Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Gambusia holbrooki

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

Freire

Membro
Membro

Gostos : 30

MensagemAssunto: Gambusia holbrooki   Ter 27 Abr 2010, 19:20Responder ao tópico

Eu andei aqui a ver e, como não encontrei tópicos sobre as Gambusia decidi iniciar isto (já para não falar do facto de isto aqui nos vivíparos andar um bocado para o parado).
Ora bem, eu comecei a criar gambúsias (apesar de agora não o fazer), que apanhava com um camaroeiro no Mondego, como alimento para as minhas tartarugas Twisted Evil , mas depois comecei a achar-lhes piada e enfim... Eu sei que não são nenhuns ícones de beleza, mas...

Última edição por Freire em Qua 03 Ago 2011, 09:07, editado 2 vez(es)

Rodolfo Silva

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Ter 27 Abr 2010, 20:31Responder ao tópico

Viva Freire

Por acaso até gosto bastante das holbrooki Very Happy não sei porquê fazem me lembrar um dalmata, estas já há relatos de serem cá encontradas em certos afluentes do tejo

Deixo aqui tambem algumas especies conhecidas mas acho que destas não há cá

Gambusia affinis (Baird & Girard, 1853).
Gambusia alvarezi Hubbs & Springer, 1957.
Gambusia amistadensis Peden, 1973. Extinct.
Gambusia atrora Rosen & Bailey, 1963.
Gambusia aurata Miller & Minckley, 1970.
Gambusia baracoana Rivas, 1944.
Miragoane gambusia, Gambusia beebei Myers, 1935.
Gambusia bucheri Rivas, 1944.
Gambusia clarkhubbsi Garrett & Edwards, 2003.
Gambusia dominicensis Regan, 1913.
Gambusia echeagarayi (Álvarez, 1952).
Gambusia eurystoma Miller, 1975.
Gambusia gaigei Hubbs, 1929.
Gambusia geiseri Hubbs & Hubbs, 1957.
Gambusia georgei Hubbs & Peden, 1969. Extinct.
Gambusia heterochir Hubbs, 1957.
Gambusia hispaniolae Fink, 1971.
Gambusia holbrooki Girard, 1859.
Gambusia hurtadoi Hubbs & Springer, 1957.
Gambusia krumholzi Minckley, 1963.
Gambusia lemaitrei Fowler, 1950.
Gambusia longispinis Minckley, 1962.
Gambusia luma Rosen & Bailey, 1963.
Gambusia manni Hubbs, 1927.
'Gambusia marshi Minckley & Craddock, 1962.
Gambusia melapleura (Gosse, 1851).
Gambusia monticola Rivas, 1971.
Gambusia myersi Ahl, 1925.
Gambusia nicaraguensis Günther, 1866.
Gambusia nobilis (Baird & Girard, 1853).
Gambusia panuco Hubbs, 1926.
Gambusia pseudopunctata Rivas, 1969.
Gambusia punctata Poey, 1854.
Gambusia puncticulata Poey, 1854.
Gambusia regani Hubbs, 1926.
Gambusia rhizophorae Rivas, 1969.
Gambusia senilis Girard, 1859.
Gambusia sexradiata Hubbs, 1936.
Gambusia speciosa Girard, 1859.
Gambusia vittata Hubbs, 1926.
Gambusia wrayi Regan, 1913.
Gambusia xanthosoma Greenfield, 1983.
Gambusia yucatana Regan, 1914

Posso dizer te que pelo pouco que tenho visto na net até tens bastantes gambusias bem giras o pessoal é que aposta pouco nisto a mentalidade em portugal ainda é o vulgar peixito de agua fria ou o guppy surtido de resto não se passa disso e atenção não estou a criticar ninguem mas é o que observo as vezes quando estou nas lojas

Abraço

Freire

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Ter 27 Abr 2010, 21:35Responder ao tópico

Devido à sua semelhança, G. affinis e G. holbrooki ainda são consideradas por alguns como uma só espécie. Mesmo supondo que são duas espécies, ainda não se sabe muito bem qual foi introduzida em Portugal (há quem diga que estão ambas presentes), mas num livro publicado pela câmara cá de Aveiro chamado "Peixes da Ria de Aveiro" referem a G. affinis como "Espécie dulçaquícola ocasional - Espécie de ocorrência rara na Ria de Aveiro". Em relação às minhas, só posso dizer que eram Gambusia, agora affinis ou holbrooki, não sei.
Sou capaz de arranjar um aquáriozito com elas outra vez...

