Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Anentome helena enterra-se no substrato...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Helder Oliveira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Helder Oliveira
Gostos : 30

MensagemAssunto: Anentome helena enterra-se no substrato...   Sab 29 Maio 2010, 20:28Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Ola a todos,

recentemente adquiri 3 desses comedores de caracoletas e posso dizer que em pouco dias ja posso coleccionar conchas vazias...

O que eu tenho reparado é na curiosodade de as apanhar varias vezes enterradas no substrato, quer recolhidas na concha quer nao.

Outra curiosidade é elas subirem pelo vidro e de repente atiram-se abaixo sem razao aparente Very Happy malucas....

Ja alguem notou este comportamento?

Nao creio que seja mau, mas é engraçado apanha-las nessa brincadeira.

Cumps,
Helder

Sérgio Torres

Nome Real : Sérgio Torres

MensagemAssunto: Re: Anentome helena enterra-se no substrato...   Sab 29 Maio 2010, 22:49Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

A unica experiencia que tive com helenas verifiquei esse mesmo comportamento! Enterrar-se

aquaoli

Membro Plus
Membro Plus

Nome Real : antonio oliveira
Gostos : 57

MensagemAssunto: Re: Anentome helena enterra-se no substrato...   Sab 29 Maio 2010, 23:23Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

boas
acho que é um comportamento normal pois as minhas tambêm o fazem,por vezes desaparecem mesmo pois tenho fundo de areia onde as tenho,e já reparei que depois dessas ausencias aparecem filhotes,alêm desse comportamento tambêm as vejo muitas vezes á tona de agua a flutuarem com a concha para baixo e correm toda a superficie isto acho mais estranho,é como se andassem numa parede mas viradas ao contrario,fazem isto montes de vezes.
abraço

Rui Rocha

Gostos : 68

MensagemAssunto: Re: Anentome helena enterra-se no substrato...   Sab 29 Maio 2010, 23:25Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Andar na superfície também os meus caracóis planorbis fazem.

Helder Oliveira

MensagemAssunto: Re: Anentome helena enterra-se no substrato...   Sab 29 Maio 2010, 23:43Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Ok, obrigado a todos por partilharem!

Aquaoli, se aparecem filhotes vou ter que abastecer de caracois Very Happy

Obrigado pelas curiosidades, ainda so os vi a fazer Bunji jumping nos vidros e a enterrar-se.

Cumps,
Helder

aquaoli

Membro Plus
Membro Plus

MensagemAssunto: Re: Anentome helena enterra-se no substrato...   Sab 29 Maio 2010, 23:53Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

boas
eu passo a vida a apanhar caracois para lhes dar e os gajos são esquisitos com a comida não gostam de todos,sorte a minha que caracois não me faltam.
abraço

Helder Oliveira

MensagemAssunto: Re: Anentome helena enterra-se no substrato...   Sab 29 Maio 2010, 23:54Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Por acaso tenho um amigo que tem uma praga daqueles caracois tailandeses compridos... serão pelo menos gratis Razz

Abraço

aquaoli

Membro Plus
Membro Plus

MensagemAssunto: Re: Anentome helena enterra-se no substrato...   Dom 30 Maio 2010, 00:07Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

são dos que as minhas menos gostam e dos que tenho ás centenas,as gajas gostam mais dos pequeninos castanhos,ou dos outros que em pequenos são amarelados e tenho de andar sempre á procura deles,mas já la tenho viveiro deles,crio num lado dou de comer no outro.
abraço

Helder Oliveira

MensagemAssunto: Re: Anentome helena enterra-se no substrato...   Dom 30 Maio 2010, 00:11Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Esses castanhos tenho eu tambem, vieram gratis cmomumas plantas... e agora vejo é conchas vazias Very Happy

Mas tenho um amigo com ciclideos que anda sempre a catar uns brancos pequenitos, ja sei quem os vai comer! hehe

Bem, foi para isso que as comprei...

Mas segundo alguns comentarios na net, tambem se alimentam de detritos... nao sei se é verdade se nao...

