Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Fotos aos nossos peixes e aquários, muito simples

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Sara Garcia

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: Fotos aos nossos peixes e aquários, muito simples   Qua 16 Jun 2010, 00:49Responder ao tópico

Sei que já existe um tópico sobre como fotografar os nossos aquários e fotografia em geral e é um tópico muito bem elaborado. Mas para quem possui uma simples compacta e só tira umas fotos nas férias ou festas, fica um bocado a “nadar” no meio de tanto termo técnico, objectivas e aberturas etc.. E é por isso que escrevo este tópico, sem termos técnicos, tudo muito simples.
Não precisamos de saber esses termos todos, não precisamos de uma boa máquina nem dominar o Photoshop para conseguir uma boa fotografia. (o meu avatar é a prova viva disso, Panasonic )

Vou deixar aqui algumas dicas que também aprendi com outros membros e é muito fácil.
1º Antes de fotografar o aquário, devemos limpar os vidros para eliminar possíveis algas que estão lá “coladas” e limpar o vidro da parte de fora para eliminar as manchas dos salpicos de água e dedadas. Aguardar um bocado para que a “poeira” que se tenha levantado enquanto limpámos o vidro, seja filtrada e a água se torne mais límpida.

2º Quanto mais luz houver no aquário, melhor. Porquê? Porque desta forma a máquina fará um disparo mais rápido e assim consegue-se “congelar” o movimento dos peixes. Caso a iluminação seja insuficiente, podemos sempre acrescentar umas calhas dos chineses que são baratinhas e dão uma excelente ajuda. Tenho sempre 2 livres para colocar nos aquários onde só tenho calha de 1 lâmpada.

3º Devemos apagar a luz da divisão onde está o aquário. Assim evitamos o aparecimento de reflexos e fantasmas na foto.

4º Momento do clique. Quando apontamos a máquina ao assunto que pretendemos fotografar, ela automaticamente vai focando. Se fizermos logo o clique, corremos o risco de a foto ficar desfocada, mas se dermos uma ligeira pressão no botão do disparo e mantermos assim uns segundos, se a focagem estiver correcta, ela dá um sinal sonoro, ou em alguns modelos, aparece um sinal a verde no monitor, então clicamos para tirar a fotografia. Quando isto não acontece, é porque a focagem não é a correcta e para isso, basta afastar a máquina do assunto dar o ligeiro clique e aguardar pelo sinal da máquina, quando ok, é clique para tirar a foto.
E isto funciona também para as fotografias macro (o símbolo da flor). As máquinas têm um limite mínimo de focagem, claro que se aproximarmos muito, ela nem consegue focar e às vezes nem deixa tirar a foto, mas se forem afastando e dando o ligeiro clique no botão, assim que a focagem estiver ok, ela apita e então zuca para tirar a foto.

5º Em fotos panorâmicas dos aquários por vezes a luz do aquário não é suficiente devido à distância entre o aquário e a máquina e que por vezes provoca um disparo mais lento e daí resulta fotos mais tremidas. Então vamos improvisar um tripé. Uma cadeira com as costas voltadas para o aqua e apoiamos a máquina nas costas da cadeira, ou então, apoiamos a máquina numa mesa e fazemos altura com livros até o aquário ficar enquadrado na máquina, seleccionamos o modo de disparo automático, e clicamos no botão. Pronto, temos uma fotografia ao aquário sem o “tremidoiro” dos nossos “nérbus”. lool

6º Tirem o máximo de fotografias possível para poderem ter um maior leque de escolha entre as melhores.
E pratiquem! Explorem as poucas funções que a vossa máquina tem, experimentem fotografar tudo e mais alguma coisa para poderem dominar a vossa máquina e comparem as várias fotos para poderem corrigir alguns erros que se vai cometendo. E não se assustem se em 100 fotos, aproveitarem 10. É normalíssimo. Eu por cada peixe, tiro mais ou menos 3 a 5 fotos e ao aquário 3.

Vou deixar aqui alguns links para aqueles que queiram explorar mais sobre fotografia.
http://www.canalfoto.org/info/
http://omeuolhar.com/
http://www.digiforum.com.br/index.php
http://www.cambridgeincolour.com/pt/tutoriais.htm
http://www.canon.pt/youconnect_newsletter/tutorials/
http://www.1000imagens.com/artigos/index.asp?idc=1

O objectivo deste tópico é incentivar ao correcto uso das nossas máquinas fotográficas para evitar as fotos desfocadas que por vezes vemos por aí.
Espero que o tópico seja uma boa ajuda e estarei aqui para ajudar, mesmo eu não sendo uma expert.
Boas fotos!
Ah! E mostrem as vossas fotos. Very Happy

Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

Nome Real : Nuno Duarte
Gostos : 79

MensagemAssunto: Re: Fotos aos nossos peixes e aquários, muito simples   Qua 16 Jun 2010, 14:28Responder ao tópico

Olá Sara, gostei de ler as tuas dicas e vou dar uma experimentadela eheheh

o meu aquario

Membro
Membro

Nome Real : Daniela
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Fotos aos nossos peixes e aquários, muito simples   Qui 17 Jun 2010, 00:59Responder ao tópico

Olá Sara, gostei muito deste tópico. É que nem todos t~em grandes máquinas fotograficas e as dicas que dás aqui são perceptiveis e faceis de se compreender e aplicar na pratica!
Irei experimentar:)

Obrigada

Freire

Membro
Membro

Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Fotos aos nossos peixes e aquários, muito simples   Qui 17 Jun 2010, 12:06Responder ao tópico

Muito útil para azelhas da fotografia como eu...

