Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Chilatherina fasciata

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

David Nunes

Membro Prata
Membro Prata


Localização : Viseu
Mensagens : 1012
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 24


MensagemAssunto: Chilatherina fasciata    Qua 12 Maio 2010, 15:55Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.


Chilatherina fasciata [Lake Wanam] - photo© Neil Armstrong

Chilatherina fasciata

(Weber, 1913)
Barred Rainbowfish

Descrição
Como muitos espécies de Arco-íris, Chilatherina fasciata frequentemente apresenta uma grande variação na coloração corporal e detalhes dependendo da sua localização. Pela Nova Guiné, existem barreiras naturais efectivas que isolaram várias populações, assim contribuindo para o número de variedade de cores. Geralmente, a sua coloração corporal vai de castanho para verde azulado na metade superior, a branco para amarelado na metade inferior, com uma faixa médio-lateral escura desvanecida. As escamas em volta desta faixa, possuem frequentemente um bordo amarelo pálido. Os machos geralmente possuem várias barras escuras desvanecidas nas partes laterais mais baixas; Barbatanas cinza escuro para amarelado e, o perfil posterior das barbatanas dorsais e anais é mais pontiagudo e alongado nos machos. Em contraste com as fêmeas, que têm os raios mais longos na parte anterior da barbatana dorsal, os machos têm os raios mais longos na parte posterior. Finalmente, os machos são mais coloridos que as fêmeas, frequentemente exibindo barbatanas dorsais e anais avermelhadas ou amareladas. Durante a desova, a coloração dos machos torna-se muito intensa e o topo da cabeça apresenta um bronze vivo para um vermelho primário. As fêmeas são, basicamente por todo, prateadas para verde azeitona, com barbatanas claras. A característica que talvez distinga melhor a Chilatherina fasciata das restantes é o corpo profundo e lateralmente comprimido, característica esta, que aumenta com a idade, particularmente nos machos. Estes são também mais profundos que as fêmeas, tornando-se mais evidente com o aumento no crescimento. Os machos podem atingir um tamanho de 12 cm, mas as fêmeas são geralmente mais curtas que 10 cm. A sua dieta inclui algas filamentosas, pequenos crustáceos, insectos terrestres (particularmente formigas e pequenos escaravelhos) e larvas de insectos aquáticos.


Chilatherina fasciata [Clearwater Creek] - foto © Neil Armstrong

Distribuição e Habitat
Chilatherina fasciata é provavelmente um dos peixes Arco-íris mais abundante e largamente espalhados na região norte da Nova Guiné. Têm sido encontrados em afluentes dos Sistemas Fluviais Markham, Ramu, Sepik, Neumeyer e Mamberamo no norte da Nova Guiné. Também têm sido colectados do Lago Wanam, perto de Lae em Papua Nova Guiné.
Chilatherina fasciata tem sido colectada sobretudo em aguas límpidas e riachos de baixo fluxo nas florestas tropicais, geralmente habitando em pequenos poços profundos, expostos a luz solar na maior parte do dia. Estes riachos têm geralmente um fundo composto de gravilha ou areia, coberto com folhas e outros detritos. O pH natural varia entre 6.2-8.1 e a temperatura oscila entre 27-32° Celsius.


Observações
Dr. P. N. Van Kampen colectou pela primeira vez Chilatherina fasciata em Junho de 1910 num riacho perto der Njao, Papua Ocidental. Espécimes vivos foram colectados para o Aquarismo por Barry Crockford e Gerald Allen durante várias viagens a Papua New Guinea em fins dos anos 70 e princípio dos anos 80. Cerca de 1983, espécimes vivos foram também colectados do Rio Jafuri, um desagúe do Lago Sentani que corre para o Oceano Pacífico perto da fronteira de Papua Nova Guiné.

Heiko Bleher também colectou espécimes vivos para o comércio aquarístico em várias localizações na Nova Guiné. A mais recente variante de cor foi colectada em 1999 dos Lagos Nenggwambu ou Kali Biru em Papua Ocidental. Apenas colectou machos e teve que retornar para colectar fêmeas. Esta variante tem uma larga faixa laranja desde a ponta do focinho até a primeira barbatana dorsal.

There is a vigorously flowing outlet stream, but no apparent inlet, indicative of a subterranean connection with neighbouring lakes via the limestone substratum. A água era relativamente límpida e a profundidade maxima foi estimada entre pelo menos 10-15m. The lake is surrounded by secondary forest and aquatic plants were abundant, but relatively few species were evident. Os peixes agrupavam-se fortemente cerca do desagúe, onde a vegetação era mais densa. Glossolepis dorityi foi também colectada desta localização.


Chilatherina fasciata [Mamberambo Rio] - foto © Neil Armstrong
Literatura
Allen, G.R. (1991). Field guide to the freshwater fishes of New Guinea. Christensen Research Institute, Madang, Papua New Guinea.

Weber, M. (1913). Süsswasserfische aus Niederländisch Süd- und Nord-Neu-Guinea. In: Nova Guinea. Résultats de l'expédition scientifique Néerlandaise à la Nouvelle-Guinée. Zoologie. Leiden. Zool. Nouvelle-Guinée 9(4): 513-613.

Texto original

Texto traduzido por David Nunes
Revisão Hélder Oliveira
Direitos de tradução reservados - www.peixefauna.com
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Chilatherina fasciata

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Fichas Técnicas :: Peixes-