Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Gambusia holbrooki

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

Luiz Henrique

Membro
Membro

Gostos : 31

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Sex 28 Jan 2011, 14:41Responder ao tópico

Pessoal,

Uma curiosidade, vi diversas fotos dos peixes do gênero Gambusia, alguns são parecidos com os guppies, também li que são excelentes comedores de larvas de mosquito. Aqui no Brasil, também temos leis ambientais muito estranhas, injustas, para atender interesses empresariais, de politicos corruptos, etc...., deixando de lado o foco primordial que é defender de fato o meio ambiente. Enfim, não sei se Portugal tem problemas de doenças transmitidas por picadas de mosquitos, mas esse peixinho é destruidor de larvas de mosquito, poderiam existir vários exemplares desses aqui no Brasil, que em todo verão, que é sempre muito quente e chuvoso, enfrentamos epidemias de dengue, virose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Miguel Andrade

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Sex 28 Jan 2011, 22:51Responder ao tópico

Aqui vai aquilo que eu chamaria a « resposta um em dois » :

Olá Sandra,

Para quem já não pode mais com Gambúsias... aqui vão umas fotos para ver se animamos um pouco este assunto :

http://faculty-staff.ou.edu/L/Randall.B.Langerhans-1/jamaica/oligosticta.jpg
http://faculty-staff.ou.edu/L/Randall.B.Langerhans-1/mexico/vittata.jpg
http://faculty-staff.ou.edu/L/Randall.B.Langerhans-1/mexico/aurata.jpg

Luíz Henrique,

A espécie Gambusia holbrooki foi introduzida em pelo menos 32 países do mundo e em todos os continentes, excepto na Antárctida, quase sempre para controlar biologicamente o mosquito, pois era tida como eficiente larvófoga.
Infelizmente parece que a sua real eficácia para exterminar as larvas de mosquito não passa de um mito, dado que, em presença de outras fontes de alimento, as larvas do insecto não são de todo consumidas com a mesma voracidade dos testes laboratoriais.
Por outro lado, os efeitos negativos do seu impacto sobre a fauna local, em muito locais de introdução... foi infelizmente dramática.
O género Gambusia é de facto incluído na mesma sub-família do género Poecilia ( Poeciliinae ) da qual faz parte seu parente, o Guppy ( Poecilia reticulata ). Daí as semelhanças, embora grosseiras, quando ambas as espécies não são observadas com alguma atenção.
Em termos de comportamento é que não tem nada a ver uma com a outra ( e a dentição de ambas é o primeiro sinal disso mesmo ).
Aqui em Portugal essas ligeiras semelhanças com o Guppy, levam muitos colegas ( pouco informados ) a capturarem Gambúsias na natureza e a introduzi-las nos chamados aquários comunitários.
Na presença de espécies coloridas de grandes barbatanas, como os machos de Guppy de cauda de véu... a Gabusia holbrooki reage como o instinto lhe ordena, isto é, sendo um omnívoro oportunista com tendências marcadamente carnívoras… colhe uma fonte de proteína fácil, colocada ao seu dispor, ou seja, as tenras barbatanas dos seus lentos companheiros de aquário.
Em pouco tempo muitos peixes na sua presença ficam completamente esfarrapados e com ferimentos que os levam mesmo à morte.
Através deste tipo de acção, é como se as pessoas largassem um grupo de leões numa cerca repleta de inocentes ovelhas… e depois estivessem à espera que os felinos comessem palha e vivessem em harmonia ou placidamente com as adoráveis ruminantes. Mas a culpa, claro está, nunca é assumida por quem contraria as leis fundamentais da natureza ao não respeitar a biologia das espécies… é da Gambúsia, esse “ detestável “, “ maldito “ e “ horrendo “ peixinho.
Lembrar-se-ão que o mesmo nem sequer pediu para ser “ importado “ do seu ambiente de origem e introduzido cá ?
Terão ao menos aprendido, com essa lição, que a vida é para ser respeitada e não se devem fazer escolhas aleatórias da composição dos aquários comunitários ?
Será que a partir dessa má experiência, passarão a ler mais e a respeitar as exigências ecológicas e a biologias dos peixes antes de os misturarem ?

Um abraço

Miguel

Sandra Sophia

Criador

Nome Real : Sofia
Gostos : 60

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Sex 28 Jan 2011, 23:19Responder ao tópico

Olá Miguel Andrade,
boas fotos, agora já me convenceste Very Happy essas são ligeiramente diferentes destas,
estas não apresentam cores, só uma, um castanho claro, essas têm mais cores.

