Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Iriatherina werneri

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

o meu aquario

Membro
Membro

Nome Real : Daniela
Gostos : 15

MensagemAssunto: Iriatherina werneri   Sab 12 Jun 2010, 01:16Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Iriatherina werneri - photo© Hristo Hristov

Iriatherina werneri

Meinken, 1974
Threadfin Rainbowfish

Descrição da Espécie

Em 1973, 2 turistas alemães apanharam alguns exemplares de peixes de agua doce num campo de arroz na periferia da cidade Marauka na Papua. Transportaram-nos para a Europa e alguns deles foram dados a um famoso aquarifilista HERMEN MEIKEN que foi o identificador de várias espécies.
Em 1974, Meiken, publicou dados científicos relativos à descrição cientifica dessa espécie , numa revista alemã “Das Aquarium (Aqua Terra)”, dando o nome de Iriatherina werneri.

O peixe arco íris, pode crescer até 5cm mas encontra-se mais comummente entre 3 a 4 cm. Os machos adultos, têm uma primeira barbatana dorsal em forma de leque e segunda barbatana, é excepcionalmente fina, com longos filamentos. A barbatana anal, é também prolongada. Esta elegante barbatana, é usada para exibir a sua beleza para as fêmeas ou para machos rivais. O seu corpo é delgado, lateralmente comprimido e na sua generalidade de tom cinzento prateado, com visíveis riscas/barras verticais escuras. A cor da barbatana dorsal, anal e pélvica é preta com tons avermelhados. A barbatana caudal é bifurcada, transparente, com um vermelho rústico.
Existem também diferenças entre os machos relativos à coloração das barbatanas em função à sua localização. Alguns machos, têm uma estreita e elevada forma de vela na barbatana dorsal na parte da frente, enquanto que outros, esta característica é normalmente no final da barbatana.
As fêmeas são mais pálidas em relação aos machos e as suas barbatanas pélvicas e anal, são demarcadas a preto e a sua cauda tem uma margem rosa. A coloração do deste peixe no seu habitat natural é normalmente mais intensa que as espécies em cativeiro.
As espécies descobertas na Nova Guiné, são mais escuras que as da Austrália. A observação da barbatana amarela, foi feita a partir do rio Embley a norte de Queasland. Embora se tenha pensado que eles perdem a coloração amarela em cativeiro, também se verificou que esta cor pode modificar-se, face aos condicionantes ambientais, formando cores distintas.

Iriatherina werneri [Myall Creek] - photo© Neil Armstrong

Distribuição e habitat
Na Nova Guiné, o peixe arco íris visto na zona costeira entre Merauke e Fly Rivers. Em Fly River, foram recolhidos em lagoas pantanosas ao longo do eixo principal a mais de 500 km da foz. Acreditava-se que no Jardine River, seria o único sitio onde se podia encontra-los. No entanto, em 1985, foram encontrados no River Edward. A ocidente da península do Cabo York. Descobertas recentes, mostram que têm uma distribuição bastante ampla em muitos rios quer a ocidente ou a oriente da península de cabo York. Também foram descobertas, nos pântanos de Arafura. Suspeita-se que se possa encontra-los em todas as bacias hidrográficas em todo o golfe da Crapentaria.
O peixe arco íris, geralmente são vistos em correntes claras e lentas e em pântanos com vegetação densa. São vistos ao longo de margens com lagos e pequenos riachos com profundidades entre 0.5 a 1.25 metros e também em águas abertas. Pode-se observar pequenos grupos de fêmeas jovens a moverem-se lentamente enquanto os machos mais maduros as cercam. A temperatura roda entre os 22 a 30º e o pH 5.2 a 7.5.

