1,2 W/L).

f) Plantação

É uma parte de extrema importância, a disposição das plantas, a saúde delas, vão reflectir a beleza ou não de um plantado. Mas para além destes factores, é importante saber como plantar cada espécie. Não basta enterrar no substrato e esperar que cresça.

Plantas de roseta: Valisnerias, Cryptocorynes, Echinodorus entre outras, o que se faz primeiro é retirar folhas mortas, amareladas ou atrofiadas e depois enterram-se as raízes de forma a deixar o colo visível. Se possuir um sistema radicular muito grande, pode dar-se um corte antes de plantar.

Plantas de caule: Cabombas, Hygrophilas, Limnophilas, Bacopas, Ludwigas, entre outras, basta enterrar alguns nós no substrato. Retiram-se primeiro as folhas que vão ser enterradas e já está. No caso de termos plantas mais frágeis como Hemianthus micranthemoides (como no meu caso) convém plantar em conjuntos de 5 caules para melhor enraizamento e adaptação das plantas.

Plantas de rizoma: estas plantas necessitam de uma atenção extra na hora de plantar. Plantas como fetos de java e anubias, não podem ter o rizoma enterrado no substrato, podem por exemplo ser amarradas a troncos ou pedras.

Para facilitar a plantação, enchi o aquário de água com este sistema:

Ferrei um pequeno tubinho de CO2, e deixei a libertar agua, mas apenas o suficiente para molhar o substrato todo e facilitar a plantação

-Agora a pergunta é, onde plantar?

• Plantas de frente ou “carpete”: para esta zona do aquário, deve escolher-se uma planta que não cresce muito em altura e que se propaga bem horizontalmente, de varias, escolhi a Hemianthus Callitrichoides “Cuba”.

• Plantas para o meio do aquário: esta para mim é a zona mais importante do plantado! São as plantas que fazem a transição da frente para a traseira do aquário e que se misturam com o hardscape. Na minha montagem procurei utilizar as seguintes plantas para transição: Hemianthus micranthemoides (como a folha é parecida com a “cuba”, pensei ser uma boa transição junto às pedras), Blyxa japonica (apesar de crescer bem, estou a contar por uns pequenos pés dela e ir mantendo o crescimento baixinho junto às pedras), Heteranthera zosterifolia (apesar de também crescer bem, a minha ideia é plantá-la atrás de umas pedras e esperar que ela apareça a espreitar por de trás delas, vamos a ver). E escolhi por eleocharis parvula e accicularis, para fazer alguns contornos das pedras, espero que fique como imaginei.

• Plantas para a traseira do aquário: neste local colocam-se plantas altas, na minha montagem escolhi Rotala sp. “green” e Rotala rotundifolia, para fazer umas moitas compactas atrás das pedras.


Infelizmente não consegui arranjar todas as plantas ao mesmo tempo, e como algumas já estavam à demasiado tempo fora do aquário, sem grande luz e sem água aquecida, resolvi montar tudo. depois de cheio nota-se que está bastante despido, as rotalas tenho que ir podá-las agora, (ontem de madrugada já não tava com grande pachorra) e organizá-las melhor.





Tenho o fotoperiodo estabelecido para 7h diárias, ainda não liguei o CO2 (por ainda não ter tomadas disponíveis haha)

bom, por agora é só. fico a aguardar opiniões e sugestões


Última edição por Gonçalo Sousa em Dom 11 Jul 2010, 18:46, editado 2 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Darkfish
avatar

Membro
Membro


Nome Real : David
Localização : Caneças
Mensagens : 197
Data de inscrição : 31/05/2010
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Qui 17 Jun 2010, 21:16Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Muitos parabens , está muito simples mas mas muito bonito , vai postando o seu desenvolvimento Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Vera Santos
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Qui 17 Jun 2010, 21:16Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

