Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Melanotaenia caerulea

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Helder Oliveira
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Nome Real : Helder Oliveira
Localização : Zurique, Suiça
Mensagens : 559
Data de inscrição : 12/03/2010
Gostos : 30


MensagemAssunto: Melanotaenia caerulea   Dom 13 Jun 2010, 13:38Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.


Melanotaenia caerulea - photo© Gerald Allen

Melanotaenia caerulea
________________________________________
Allen, 1996
Blue Rainbowfish


Sumário da Espécie
Melanotaenia caerulea tem uma coloração corporal de azul vivo iridescente para esbranquiçado ou rosado do dorso para o ventre. Tem uma faixa médio-lateral azul escura pálida, na metade posterior do corpo, cerca da largura de uma fila de escamas. Cada fila horizontal de escama na parte azul do corpo está separada por uma faixa rosada - laranja estreita. Tem também uma curta faixa castanha, cerca da largura da pupila, desde a parte traseira do olho até a área logo acima da barbatana peitoral, frequentemente continuando como um par de faixas estreitas delimitando a faixa médio-lateral e ligando posteriormente com a faixa azul escura mencionada acima. As barbatanas vão de azulado para translúcido, a margem anterior da primeira barbatana dorsal e o bordo externo da segunda barbatana dorsal e anal são por vezes, nos machos, avermelhados ou sombreados negro. As barbatanas pélvicas são maioritariamente cinza, por vezes ligeiramente escuro, para avermelhado. As barbatanas peitorais são translúcidas. Os machos podem chegar ao tamanho de 8 cm, mas as fêmeas ficam-se geralmente por menos de 6 cm. Os machos têm geralmente um corpo mais profundo e alongado, de certo modo pontiagudo posteriormente, nos raios moles das barbatanas dorsal e anal.

Distribuição & Habitat
Esta espécie foi colectada em Papua Nova Guiné em diversos lugares na parte baixa e mediana do Sistema Fluvial Kikori, cobrindo uma distância de aproximadamente 125 km. Eles povoam pequenos afluentes através da floresta tropical, excepto num local, onde foram colectados de um pequeno lago, exposto ao sol e, alimentado e influenciado pelo maré do desfiladeiro.
A qualidade da água dos rios pricipais de Tagari-Hegigio e das sub-bacias do Lago Kutubu-Digimu-Mubi é a típica de outros rios principais em Papua Nova Guiné, que é, quase neutra para alcalinidade média (pH 7.4 - 8.2) e dominadas por bicarbonato de cálcio. Estas propriedades indicam que a água é drenada através de um solo rico em calcário. A baixa concentração de cálcio, alcalinidade e dureza do Rio Ai'io, que desagua para o mais elevado Rio Hegigio, reflecte provavelmente o predominante terreno vulcânico e sedimentário desse local. A dureza da água em todos os rios, excepto o Rio Ai'io (31 mg/L CaCO3), é moderada para dura, (60 a 119 mg/L CaCO3) para (120 a 179 mg/L CaCO3) respectivamente. Os níveis de condutividade são geralmente similares em todos os rios, com valores medianos variando entre 167 e 267 µS/cm.

Notas
Melanotaenia caerulea foi nomeada caerulea (Latim: azul) com referência a sua cor padrão característica. Esta espécie não está actualmente disponível no aquarismo.

Literatura
Allen, G. R. (1996). Two new species of rainbowfishes (Melanotaenia: Melanotaeniidae), from the Kikori River system, Papua New Guinea. Revue française d'Aquariologie. 23(1-2): 9-16.

Texto original
Texto traduzido por Helder Oliveira

Direitos de tradução reservados - www.peixefauna.com
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Melanotaenia caerulea

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Fichas Técnicas :: Peixes-