Iriatherina werneri habitat - Lagoon [Wenlock River] - photo© Graeme Finsen

Manter e cuidar
Sabe-se pouco sobre a vida natural e a sua ecologia no estado selvagem. A maioria das informações obtidas foi através da observação em aquários. Têm sido peixes populares aquários com peixes nativos australianos, durante vários anos e são fácil manutenção. Não deverão ser mantidos em aquários inferiores a 55lt e devem estar em grupo de pelo menos 5 indivíduos. O sucesso para a manutenção desta espécie será obtido se as temperaturas estiverem entre 23 a 28ºC e pH aproximadamente 7.0.
O peixe arco íris é das espécies mais pacificas de um aquário. Por serem muito tímidos, gentis e de tamanho pequeno, com alimentação cuidada, isto pode coloca-los em posição desvantajosa face a outros peixes tropicais. Deve ser por isso que são raros ver-se em lojas de aquariofilia, pois na sua maioria são criados por admiradores.
No entanto, podem ser mantidos em aquários comunitários que tenha outras espécies pequenas tais como o peixe dourado. Um tanque de criação pode ser facilmente montado e induzir-se a desova anual. A mas a sua procriação é ainda difícil para alguns aquariofilistas pois tem sido difícil manter as “lagartas” recém eclodidas.

Iriatherina werneri - photo© Hristo Hristov

No seu habitat natural, consomem grandes quantidades de algas unicelulares e diatomáceas. Em cativeiro, apreciam camarão vivo, larvas de mosquito e micro vermes. Aceitam também alimentos em flocos.
No seu habitat natural, a desova geralmente ocorre no período mais quente do ano, quando a temperatura ronda os 24 a 32ºC, na primeira/verão.

Literatura
Allen, G.R. & D.F. Hoese (1980). A Collection of Fishes from the Jardine River, Cape York Peninsula, Australia. J. Roy. Soc. West. Aust. 63(2): 53 61.

Hansen, B. (1987). Werneri from the wild. Fishes of Sahul 4(2): 165-168.

Meinken H. (1974). Mitteilung der Fischbestimmungsstelle des VDA, Nr. 77. Aus Neu-Guinea kommt eine neue Gattung und Art der Ährenfische (Pisces, Atherinidae). Aquarium Aqua Terra v. 8 (no. 55). 9-11.

Texto original

Texto traduzido por Daniela Djaló
Direitos de tradução reservados - www.peixefauna.com

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Iriatherina werneri   Sab 12 Jun 2010, 01:28Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Pois
Aqui está uma espécie que eu gostava de ter, é capaz de ter sido a 1ª espécie de que gostei, Não é assim tão dificil encontra-los em lojas, Alverca costuma haver, e no Templo aquático, em Lisboa também, neste costuma rondar os 2,50€ cada e ao contrário de muitas outras lojas, costuma ter machos e femeas, eu ainda não cheguei a comprar porque, quando chegaram vinham ao dobro do preço normal, e nem sempre posso ir a Lisboa, vêr se há, apesar de darem informações pelo telefone.
Pode ser que esteja para breve, a chegada dos desejados.
Cump's
Nuno Moreira

o meu aquario

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Iriatherina werneri   Sab 12 Jun 2010, 01:32Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Eu vi ha 2 dias um post sobre alguem que tinha para venda esta espécie. E depois de traduzir o exto, achei-os muito interessantes e fiquei com vontande de os ter. O meu problema é que não sei se no meu aqua é possivel tê-los, não o quero sobrepovoar. Mas vê na secção das ofertas.

putogiro

MensagemAssunto: Re: Iriatherina werneri   Sab 12 Jun 2010, 12:06Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Pela informação que tenho, são os companheiros ideais para os discus, pois aceitam os mesmos parametros e são muitos calmos.

