Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Gambusia holbrooki

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Sex 29 Jul 2011, 23:42Responder ao tópico

hugosimoes escreveu:
Ai jasus Shocked

Vou experimentar fazer um aquário só com os peixes da ribeira que passa minha porta. Se eu juntar as gambuzias umas percas-sol e uns ruivacos, qual será o resultado mais provável?

Boas

O resultado é que as percas vao achar uma delicia as Gambuzias, nao vao durar muito.
Os ruivaços sao o que?

Um abraço
Fernando Bagatelas

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

hugosimoes

Membro
Membro

Nome Real : Hugo Simões
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Sab 30 Jul 2011, 03:24Responder ao tópico

E eu a pensar que era o contrario. Eu tenho apanhado as gambusias nos ninhos das percas. Fazem um círculos no lodo e põem lá os ovos e as gambuzias andam lá.

Eu tive uma perca 2 anos num aquário e só morreu quando decidiu saltar fora do aquário affraid

Ora bem, um ruivaco é um peixe da família das bogas só que mais pequeno. Os maiores exemplares atingem o 17 cm ( ainda esta semana apanhei um com este tamanho), tem uma coloração em tons de cinzento (acastanhado em alguns casos, depende da alimentação e do local onde se encontram), junto as barbatanas tem umas manchas laranjas que os destingem das restantes bogas. Em aquário se forem dos mais pequenos conseguem-se manter bem, pois se forem ensinados a comer comida para peixes eles aguentam-se bastante tempo, só nunca consegui que se reproduzissem ( talvez pelo aquário ser pequeno, porque em poços e tanques é uma parideira desgraçada) .

Agora deixo-vos aqui umas imagens lá dos bichos

pois :p

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Diogo
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Sab 30 Jul 2011, 13:45Responder ao tópico

eu ando aa´´ procura de gambusias :S
pois aqui no cacem nao sei onde encontrar...
e eu tenho um macho,ou uma femea nao sei ao certo mas so tenho um/a
e gostava de ter mais e ter criaçao Surprised
mas nao sei como arranjar

ahhh e os meu permanecem numa akuario com os tipicos peixes laranjas :/ e nunca lhes aconteceu nada

obrigado quem puder ajudar

hugosimoes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Sab 30 Jul 2011, 14:35Responder ao tópico

Os machos são mais pequenos e a barbatana anal é mais estreita e comprida pois é nela que estão os órgãos sexuais dos macho.As fêmeas são maiores e tem umas manchas pretas e azuis no ventre (pelo menos os meus têm).

Se for só um não lhes vai acontecer assim nada de grave, agora se forem 7 ou 8 gambusias a historia já é outra. Por isso tem cuidado com o que vais fazer...

Eu tenho duas fêmeas grávidas e a maior que não está grávida passa a vida a nadar atrás das grávidas. Ainda me vai matar as bichas Shocked

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Ter 02 Ago 2011, 19:13Responder ao tópico

obrigado ai Very Happy
entao o meu e´ um macho...
e por isso eu queria uma femea pelo menos...
pois mas se eu consegui se ter uma femea e consegui se a reproduçao eu punha los noutro aquario que possuo

hugosimoes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Ter 02 Ago 2011, 20:42Responder ao tópico

Muito difícil conseguires reprodução só com um macho e uma fêmea. Eu tenho 1 macho para 5 fêmeas e estou a pensar em colocar mais no aquário.

Freire

Membro
Membro

Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Qua 03 Ago 2011, 09:10Responder ao tópico

Não é assim tão difícil, as Gambúsias são dos bichos mais fáceis de reproduzir. Mas convem ter mais fêmeas que machos para impedir que eles as assediem tanto.

PS: já mudei o nome do tópico para Gambusia holbrooki. Onde é que isto já vai...

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Qua 03 Ago 2011, 14:04Responder ao tópico

pois :S
obrigado mas prontos entao tenho de arrranjar mais femeas
porque sempre quis fazer criaçao mas nao sei onde arranjar Mad

hugosimoes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Qua 03 Ago 2011, 23:12Responder ao tópico

Vais a uma loja de peixes e perguntas por guppys selvagens. Se te responderem que têm é porque são gambusias. Só vendem fêmeas , os machos como são pequenos e descoloridos não tem interesse comercial nenhum enquanto que as fêmeas passam facilmente por guppys fêmeas devido ao seu tamanho e formato.

Tenho uma amiga que chegou a minha casa e as viu no aquário e perguntou onde tinha arranjado aqueles guppys fêmeas.Pediu-me se eu lhe podia arranjar uma, que as que ela tinha comprado tinham sido mortas por um tubarão Shocked

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Qui 18 Ago 2011, 09:23Responder ao tópico

mas entao hugo...gambusias sao guppies selvagens? Surprised
obrigado ai pela dica ;p
eu vou ver se caço ai em algum lado xDD
senao tenho mesmo de ir a´ loja xD
obrigado

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Qui 08 Set 2011, 09:54Responder ao tópico

pessoal desculpem ai o encomodo... affraid
mas podem me dizer apartir de que idade é que se consegue destinguir as gambusias femeas dos machos?
apanhei uns peixinhos ai com 1 cm +/- mas neste momentos teem á volta dos 2cm/2,5cm mas parecem me todos femeas... alguem me sabe dizer ao certo se estou certo ou nao?
obrigado Very Happy

Diogo

Freire

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Sex 09 Set 2011, 17:00Responder ao tópico

Com 2 cm já deve dar para distinguir o gonopódio dos machos. Presta atenção à barbatana anal.