ADOREI o teu tópico ainda não li tudinho mas está um espectaculo, jám deu pra perceber!
Parabéns, dou-te a minha permissão pra continuar!! lol!
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Gonçalo Sousa
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Gonçalo Sousa
Localização : Lisboa/ Costa da Caparica/ Vilamoura
Mensagens : 207
Data de inscrição : 19/04/2010
Gostos : 15


MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Qui 17 Jun 2010, 21:17Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Obrigado Smile a simplicidade é de ainda não ter todas as plantas que quero, e algumas ainda estarem pequenas
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Gonçalo Sousa
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Gonçalo Sousa
Localização : Lisboa/ Costa da Caparica/ Vilamoura
Mensagens : 207
Data de inscrição : 19/04/2010
Gostos : 15


MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Qui 17 Jun 2010, 21:18Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Obrigado pela força Vera Very Happy se dás permissão, então mais daqui a algum tempo, quando acabar de plantar, meto mais umas fotos haha
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Vera Santos
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Qui 17 Jun 2010, 21:29Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Estou a pular de inquietação! Exijo que por adição de cada planta, uma actualizada!!! :cheers:

Abraços e boa sorte!
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Soulgirl
avatar

Membro
Membro


Nome Real : Sandra
Localização : Sintra
Mensagens : 84
Data de inscrição : 25/05/2010
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Qui 17 Jun 2010, 21:45Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Os meus sinceros parabéns Gonçalo! Está excelente Smile

Adorei a forma como detalhaste todo o processo e tens aí material para fazer uma obra prima.
As fotos também ficaram espectaculares!

Vai-nos mantendo actualizados Wink
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Ricardo Isidro
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Localização : S. B. de Messines
Mensagens : 540
Data de inscrição : 17/03/2010
Gostos : 30


MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Qui 17 Jun 2010, 22:16Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Parabens pela montagem gonçalo! Very Happy
Esse layout ficou muito porreiro mesmo.
Agora quero ver o desenvolvimento disso eheh.
Boa sorte com esse menino

Um abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo 

o meu aquario
avatar

Membro
Membro


Nome Real : Daniela
Localização : Vila Franca de Xira, Portugal
Mensagens : 94
Data de inscrição : 18/03/2010
Gostos : 15


MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Sex 18 Jun 2010, 01:05Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Olá Gonçalo!

Queria agradecer a forma promenorizada com que explicaste a montagem do teu aqua. Deixaste aqui muita informação importante e explicada de forma simples. Além disso, daquilo que fizeste, está muito fixe.
Gosto do tópico onde mostras onde consideras que deverão ser colocadas as plantas e que tipo de plantas a colocar. Eu inicialemente, tinha estes conceitos todos muito baralhados. Agora, já me situei melhor lol e com a este post, com certeza que no fututo, ajudar-me-a e a outros membros também.
Parabéns Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Gonçalo Sousa
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Gonçalo Sousa
Localização : Lisboa/ Costa da Caparica/ Vilamoura
Mensagens : 207
Data de inscrição : 19/04/2010
Gostos : 15


MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Sex 18 Jun 2010, 03:31Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Obrigado a todos pelo reconhecimento! já é uma vitória para mim ter conseguido ajudar alguém a ordenar as ideias no que toca a plantados. À medida que eu for aprendendo como manejar um plantado vou colocando aqui para que um dia mais a frente alguém possa vir aqui tirar dúvidas!

relativamente ao aquário, as Rotalas levaram uma poda (que no dia de montagem não tive paciencia para o fazer) e foram reorganizadas para formar a moita que quero, mas ainda tenho de esperar mais um tempo, porque elas vinham bastante grandes em altura e pouco ramificadas.

plantei tambem dois vasos de Blyxa, a ver como se desenvolve e mais um vaso de parvula. Ainda me falta a Rotala sp "green" para formar o par com a Rotala rotundifolia e a cuba para fazer o meu tão desejado tapete.

