Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Chilatherina bleheri

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Cláudia Araújo
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Nome Real : Cláudia Araújo
Localização : Ponte de Lima
Mensagens : 1686
Data de inscrição : 10/04/2008
Gostos : 114


MensagemAssunto: Chilatherina bleheri   Seg 24 Maio 2010, 18:46Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.


Chilatherina bleheri - photo© Neil Armstrong

Chilatherina bleheri [/size]


Allen, 1985
Blehers Rainbowfish

Resumo da Espécie
O Chilatherina bleheri é um peixe arco-íris muito atraente. Eles geralmente têm o corpo de uma coloração prateada ou esverdeada na parte superior das costas esvanecendo-se posteriormente para tons pasteis de amarelo para vermelho. As escamas na metade dianteira do corpo, especialmente na região dorsal, têm margens amplas amarelo-verde; a primeira barbatana dorsal cinza escuro, a segunda barbatana dorsal tingida com vermelho; as barbatanas caudal e anal são vermelhas; as barbatanas pélvicas anteriormente avermelhadas têm o restante branco ou translúcido, as barbatanas peitorais são translúcidas. A parte inferior do corpo é branca, com uma série de manchas escuras esbatidas. Às fêmeas faltam-lhes as matizes de tons vermelho vivo e são principalmente prateadas ou cinza-azul ou castanho esverdeado. Os machos exibem uma faixa de amarelo alaranjado brilhante no meio da testa durante a desova. Os machos são maiores que as fêmeas, e os machos mais velhos vão desenvolvendo um corpo muito profundo. Os machos podem atingir um tamanho máximo de 12 cm, mas as fêmeas têm geralmente menos de 10 cm. Os Chilatherina bleheri são essencialmente carnívoros, alimentando-se de uma variedade de insectos terrestres e aquáticos, larvas de insectos e pequenos crustáceos aquáticos. Algas aquáticas e pólens libertados das plantas também são ingeridos.

Distribuição e Habitat
Os Chilatherina bleheri foram colectados do litoral vegetado e das correntes que “alimentam” o Lake Holmes (Danau Bira), situada na região Mamberamo da Papuásia Ocidental. O Lake Holmes é um complexo de três lagos interligados situados a uma altitude de cerca de 430 metros acima do nível do mar e localizado no sopé das Montanhas Wees van, cerca de 290 quilómetros a oeste de Jayapura, a capital da Papua Ocidental. Os lagos situados num raio de 6 ~ 7 km com o lago principal tendo um comprimento de cerca de 4,5 quilómetros e largura de cerca de 2 km no máximo. Os lagos são drenados por um pequeno córrego, que desagua no Rio Mamberamo em um ponto cerca de 15 km para o norte. O lago e riachos em redor são habitados por 11 espécies de peixes, incluindo um outro peixe Arco-ìris, o Melanotaenia maylandi.

Notas
Os espécimes vivos desta espécie foram colectados inicialmente por Gerald Allen e Heiko Bleher em 1982. Quando os descobriram pensava-se que eles eram apenas uma outra variedade de cor do Chilatherina fasciata. As duas espécies diferem principalmente no que diz respeito às escalas de tamanho e coloração dos machos. Os Chilatherina bleheri têm escalas menores. No entanto, em 1985 e foram descritos por Gerald R. Allen como uma nova espécie e foi nomeada em honra de Heiko Bleher, um conhecido colector de peixes.

Literatura
Allen G. R. (1985). Three New Rainbowfishes (Melanotaeniidae)da Irian Jaya and Papua New Guinea. Revue Française d'Aquariologie 12 (2): 53-62.
© Copyright Adrian R. Tappin
Updated December, 2008

Texto original

Texto traduzido por Cláudia Araújo

Direitos de tradução reservados - www.peixefauna.com
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Chilatherina bleheri

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Fichas Técnicas :: Peixes-