Abraço

Filipejsmonteiro

Membro
Membro

Nome Real : Filipe
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Anentome helena enterra-se no substrato...   Seg 31 Maio 2010, 18:32Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

então aí vai uma pergunta no meu ver pertinente para quem tem camarões Smile e não só..

será que este caracol, uma vez que se alimente de outros caracóis, também come planárias?!?!

cumps,

Filipe

Sérgio Torres

MensagemAssunto: Re: Anentome helena enterra-se no substrato...   Seg 31 Maio 2010, 19:33Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Filipe eu pessoalmente penso ter tido essa situação! Tinha um aqua pequeno onde me apareceram planarias!
Meti lá umas helenas! E passado uns tempo, nem mostra delas!
Pondero essa hipótese mas, também já vi aquas cheios de planarias e com helenas!
Pessoalmente penso ser possivel mas terá que ter poucas planarias!

Última edição por Sérgio Torres em Ter 01 Jun 2010, 09:21, editado 1 vez(es) (Razão : Alterar planarias e meter helenas, sorry)

Filipejsmonteiro

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Anentome helena enterra-se no substrato...   Seg 31 Maio 2010, 23:59Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Sérgio, querias dizer que meteste lá helenas, e não planárias, foi isso que percebi certo?! Smile

mas para mim que tenho um aqua só com camarões, não quero pôr lá peixes porque tenho crias pequenas, que num instante se tornam um petisco pra qualquer peixe que poderia acabar com as planarias em 2 tempos!!

vou procurar esse caracol, tá decidido!! Smile

cumps,

Filipe

Sérgio Torres

MensagemAssunto: Re: Anentome helena enterra-se no substrato...   Ter 01 Jun 2010, 09:24Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Sim, enganei-me, já emendei!
Filipe atenção que eu não te dei nenhuma certeza! Tive essa experiência! Mas não cheguei a retirar conclusões definitivas!
Penso que não devas adquirir mais que duas! Pois se o aqua não tiver alimento (principalmente caracóis) elas acabam por morrer à fome, tornando-se alimento para as planarias!

Filipejsmonteiro

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Anentome helena enterra-se no substrato...   Ter 01 Jun 2010, 19:20Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

é bem pensado...mas agora já comprei..4.. :/

seja o que deus quiser...

li num forum espanhol que as helenas realmente comem as planarias Smile

Helder Oliveira

MensagemAssunto: Re: Anentome helena enterra-se no substrato...   Ter 01 Jun 2010, 20:06Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Ola malta,
Era suposto ser um topico acerca do comportamento e nao sobre alimentação... Very Happy

Então la vai, também se alimentam dos detritos no aquario.
Se alguém tiver tempo para uma fichazita dobre estas meninas.... Isso é que era impecavél !

Abraço.

Filipejsmonteiro

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Anentome helena enterra-se no substrato...   Ter 01 Jun 2010, 20:51Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

e lembrei-me agora de que se os caracois morrerem os camarões como bons necrofagos que são, dão-lhes bem conta do recado!! Smile

esta conversa toda desenvolveu-se graças á duvida do autor deste tópico..até acho agradável surgirem outras duvidas, e em conjunto tentarmos encontrar soluções alternativas para resolver um problema que é de todos!!!as planárias!! Smile

Helder Oliveira

MensagemAssunto: Re: Anentome helena enterra-se no substrato...   Ter 01 Jun 2010, 20:55Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Concordo plenamente!

Sou apenas "mais um" a dizer que a malta conversa pouco por cá... Very Happy

Usem e abusem!

Abraço

aquaoli

Membro Plus
Membro Plus

MensagemAssunto: Re: Anentome helena enterra-se no substrato...   Qua 02 Jun 2010, 00:32Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

boas
não vos quero desanimar mas os meus nas planarias não tocam,chegam a passear lado a lado e planarias cada vez tenho mais.
abraço

Filipejsmonteiro

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Anentome helena enterra-se no substrato...   Qua 02 Jun 2010, 11:02Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

:scratch:

Helder Oliveira

MensagemAssunto: Re: Anentome helena enterra-se no substrato...   Qua 02 Jun 2010, 11:11Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Eu ainda nao me virei para essas pesquisas mas, afinal o que fazem as planarias ?

Porque é que ninguem as quer no aqua?

abraço

Sérgio Torres

MensagemAssunto: Re: Anentome helena enterra-se no substrato...   Qua 02 Jun 2010, 16:34Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Experimenta ver este tópico! Mas não te assustes!!!
Sim! O relato que tinha feito de um aquario que tinha helenas e as planarias cada vez mais, trata-se de um dos aqua do aquaoli

Helder Oliveira

MensagemAssunto: Re: Anentome helena enterra-se no substrato...   Qua 02 Jun 2010, 16:51Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Ola Sergio,
Obrigado pelo topico, ja dei uma vista de olhos.
Eu nao me assusto porque a paciencia é uma virtude, e é das coisas que tenho mais... Very Happy
Se por acaso for aparecerem ca por casa ja tratarei de as combater...