Belo texto Parabéns Wink

Nota: eu não detesto por ser feio ou não, isto de falar assim foi pelo facto de, um grupo de aquariofilistas daqui da nossa região decidimos fazer uma subida ao rio, ao vermos algumas tentávamos apanhar, mas nada de sucesso, até que depois deste percurso fomos para outro lado.
Para uma Pateira bem, nem te digo nem te conto, cada vez que colocávamos o camaroeiro eram ás dezenas, quando nós aqui só queríamos apanhar camarões ibéricos Very Happy então tínhamos que volta-las a despejar na água, eram tantas tantas que já chateavam Very Happy
daí a maneira como falamos das gambusias, percebes?

Wink Wink

Miguel Andrade

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Sex 28 Jan 2011, 23:45Responder ao tópico

Olá Sandra,

No hard feelings at all !

Como prova de que não era necessária qualquer justificação aqui vai uma das minhas favoritas - http://bp3.blogger.com/_xgnO3_apLXk/RiPCiGWqVyI/AAAAAAAAAhA/dN1La5DwrXs/s1600-h/7.jpg

Um abraço

Miguel Andrade

Sandra Sophia

Criador

Nome Real : Sofia
Gostos : 60

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Sab 29 Jan 2011, 01:10Responder ao tópico

Olá Miguel,

Understood my dear friend!

Irei passar a olhar com outros olhos de ver para esta espécie Very Happy

Cumprimentos
Sofia

Luiz Henrique

Membro
Membro

Gostos : 31

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Sab 29 Jan 2011, 12:04Responder ao tópico

Olá Miguel,

Obrigado por suas explicações acerca do peixe Gambusia, o que chamou bastante a atenção é o fato deste peixe ser da família poeciliidae e ser agressivo. Segue abaixo citação de Miguel:

Citação :
Mas a culpa, claro está, nunca é assumida por quem contraria as leis fundamentais da natureza ao não respeitar a biologia das espécies… é da Gambúsia, esse “ detestável “, “ maldito “ e “ horrendo “ peixinho.

Respeito sua opinião, mas não devemos detestar esse peixinho, talvez ele vá bem em aquários comunitários com espécies de agressividade similar a dele, duvido por exemplo que ele tentasse mordiscar a nadadeira caudal de um acará bandeira ou de um barbo sumatrano ou de um Jack Dempsey. A introdução de espécies exóticas sempre tem um potencial de destruição à fauna nativa da região invadida, mas existem exceções, adaptações, etc..., a biologia é dinâmica afinal, o maior predador de todos os tempos e grande destruidor da natureza sem dúvida alguma, somos nós, os seres humanos, que estamos acabando com o planeta, mas isso é assunto para outro tópico, correto? Abraços a todos,

Luiz Henrique

Miguel Andrade

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Sab 29 Jan 2011, 19:50Responder ao tópico

Olá Luiz Henrique,

Pois devo um pedido de desculpas pela minha ironia.
Quando escrevi « Gambúsia, esse “ detestável “, “ maldito “ e “ horrendo “ peixinho », estava a reproduzir apenas algumas palavras que se podem ler na Internet sobre esta espécie e não a minha opinião pessoal.
De facto, não são só os desinformados que introduzem a Gambúsia nos seus aquários sem respeitarem a biologia desta espécie ( e das restantes que eventualmente já lá se encontrem ) que assim escrevem... são sítios oficiais também.
A Austrália é sem dúvida o pais onde o ódio à Gambúsia é maior e isso pode ser lido em inúmeras fontes na Internet com origem naquele país ( oficiais e particulares ).
A expressão pejorativa e infeliz " Dambusia ", aparece mesmo em sítios tão improváveis como... o " North American Native Fishes " ( NANFA ), veja-se este exemplo - http://gallery.nanfa.org/v/members/uniseine/dambusia.jpg.html. Este não é um sítio na Internet Australiano nem da Nova Zelândia... é do país de origem de várias espécies únicas de Gambusia ( uma das quais já extinta e alguns endemismos em vias de extinção ). Ora, numa fonte desta responsabilidade aparecerem, várias vezes, expressões como esta é no mínimo incoerente com o tipo de objectivos e com a missão proposta.
O objectivo da minha mensagem é precisamente o contrário do que fui interpretado.
Se assim não fosse, não teria escrito os conteúdos anteriores neste tópico, nomeadamente que se tivesse eu aquários a funcionar neste momento, me dedicaria a cerca de 12 espécies deste género. Isto é contraditório com a opinião dos muitos que a algumas destas espécies " dambusia ", " detestável “, “ maldito “ e “ horrendo “ peixinho, praga, etc.
A terminar só mais um esclarecimento importante; Poeciliinae não é uma família de peixes, é uma sub-família da família Poeciliidae, uma das classificadas na superfamília Poeciloidea ( veja que uma termina em " nae " e a outra em " dae ".
A sub-família Poeciliinae inclui os géneros Alfaro, Alloheterandria, Belonesox, Brachyrhaphis, Carlhubbsia, Cnesterodon, Diphyacantha, Gambusia, Girardinus, Haridichthys, Heterandria, Heterophallus, Limia, Micropoecilia, Neoheterandria, Pamphorichthys, Phallichthys, Phalloceros, Phalloptychus, Poecilia, Poecilioides, Poeciliopsis, Priapella, Priapichthys, Pseudopoecilia, Quintana, Scolichthys, Tomeurus, Xenodexia, Xenophallus e Xiphophorus, enquanto que a família Poeciliidae inclui outras 2 sub-famílias ( Aplocheilichthyinae e Fluviphylacinae ), onde foram classificados muitos outros géneros, dos quais se destacam os depositadores de ovos parentes dos nossos " amigos " Guppy ou Gambúsia.
No meu sítio, tenho uma página desactualizada sobre a sistemática da ordem dos Cyprinodontiformes em - http://www.viviparos.com/Biologia/sistematica.htm.
Se passar por lá vai ver que um indivíduo que constrói um sítio assim nunca consideraria a Gambúsia um “ detestável “, “ maldito “ e “ horrendo “ peixinho, LOL Very Happy

