Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Xenotoca sp. "San Marcos"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Joao Magalhaes

Membro
Membro

Gostos : 2

MensagemAssunto: Xenotoca sp. "San Marcos"   Dom 04 Jan 2009, 21:13Responder ao tópico

Ficam umas fotos dos exemplares que mantenho e alguma informação sobre eles.
Macho:

Fêmea:

Origem:

São Marcos, México

Tamanho :

O macho poderá atingir os 5cm e a fêmea poderá a tingir os 6cm no máximo.

Comportamento:

É uma espécie muito activa, a manter em grupo se possível, embora seja possível manter um casal apenas. Podemos observar um comportamento social territorial e onde existe uma hierarquia. Sendo uma espécie bastante “agressiva”, não convém mante-la com peixes do tipo Guppy ou Betas. Podemos mantê-los com pequenos ciclídeos ou, melhor ainda, com outros Goodeidae.

Manutenção:

Um aquário com 80cm de frente e uma centena de litros é suficiente para manter um grupo. Uma boa filtragem mas sem uma corrente forte. Plantas flutuantes facilitam a sobrevivência das crias. A água deverá ser dura ou semi-dura, com trocas frequentes para eles manterem as suas belas cores. A temperatura deverá variar entre 18 e 26 ºC se possível, com o objectivo de aumentar a sua esperança de vida. Esta espécie pode suportar (apreciar até) temperaturas baixas em torno dos 16ºC ou até inferiores. A alimentação é omnívora mas com um bom complemento vegetal.

Reprodução:

Típica das espécies da família Goodeidae. A fêmea acasala unicamente durante o período quente (6 a 8 meses), e recupera o resto do tempo. A duração da gestação varia entre os 50 a 60 dias. A produtividade é de 5 crias nas mães jovens até as 25 crias para as maiores. As crias têm um tamanho aproximado de 8mm à nascença, podendo crescer junto dos pais facilmente. A distinção sexual é precoce pela aparição do andropodio (órgão reprodutor dos peixes da família Goodeidae formado através de uma transformação dos primeiros raios da barbatana anal dos machos).

Observações:

Há quem diga que este peixe não é um Xenotoca. Colocam-no num novo género: Xenotichthys. Mas ainda não está confirmado. Por precaução devemos manter esta espécie separada de outras no género Xenotoca. Esta espécie corre o risco de extinção no seu meio natural.

Última edição por Joao Magalhaes em Dom 04 Jan 2009, 23:33, editado 1 vez(es)

Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

Nome Real : Nuno Duarte
Gostos : 91

MensagemAssunto: Re: Xenotoca sp. "San Marcos"   Dom 04 Jan 2009, 22:57Responder ao tópico

Lindo, aguardo anciosamente pela vista geral desse teus aquarios.

Joao Magalhaes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Xenotoca sp. "San Marcos"   Sex 23 Jan 2009, 20:18Responder ao tópico

Boa noite.

Uma actualização, a unica fêmea que eu tenho no aquário pariu a noite passa uns belos filhotes. Não fazia ideia, mas os filhos nascem bastante grandes (aprox. 3 a 4x maiores que os guppys). Smile Não consigo saber ao certo quantos são, contei sete!? Mas como tenho bastante musgo de java no aquário acredito que possam estar alguns escondidos.

Abraço

Cláudia Araújo

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Cláudia Araújo
Gostos : 114

MensagemAssunto: Re: Xenotoca sp. "San Marcos"   Sab 24 Jan 2009, 13:05Responder ao tópico

Parabéns pelos pequenotes.
Boa sorte com eles

Fica bem

Rodolfo Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: Xenotoca sp. "San Marcos"   Qui 29 Jan 2009, 21:44Responder ao tópico

Parabens e boa sorte com isso

Abraço

Joao Magalhaes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Xenotoca sp. "San Marcos"   Ter 24 Fev 2009, 21:33Responder ao tópico

Cláudia Araújo

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Cláudia Araújo
Gostos : 114

MensagemAssunto: Re: Xenotoca sp. "San Marcos"   Ter 24 Fev 2009, 22:40Responder ao tópico

Lindos!!! São os filhotes, já??
Magnífico! Afinal quantos foram?
Fica bem

Joao Magalhaes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Xenotoca sp. "San Marcos"   Qua 25 Fev 2009, 11:50Responder ao tópico

Não. Estas fotos são dos adultos. Os filhotes ainda estão pequenos, penso que sao 7.

bj

Filipeblock

Membro
Membro

Nome Real : Filipe Matos
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Xenotoca sp. "San Marcos"   Sab 28 Fev 2009, 00:27Responder ao tópico

Parabéns, não só pelos peixes, mas também pela iniciativa de tentar reproduzir espécies menos conhecidas, é, na minha opinião, da nossa responsabilidade manter nos nossos aquários não só as espécies e variantes mais desenvolvidas da aquariofilia assim como outras mais invulgares ou em vias de extinção.
É com algum desagrado que vejo em algumas lojas muitos peixes "pintados" ou "tatuados" serem adquiridos por ditos aquariofilistas, quando existem alternativas bem mais interessantes.

