Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

crassispinosa Chilatherina

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

brunoramones
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Viseu
Mensagens : 37
Data de inscrição : 01/02/2010
Gostos : 0


MensagemAssunto: crassispinosa Chilatherina   Qua 12 Maio 2010, 13:39Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.


Chilatherina crassispinosa - photo© Gerald Allen


Chilatherina crassispinosa

________________________________________
(Weber, 1913)
Silver Rainbowfish

Sumário da Espécie
Chilatherina crassispinosa possui uma coloração corporal prateada e sombreada do dorso para o ventre, de azulado para branco respectivamente; barbatanas translúcidas, excepto anal e pélvica, sendo que nos macho, a base da segunda barbatana dorsal é frequentemente amarelada. A barbatana caudal possui uma fina margem negra nos limites dorsal e ventral. Os machos possuem faixas horizontais estreitas de cor laranja, por entre cada fila de escamas; coloração mais intensa, particularmente nas faixas laranja e parte amarela das barbatanas verticais. Chilatherina crassispinosa são semelhantes a Chilatherina bulolo, mas possuem a cabeça mais pontiaguda, primeira barbatana dorsal mais alta e, uma menor distancia entre os olhos no topo da cabeça. Os machos atingem um tamanho máximo de cerca de 10 cm SL e as fêmeas cerca de 8 cm, sendo os machos mais profundos que estas.

Distribuição & Habitat
Conhecidos dos afluentes no sopé da cordilheira Torricelli, a norte da bacia do rio Sepik, também pode ser encontradas no sistema fluvial Ramu e riachos nas montanhas Bewani fluíndo para o rio Neumayer, ambos em Papua Nova Guiné, a norte do Sepik. O seu território extende-se a norte de Papua Ocidental onde é conhecido de vários riachos costeiros até ocidente de Jayapura e de vários diferente focos no sistema fluvial Mamberamo. Esta espécie foi inicialmente colectada do rio Tawarin, Papua Ocidental, ao longo de 1903. Está largamente distribuída no norte da Nova Guiné. É encontrada nos sistemas fluviais, Markham, Gogol, Ramu, Sepik, Pual e Mamberamo. Também pode ser encontrado em algumas bacias ao longo da costa norte.

Chilatherina crassispinosa sao encontradas em correntes lentas, águas límpidas, riachos e pequenos poços de água calma, com temperaturas entre 24-28° Celsius e com pH entre 7.5-8.5. Estes riachos estão geralmente situados em terras altas (floresta tropical). Os peixes agrupam-se em secções expostas que recebem luz solar na maior parte do dia. Outros Arco-íris por vezes encontrados com esta espécie incluem, Chilatherina lorentzi, Chilatherina fasciata, e Melanotaenia affinis.

Notas
Esta espécie foi previamente registada do sistema fluvial Markham de Papua Nova Guiné por Allen e Cross (1982), mas de um modo subsequente, Allen (1983), a população do Markham foi declarada como sendo uma espécie distinta, a Chilatherina bulolo. Espécimes vivos foram colectados e transportados para Austrália em 1980 e 1983. No entanto, nunca foram populares nem largamente disponíveis e o seu estado no Aquarismo é hoje, uma incerteza.

Literatura
Allen, G.R. (1983). Chilatherina bulolo a valid species of rainbowfish (Melanotaeniidae) from northern New Guinea. Fishes of Sahul 1(2): 13-17.
Allen, G.R. and Cross, N.J. (1982). Rainbowfishes of Australia and Papua New Guinea. T.F.H. Publications (New Jersey, U.S.A.).


Texto original

Texto traduzido por brunoramones
Revisão Hélder Oliveira
Direitos de tradução reservados - www.peixefauna.com
Voltar ao Topo Ir em baixo 

crassispinosa Chilatherina

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Fichas Técnicas :: Peixes-