Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Melanotaenia batanta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Helder Oliveira
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Nome Real : Helder Oliveira
Localização : Zurique, Suiça
Mensagens : 559
Data de inscrição : 12/03/2010
Gostos : 30


MensagemAssunto: Melanotaenia batanta   Seg 07 Jun 2010, 22:34Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.


Melanotaenia batanta - photo© Gerald Allen

Melanotaenia batanta
________________________________________
Allen and Renyaan, 1998
Batanta Rainbowfish


Sumário da Espécie
Melanotaenia batanta tem uma coloração corporal azul em geral, com contornos das escamas mais escuros. A metade anterior do corpo vai de esbranquiçado para prateado com uma área triangular cinza na parte mais próxima do ventre, acima das barbatanas pélvicas. Faixas estreitas laranja por entre cada fila horizontal de escamas são visíveis nos dois terços laterais superiores do corpo. Uma mancha escura, provocada por uma concentração de melanóforos, imediatamente atrás do olho na parte superior do opérculo. Barbatanas maioritariamente translúcidas, excepto dorsal, anal e caudal, frequentemente com tom azulado. Existe apenas uma ligeira diferença entre machos e fêmeas, característica pouco usual entre os peixes Arco-iris. Os machos podem chegar aos 10 cm, mas as fêmeas são geralmente mais pequenas que 8 cm.

Distribuição & Habitat

Conhecidas apenas da Ilha Batanta nas Ilhas Raja Ampat, situadas imediatamente a ocidente da Península Vogelkop, Papua Ocidental. A Ilha Batanta é o lar de três espécies separadas de Arco-iris. Melanotaenia batanta foram colectadas no Desfiladeiro Warmon, na parte norte da ilha. Este Arco-iris foi restringido a uma pequena parte deste riacho, essencialmente a uma porção de 400 metros limitada por zona mangrove salobra e uma queda de água, rio acima, com 10 metros de altura. Colectas acima das cataratas, renderam sobretudo gobies sicydiine (notados pela sua habilidade na subida de quedas de água) e nada de Arco-iris. O riacho era de água límpida e fluxo moderado através da floresta tropical primária.
Raja Ampat, literalmente traduzido significa "os quatro reis", é um grupo de ilhas juntando Waigeo, Batanta, Salawati e Misool localizado a ocidente de Sorong, na ponta noroeste da ilha principal da Nova Guiné. As Ilhas Raja Ampat estão situadas imediatamente a ocidente da ilha principal de Papua Ocidental, entre 0°20' a 2°15' S latitude, 129°35' a 131°20' E longitude. O Arquipélago e mares que o rodeiam ocupam aproximadamente 40,000 km².
Batanta é uma grande e estreita ilha, caracterizada por numerosas baias fundas e ilhotas de formas irregulares ao longo da sua costa noroeste. Tem aproximadamente 50 km de comprimento e 30-35 km de largura. O terreno consiste maioritariamente de montes e montanhas calcários de desnível acentuado, cobertos de floresta tropical virgem. Existem pelo menos seis pequenos rios na parte noroeste, os quais, invariavelmente, desaguam para a estreita mas bem desenvolvida zona mangrove. A parte sul da ilha é geralmente mais desnivelada que a parte norte e ausente de rios grandes. Existe um pequeno mangrove nesta parte e a floresta tropical extende-se até a linha do mar.

Notas
[justify]Esta espécie foi nomeada batanta com referência a localização típica. No entanto não foram colectados espécimes vivos para o hobby aquarístico. Esta espécie não deve ser confundida com outra espécie distribuída no hobby como o Arco-iris da Ilha Batanta.


Literatura
Allen, G. R. and S. J. Renyaan (1998). Three new species of rainbowfishes (Melanotaeniidae) from Irian Jaya, Indonesia. Aqua, Journal of Ichthyology and Aquatic Biology 3(2): 69-80.


Texto original
Texto traduzido por Helder Oliveira

Direitos de tradução reservados - www.peixefauna.com
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Vera Santos
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11608
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 499


MensagemAssunto: Re: Melanotaenia batanta   Ter 08 Jun 2010, 00:12Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Não percebo o que se passa não consigo ver a foto! mas no outro dia já tinha pesquisado por causa do teu tópico e é fantástico! Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Helder Oliveira
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Nome Real : Helder Oliveira
Localização : Zurique, Suiça
Mensagens : 559
Data de inscrição : 12/03/2010
Gostos : 30


MensagemAssunto: Re: Melanotaenia batanta   Ter 08 Jun 2010, 00:14Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Vera Santos escreveu:
Não percebo o que se passa não consigo ver a foto!

Vera, o Nuno ainda tem que editar o topico e libertar a foto.

Nós postamos o trabalho e ele tem que editar em seguida.

amanha ja deves poder ver a foto.

Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Conteúdo patrocinado





MensagemAssunto: Re: Melanotaenia batanta   Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Voltar ao Topo Ir em baixo 

Melanotaenia batanta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Fichas Técnicas :: Peixes-