Um abraço

Miguel

pois :p

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Diogo

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Ter 31 Maio 2011, 19:09Responder ao tópico

onde arranjas te as gambusias?
no agualva cacem onde?
eu tambem sou do cacem e gostava de saber onde apanhar?
ou ate me podes dar umas,se kiseres é claro :lol:
Shocked

Miguel Andrade

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Dom 19 Jun 2011, 11:56Responder ao tópico

Olá pois Razz, ( esculpa-me tratar-te assim mas não assinas ).

Infelizmente a Gambúsia que foi introduzida e que invadiu o nosso país vinda de Espanha pelos rios internacionais ( Gambusia holbrooki ), está hoje infelizmente espalhada em todo o lado.
Não sou do Cacém nem conheço bem a tua zona, mas é vulgar encontrarem-se estes peixes em lagos de jardins públicos.
O local mais próximo onde podes capturar uns exemplares é provavelmente na Serra de Sintra. Se conheceres a Lagoa Azul ( famosa em muitos fóruns sobre aquariofilia ), tenta lá.
Até há 2 anos atrás, altura em que estive lá pela última vez, era muito fácil capturar Gambúsias junto à margem, no meio de um profusão da planta aquática submersa Egeria densa ( que invadiu o local ).
Boa sorte e considera em assinar as tuas mensagens ( escrever o nome no fim )... é mais simpático e não torna a comunicação tão impessoal.

Um abraço

Miguel Andrade

kst555666

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Frederico

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Dom 19 Jun 2011, 13:59Responder ao tópico

Tenho uma casa perto de Tomar que em frente tem uma pequena lagoa, que devido à estupidez das pessoas que lá vivem (não sei se posso dizer asneiras, mas é mesmo assim que se diz) tem todo o tipo de invasoras.. Ora um esperto meteu gambuzias, outros esperto achigã, outro lagostim americano, outro uma planta qualquer que tb é praga.. sorte teve a lagoa que durante anos apanhei lagostins e consegui acabar com eles na lagoa.. e pesquei achigã até mais não.. agora ate tá em equilíbrio.. desapareceram foram as rãs..

Mas pronto, isto para dizer que as gambuzias estão numa lagoa/lago com pH 9 (a um metro da margem), mas a água que tirei junto à margem (15cm) era superior a 9 e também tinha imensas Gambuzias.. aquilo resiste a tudo..

E cuidado, se meterem Gambuzias num aquário preparem-se para perder todos os peixes de tamanho igual ou inferior.. aquilo são autênticas máquinas de sobrevivência e como tal tudo é concorrência que deve ser eliminada.

