Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Melanotaenia arfakensis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Helder Oliveira
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Nome Real : Helder Oliveira
Localização : Zurique, Suiça
Mensagens : 559
Data de inscrição : 12/03/2010
Gostos : 30


MensagemAssunto: Melanotaenia arfakensis   Qua 02 Jun 2010, 22:11Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.


Melanotaenia arfakensis - photo© Neil Armstrong

Melanotaenia arfakensis
________________________________________
Allen, 1990
Arfak Rainbowfish

Sumário da Espécie
Melanotaenia arfakensis possuem uma coloração básica cor de malva (rosado) com reflexos prateados; uma faixa médio-lateral azulada, cerca da largura de uma escama, e uma faixa lateral estreita amarela / laranja por entre cada fila horizontal de escamas. As barbatanas são translúcidas com um sombreado de azul para rosa. A segunda barbatana dorsal tem uma margem branca e fina e uma faixa sub-marginal mais escura. A barbatana caudal tem margens negras em cima e em baixo. Os podem possuem um colorido mais vivo, são maiores e o seu corpo mais profundo em relação as fêmeas. Estes podem atingir os 10 cm mas as fêmeas são em geral mais pequenas que 8 cm.

Distribuição & Habitat
Melanotaenia arfakensis foi colectada originalmente no Rio Prafi por Gerald Allen em 1989, a cerca de 20-30 Km a oeste de Manokwari, Papua Oeste. Esta área é delimitada a ocidente pelas montanhas Arfak. As montanhas são um local de colecta de água para vários sistemas fluviais. Uma rica diversidade animal e vegetal pode ser encontrada aqui, entre elas estão cangurus das árvores e marsupiais. A área de Arfak é importante histórica e cientificamente por ter sido o local da primeira expedição zoológica extensiva a Papua Ocidental em 1872-73, liderada por d'Albertis and Beccari.
Melanotaenia arfakensis é um Arco-iris de água corrente encontrado sobretudo em vegetação superficial, troncos submersos, ou ramos em pequenos riachos, mas também podem ser encontrados em lagos, pântanos e lagoas. O seu ambiente natural está sujeito a variações sazonais.

Notas
Alguns espécimes vivos foram colectados por Heiko Bleher em 1990 e estão disponíveis para o Aquarismo international.

Literatura
Allen, G. R. (1990). Les poissons arc-en-ciel (Melanotaeniidae) de la Péninsule de Vogelkop, Irian Jaya, avec description de trois nouvelles espèces. Revue française d'Aquariologie 16(4): 101-112.

Texto original
Texto traduzido por Helder Oliveira

Direitos de tradução reservados - www.peixefauna.com
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Melanotaenia arfakensis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Fichas Técnicas :: Peixes-