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Sab 10 Set 2011, 13:10Responder ao tópico

obrigado Freire
sim segundo essa mesma barbatana parecem femeas e o corpo por dentro eh branco eu calculo que sejam as ovas.

Darkevilxxx

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Ter 20 Set 2011, 23:01Responder ao tópico

Boas pessoal

Alguém me sabe dizer onde apanhar as gambusias? e como as apanhar?

Obrigado

Ricardo

Darkevilxxx

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Qua 21 Set 2011, 09:25Responder ao tópico

Gostava mesmo de ter gambusias... lol!

mas não sei onde nem como as apanhar... se alguém me ajudar agradecia. xD

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Qui 01 Dez 2011, 17:30Responder ao tópico

apanhar gambusias nao tem segredo o pior é saber onde á...
com qualquer coisa se apanham gambusias...agora saber onde á é que nao o posso dizer pois eu tambem apanhei as minhas ultimas e ja nao á mais lá entretanto esvaziaram a fonte agora tambem nao sei onde á :s
entretanto se alguem souber onde á eu tambem agradecia :p

chico

Membro
Membro

Nome Real : françisco calvo
Gostos : 45

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Qui 01 Dez 2011, 18:06Responder ao tópico

boas .aqui em mogadouro há uma ribeira que tem,ainda hoje fui lá e nao se encontram por causa do frio,só a partir da primavera é que se vêm.mas em agosto apanhei algumas que ainda tenho,e uma já pariu duas vezes.

hugosimoes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Qui 01 Dez 2011, 19:14Responder ao tópico

Eu tenho uma fêmea separada dos restantes para ver se é desta que eu consigo safar alguns filhotes. Durante o inverno é muito difícil encontra-las porque elas se deslocam para partes dos rios ou lagos com muita vegetação e pouca corrente para não serem levadas pela corrente...

Durante o inverno, quando habitam rios e lagos não se reproduzem, mas em aquário se a água estiver acima dos 22º aquilo é para ali uma "parideira" que nunca mais acaba. A maioria dos nascimentos que eu tive (coincidência ou não ) ocorreram sempre na lua cheia, portanto espero ter cabeças de alfinetes para o Natal Very Happy

local

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Sex 02 Dez 2011, 16:53Responder ao tópico

Coloquei à pouco tempo um aquecedor no aquário onde tenho gambuzias. Parece que foi o "rastilho". Lá andam nas suas danças de procriação, vamos lá ver se tenho sorte desta vez.

hugosimoes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Sex 02 Dez 2011, 19:15Responder ao tópico

Eu agora não tenho termostato no aquário estão as gambusias ( é a crise Evil or Very Mad ), mas mesmo assim ainda tenho uma fêmea grávida (pelas minhas contas vai parir na próxima semana).

Futuramente o meu objectivo vai passar por criar gambusias para servirem isco para a pesca e para alimento vivo para peixes de maiores dimensões.

local

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Sab 03 Dez 2011, 12:28Responder ao tópico

O meu aquário estava nos 17/18 graus. Eu utilizei as gambuzias para ajudar na ciclagem do aquário. Tenho estado a comprar os equipamentos aos poucos (comprei pela segunda vez o termostato dado que rebentei com o primeiro a fazer um TPA sem desligar o mesmo).

Agora que o aqua está abundantemente plantado espero começar a ver alguns alevins.

hugosimoes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Sab 03 Dez 2011, 22:54Responder ao tópico

Elas podem ficar cheias e darem a luz os alevins, mas prepara-te porque senão separares as femeas prestes a dar a luz das restantes, nunca vais conseguir safar nenhuma...Elas são autênticos canibais affraid . Mesmo separados dos restantes as mães podem ser potencialmente perigosas para alevins pelo que assim que a postura estiver concluída deve-se retirar a mãe e deixar os filhotes sozinhos...

local

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Dom 04 Dez 2011, 15:08Responder ao tópico

Aconteceu-me isso mesmo na 1ª vez. Vamos ver se tenho mais sorte desta vez.

hugosimoes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Dom 04 Dez 2011, 21:40Responder ao tópico

Isso com o passar do tempo vai deixando de acontecer, porque a medida que vamos aperfeiçoando as nossas técnicas de criação o numero de perdas vai diminuindo. Very Happy

As gambusias entraram acidentalmente na minha vida, mas graças a elas arranjei uma desculpa para voltar aos aquários.

Vou deixar aqui umas fotos das minhas, para o pessoal ver.

A maior é a fêmea que está para dar a luz.

dr_caos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Qua 26 Set 2012, 21:26Responder ao tópico

belas fotos e exemplares parabens

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Responder ao tópico

Gambusia holbrooki

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Viviparos :: Outros Viviparos-