Jorge Oliveira

PatrocinadorPeixeFauna

Nome Real : Jorge M M Oliveira
Gostos : 20

MensagemAssunto: Re: Fotos aos nossos peixes e aquários, muito simples   Sab 19 Jun 2010, 23:35Responder ao tópico

Quase que me convenceste a tirar umas fotos aos aquários :lol:
É um tópico fantástico Wink

Sara Garcia

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Fotos aos nossos peixes e aquários, muito simples   Dom 20 Jun 2010, 00:17Responder ao tópico

Quase te convenci?? Ai... Estás com a preguiça?
Vais tirar e pronto!! Very Happy
Ahhh!
E depois mostras, xiiiim??

Jorge Oliveira

PatrocinadorPeixeFauna

Nome Real : Jorge M M Oliveira
Gostos : 20

MensagemAssunto: Re: Fotos aos nossos peixes e aquários, muito simples   Dom 20 Jun 2010, 00:40Responder ao tópico

Só quase Twisted Evil
Tenho vergonha de mostrar o meu algário Razz

Sara Garcia

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Fotos aos nossos peixes e aquários, muito simples   Dom 20 Jun 2010, 01:29Responder ao tópico

Vê-se mesmo que ainda não os meus!! lool
E vergonha?! Eh pah, isso não é desculpa!! Vá tira lá uma foto ao aquário no seu estado mais natural!! Razz

aquaoli

Membro Plus
Membro Plus

Nome Real : antonio oliveira
Gostos : 57

MensagemAssunto: Re: Fotos aos nossos peixes e aquários, muito simples   Dom 20 Jun 2010, 23:41Responder ao tópico

boas
obrigado pela tua simplecidade,por vezes temos medo de falar das coisas simples porque nos esqueçemos da nossa humildade,sem tirar valôr aos topicos excelentes sobre fotografia o teu tem muita utilidade pois existe muita gente com simples maquinas de fotos de aniversario e ficamos com vergonha de mostrar a nossa simplecidade,talvez com este teu topico venhas a trazer coragem á malta simples para mostrar a beleza dos seus aquarios.
vamos lá malta com estas dicas ponham fotos tentem o melhor.
abraço

DavidG

Membro Plus
Membro Plus

Gostos : 45

MensagemAssunto: Re: Fotos aos nossos peixes e aquários, muito simples   Sab 07 Ago 2010, 20:46Responder ao tópico

eheh bastante util, principalmente para mim que o uso da maquina será maior, agora que tenho uma mesmo minha ehhe Wink

Helder Oliveira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Helder Oliveira

MensagemAssunto: Re: Fotos aos nossos peixes e aquários, muito simples   Seg 09 Ago 2010, 19:33Responder ao tópico

Ola malta,

a falta de tempo nao me deixa ler nem as novidades do forum, mas vim cair aqui e nao podia deixar de comentar...ou melhor, sem comentários...! Wink

Abraço

hugoafonso

Membro
Membro

Nome Real : Hugo Afonso

MensagemAssunto: Re: Fotos aos nossos peixes e aquários, muito simples   Qua 25 Ago 2010, 13:32Responder ao tópico

olá pessoal nao vou poder participar no concurso, é pena, os meus peixes sao demasiado rápidos, e sempre que estou perto deles paracem tolinhos so querem brincar e não para quietos.
Alguem tem alguma ideia?

Cumps

anibal

Gostos : 183

MensagemAssunto: Re: Fotos aos nossos peixes e aquários, muito simples   Qua 25 Ago 2010, 14:13Responder ao tópico

Boas

Terias de os sacar para um aquário artesanal e pequeno onde mais facilmente controlas os seus movimentos e também a iluminação a utilizar.
Espero que não desistas de participar quantos mais estiverem presentes neste concurso maior será o seu sucesso.

Abraço
Aníbal

hugoafonso

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Fotos aos nossos peixes e aquários, muito simples   Qua 25 Ago 2010, 16:04Responder ao tópico

anibal escreveu:
Boas

Terias de os sacar para um aquário artesanal e pequeno onde mais facilmente controlas os seus movimentos e também a iluminação a utilizar.
Espero que não desistas de participar quantos mais estiverem presentes neste concurso maior será o seu sucesso.

