| | |
| Autor | Mensagem |
|---|
António Vitor
 Iniciante no Fórum

Localização: Vialonga Mensagens: 28 Data de inscrição: 13/03/2010

| |  | | anibal
 Membro Prata

Localização: lisboa Mensagens: 1271 Data de inscrição: 24/03/2010

| |  | | António Vitor
 Iniciante no Fórum

| Assunto: Re: DIY leds 14/5/2010, 15:27 | |
| logo à noite meto mais informação... A verdade é que usei leds dos melhores do mercado, e efectivamente nem sequer existe disto à venda combinado.
Existe patentes (orbitech) nos eua que previnem muitos de fabricarem leds para aquário, e isso depois atrasa tudo, isto porque o mercado americano é o maior de todos.
As patentes dos americanos tem muito que se diga... empresas dos americanos já roubaram esquemas de moinhos de vento (dos eléctricos) alemães, meteram patente, e como os alemães não sabiam de nada... para entrarem no mercado americano tinham de pagar royalties de algo que inventaram. hilariante diga-se...
Estes da orbitech só inventaram algo que muitos já usavam....usar leds para aquário...que raio de patente é esta...
já agora vou meter uma para lampadas dee plasma e ficar bilionário... plasma para aquário... uma verdadeira tristeza...
existe tecnologia semelhante (mas não tão boa) como as calhas da aquaillumination KR-92, só que paga-se o dobro, e .... não é melhor do que o meu diy.
mais uma vez porque usei leds de topo, que as tais empresas não acham muuito viáveis económicamente, por serem menos lucrativos...tem é outro tipo de mariquices. e é mais bonitas... mas uma similar não cabia no meu aquário...por isso...diy...
já construi isto a pensar no dimming e no controle, comprei buckets já preparados um dia deestees poder fazer isso, mas acho que é mesmo só por fetiche e não representa nada de valor á iluminação... até logo. |
|  | | anibal
 Membro Prata

| Assunto: Re: DIY leds 14/5/2010, 17:53 | |
| Bom obrigado pela informação e pelo que vais postar, tive um projecto profissional à 3 anos onde trabalhei com uns tipos do Norte que nos fizeram reclames luminosos em leds, eles fazem os painéis informativos para a Brisa que estão exposto A condições adversas sei que importavam leds do japão e existe uma classificação quanto ao tipo de humidade que suportam podendo ser submergiveis, depois havia tambem a cena do ângulo de abertura da lente e no caso estes leds eram bastante mais caros do que outros apresentados pela concorrência, ou seja os leds não são somente umas luzinhas para enfeitar, nem imaginava que tivessem um espectro tão porreiro. Aníbal |
|  | | Gil
 Membro

Localização: Mem Martins - Sintra Mensagens: 185 Data de inscrição: 16/02/2010

| Assunto: Re: DIY leds 14/5/2010, 19:03 | |
| Boas António, parabéns por este excelente projecto e já agora qual foi o custo total dessa brincadeira? Cumps |
|  | | João Santos Silva
 Membro

Localização: Inbicta Mensagens: 49 Data de inscrição: 29/11/2009

| |  | | António Vitor
 Iniciante no Fórum

| Assunto: Re: DIY leds 15/5/2010, 00:53 | |
| compreri aqui: http://www.led-tech.de/en/index.html e no www.ledrise.com
ficou tudo sensivelmente a 800 euros o preço é volátil, e nunca é o messmo... mesmo de dia para dia...
-36 leds xp-g (a fubncionar a 1000 mA) -36 ópticas lidil 45º xp-g (dos melhores ...com mais lumens) -36 royal blue XR-e (a funcionar a 700 mA) dos mais caros e mais eficiência, existe diferenças mesmo em leds aparentemente iguais...depende... a cree faz os testes e metem estes em categorias diferentes.... -12 buckets, 6 de 700 mA e 6 para 1000 mA -pasta termica adesiva artic silver 2x -ferro dee soldar -solda -soldering flux para não oxidar a solda...essencial diria eu... para meelhorar o trabalho de soldadura (comprei uma caneta) -1 fonte de 10 amperes de 24 volts. -algumas ventoinhas para pc (4 de 12 cms e 4 de 8 cms) -fio que tinha aqui a mais... e é isto...
estsava a me esquecer do acrilico e de parafusos/brocas e etc....do aki ou outro uns 50 euros...
Última edição por António Vitor em 15/5/2010, 01:55, editado 1 vez(es) |
|  | | António Vitor
 Iniciante no Fórum