agora queria era dicas sobre fauna Smile para já tenho só um casal/trio de Apistogrammas, o resto ainda não pensei
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Vera Santos
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Sex 18 Jun 2010, 04:27Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Mas afinal foste tu que foste buscar os Nijsseni ou estou a fazer confusão???
Sejam eles o que for fico contente de serem apistos! Nisso da fauna vou-te dar uma opinião no decorrer do dia se Deus quizer!
Mas já od tens mesmo no aqua?
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Gonçalo Sousa
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Gonçalo Sousa
Localização : Lisboa/ Costa da Caparica/ Vilamoura
Mensagens : 207
Data de inscrição : 19/04/2010
Gostos : 15


MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Sex 18 Jun 2010, 11:15Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Ups! não Vera, quem fez confusão fui mesmo eu. o que que queria dizer era

"para já tenho só em mente um casal/trio de Apistogrammas" mas esqueci-me Razz

só estou a contar por alguma coisa para a semana e vão ser algueiros de certeza, Ottocinclus afinis
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Fernando Bagatelas
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Sex 18 Jun 2010, 15:44Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas

Acho que a montagem esta muito boa, mas acima de tudo e a forma como descreves-te e apresentas-te a montagem, muito boa, serve de aprendizagem para que queira fazer um projecto parecido.
Parabens.

Um abraço
Fernando Bagatelas
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Gonçalo Sousa
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Gonçalo Sousa
Localização : Lisboa/ Costa da Caparica/ Vilamoura
Mensagens : 207
Data de inscrição : 19/04/2010
Gostos : 15


MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Sex 18 Jun 2010, 22:28Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Obrigado Fernando Smile


Entretanto uma actualização, já com mais algumas plantas:






a pobre da rotala parece um perú depenado.. houve muitos pés que foram replantados da parte de trás a ver se quando crescerem já estão mais compactos. adicionei tambem uns pés de blyxa e mais um vaso de parvula.


Última edição por Gonçalo Sousa em Dom 11 Jul 2010, 18:48, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Gonçalo Sousa
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Gonçalo Sousa
Localização : Lisboa/ Costa da Caparica/ Vilamoura
Mensagens : 207
Data de inscrição : 19/04/2010
Gostos : 15


MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Sab 19 Jun 2010, 20:45Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

hoje fiz os primeiros testes do aquário. e pareceram-me um pouco estranhos, a nível de nitratos e nitritos.

são estes:




será que quer dizer que vou ter que começar a fertilizar com fosfatos? acho que estou a começar a notar uma ou outra alguinha..
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Soulgirl
avatar

Membro
Membro


Nome Real : Sandra
Localização : Sintra
Mensagens : 84
Data de inscrição : 25/05/2010
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Dom 20 Jun 2010, 01:28Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Gostava de poder ajudar-te Gonçalo, mas estou neste momento com o mesmo problema que tu. Não percebo nada de fertilizações e tenho medo de fazer porcaria.
Espero que alguma alma caridosa nos dê umas luzes! Embarassed
Voltar ao Topo Ir em baixo 

fjcb
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Fábio Barbosa
Localização : Aveiro
Mensagens : 588
Data de inscrição : 27/10/2009
Gostos : 30


MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Dom 20 Jun 2010, 03:14Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

ta a ficar mesmo po fixe :cheers:

quanto às algas também sou um leigo Sad mas há de vir aí alguém ajudar Smile

EDIT: passa Aqui

não deixes a rotala crescer muito mais que a pedra senão perde o efeito...na minha opinião...
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Rui
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Rui Canaveira
Localização : odivelas
Mensagens : 813
Data de inscrição : 21/11/2009
Gostos : 5


MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Dom 20 Jun 2010, 12:41Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Ola Gonçalo tudo bem?
Desculpa lá não ter acompanhado a montagem desde o principio não há tempo Wink mas só tenho a dizer que está excelente muitos parabens, agora para ficar mesmo a matar é crescer o tapete e meteres a Cuba!
Gostei muito foi da escolha dos substratos 5 estrelas
Se puderes manda me MP a dizer onde compraste essa iluminação e quanto € foi Wink! É que também já estou a espera do meu aquario e tenho de começar a fazer contas Ehehe

