Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Glossolepis pseudoincisus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Britzke
avatar

Membro
Membro


Localização : Brasil
Mensagens : 47
Data de inscrição : 24/06/2009
Gostos : 0


MensagemAssunto: Glossolepis pseudoincisus   Seg 31 Maio 2010, 04:40Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.


Glossolepis [Lake Ifaten] - photo© Christophe Mailliet

Allen and Cross, 1980
Tami River Rainbowfish

Sumário da espécie

De outubro 1954 até maio 1955, uma expedição foi feita na Nova Guiné holandesa (Papua ocidental) pelo "Rijksmuseum van Natuurlijke Historie" em Leiden. O ictiólogo do museu, Marinus Boeseman, era o líder da expedição. Sua tarefa era fornecer um conhecimento completo da fauna de peixes, examinando todos os rios e lagos possíveis em Papua ocidental. Esta tarefa foi executada em um curto período e muitas localidades foram visitadas, tendo por resultado uma coleção rica para o museu de Leiden. Esta coleção incluiu muitos peixes Arco-Íris (Rainbowfishes), mas um estudo completo destes materiais e descrições de todas as espécies novas nunca foi feito por Boeseman.
Como parte da revisão da família de peixes Arco-Íris (Rainbowfishes), Gerald Allen estudou a coleção holandesa de 1954 a 1955 e também no fim dos anos setenta. Ele descobriu nada menos que 4 espécies novas de peixes Arco-Íris (Rainbowfishes), que descreveu em 1980 juntamente com Norbert Cross. Estas espécies eram: Melanotaenia boesemani, Melanotaenia ajamaruensis, Melanotaenia japenensis e Glossolepis pseudoincisus . Glossolepis pseudoincisus foi nomeado de Pseudoincisus devido suas referências, aparência similar e proximidade geográfica a Glossolepis incisus.

Distribuição & habitat

Glossolepis pseudoincisus foi encontrado pela expedição de Boeseman em novembro de 1954em um lago do rio de Tami, aproximadamente 30 quilômetros a leste do lago Sentani. Allen e Bleher foram procurar esta espécie em 1982, mas não puderam encontrá-la.

Observações

Em janeiro 2001, Heiko Bleher colectou uma nova espécie de Glossolepis do lago Ifaten, um lago de cratera isolado, situado nas montanhas perto do lago Sentani em Papua ocidental. O lago Ifaten estava aproximadamente 300 metros acima do nível do mar. O lago tem um diâmetro de 250 metros e temperatura de água 28°C, pH 9.0.
Os peixes colectados eram muito similares a Glossolepis incisus, com diferenças em suas escamas quando comparados (são menores e alinhadas diferentemente). A espécie nova não é tão grande como Glossolepis incisus, sua forma do corpo é mais compacta, a coloração vermelha é mais intensa e a marcação e forma da nadadeira são mais pronunciadas.
Os peixes Arco-Íris do lago Ifaten possuem uma cabeça muito típica do género Glossolepis. As marcas na placa brânquias são muito proeminentes quando o peixes atingem um ano de vida.
O padrão de coloração das linhas vermelhas que - assim aparecem - estão derivando do intercruzamento. As fêmeas do lago Ifaten possuem colorido diferente, sendo amarela com listras fortes em zigzag horizontal no corpo todo. Igualmente permanecem pequenas, até 6 cm de comprimento. É uma possibilidade que esta espécie possa ser Glossolepis pseudoincisus

Texto original

Texto traduzido por Ricardo Britzke

Direitos de tradução reservados - www.peixefauna.com
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Glossolepis pseudoincisus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Fichas Técnicas :: Peixes-