Freire

Membro
Membro

Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Iriatherina werneri   Dom 13 Jun 2010, 22:20Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

O peixe dourado uma espécia pequena? Estás a falar dos Carassius auratus? Podem chegar aos 40 cm!

putogiro

MensagemAssunto: Re: Iriatherina werneri   Dom 13 Jun 2010, 23:03Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas
Acho que te enganaste no tópico, este é sobre Iriatherina werneri um dos peixes arco-iris, e não sobre o peixe dourado, estes atingem à volta de 5cm cada.
Cump's
Nuno Moreira

otrebor76

Membro
Membro

Nome Real : Paulo Brito
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: Iriatherina werneri   Seg 14 Jun 2010, 09:05Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Freire, estive vendo na net o texto original em inglês, e o peixe em questão é o Pseudomugil gertrudae.
abraço

Freire

Membro
Membro

Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Iriatherina werneri   Seg 14 Jun 2010, 21:26Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

"No entanto, podem ser mantidos em aquários comunitários que tenha outras espécies pequenas tais como o peixe dourado." - está escrito no texto; não queria falar de peixes dourados, até porque não sou grande apreciador deles... Mas agradeço ao otrebor76 por esclarecer, eu não me dei ao trabalho de ler o original Embarassed Eis o problema de usar nomes comuns em vez de nomes científicos...

anibal

Gostos : 183

MensagemAssunto: Re: Iriatherina werneri   Seg 14 Jun 2010, 22:18Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas

Pois eu tenho 3 casais instalados num aqua com discus e funcionam sem problemas, a única nota é com a alimentação, pois a boca é muito pequena e requerem alimentos mais apropriados, mas não são nada esquisitos.

Relativamente ao preço deixo-te só uma nota pois na sexta vi a 1,90 em Lisboa com muito bom aspecto, apesar de só em casa possas obter as fabulosas colorações destas belezas.

Abraço
Aníbal

o meu aquario

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Iriatherina werneri   Seg 14 Jun 2010, 22:29Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Quanto à questão do peixe dourado, eu fiquei na dúvida se deveria colocar o nome cientifico ou procurar a tradução, a fim de facilitar, pessoas como eu, que não sabem sequer de que peixe se trata. Mas peço desculpa se foi induzido a algum erro. Smile

o meu aquario

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Iriatherina werneri   Seg 14 Jun 2010, 22:51Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Anibal, segundo percebi desta espécie, a sua reprodução é dificil. Tu tens os teus há quanto tempo?

anibal

Gostos : 183

MensagemAssunto: Re: Iriatherina werneri   Seg 14 Jun 2010, 23:04Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Já tenho arco-iris à cerca de 4 anos, bom com o tempo morrem naturalmente e eu vou renovando a " frota" pois é um daqueles peixes do meu top+.

A criação não é simples e claro que implica aqua específico, estranhamente uma amigo disse-me ter obtido alevins sem saber como a partir de um cardume de 8 em comunitário mas só com tetras e corys e num aqua muito estruturado em plantado. Entretanto não foi possível salvar nenhuma das poucas que terão nascido.

Tens no forum uma ficha muito bem concebida sobre as Iriatherina werneri que será certamente útil.
Como imaginas sou absolutamente suspeito mas só posso recomendar-te as Iriatherina werneri parecem pintados num dia em que o artista estava inspirado!
Abraço
Anibal

putogiro

MensagemAssunto: Re: Iriatherina werneri   Seg 14 Jun 2010, 23:12Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas
Podias responder-me a uma coisa:
"Relativamente ao preço deixo-te só uma nota pois na sexta vi a 1,90 em Lisboa com muito bom aspecto, apesar de só em casa possas obter as fabulosas colorações destas belezas."
Em Lisboa onde.
Agradecia.
Cump's
Nuno Moreira

o meu aquario

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Iriatherina werneri   Seg 14 Jun 2010, 23:17Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Depois de fazer a tradução do texto, fiquei muito entusiasmada com a espécie. Mas ainda não tenho experiencia para entrar nessa aventura, terei que aprender um pouco mais e ter um aqua um pouco maior. Tens que mostrar as fotos, estou curiosa, são mesmo bonitos

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Iriatherina werneri   Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Iriatherina werneri

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Fichas Técnicas :: Peixes-