Abraço
Frederico

Rodolfo Silva

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Seg 20 Jun 2011, 00:24Responder ao tópico

Viva Frederico

Desculpa me discordar, tenho um amigo que tem um aquario cheio de gambusias com camarões e mais qualquer coisa que não me lembro agora Smile

Tanto as gambusias como os camarões estão a reproduzir bem e olha que camarão até para os vulgos peixes mais pacificos são um petisco ( como exemplo posso te dizer que já vi uma japonica a ser comida por 2 neons )

Outro exemplo que te posso dar é no rio que o pessoal vai para a churrascada alem de gambuzias, percas sol e outro mais peixes que por lá andavam tinhas de ter cuidado onde metias os pés para não andares a pisar camarões Very Happy

Desculpa a contradição mas não me parece que uma gambuzia seja muito pior que um guppy

audixpto

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Seg 20 Jun 2011, 16:13Responder ao tópico

BOAS PESSOAL SO UM POUCO NOVO NISTO MAS A GAMBUSIA TM,B E UM PEIXE QUE SEMPRE ME FASXINOU ,,NAO SEI BEM PORQUE XD,,SEI ALGUNS LOCAIS ONDE ENCONTRAR,,COMO NO CAMPO GRANDE E EM BELEM MAS COMO ESTA SEMPRE REPELETO DE PESSOAL NAO ME ARRISCO A APANHAR,,NA LAGOA EM SINTRA TMB HAVIA MAS PARECE QUE OS CECLIDEOS JA LHES TRATARAM DA SAUDE,,POR ISSO VINHA PEDIR A QUEM PODE-SE DISPENSAR 2 EXEMPELARES POIS SEI QUE EUM PEIXE CUJA PESCA E VENDA E PROIBIDA APENAS SE DESTINAN PARA UM AQUARIO!!

OBG E ABRAÇO
DESLOCO ME

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Seg 20 Jun 2011, 16:29Responder ao tópico

audixpto escreveu:
BOAS PESSOAL SO UM POUCO NOVO NISTO MAS A GAMBUSIA TM,B E UM PEIXE QUE SEMPRE ME FASXINOU ,,NAO SEI BEM PORQUE XD,,SEI ALGUNS LOCAIS ONDE ENCONTRAR,,COMO NO CAMPO GRANDE E EM BELEM MAS COMO ESTA SEMPRE REPELETO DE PESSOAL NAO ME ARRISCO A APANHAR,,NA LAGOA EM SINTRA TMB HAVIA MAS PARECE QUE OS CECLIDEOS JA LHES TRATARAM DA SAUDE,,POR ISSO VINHA PEDIR A QUEM PODE-SE DISPENSAR 2 EXEMPELARES POIS SEI QUE EUM PEIXE CUJA PESCA E VENDA E PROIBIDA APENAS SE DESTINAN PARA UM AQUARIO!!

OBG E ABRAÇO
DESLOCO ME

Podias assinar as mensagens e escrever sem abreviaturas.

Um abraço
Fernando Bagatelas

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

audixpto

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Seg 20 Jun 2011, 16:33Responder ao tópico

ok desculpa la o mau jeito lool

abraço
paulo simao

kst555666

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Frederico

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Ter 21 Jun 2011, 00:16Responder ao tópico

Boas,

A agressividade pode sempre estar relacionada com o charco/rio e a competição que nele existe pelo alimento.. mas te garanto que se puseres as gambuzias do local que falei num aqua com guppys pode correr mal para os guppys e até para algumas Gambuzias mais pequenas..

tudo depende de há quanto tempo o teu amigo as mantém em aqua. Podem até já ter "perdido" algum instinto. O local que referiste do churrasco sendo um rio tem insectos e outros invertebrados mais pequenos o que faz com que não ataque os camarões..

Eu alertei para quem vai agora apanhar e por num aqua com mais especies.. são peixes territoriais e bem mais adaptados no que diz respeito à predação e sobrevivência que os guppys.. e aí não há volta a dar.. não podes pedir a um animal nascido e criado num zoo que tenha as mesmas capacidades e instinto que um selvagem.. Smile

mas o que quis reforçar na outra mensagem é o facto de serem peixes super resistentes, máquinas de sobrevivência.

Mas é bom haver esta partilha de info e experiências.. aproveita e pede ao teu amigo para por umas fotos das gambuzias dele.. é raro encontrarem-se fotos de gambuzias em cativeiro e seria interessante Wink

Abraço
Frederico

Rodolfo Silva

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Ter 21 Jun 2011, 14:44Responder ao tópico

Viva Frederico

Sim é verdade visto por esse ponto de vista, se bem que por acaso tenho dessas gambuzias com alguns guppys e dão se perfeitamente, quanto as fotos vou falar com ele ou tento eu mesmo passar pela casa dele e meto umas fotos

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Seg 04 Jul 2011, 14:20Responder ao tópico

pois mas aqui na zona nao sei Shocked
a menos que seja mesmo em sintra
mas obrigado vou continuar a procurar...
e sabe qual sera a melhor maneira de as apanhar?