Freire

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Ter 27 Abr 2010, 21:39Responder ao tópico

Mas tens razão, nós portugueses somos um pouco limitados nesse aspecto. Eu gostaria imenso de ter maior variedade de poecilídeos, por exemplo, mas é o que há...

aquaoli

Membro Plus
Membro Plus

Nome Real : antonio oliveira
Gostos : 57

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Qua 28 Abr 2010, 00:25Responder ao tópico

boas
amigo não é bem como dizes,já ca temos bons criadores de rarridades é só procurares bem hoje temos acesso a tudo o que é peixes se quiseres posso te citar alguns.
abraço

Carlos Couceiro

Criador

Nome Real : Carlos Couceiro
Gostos : 79

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Qua 28 Abr 2010, 00:56Responder ao tópico

atençao que as gambusias sao uma especie invasora de portugal, e é proibida a sua venda, cedencia, troca, transporte ou manter em cativeiro

miguelbrs

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Qua 28 Abr 2010, 03:39Responder ao tópico

Que raio de proibição
E por exemplo o achigã? Também está sujeito a esta norma, por ser uma espécie invasora?
E pescar estes peixes?
Desculpem estar a ser chato, mas sebem a data desta norma?
Obrigado

Freire

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Qua 28 Abr 2010, 18:52Responder ao tópico

A legislação referente a isso é Decreto-Lei n.º 565/99 de 21 de Dezembro, que desconhecia. Peço desculpa por tudo isto. Não vou, obviamente, retomar a criação de gambusias.

Freire

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Qua 28 Abr 2010, 19:19Responder ao tópico

Mas permitam-me acrescentar que senão mo tivessem dito, provavelmente nunca o descobriria - no tal livro "Peixes da Ria de Aveiro" que mencionei acima e que data de 2001, dizem da gambusia, juntamente com o que já referi acima "Observações: usada como espécie experimental e ornamental em aquários e como alimento vivo para peixes de aquário." Bom, que isto fique como exemplo do que não se deve fazer.

Rodolfo Silva

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Qua 28 Abr 2010, 19:48Responder ao tópico

Viva Freire

Mas ainda ligas a meia duzia de leis feitas por uns quantos engravatados que estão a dormir numa assembleia e não sabem meia duzia das 11 coisas que dizem da boca para fora?

Cria lá as gambusias no teu aquario que ninguem te chateia Smile claro que deves ter a consciencia é que quando tiveres umas 100/200 não as vais largar ao rio de seguida

Abraço e não te chateies com isso Wink

Carlos Couceiro

Criador

Nome Real : Carlos Couceiro
Gostos : 79

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Qua 28 Abr 2010, 20:20Responder ao tópico

ora nem mais Rodolfo

secalhar meti agua na fervura

eu disse que é proibido, mas nao disse que nao podes :scratch:

eu digo isto desde que um guarda blorestal me disse que eu podia usar redes invisiveis para apanhar passaros, desde que ninguem me apanhasse com elas....

aqui é como o rodolfo diz, tu vais apanhar porque gostas e desde que tenhas uma conducta correcta, apoio nisso, nao posso é deixar de alertar, nao vas estar tu de cu para o ar de rede na mao e aparecer la um Xôr agente atras de ti (Nota: nao acredito que aconteça)

Rodolfo Silva

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Qua 28 Abr 2010, 20:58Responder ao tópico

Viva Carlos

Não metes te agua nenhuma, mas estas coisas quando envolvem leis é que são polemicas por naturesa Wink

Um bocado off topic se fores a ver as leis e licença de pesca para a zona costeira não cabe na cabeça de ninguem mas isso era um topico fixe era para a area de spam Wink

Abraço

miguelbrs

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Qua 28 Abr 2010, 21:16Responder ao tópico

Bem se é proibido eu gostava de as ter
Axo que vou pra ria de Aveiro apanhar gambusinos...lol
Mas se a lei é de 99 e se tu tens em casa, podes sempre dizer que já as tinhas antes da lei.

costinha

Membro Plus
Membro Plus

Nome Real : Pedro Costa
Gostos : 14

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Qui 29 Abr 2010, 11:36Responder ao tópico

Eu sei aqui um sitio em queluz que tem bastantes!!!
Mas só acho estranho estar num lago com koi's e plecos What a Face
O serto é que reproduzem que se farta :p

fjcb

Membro
Membro

Nome Real : Fábio Barbosa

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Seg 11 Out 2010, 22:10Responder ao tópico

já há uns tempos que andava para ter umas também Wink

e há uns dias um amigo ofereceu umas quantas...são engraçadas... Smile

Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro

Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Gostos : 35

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Ter 12 Out 2010, 07:40Responder ao tópico

Fábio elas reproduzem-se a uma velocidade estonteante, lol
as minhas estão no lago e é sempre a nascer os gobios e que la vao dando cabo delas senao ja nao tinha agua no lago era só gambuzias lol

Aquele Abraço Júlio Maia SHARKman

Freire

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Ter 12 Out 2010, 19:16Responder ao tópico

Boas Fábio,
Então sempre as arranjaste... Até te desejava boa sorte, mas para manter gambúsias não preciso muita...
Abraço,
Freire
PS: Se quiseres faço a ficha delas.

fjcb

Membro
Membro

Nome Real : Fábio Barbosa

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Ter 12 Out 2010, 22:47Responder ao tópico

lool...oh freire olha isso era optimo Smile não se encontra muito

epa quando tiveres isso feito manda MP... Wink

abraço

Freire

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Qua 13 Out 2010, 18:49Responder ao tópico

OK, vou ver isso.