Abraço e boa continuação
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Tugz
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Portugal-Torres Vedras
Mensagens : 316
Data de inscrição : 01/12/2009
Gostos : 6


MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Seg 21 Jun 2010, 12:53Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

está tudo brutal. Só tenho é um reparo a dizer. Precisavas de mais uma ou duas Pedras de maior porte. Isso com o crescimento da flora, vai perder a piada das pedras. Precisavas dum pedregulho grandalhão para se impor nesse futuro plantado Razz

De resto, está uma coisa com cabeça tronco e membros.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Gonçalo Sousa
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Gonçalo Sousa
Localização : Lisboa/ Costa da Caparica/ Vilamoura
Mensagens : 207
Data de inscrição : 19/04/2010
Gostos : 15


MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Seg 21 Jun 2010, 14:45Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Rui escreveu:
Ola Gonçalo tudo bem?
Desculpa lá não ter acompanhado a montagem desde o principio não há tempo Wink mas só tenho a dizer que está excelente muitos parabens, agora para ficar mesmo a matar é crescer o tapete e meteres a Cuba!
Gostei muito foi da escolha dos substratos 5 estrelas
Se puderes manda me MP a dizer onde compraste essa iluminação e quanto € foi Wink! É que também já estou a espera do meu aquario e tenho de começar a fazer contas Ehehe

Abraço e boa continuação

Então Rui! tudo optimo e contigo?

ora essa não tem mal nenhum, o que interessa é que cá vieste espreitar. a cuba estou à espera dela, deve chegar amanhã em princípio, juntamente com HZ, rotala sp. "green" e mais HM, por isso amanha é dia de plantar Very Happy.

quanto à calha, já mandei mp

abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Gonçalo Sousa
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Gonçalo Sousa
Localização : Lisboa/ Costa da Caparica/ Vilamoura
Mensagens : 207
Data de inscrição : 19/04/2010
Gostos : 15


MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Seg 21 Jun 2010, 14:50Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Tugz escreveu:
está tudo brutal. Só tenho é um reparo a dizer. Precisavas de mais uma ou duas Pedras de maior porte. Isso com o crescimento da flora, vai perder a piada das pedras. Precisavas dum pedregulho grandalhão para se impor nesse futuro plantado Razz

De resto, está uma coisa com cabeça tronco e membros.

obrigado Very Happy ainda te lembras de teres comentado o meu primeiro aquário, aquele que apenas tinha uns poucos watts de luz com leds, e mal se via lá para dentro? Razz considero que foi um bom pulo

é verdade, nesse aspecto concordo contigo, foi uma coisa que me passou um pouco ao lado na altura do planeamento, mas estou com fé que o contraste das pedras/plantas mantenha tudo em destaque, senão, vão ter que ser muitas podas para controlar as plantas.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Helder Oliveira
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Helder Oliveira
Localização : Zurique, Suiça
Mensagens : 559
Data de inscrição : 12/03/2010
Gostos : 30


MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Ter 22 Jun 2010, 17:26Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Ola Gonçalo,

parabéns pela montagem! Não vou dizer que está brutal porque as plantitas ainda não estão a fazer o papel delas, mas vou dizer que está no bom caminho!

Agora toca a manter isso vivo!

Queria era perguntar-te outra coisa, sobre o substrato fertil... mando MP

Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Gonçalo Sousa
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Gonçalo Sousa
Localização : Lisboa/ Costa da Caparica/ Vilamoura
Mensagens : 207
Data de inscrição : 19/04/2010
Gostos : 15


MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Ter 22 Jun 2010, 20:15Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Helder Oliveira escreveu:
Ola Gonçalo,

parabéns pela montagem! Não vou dizer que está brutal porque as plantitas ainda não estão a fazer o papel delas, mas vou dizer que está no bom caminho!

