Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

EHEIM 2213 sempre com ar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Darkfish

Membro
Membro

Nome Real : David
Gostos : 0

MensagemAssunto: EHEIM 2213 sempre com ar   Dom 06 Jun 2010, 17:59Responder ao tópico

boas pessoal tenho 2 filtros em serie o primeiro que recebe do aqua que é o EHEIM 2213 que tem esponjas e carvao activo e outro EHEIM 2224 com ceramicas e algumas esponjas , nao sei porque razao mesmo bem ferrado o 2213 ganha sempre ar , qualquer um dos 2 filtros estao a funcionar 5***** nenhum ruido , mas de vez enquando lá se ouve o ar a passar do 2213 para o 2224 e passado algum tempo do 2224 para o aqua....
continuaçoes de boa aquariofilia pessoal

Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: EHEIM 2213 sempre com ar   Dom 06 Jun 2010, 21:16Responder ao tópico

Boas

Esperimenta a inclina-lo um pouco e a abanalo com cuidado, a ver se o ar vem para cima.

Um abraço
Fernando Bagatelas

Darkfish

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: EHEIM 2213 sempre com ar   Dom 06 Jun 2010, 22:00Responder ao tópico

Boas baga eu faço isso até ficar sem ar passados 1/2 dias já tem ar novamente se tirar o ar novamente , passados 1/2 dias novamente com ar e assim sucessivamente mas o mais engraçado que é apenas o 2213 que ganha ar que depois passa para o 2224 que depois por sua vez vai saindo para o aqua!!!!!
acho estrando porque o 2213 apenas tem esponjas e um pouco de carvao com o um pouco de lã por cima , o ar está a ser criado no filtro apenas nao sei qual a sua origem???? pois limpo mais vezes o 2213 que o 2224 pois é o filtro 2213 o primeiro a receber toda a sujidade Sad

anibal

Membro Prata
Membro Prata

Gostos : 183

MensagemAssunto: Re: EHEIM 2213 sempre com ar   Dom 06 Jun 2010, 22:16Responder ao tópico

Sugiro que experimentes deixar o filtro trabalhar sem massas filtrantes, se não aparecer ar no sistema começas a introduzir progressivamente as massas e uma delas deverá ser responsável pelo problema.
Se o ar se formar com o filtro sem massas o problema está garantidamente no propulsor, eventualmente desalinhamento do veio devido aos suportes deste estarem desgastados ( o veio é cerâmico não empena, parte!) ou alguma das pás poderá estar torcida, aí seria de experimentar um veio novo.
Caso esta sequência de despiste não resolva fico muito baralhado!
Aníbal

Darkfish

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: EHEIM 2213 sempre com ar   Dom 06 Jun 2010, 22:29Responder ao tópico

Boas Anibal do rotor da pá e do veio estou traquilo pois está a trabalhar a 100% sem um unico barulho e perda de caudal logo daí nao pode ser pois tenho um 2211 em outro aqua e ja tive problemas de rotor com ele e nao causava ar apenas perdia caudal e fazia barulho o que nao é o caso deste ainda pensei da borracha que veda o baldo da cabeça do filtro , mas nao vi qualquer defeito nela e tambem nao tem perda de agua por lá , tambem estou confuso , irei experimentar por um pouco de vaselina na borracha , já ouvi dizer que por vezes as proprias bacterias ao decompor os restos pode dar o caso de aparecimento de ar , mas tanto assim acho que nao Sad

anibal

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: EHEIM 2213 sempre com ar   Dom 06 Jun 2010, 23:09Responder ao tópico

Pelo que dizes já vi que despistaste tudo relativamente ao filtro.
Vai daí que me parece ter-mos algo de misterioso nesse filtro, por isso eu dizia que o filtro apenas com água dentro não deveria formar ar, já testaste?
Vamos ver se alguém tem uma pista que resolva este quebra-cabeças, vou estar muito atento!

Aníbal

J_Rosado

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: EHEIM 2213 sempre com ar   Seg 07 Jun 2010, 16:06Responder ao tópico

Boas,

Quando dizes que tens os dois em série, manténs os dois ligados?

Já pensas-te que tens um filtro com caudal de 440L/H em série com outro de caudal igual a 700L/H?

Se queres manter os dois em série deves desligar o 2213, mas eu montaria os 2 em paralelo com tubagens independentes, porque além do inconveniente estético (+ tubos) só terás vantagens.

Abraço

Darkfish

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: EHEIM 2213 sempre com ar   Seg 07 Jun 2010, 18:11Responder ao tópico

deixo aqui o esquema da EHEIM :

Atençao que nao tive perda de caudal apenas ganhei mais capacidade de material filtrante , alem do mais o filtro apenas empurra a agua e nao a puxa , apenas o de 700l/h está ligado...Já tenho assim o esquema á coisa de 8 meses e á coisa e 1/2 meses é que começou a ganhar ar.....

otrebor76

Membro
Membro

Nome Real : Paulo Brito
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: EHEIM 2213 sempre com ar   Seg 14 Jun 2010, 09:18Responder ao tópico

verifica bem as torneiras duplas.
da unica vez que tive um eheim a fazer barulho por entrada de ar, isso aconteceu devido a uma torneira danificada e estava a meter ar antes da agua chegar ao filtro

Helder Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Helder Oliveira
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: EHEIM 2213 sempre com ar   Seg 14 Jun 2010, 21:44Responder ao tópico

Aqui num forum suiço, um tipo teve um problema semelhante, aconteceu que era um dos O-rings ligeiramente danificado e puxava ar para dentro do filtro sem expelir agua.