Abraço
Aníbal

É engraçado eles ficam ainda mais agitados com a luz ligada nao sei se terá haver nao, como ainda ando aprender.
E claro que naoo vou desistir, os premios é que nao me facilitam muito no meu caso Very Happy .

Abraço
Hugo Afonso

Helder Oliveira

MensagemAssunto: Re: Fotos aos nossos peixes e aquários, muito simples   Qua 25 Ago 2010, 16:14Responder ao tópico

Ola Hugo

Arranjas um aqua pequeno, uma caixa vodafone, etc, e pescas um peixe de cada vez para lá, pode ser que te safes...

Eu nunca fiz isso mas ha membros aqui no forum com o mesmo problema ( incluindo eu Very Happy) e dizem resultar.

Experimenta

Abraço

anibal

Gostos : 183

MensagemAssunto: Re: Fotos aos nossos peixes e aquários, muito simples   Qua 25 Ago 2010, 17:44Responder ao tópico

Boas Hugo

Os prémios são um pouco secundários no meu entender. A classificação sim dará certamente satisfação a quem fica nos lugares do Podium. Muito importante é participar mostrar o nosso trabalho e os nossos aquários e ou peixes, aí damos o nosso contributo para um PF cada dia mais interessante e dinâmico.

A ideia do Helder é simples e eficiente, o cubo Vodafone! qualquer agente da VDF te oferece um. Depois forra o lado traseiro ou se preferires também os laterais com um fundo que te permita realçar as cores dos peixes a fotografar.
Luz em excesso, pois usa luz solar, eventualmente terás de bloquear o flash da máquina.
Depois um pouco de paciência, uns quantos disparos para o lixo e certamente aqueles que irás considerar que devem estar neste concurso.

Se necessitáres de mais ajuda podes-me enviar MP para não sobre carregar o tópico, estamos cá par aajudar.

Abraço
Aníbal

Helder Oliveira

MensagemAssunto: Re: Fotos aos nossos peixes e aquários, muito simples   Qua 25 Ago 2010, 18:17Responder ao tópico

Gostei dos créditos pela ideia! Very Happy

Mas infelizmente nao é minha Razz

Eu vou construir agora 3 aquarios enormes para criaçao, fotos quando estiverem vazios...
20x15x15 Very Happy

Abraço

P.S. Embora muitas pessoas só pensem nos prémios, tenho que concordar com o Anibal!
A competição é sempre saudavel e anima a malta a continuar!

Boa sorte a todos os que quiserem participar. Eu ainda vou ver se tenho peixes á altura para competir com os restantes membros ca da casa.... Embarassed

hugoafonso

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Fotos aos nossos peixes e aquários, muito simples   Qua 25 Ago 2010, 19:00Responder ao tópico

anibal escreveu:
Boas Hugo

Os prémios são um pouco secundários no meu entender. A classificação sim dará certamente satisfação a quem fica nos lugares do Podium. Muito importante é participar mostrar o nosso trabalho e os nossos aquários e ou peixes, aí damos o nosso contributo para um PF cada dia mais interessante e dinâmico.

A ideia do Helder é simples e eficiente, o cubo Vodafone! qualquer agente da VDF te oferece um. Depois forra o lado traseiro ou se preferires também os laterais com um fundo que te permita realçar as cores dos peixes a fotografar.
Luz em excesso, pois usa luz solar, eventualmente terás de bloquear o flash da máquina.
Depois um pouco de paciência, uns quantos disparos para o lixo e certamente aqueles que irás considerar que devem estar neste concurso.

Se necessitáres de mais ajuda podes-me enviar MP para não sobre carregar o tópico, estamos cá par aajudar.

Abraço
Aníbal

Claro compreendo perfeitamente a nivel dos premios

A idea da caixa da vodafone é boa vou ver se arranjo um caixita Very Happy

Obrigado pelas ideias Very Happy

Cumps
Hugo Afonso

Nelsonneka

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Nelson_Filipe

MensagemAssunto: Re: Fotos aos nossos peixes e aquários, muito simples   Dom 27 Nov 2011, 12:39Responder ao tópico

Para tirar fotos, aconselho macro, pela noite (sem luz na sala, só com a luz do aquário), muita luz no aquário, sem flash, e claro com o aquário limpo, e para quem tiver tripé que o use, quem não tiver que improvise!! eheheh...

Abraço e um bom Domingo,

Nelson_Filipe

Magano

Membro
Membro

Nome Real : Francisco Magano

MensagemAssunto: Re: Fotos aos nossos peixes e aquários, muito simples   Dom 04 Dez 2011, 11:13Responder ao tópico

Aqui ficam alguma fotos do meu aquário, toda a estrutura foi idealizada e feita por mim em casa.Leva 105L. e é de agua quente!
Espero que gostem e comentem...

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.167274379989910.47893.100001220466911&type=3

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Fotos aos nossos peixes e aquários, muito simples   Responder ao tópico

Fotos aos nossos peixes e aquários, muito simples

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Comunidade ::    Discussão-