Por acaso ja conhecia o site alemao nao nunca tinha lido sobre as planarias.

Obrigado.

Abraço

aquaoli

Membro Plus
Membro Plus

MensagemAssunto: Re: Anentome helena enterra-se no substrato...   Qua 02 Jun 2010, 23:07Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

boas
uma coisa é certa onde há camarôes há planarias,onde não ha camarôes numca houve planarias esta numca compreendi bem,num aquario que tinha muitas planarias meti junto uns simulans e numca mais tive planarias,cheguei a comclusão que se conseguirmos ter uns peixes que não nos façam mal aos camarôes é a melhor forma de acabar com as planarias,que secalhar aparecem em todos os aquarios mas não as vemos porque os peixes comem-nas,esta é a melhor forma de combater as planarias,que diga-se de passagem e concordando com o mal que fazem,numca vi as minhas planarias fazerem qualquer mal,onde as tenho vejo femeas ovadas tenho bebes,de facto não gosto de ver aquelas lesmas a subir o vidro,mas enfim fazem parte.
abraço

olivevillas

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: bom dia   Sab 30 Out 2010, 04:32Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

E ai amigo teria algumas para vender

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Anentome helena enterra-se no substrato...   Sab 30 Out 2010, 09:19Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas
Pelo que já ouvi dizer os guppys exterminam as planárias num instante, mas também fazem o mesmo aos pequenos camarões, tenho um cubo da vodafone cheio de pequenas crias de camarões "wild", com algumas planárias, vou fazer a experiência de lhes juntar alguns Endler's machos (que no fundo são como os guppys mas muito mais pequenos e vêr o que acontece, se não der resultado estou a pensar em arranjar umas iriathirinas wernery que têm a boca ainda mais pequena, e vêr se tratam da situação.
Depois informo se houver desenvolvimento.
Sobre as Helenas é normal enterrarem-se no substrato, não é por isso que posteriormente aparecem algumas crias, os ovos são postos em superficies duras e bem arejadas ´(água a circulatr), a maior parte dos ovos não eclode, seja por condições da água seja por não estarem fertilizados, quando nascem é normal enterrarem-se logo na areia, eu penso que o enterrarem-se tem a vêr com um mecanismo instintivo de defesa, só se desenterram quando já estão maiores, eu pro ezemplo durante as aspirações já as encontrei com conchas de 1 a 2mm de comprimento.
Já tive para fazer um tópico sobre as Helenas, mas o meu fraco conhecimento de linguas e a falta de tempo têm-me impedido, mas pode ser que neste próximo ano me aventure. Pois para mim as Helenas fazem falta em todos os aquas plantados, logo desde o inicio, porque aí é normal que as plantas tragam caracois ou ovos, ainda em pouca quantidade podem ser exterminados pelas helenas, agora quando estas são postas já com grandes pragas, ou as ajudamos com a exterminação, ou então limitma-se a contorná-la, que no caso dos melanoides nem isso conseguem.
Tenho 3 aquas 1 devia ter umas 100Helenas (praticamente todas recém nascidas), neste mal se viam melanoides, nos outros aquas tinha umas 10 ou 15 Helenas, mas continuava a ter montes de melanoides, é lógico que acabava por os apanhar á mão e alguns mandava-os fora outros mudava-os para o aqua das Helenas.
É preciso vêr que os melanoides são grandes e multiplicam-se depressa, escondem-se no substrato e já 3 helenas devolta de um melanoide durante 3 dias, ele foi devorado mas demorou 3 dias e foram nessessárias 3 Helenas, agora num aqua sobrelotado de melanoides, o que é que os outros vão fazendo nesses 3 dias, é lógico que se multiplicam.
Bem isto tudo só para dizer que com os melanoides as helenas apenas funcionam logo de inicio ou então com grandes ajudas, agora com as physias e com os outros pequenos e achatados (principalmente estes), é sempre a andar, elas não andam atrás deles, até correm.
Coump's
Nuno Moreira

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Anentome helena enterra-se no substrato...   Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Anentome helena enterra-se no substrato...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Invertebrados :: Caracóis e outros-