AquaBen

Criador

Nome Real : José Bentes
Gostos : 39

MensagemAssunto: Re: Xenotoca sp. "San Marcos"   Qua 04 Mar 2009, 00:08Responder ao tópico

Boas, João
Os meninos estão espectaculares, parabéns…
A ficha está excelente, mas acho que devias mencionar o facto que as mães alimentam os filhotes através de um pseudo-cordão umbilical, que é perfeitamente visível à nascença durante algumas horas…estes são verdadeiros vivíparos…

Aos interessados: existe um grupo internacional para a conservação e reprodução dos Goodeideos em cativeiro, que na sua grande maioria estão ameaçados de extinção no ambiente devido à poluição e introdução de espécies predadoras nos seus habitats naturais…por isso e quem tem Goodeideos, pode e deve se inscrever na “mail-liste” que por sinal teve origem em Portugal, iniciativa do Miguel Andrade, através do site www.viviparos.com

Um abraço, até breve

miguelbrs

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Xenotoca sp. "San Marcos"   Qua 28 Abr 2010, 16:08Responder ao tópico

Boas
Devido ao grande Nuno Duarte, tenho 3 femeas e um macho.
O macho tem umas cores fantásticas.
Comem de tudo, mal cai qualquer coisa no aquário eles atiram-se sem medo. Seja comida ou outra coisa qualquer.
Se conseguir reproduzir esta linda espécie, informa-vos-ei aqui
E espero que seja para breve

miguelbrs

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Xenotoca sp. "San Marcos"   Ter 25 Maio 2010, 14:14Responder ao tópico

Novidade
Já nasceram
Contei 8, mas eles são muito rápidos e não param. Acredito que haja mais no meio do musgo e pelas plantas.

fjcb

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Fábio Barbosa
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Xenotoca sp. "San Marcos"   Ter 25 Maio 2010, 16:06Responder ao tópico

Parabéns...A ver se mandas umas fotos ao pessoal

Só espero ter a mesma sorte... Very Happy

miguelbrs

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Xenotoca sp. "San Marcos"   Qua 26 Maio 2010, 02:26Responder ao tópico

Então para o pedido, aqui ficam os pequenos. Espero ver brevemente fotos aí de Aveiro...lol

Parecem pequenos mas ao lado de guppy´s são gigantes

e outra

E foi dificil apanhar os pequenos, pois eles são muito rápidos

fjcb

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Xenotoca sp. "San Marcos"   Qua 26 Maio 2010, 14:38Responder ao tópico

Porreiro...só espero que tenhas sorte com eles... Smile

os meus ainda são juvenis mas espero ter sorte claro... Very Happy

e colocar aqui umas fotos tb daqui a uns tempos...

ah...e umas fotos dos pais também não tinham ficado mal e uma geral...isto se não for pedir demais ora...

Cumprimentos

miguelbrs

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Xenotoca sp. "San Marcos"   Qui 27 Maio 2010, 02:00Responder ao tópico

Só tirei ao pai por isso ficam as fotos dele.
As cores são lindas. Acreditem que ao vivo é muito mais bonito. Ele tem um tom rosa que não está na foto. Deve ser do reflexo do vidro, que tira essa cor.

fjcb

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Xenotoca sp. "San Marcos"   Qui 27 Maio 2010, 15:03Responder ao tópico

ah pronto fica o mal reduzido a metade Smile

Mais uma vez parabéns e agora é continuar com a criação quem sabe, talvez para ajudar a tirar esta espécie da extinção quanto mais não seja em aquários...

outra coisa engraçada em que reparei é que a maioria das vezes ou pelo menos é isso que me parece é que aqui na zona centro e quanto mais para norte mais difícil fica em encontrar espécies principalmente das menos vistas...

e é de realçar que esta existe sobretudo aqui na zona centro pela boa vontade de algumas pessoas ou outros factos...ou então os outros é que não dizem por aí o que têm Wink

fjcb

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Xenotoca sp. "San Marcos"   Dom 20 Fev 2011, 02:42Responder ao tópico

Só para dar notícias já tive 2 criações e o fruto foram 6 exemplares...
Fotos é que faltam mas hão de vir... Smile

Miguel Andrade

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Xenotoca sp. "San Marcos"   Ter 22 Fev 2011, 23:34Responder ao tópico

