Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Melanotaenia corona

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Helder Oliveira
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Nome Real : Helder Oliveira
Localização : Zurique, Suiça
Mensagens : 559
Data de inscrição : 12/03/2010
Gostos : 30


MensagemAssunto: Melanotaenia corona   Qua 02 Jun 2010, 22:25Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Melanotaenia corona
________________________________________
Allen, 1982
Corona Rainbowfish

Sumáio da Espécie
Espécie com o corpo alongado e comprimido lateralmente. Podem atingir os 12 cm mas normalmente têm menos de 10 cm. A segunda barbatana dorsal e a anal são anormalmente altas, comparadas com as de outros membros de Melanotaenia. Os seus raios mais longos situam-se ao centro destas barbatanas, características típicas de algumas espécies de Glossolepis. Desconhecem-se as cores nativas desta espécie


Distribução & Habitat
Conhecidas do alto Rio Sermowai na costa norte de Papua Ocidental, a cerca de 75 Km Oeste de Jayapura. Foram colectados em 1911 por Dr. Knud Gjellerup.Outras quatro espécies de Arco-iris foram colectadas por Gjellerup do rio Sermowai: Chilatherina crassispinosa, Chilatherina fasciata, Chilatherina lorentzi e Melanotaenia affinis. No entanto, desconhece-se se estas partilham o mesmo habitat com Melanotaenia corona.

Notas
As apenas 2 espécies conhecidas devem ter escapado á atenção de Weber e de Beaufort. O holótipo está preservado em Amesterdão, o único parátipo foi movido com Gerald Allen para o Western Australian Museum em Perth, Austrália. Hoje, Melanotaenia corona ainda espera para ser redescoberta. O nome específico é Latim e significa “bordo” ou “margem”, aludindo para as distintas margens brancas nas barbatanas dorsais. Actualmente, esta espécie não se encontra disponível no Aquarismo.

Literatura
Allen, G. R. (1982). Melanotaenia corona, a new species of rainbowfish from northern New Guinea (Pisces, Atheriniformes, Melanotaeniidae). Bulletin Zoölogisch Museum, Universiteit van Amsterdam 8(21): 173-176.

Texto original

Texto traduzido por Helder Oliveira

Direitos de tradução reservados - www.peixefauna.com
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Melanotaenia corona

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Fichas Técnicas :: Peixes-