| Assunto: Re: DIY leds 15/5/2010, 00:58 | |
| tomar nota que estou a correr os leds a 1000 mA sem nenhum risco.não há aquecimento...trabalham á temperatura ambiente... isto porque o meu dissipador é....gigante comparando com produtos de baixo perfil, de fábrica... mais uma vez é muitissimo melhor e depois com ventoinhas gigantes... A duração dos leds está relacionado com a temperatura de funcionamento... vamos ver a longo prazo. |
|  | | António Vitor
 Iniciante no Fórum

| Assunto: Re: DIY leds 15/5/2010, 01:04 | |
| a ligação disto é facilima...
Nos buckets (comprados no led tech de) o A liga ao + do primeiro led, o - desse led ao + de outro led....assim sucessivalmente até termmos 6 leds em série...e o - desse led (do ultimo) liga ao K desse bucket...
o + e - do bucket ligarse-a ao + e - da fonte....que está a dar 24v.
tenho um bucket para cada 6 séries de leds...seempre do mesmo tipo os leds...obviamente os XR-e estão a trabalhar a 700 mA (bucket de 700) os outros a 1000 mA a parte de trás das estrelas, estão coladas directamente ao dissipador com artic silver adesive...
os buckets estão ligados em paralelo à fonte de alimentação...
como as ventoinhas são 12 v liguei estsas em série duas a duas para ter 12v em cada uma... é simples isto... |
|  | | António Vitor
 Iniciante no Fórum

| Assunto: Re: DIY leds 15/5/2010, 01:14 | |
| calculos e contas que tive de fazer...
cada led a 1000 mA funcionará sensiveelmente a 3.5 v, a potencia sensivelmente de 3 w... 3W x 36=108 watts os outros será 2.5 watts (contas por alto)x36 dá 90
o que deveria dar acima de 200 watts... por isso a fonte de 10 amperes...
200 watts/24 (tensão)=8.3333 amperes
mas estou curiosamente a gastar apenas 180 watts... isto é contas em cima do joelho... eu sabia que tinha de ter uma fonte acima do consumo, para ter uma que durasse anos.. e foi por isso que comprei esta de 10 amperes...
os buckets aceitam até 30 volts, para conseguir ter 6 em série tinha de ter pelo menos 24 volts, see arranjasse uma de 30 volts poderia ter 8 leds... |
|  | | António Vitor
 Iniciante no Fórum

| Assunto: Re: DIY leds 15/5/2010, 01:25 | |
| A resistência face a isto , a uma tecnologia com melhor espectro e PAR (com os mesmos lumens o led tem mais PAR), é apenas dos tais velhos do restelo...que é normal aparecerem...
Sei de quem tem bons crescimentos com leds, não são muitos os adoptadores mas conheço boa gente que tem sps a crescer...com menos watts...
o problema dos leds é que não vamos apenas com 30-50 watts só se for um nanocube... depois partir para a generalização usando leds daqueles menos eficientes e potentes com pouco consumo em watts mas tambem poucos lumens...será fácil...extremamente fácil...
já acontecu com boa gente, leds não dá... mas não estão a usar a potencia suficiente... embora os leds sejam melhores, não são assim tão melhores....
Uma boa HQI despeja 90 lumens por watt, estes leds passam a barreira dos 100, e no caso dos xp-g mesmo dos 130 lumens.
agora são lumens com muitissimo melhor PAR, portanto serão melhores mesmo com os mesmos lumens...mas não serão muitissimo melhores...
agora é mais fácil é concentrar a luz num sentido...ou seja mesmo com bons reflectores os HQI disperdiçam carradas de luz, que o led por ser pequeno e por poder ter ópticas com AlTISSIMO grau de eficiência não o faz...
diria que podemos no caso dos xp-g ou melhores...apontar para cada 100 watts equivaler na boa a 350 de luz convencional dita t5 e hqi... isto sem qualquer problema em admitir isto...
os meus olhos também vêem e viam que as hqi em 2-3 dias de funcionamento tinham quebras de 20% depois mantinham...nestes leds só acontecerá depois de pelo menos 5 anos de serviço e cheira-me que com o dissipador que meti vou ter uma agradável surpresa...
para quem compra agora ailuminação... é mesmo ir prós leds sem qualquer receito... até porque os preços da tecnologia inferior...é quase o mesmo....
quanto gastaria eu a comprar 2 hqiq de 250 mais umas quantas t5.
agora quem já comprou pode não fazer muito seentido, para mim fez... que mudava de lampadas de6 em 6 meses... wm 2 anos isto fica mais que pago...pelo consumo de energia e pela manutenção nula...
fui medir o consumo e agora marca 195 watts, meti mais 2 ventoinhas mas não creio que seja só disso... é o chamado burn in dos leds...
acontece mesmo nos processadores, isto são seemi-condutores... muitos depois do burn in conseguem bons overclockings..
 |
|  | | anibal
 Membro Prata