Olá Fábio,

Parabéns !
Segue o meu conselho... inverno a 15ºC e vais ver o que é fecundidade.
Como é uma espécie omnívora, alimenta-as bem com um pouco de tudo e se possível deixa-as apanhar sol no Verão ( desde que a temperatura não suba muito acima dos 26ºC )... para veres a diferença.
A minha comunidade de Xenotoca eiseni ( a outra população da foto que utilizei no concurso ), está a viver ao ar livre desde 2005 e as fêmeas adultas ultrapassam os 9 cm !?!
Muito espaço, comida viva e algas com fartura, variações térmicas ( extremamente importante )... e aí tens o resultado.
A prolificidade no lago é que está muito afectada pela presença de duas carpas ornamentais ( Koi ), as quais não podem ser erradicadas ( o que vale é que são dois machos, rsrsrsrsrs ).
As crias da minha população são muito curiosas e inocentes.
Se perseguidas pela rede, por exemplo, a certa altura, quando acham que não têm escapatória, fingem-se de mortas... e as carpas aprenderam a tirar o proveito desse reflexo, pelo que o número de indivíduos está em declínio de ano para ano, apesar de um reforço de efectivos que fiz há uns 2 ou 3 anos.
Se perder a minha linhagem e entretanto conseguir convencer o meu pai a retirar as carpas, vou sem dúvida investir na " San Marcos ".
Só um conselho final; aí na tua região não as deixes todo o ano no exterior.
As minhas passam o Inverno entre 9ºC e 13ºC, com curtíssimos períodos em que podem chegar aos 7ºC ou 8ºC, nomeadamente naqueles anos em que ocorrem períodos de alguns dias a temperaturas muito baixas ( como no ano que nevou em Lisboa ).
Embora o recorde absoluto tenha sido 5ºC ( dois dias apenas, de 1984 a esta parte ), nessa fatídica semana de Janeiro de 2009, mais propriamente no dia 12-01-de-2009, morreram alguns exemplares mais idosos ( com cerca de 6 anos ). Por essa razão, calculo que esta espécie começa a ter problemas sérios com o frio assim que as temperaturas descem abaixo dos 8ºC, altura em que deixo de os ver activos... frio esse que não é difícil de acontecer nos lagos de jardim aí na tua zona.

Um abraço

Miguel Andrade

AquaBen

Criador

MensagemAssunto: Re: Xenotoca sp. "San Marcos"   Qua 23 Fev 2011, 21:50Responder ao tópico

E o meu conselho é…
Quem tem San Marcos cuide delas com todo o cuidado e carinho, pois segundo mas ultimas informações no seu habitat natural, já não existem…foi terraplanado…sem comentários…
Miguel temos de arranjar “sangue novo” pois as que andam por aí espalhadas são originarias das 1ªs que me arranjaste…
Um abraço, até breve

Ricardo Leite

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Ricardo Leite

MensagemAssunto: Re: Xenotoca sp. "San Marcos"   Qua 23 Fev 2011, 23:22Responder ao tópico

gostei da ficha tecnica Very Happy

Miguel Andrade

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Xenotoca sp. "San Marcos"   Sab 26 Fev 2011, 18:23Responder ao tópico

Olá Bentes,

As que andam por aí ?
Quer dizer que já não as cultivas ? ( responde-me por via privada ).
Em Outubro vou estar na Convenção do GWG e posso trazer mais.
Até lá pensa se terás interesse noutra espécie também ( sê comedido na lista porque já tenho algumas encomendas, a mala cheia de garrafas... e nenhum peixe é para mim ).
Agora muito importante mesmo era enviares-me, s.f.f. alguma fonte sobre a desgraça que ocorreu no habitat em San Marcos, pois já és a 3.ª pessoa que refere essa catástrofe e ainda não tive tempo de investigar.

Um forte abraço

Miguel Andrade

AquaBen

Criador

MensagemAssunto: Re: Xenotoca sp. "San Marcos"   Sab 26 Fev 2011, 23:01Responder ao tópico

Viva, Miguel
Estás a perguntar a esta cabeça de vento por "fontes"??? Calhou em conversa com alguém, agora quem???só sei que foi numa reunião da APK...e que foi alguém que está em contacto com os "malucos" dos Godaideos belgas que fazem parte da associação belga de Killis... essa informação veio de pessoal que foi fazer colectas ao México...agora quem?? se apareceres na próxima reunião tiramos isso a limpo...e já agora na próxima reunião vou levar umas Corydoras de clima temperado para a Maria João, também queres um casalinho para o lago? "Corydoras undulatus F0 Paraguai.
E este assunto não tem mesmo nada haver com as San Marcos...logo falamos sobre isto...

Um abraço, até breve

fjcb

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Xenotoca sp. "San Marcos"   Dom 27 Fev 2011, 21:44Responder ao tópico

Também já tinha ouvido que no habitat natural elas estariam em extinção ou mesmo extintas mas dados concretos também não tenho..

já agora...(não sou bom fotografo)...

Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Xenotoca sp. "San Marcos"   Dom 27 Fev 2011, 22:00Responder ao tópico

Boas

Talvez o Joao Milhinhos saiba alguma coisa, lembro-me de falar-mos das Sao Marcos e de ele me dizer que ja estavam estintas no sue habitat.

Um abraço
Fernando Bagatelas

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Xenotoca sp. "San Marcos"   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Viviparos :: Outros Viviparos-