Agora toca a manter isso vivo!

Queria era perguntar-te outra coisa, sobre o substrato fertil... mando MP

Abraço

Estava a ver que não vinhas visitar a minha banheirazinha Helder Very Happy

obrigado, não podia estar mais de acordo. faltam as plantas trazer o toque que quero, vamos a ver se consigo, porque estou a tentar dominar as podas aos poucos e poucos. pelo menos as rotalas estão a começar a amoitar e já as vejo a fazer fotossíntese (vão largando bastantes bolhas de oxigénio) por isso é sinal de que estão vivas!

quanto aos meus parãmetros, e níveis de fosfato, algumas dicas sábias?

abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Helder Oliveira
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Helder Oliveira
Localização : Zurique, Suiça
Mensagens : 559
Data de inscrição : 12/03/2010
Gostos : 30


MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Ter 22 Jun 2010, 21:11Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Eu ja tinha visto o topico, Razz
Infelizmente ando com o tempo bastante limitado e nem pude postar.

ja sabes que esse tipo de montagem ainda nao me atraiu o suficiente pra montar um para mim, mas não é por isso que deixo de gostar de ver ou dar mérito a um bom trabalho!

Quanto aos parametros, metade deles (pH, kH, gH) serão ditados pela tua montagem (sobretudo pelas pedras, substrato e água) e pela fauna que ai queres introduzir.

Em relação ao nutrientes, venha alguem mais expert..., mas a minha mixordia caseira resulta nestes valores:
CO2: 20/25ppm
PO4:1.0ppm
NO3: + 10ppm
K: + 10ppm
Mg: 0.2ppm

os restantes micros, para já são fornecidos atraves do Easy-Life Profito com o dobro do recomendado na embalagem.

Não esqueças que eu tenho no aqua mais de 40 especies de plantas diferentes, algumas repetidas, outras delas de crescimento rapido e algumas outras que consomem mais que eu Very Happy.
Outro detalhe muito importante, é que cada montagem é UMA montagem e é dificil fazer duas iguais... o que dá para mim, quase pela certa terá que ser ajustado para ti...

A água é bastante minha amiga, sai a pH 7.5 com kH 14-15, adiciono CO2, madeira,etc., e assim se mantém.

Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Gonçalo Sousa
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Gonçalo Sousa
Localização : Lisboa/ Costa da Caparica/ Vilamoura
Mensagens : 207
Data de inscrição : 19/04/2010
Gostos : 15


MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Ter 22 Jun 2010, 23:50Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

em relação aos valores era para dizeres o que achavas da tabela que tinha colocado aqui do que me deu Smile estou bastante contente com o substrato da ADA, que me mete o pH perfeito (para o tipo de fauna que quero claro). agora achei estranho manter sempre 10ppm de NO3 que acho que não deveria existir nesta altura, a não ser que o Seachem Stability me tenha feito o ciclo já :|. outra coisa engraçada será o facto de esses 10ppm não alterarem. o que concluo a partir disto é:

-Como tenho um susbtrato bastante fértil e as plantas levaram umas podas, estão a concentrar energias em criar sistemas de raízes para se alimentarem.

-Como vejo bolhas de oxigénio a serem produzidas, provavelmente já estarão a ter acesso a estes nutrientes e estão a desenvolver-se.

Até agora, o resultado está empatado, Algas 0 x 0 Gonçalo, não há algas, mas também não há grandes diferenças nas plantas. entretanto hoje adicionei os primeiros pequenotes, são 4 Ottocinclus affinis, aqui ficam umas fotos:





estão um pouco pálidos ainda, a viagem foi atribulada, mas vão recuperar Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Conteúdo patrocinado





MensagemAssunto: Re: Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)   Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Voltar ao Topo Ir em baixo 

Shiva - 1º plantado (passo-a-passo)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: As Nossas Montagens :: Arquivo As Nossas Montagens-