| |  | | António Vitor
 Iniciante no Fórum

| Assunto: Re: DIY leds 15/5/2010, 14:44 | |
| Começaram os problemas inesperados... junto ao bucket queimaram a lente 3 leds (em 3 séries diferentes), ou seja logo o primeiro da fila da mesma polaridade, julgo que não há coincidências, há aqui algum problema que tenho de discortinar...
pode ser da má qualidade dos buckets de 1000 mA, os de 700 mA sem problemas até agora.... já que sou um dos primeiros não quero que outros cometam os mesmos erros... isto tem solução, vamos ver primeiro a razão. |
|  | | António Vitor
 Iniciante no Fórum

| Assunto: Re: DIY leds 15/5/2010, 15:06 | |
| precisava que quem soubesse de electronica explica-se as razões possiveis...
se a lente queima (o led continua a mandar luz mas obscurecida), sendo o primeiro e a penas o primeiro que recebe a polaridade positiva.... muito estranho...
como o preço dos leds não é barato, acho que vou ter de despender mais dinheiro e comprar outros buckets agora só a 700 mA... enfim....esses não me deram rigoramente nenhum problema.
Última edição por António Vitor em 15/5/2010, 15:27, editado 1 vez(es) |
|  | | António Vitor
 Iniciante no Fórum

| Assunto: Re: DIY leds 15/5/2010, 15:26 | |
| afinal foi apenas coincidências... tinha de ser...um dos leds não é o primeiro mas o último...
Os leds ainda funcionam, mas atingiram uma temperatura tal, que a lente ficou queimada, porque é que é só em alguns, porque usei o star pcb mais pequeno o de 1 cm, porque estou a estressar estes leds ao maximo (o máximo de tolerancia é mesmo 1000 mA).
acho que no processo de soldadura como o pcb é pequeno aqueci também a soldadura, possivelmente ficou com menos pontos de contacto que transmite a temperatura para o dissipador e por isso queimaram.
vamos ver 3 leds para mim mortos em 1 semana é muito... todos do mesmo tipo, e do mesmo pcb... deveria ter pago mais e comprado star pcb decentes, ou então vou ter mesmo de os alimentar com menos amperagem...
moral da história, tinha poupado uns trocos, se não fosse prós xp-g e comprado tudo XR-E... parece-me que aguentam mais, material muito novo... |
|  | | |
| Página 1 de 2 | Ir à página : 1, 2  |
| | Permissão deste fórum: | Você não pode responder aos tópicos neste fórum
| |
| |
| | Colaboradores Online |
Visite os nossos colaboradores:
Espaço destinado a Parcerias Online
Contacte-nos! |
| Quem está conectado | Há 87 usuários online :: 23 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 64 Visitantes :: 2 Motores de busca appaf, carocha25, Catarina Pinheiro, Dasg, Hugo Fanica, Júlio Maia, kripton, luiscosta1979, Miguel Guerreiro, Miguel Silva, Nuno Oliveira, pedro lourenço, Pedro Santos, pedronb, RCoutinho, ricardo carvalho, rukatny_21, Santiago2six, Struke, Thiago Cardoso, Tiago Rocha, Xiscalhe, ztarkO recorde de usuários online foi de 569 em 2/4/2011, 07:07 |
| Os membros mais ativos da semana | |
| Votação | | | Como tiveram conhecimento do forúm Peixefauna? | | Num motor de busca | | 54% | [ 407 ] | | Por PM noutro forúm | | 5% | [ 38 ] | | Por indicação de amigo/conhecido | | 21% | [ 161 ] | | Num blog | | 3% | [ 26 ] | | Outra forma | | 6% | [ 43 ] | | Por outro site | | 10% | [ 74 ] | | Numa loja | | 1% | [ 8 ] |
| | Total dos votos : 757 |
|
|