Rui Antunes

Membro
Membro

Nome Real : Rui Antunes
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Qua 13 Out 2010, 20:58Responder ao tópico

boas eu so agora vi ese tópico, e tambem eu comecei por apanhar as gambusias para o meu tilapia se lambusar, mas como foi dito acima tambem lhes comecei a achar graça e hoje tenho umas 200 dentro de um aquario sozinhas, e atenção que estas meninas não são pera doce e não devem ser mantidas com outros peixes pequenos porque elas mordem-lhes as barbatanas, eu tentei fazer a expriencia e 5 minutos depois estava a tira-las de lá.

Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Seg 25 Out 2010, 09:10Responder ao tópico

eu crio-as no meu lago e sao um optimo alimento vivo, e os ciclideos agradecem

-- Assinatura --
Aquele Abraço
Júlio Maia SHARKman

www.nadaveiro.pt

Administrador do Núcleo Aquariofilia Distrito Aveiro

Miguel Andrade

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Qua 26 Jan 2011, 19:02Responder ao tópico

Olá a todos,

Deixem-me lá iniciar a minha primeira contribuição a sério aqui no fórum com uma ajuda.
Até prova em contrário, em Portugal existe apenas a espécie Gambusia holbrooki, Girard, 1859.
Inicialmente foi identificada como Gambusia affinis, Baird e Girard, 1853 e ainda se pode ler na literatura antiga e em muitas fontes não actualizadas, embora recentes.
Há relativamente pouco tempo a espécie introduzida ( invasora ? ) no nosso país estava classificada como Gambusia affinis holbrooki ( uma sub-espécie ), mas há muito que a ciência as descrimina como duas espécies independentes.
Há provavelmente populações de Gambusia affinis algures na Europa mas são introduções posteriores à inicial. A mais antiga introdução de G. affinis ocorreu em Itália, em 1927, a qual se presume ter dado origem a uma população ainda existente nos dias que correm, apesar da predominância da G. holbrooki em todo o continente.
A introdução inicial da " nossa " Gambusia holbrooki ocorreu em Espanha, em 1921, através da importação de um grupo proveniente da Carolina do Norte. Esta introdução foi um acto de guerra biológica contra o paludismo, perpetrado por um médico Espanhol muito conhecido.
Tivesse eu aquários a funcionar e seria o orgulhosamente assumido criador das minas 12 espécies favoritas. Agora que não tenho aquários até conheci pessoalmente o maior criador deste género no Reino Unido. O meu destino é cruel ou não é ?
Prometo-vos que ainda este ano poderão ver uma ficha sobre esta espécie no meu sítio ( o qual acaba de sair de um ano de hibernação forçada ).
Só para não ser muito extenso e maçador, deixo-vos alguns bons títulos para se informarem sobre este assunto e me poupar a muita prosa. De toda a forma estou disponível para vos informar mais sobre Gambúsias, sempre que tal esteja ao meu alcance e vocês tenham " pachorra " para ler o que escrevo.

. A review of the biology of Gambusia affinis and G. holbrooki

. Life history, population dynamics and production of eastern mosquitofish, Gambusia holbrooki ( Pisces, Poeciliidae ), in rice fields of the lower Mondego River Valley, western Portugal

. Origin and genetic diversity of mosquitofish ( Gambusia holbrooki ) introduced to Europe

. Invasion success despite reduction of genetic diversity in the European
populations of eastern mosquitofish ( Gambusia holbrooki ).

. Species identity of Gambusia (Pisces: Poeciliidae) introduced to Slovenia

Um abraço

Miguel Andrade

Sandra Sophia

Criador

Nome Real : Sofia
Gostos : 60

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Qua 26 Jan 2011, 21:54Responder ao tópico

Boas

Gambusias??? onde ?? quantas querem??? bem eu já não posso ouvir falar disso, ainda tenho 2 aqui no meu aquário e quero despacha-las Razz
se me calha-se tantas notas de 5€ como ás que me caiam na rede estava eu bem lol!

Muito bem Miguel, bom texto Wink

Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Sex 28 Jan 2011, 08:39Responder ao tópico

Sofia vamos as Gambuzias?

-- Assinatura --
Aquele Abraço
Júlio Maia SHARKman

www.nadaveiro.pt

Administrador do Núcleo Aquariofilia Distrito Aveiro

Sandra Sophia

Criador

Nome Real : Sofia
Gostos : 60

MensagemAssunto: Re: Gambusia holbrooki   Sex 28 Jan 2011, 13:23Responder ao tópico

Júlio eu ia, mas só se fosse para depois fazer um freak show aqui em casa eheh Razz

Gambusia holbrooki

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Viviparos :: Outros Viviparos-