Diogo

hugosimoes

Membro
Membro

Nome Real : Hugo Simões
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Ter 26 Jul 2011, 02:28Responder ao tópico

A melhor maneira de os apanhar é com um camaroeiro! Usas minhocas da terra ou asticot, vais jogando para a água para cima do camaroeiro e assim que eles lá estiverem levantas o camaroeiro rápido e apanhas quantos poderes. Não uses redes muito largas porque eles que saem por elas sem dares conta disso, como me está constantemente a acontecer 😢

Eu agora tenho 7 num aquário de 15 litros mas tenciono colocar lá mais. Todas apanhadas num afluente da Pateira de Fermentelos, que por sinal faz parte da bacia hidrografia do Vouga.

Já agora alguém me sabe dizer o que lhes devo dar para alimentação porque dar-lhes asticot, mosquitos e minhocas dá muito trabalho.

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Qui 28 Jul 2011, 14:53Responder ao tópico

hugosimoes...
eu tenho uma femea gambusia que me foi dada e ela so come comer de peixes de agua fria (vulgar)

obrigado ai pela dica...agora ando mesmo a ver onde apanhar :s
queria pelo menos um macho Mad

hugosimoes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Qui 28 Jul 2011, 23:09Responder ao tópico

pois :p escreveu:
hugosimoes...
eu tenho uma femea gambusia que me foi dada e ela so come comer de peixes de agua fria (vulgar)

obrigado ai pela dica...agora ando mesmo a ver onde apanhar :s
queria pelo menos um macho Mad

Eu tenho 6 femeas e um macho Shocked

Eu experimentei dar-lhes comida de peixe os mais pequenos e o macho comem agora as duas fêmeas grandes só querem melgas, aranhas e minhocas.

Tenho a sensação que estão cheias, tem cá um barriga. Quando voltar a pesca tenho de ir apanhar mais para ver se apanho mais um 2 ou 3 machos e mais umas 3 ou 4 fêmeas grandes.

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Qui 28 Jul 2011, 23:32Responder ao tópico

Meninos Gambuzias, trouxe-as à pouco tempo do Alentejo e mataram-me um peixe enorme de água fria, caso que eu não sabia exprimentei por um guppy e também se foi o coitado devo ter ainda umas 7, quem as quizer que me contacte por MP! Já não me apetece tê-las são muito territoriais para o meu gosto! E são realmente selvagens , apanham-se com imensa facilidade nem se precisa de isco é por o camaroeiro em acção e pronto está feito! São aos magotes, resmas , paletes! lol!

Última edição por Vera Santos em Qui 28 Jul 2011, 23:45, editado 2 vez(es)

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Qui 28 Jul 2011, 23:44Responder ao tópico

Tu és má, és mesmo má!!!

hugosimoes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Sex 29 Jul 2011, 14:36Responder ao tópico

Vera Santos escreveu:
Meninos Gambuzias, trouxe-as à pouco tempo do Alentejo e mataram-me um peixe enorme de água fria, caso que eu não sabia exprimentei por um guppy e também se foi o coitado devo ter ainda umas 7, quem as quizer que me contacte por MP! Já não me apetece tê-las são muito territoriais para o meu gosto! E são realmente selvagens , apanham-se com imensa facilidade nem se precisa de isco é por o camaroeiro em acção e pronto está feito! São aos magotes, resmas , paletes! lol!

Hoje vou a pesca e vou ver apanho mais umas quantas na esperança de apanhar um ou dois machos e mais fêmeas grandes. Aqui como há muito "lixo" no fundo dos ribeiros, tem de engodar as bichas para um sitio limpo.

As gambuzias comem aqueles micro-caracóis de água doce que meia volta aparecem nos aquários vindos nas plantas?

a.ferreira

Membro Ouro
Membro Ouro

Nome Real : Abel Ferreira
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Sex 29 Jul 2011, 16:24Responder ao tópico

ha uns anos apanhei umas gambuzias numa lagoa em vila do conde,acheias bonitas leveias para casa e coloqueias num aquario onde ja tinha guppys,passado dez minutos estava a tiralas por vezes eram duas e trez a atacar o mesmo peixe,tive que as meter num aquario so para elas. cumps Abel Ferreira

hugosimoes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Sex 29 Jul 2011, 22:48Responder ao tópico

Ai jasus Shocked

Vou experimentar fazer um aquário só com os peixes da ribeira que passa minha porta. Se eu juntar as gambuzias umas percas-sol e uns ruivacos, qual será o resultado mais provável?

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Responder ao tópico

Gambusia holbrooki

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Viviparos :: Outros Viviparos-