A soluçao provisoria foi vaselina.

Podes eliminar assim essa possibilidade, passas o dedo com vaselina em todas as borrachas. mas muito de leve, as borrachas nao tem que ficar cheias de vaselina, apenas lubrificadas.

Mas eu ia testando uma de cada vez, assim sabes qual é, se esse for o teu caso.

Abraço

Miguel Guerreiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 70

MensagemAssunto: Re: EHEIM 2213 sempre com ar   Qua 16 Jun 2010, 00:09Responder ao tópico

Boas

tenho o mesmo problema com um filtro igual ao teu...mudo o filtro e passado 1 semana fica com ar... tenho dentro dele 2 esponjas que vieram de origem, cerâmicas por cima e por cima das cerâmicas lã para a semana vou experimentar usar só esponjas para ver no que dá =/

cmpt

Darkfish

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: EHEIM 2213 sempre com ar   Qui 17 Jun 2010, 20:00Responder ao tópico

Boas amigos nao pude aparecer devido a problemas com a internet.... sim é o que penso ser do O-ring , mas o meu 2213 só tem um , penso nao estar a fazer confusao , ao seja é a borracha que faz o vedante do respetivo balde com a cabeça do filtro , ela nao está danificada mas pode se dar o caso de estar um pouco resequida .. tenho de tentar com a vaselina para ver se tenho resultados ....

Rui Antunes

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Rui Antunes
Gostos : 47

MensagemAssunto: Re: EHEIM 2213 sempre com ar   Ter 20 Jul 2010, 16:57Responder ao tópico

boas, não sei se já te deram esta ipotese ma as eu tive um problema parecido o filtro ganhava ar e 1/2 dias depois desferrava, depois de dar muitas voltas ao dito filtro descobri uma estaladela num dos joelhos á entrada do aquario, por isso vê bem as mangueiras e acessorios que a entrada de ar é por ai.

Darkfish

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: EHEIM 2213 sempre com ar   Ter 20 Jul 2010, 19:41Responder ao tópico

Boas amigo Rui Antunes hoje ia tendo uma pequena inundaçao!!! Sad quando ia dar de comer antes de sair para o trabalho deparei-me com uma pequena poça perto dos filtros , limpei a agua e pus o filtro 2213 dentro de um balde , assim que cheguei a casa fui logo tratar de ver o que se passava , assim que mexi saltou o tubo de entrada que está agarrado ao joelho do balde do filtro!!! acabei por dar uma limpeza nas magueiras que já tinham algum lixo acabei bor dar uma vista de olhos nos acessorios , pus tambem vaselina no O-ring agora é esperar para ver Wink obrigado pela ajuda de todos agora resta-me esperar...

Rui Antunes

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Rui Antunes
Gostos : 47

MensagemAssunto: Re: EHEIM 2213 sempre com ar   Ter 20 Jul 2010, 23:52Responder ao tópico

boas, o que realmente interessa e que o teu problema fique resolvido, se puder-mos ajudar
estamos cá é para isso, para com as nossas expriencias e azares aprender e ajudar uns aos outros.

anibal

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: EHEIM 2213 sempre com ar   Qua 21 Jul 2010, 14:43Responder ao tópico

Boas

Só agora reparei que esta novela continua e com azares acrescidos, mas garantidamente alguma coisa está mal.
Se tiveres problemas no oring creio que te deveria aparecer água junto ao filtro, isto porque em qualquer pequena abertura que ela encontre vai mesmo passar é uma questão de tempo, e para entrar ar tem de sair água.
Eu ainda faria um teste ao ligar o filtro sem nada no interior junto de um balde com se fosse um aquário, sendo que a coluna de água neste quase seria nula ou muito pequena pois o balde e o filtro ficariam no mesmo plano e aí tudo deveria funcionar bem. No limite poderá ser que o motor ou o rotor não consiga funcionar a uma velocidade capaz de vencer a coluna de água formando bolhas de ar no processo de rotação, mas isto são especulações de quem quer apenas quer ajudar.
Abraço
Anibal

Darkfish

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: EHEIM 2213 sempre com ar   Qua 21 Jul 2010, 18:29Responder ao tópico

Boas amigo anibal , por vezes pelo que já ouvi nem sempre por onde entra o ar nem sempre sai agua pelo já consegui pesquisar , mas nao o posso confirmar, neste filtro tem apenas grande parte esponjas e um pouco de carvao , penso que nao é por aí , e depois no outro praticamente ceramicas...e o filtro esteve perto de 6meses se ter qualquer problema com o dito ar... até ontem nao dei conta de aparecer qualquer ar no filtro mas limpei tudo como deve ser pois continuo com colonia de bacterias no outro filtro rapidamente passa para este, quase 24h e nada de ar vamos ver Wink

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: EHEIM 2213 sempre com ar   Responder ao tópico

EHEIM 2213 sempre com ar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-